Ai Meu Deus...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quarta jun 23, 2010 9:17 am

mariasara2 Escreveu: Estou 100% de acordo, mas ha algo que nao entendo. O dinheiro que vai eventualmente pagar para fazer essa cruza, nao seria mais ""bem empenhado"" em fazer uma cruza de 2 exemplares da mesma raça? :|
Imagem E acha que esta gente paga cruzas?!?!
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
mariasara2
Membro
Registado: sábado jun 12, 2010 8:56 pm

quarta jun 23, 2010 9:19 am

Fjjord Escreveu:
mariasara2 Escreveu: Estou 100% de acordo, mas ha algo que nao entendo. O dinheiro que vai eventualmente pagar para fazer essa cruza, nao seria mais ""bem empenhado"" em fazer uma cruza de 2 exemplares da mesma raça? :|
Imagem E acha que esta gente paga cruzas?!?!
para meterem anuncios no olx acredito que quem responder tenha algo a ganhar com aquilo.
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quarta jun 23, 2010 9:20 am

Têm que o cão fica aliviado e/ou ficam com um cachorro que depois despacham para alguém conhecido :lol:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
gandares
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 10:12 am

quarta jun 23, 2010 10:42 am

Bikejorer Escreveu:Assim a quente diria que procuram dinheiro e de certa forma amortizar o investimento, mas como não sei de quem fala nem conheço o caso em concreto, não digo nada.

Pode dar-me o link?
o link??? basta ir aos sites que lhe falei. Há por lá exemplos de todas as raças.
gandares
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 10:12 am

quarta jun 23, 2010 10:46 am

mariasara2 Escreveu:
gandares Escreveu:
mariasara2 Escreveu:Desculpem intrometer-me.
É realmente verdade que as raças que existem hoje em dia foram fruto de cruzamento seleccionado e cuidado de outras raças.

Porém, neste caso, não me parece que o fim da cruza seja esse.
Porquê? Porque a meu ver, se o anunciante quisesse fazer esse trabalho de criação de uma nova raça, não me parece que procurasse exemplares com anuncios de OLX :? Teria que conhecer bem os cães, quer nivel morfologico, quer a nivel de temperamento, para ter a certeza do que estaria a fazer... (e por esses motivos, seria essa pessoa a procurar os exemplares ajustados e não o inverso)
ui, tanto criador de renome no OLX e derivados e você aqui a falar mal.
tem que estar mais atenta.
:wink:
Eu sei que há e até acho muito bem que os publiquem no olx, visto que nem toda a gente sabe que o CPC pode fornecer a lista dos criadores.
E daqui dou o meu exemplo. 1º procurei no olx (mas procurei anuncios sem preço e com cães com bons pedigrees. Fui tb a anuncios q tivessem sites e vasculhei tudo) e só depois é que tive conhecimento que o CPC fornecia a lista e pedi. O que serviu para encontrar finalmente o criador da minha Kiara.
Mas podia ter encontrado o criador da Kiara no olx. Nao sucedeu mas podia ter sucedido.

O que acho mal é que se realmente querem fazer uma nova raça ( e eu sei que uma raça nova nao se cria com apenas 1 cruzamento -.-") precisam de procurar realmente bons exemplares e de os CONHECER bem.
E penso que apenas uma ida ao OLX com propostas de ofertas nao é suficiente

Defina bom pedigree por favor.
mariasara2
Membro
Registado: sábado jun 12, 2010 8:56 pm

quarta jun 23, 2010 10:55 am

gandares Escreveu:
mariasara2 Escreveu:
gandares Escreveu:
mariasara2 Escreveu:Desculpem intrometer-me.
É realmente verdade que as raças que existem hoje em dia foram fruto de cruzamento seleccionado e cuidado de outras raças.

Porém, neste caso, não me parece que o fim da cruza seja esse.
Porquê? Porque a meu ver, se o anunciante quisesse fazer esse trabalho de criação de uma nova raça, não me parece que procurasse exemplares com anuncios de OLX :? Teria que conhecer bem os cães, quer nivel morfologico, quer a nivel de temperamento, para ter a certeza do que estaria a fazer... (e por esses motivos, seria essa pessoa a procurar os exemplares ajustados e não o inverso)
ui, tanto criador de renome no OLX e derivados e você aqui a falar mal.
tem que estar mais atenta.
:wink:
Eu sei que há e até acho muito bem que os publiquem no olx, visto que nem toda a gente sabe que o CPC pode fornecer a lista dos criadores.
E daqui dou o meu exemplo. 1º procurei no olx (mas procurei anuncios sem preço e com cães com bons pedigrees. Fui tb a anuncios q tivessem sites e vasculhei tudo) e só depois é que tive conhecimento que o CPC fornecia a lista e pedi. O que serviu para encontrar finalmente o criador da minha Kiara.
Mas podia ter encontrado o criador da Kiara no olx. Nao sucedeu mas podia ter sucedido.

O que acho mal é que se realmente querem fazer uma nova raça ( e eu sei que uma raça nova nao se cria com apenas 1 cruzamento -.-") precisam de procurar realmente bons exemplares e de os CONHECER bem.
E penso que apenas uma ida ao OLX com propostas de ofertas nao é suficiente

Defina bom pedigree por favor.
cães de boas linhagens.
Com titulos.
Era isso que queria dizer com "bom pedigree." Mas nao quer dizer que nao existam bons caes sem titulos ;)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jun 23, 2010 1:44 pm

Continuando...
Acaldeira Escreveu:
dinodane Escreveu:Pois sim...

Mas desenganem-se aqueles que pensam que bastou cruzar um cão da raça x com outro da raça y para VOILÁ ter uma ninhada inteira de cães da nova raça xpto, ninhada essa todinha uniforme em termos de aspecto, e que mais uma vez bastou cruzar 2 desses xpto para continuar a ter na ninhada seguinte cães com as características xpto... a genética não funciona assim e o fenótipo de uma raça leva gerações de selecção até chegar a uma uniformidade e só aí se pode chamar raça.

São necessários 500 exemplares morfológicamente semelhantes e com temperamento a acompanhar, se não estou em erro.
Penso que isso não pode ser quantificado em números. Hoje em dia há americanices a que chamam "novas raças" mas que não passam de cães cruzados, não são verdadeiras raças na acepção do termo, por exemplo, o labradoodle.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta jun 23, 2010 2:56 pm

dinodane Escreveu:Continuando...
Acaldeira Escreveu:

Mas desenganem-se aqueles que pensam que bastou cruzar um cão da raça x com outro da raça y para VOILÁ ter uma ninhada inteira de cães da nova raça xpto, ninhada essa todinha uniforme em termos de aspecto, e que mais uma vez bastou cruzar 2 desses xpto para continuar a ter na ninhada seguinte cães com as características xpto... a genética não funciona assim e o fenótipo de uma raça leva gerações de selecção até chegar a uma uniformidade e só aí se pode chamar raça.

São necessários 500 exemplares morfológicamente semelhantes e com temperamento a acompanhar, se não estou em erro.
Penso que isso não pode ser quantificado em números. Hoje em dia há americanices a que chamam "novas raças" mas que não passam de cães cruzados, não são verdadeiras raças na acepção do termo, por exemplo, o labradoodle.
Tudo depende do lobbying e da divulgação/promoção da "raça" que se faça, junto de autoridades e público amante, quem sabe se daqui a uns anos o Labradoodle, não será considerado raça.
Mas, se calhar o problema do Labradoodle e outras "raças" seja a sua origem - América. Às tantas, se a origem fosse inglesa, pex, já seria raça certificada, digo eu.
Há raças muito recentes ( 100 anos), são 3 gerações de criadores.

Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jun 23, 2010 3:08 pm

jofelix Escreveu:
Acaldeira Escreveu:

Tudo depende do lobbying e da divulgação/promoção da "raça" que se faça, junto de autoridades e público amante, quem sabe se daqui a uns anos o Labradoodle, não será considerado raça.
Mas, se calhar o problema do Labradoodle e outras "raças" seja a sua origem - América. Às tantas, se a origem fosse inglesa, pex, já seria raça certificada, digo eu.

Um abraço

Como por exemplo o DOGUE ARGENTINO, cuja "produção" está bem documentada e faz uma leitura interessante a quem se interesse por isto.

Mas o labradoodle não pode ser raça em lado nenhum pela simples razão de não se conseguir obter uma ninhada homogénea de dois labradoodles e por haver n tipos de cães na mesma ninhada, logo não concordo com o que escreveu acima sobre a sua origem geográfica. O labradoodle não é uma raça, neste momento é apenas um híbrido de duas raças, um cão cruzado, pode ser que um dia o venha a ser se houver criadores a tentar fixar certas características.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta jun 23, 2010 3:22 pm

dinodane Escreveu:
jofelix Escreveu:
Acaldeira Escreveu:

Um abraço

Como por exemplo o DOGUE ARGENTINO, cuja "produção" está bem documentada e faz uma leitura interessante a quem se interesse por isto.

Mas o labradoodle não pode ser raça em lado nenhum pela simples razão de não se conseguir obter uma ninhada homogénea de dois labradoodles e por haver n tipos de cães na mesma ninhada, logo não concordo com o que escreveu acima sobre a sua origem geográfica. O labradoodle não é uma raça, neste momento é apenas um híbrido de duas raças, um cão cruzado, pode ser que um dia o venha a ser se houver criadores a tentar fixar certas características.
Não me expliquei bem quanto à origem geográfica, porque o que quero dizer, é que os Europeus são mais exigentes no aperfeiçoamento/produção de uma "raça" e respectiva promoção, ao contrário dos Americanos que são mais atabalhoados, aliás, a maior parte das raças, nasceu na Europa, ou estou enganado ?
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

quarta jun 23, 2010 3:38 pm

bom... adiante.

regressando ao tema do topico.
o anuncio per se é de facto estranho, no minimo.

é daquelas coisas que não aquece nem arrefece... está ali e pronto.

os motivos subjacentes, podem ir do facto de ter pouco que fazer naquele momento e ... toca a fazer um anuncio da treta... até a convicção de que até sou capaz de criar qualquer coisa de jeito para o fim x ou y.

nunca saberemos... a não ser que algum dos ilusteres foristas decida contactar a pessoa anunciante.

a partir daqui nada mais a acrescentar.
8)
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta jun 23, 2010 7:58 pm

Eu até achava o tema dos "cães de design" - as criações malucas dos americanos - um tema interessante, vi dezenas de fotos na net, mas afinal acho que já não é esse o tema do tópico!....
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

quarta jun 23, 2010 8:33 pm

moslie Escreveu:Eu até achava o tema dos "cães de design" - as criações malucas dos americanos - um tema interessante, vi dezenas de fotos na net, mas afinal acho que já não é esse o tema do tópico!....
o que é uma "cão de design" - as criações malucas dos americanos?
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta jun 23, 2010 10:13 pm

Design dog's é aquilo que cá chama-se rafeiro! Mas lá não, a pessoa quer ter um cão que mais ninguém tem, com uma combinação única, então vai e arranja um cruzamento maluco (os pug's são muito requisitados), e tem um cão com uma raça com um nome por vezes indecifrável, que muitas vezes tem um aspecto também bastante esquisito coitado!
mas pasmem, há abortos destes a valer milhares de dólares!
E uma procura enorme, o pessoal é louco mesmo....e acham que a exigência de raça pura é uma mania e que é snob!

Há imensos sites sobre isto com fotos e há criadeiros que querem mesmo fazer reconhecer raças, o labradodlle por ex. O pobre bicho parece esmagado debaixo dos caracóis mas pronto...foi feito por design....
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

quarta jun 23, 2010 10:48 pm

moslie Escreveu:Design dog's é aquilo que cá chama-se rafeiro! Mas lá não, a pessoa quer ter um cão que mais ninguém tem, com uma combinação única, então vai e arranja um cruzamento maluco (os pug's são muito requisitados), e tem um cão com uma raça com um nome por vezes indecifrável, que muitas vezes tem um aspecto também bastante esquisito coitado!
mas pasmem, há abortos destes a valer milhares de dólares!
E uma procura enorme, o pessoal é louco mesmo....e acham que a exigência de raça pura é uma mania e que é snob!

Há imensos sites sobre isto com fotos e há criadeiros que querem mesmo fazer reconhecer raças, o labradodlle por ex. O pobre bicho parece esmagado debaixo dos caracóis mas pronto...foi feito por design....
Do labradodle já ouvi falar, mas a justificação que foi dada não se prendia com a questão do design, mas sim, com o objectivo de juntar o temperamento do labrador com o pêlo do caniche (pelo de caniche eles têm temperamento não sabemos).
Esta tentativa de criar uma cão que melhor se adapte ao quotidiano Humano não será uma evolução lógica desta espécie como animal de estimação que cada vez tem como única função companhia.

Acho muito mais aberrante um bulldogue Inglês do que labradodle e no entanto é uma raça reconhecida pela FCI.
Responder

Voltar para “Cães”