ciumes??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Zezation
Membro
Registado: quarta jun 30, 2010 2:53 pm

quinta jul 01, 2010 12:47 am

enolamai Escreveu:
Zezation Escreveu:É por isso que essas raças não são para toda a gente!

Eu sinceramente nem sou grande fã da raça, mas penso que não é uma raça que seja sempre perigosa. É preciso é ter mão nesses cães, isto é, NUNCA deixar que assumam uma posição dominante, saber castigar nas alturas certas e até mesmo bater nas alturas certas (não digo espancar, isso nunca, porque ainda faz pior, mas uma palmada com a mão ou com o jornal ás vezes é preciso). E sempre desde pequenos! Dizem que os primeiros 2/3 meses de um cão são, em termos de educação, como os 7 primeiros anos de uma crinaça, por isso é preciso educá-los desde pequenos!

Espero que consiga resolver a sua situação, aconselho urgentemente um treinador. Infelizmente há muitos cães que são abatidos por culpa da má educação que os donos lhes dão.

P.S.: O castigo consiste em colocar o cão numa situação que não gosta. Conheci um senhor com um Bull Terrier num destes dias, que me disse que quando o cão faz asneiras lhe mete o açaime e que ele amansa logo, uma vez que odeia o açaime! Eu quando o meu faz asneiras normalmente meto-o fechado na varanda ou fechado fora da sala por 5 minutos e ele acalma logo.
dizem... quem diz??

estas verdades universais são muito intrigantes...
Mas alguém disse que era uma verdade universal? Eu disse "dizem" porque já li isso num livro do Bruce Fogle e uma professora minha (veterinária) disse que correspondiam não aos 7 mas aos 5 primeiros...

Obviamente que cada pessoa tem a sua teoria, uma vez que isto não é uma coisa que se possa provar cientificamente, é algo bastante subjectivo. O que é certo é que os cães nos primeiros meses aprendem bastantes coisas que vão ficar neles durante o resto da vida. Por essa mesma razão, na própria natureza, a cadela cria os cachorros desde que eles nascem (o mesmo para os lobos).

Já agora, o dia correu-lhe mal? Veio para aqui descarregar a frustração de um mau dia de trabalho? É o meu primeiro dia neste fórum e estou aqui para ajudar. Não me armei em sabichão, apenas dei a minha opinião e não faltei ao respeito a ninguém. Sinceramente não percebo a sua atitude de vir com esses "ataques" para uma pessoa que não conhece.

Pensei que isto era um fórum pacífico mas estou a ver que há pessoas aqui que gostam de se andar a picar.
halamahala
Registado: domingo jun 27, 2010 1:36 am

quinta jul 01, 2010 2:01 am

Zezation Escreveu:
enolamai Escreveu:

Eu sinceramente nem sou grande fã da raça, mas penso que não é uma raça que seja sempre perigosa. É preciso é ter mão nesses cães, isto é, NUNCA deixar que assumam uma posição dominante, saber castigar nas alturas certas e até mesmo bater nas alturas certas (não digo espancar, isso nunca, porque ainda faz pior, mas uma palmada com a mão ou com o jornal ás vezes é preciso). E sempre desde pequenos! Dizem que os primeiros 2/3 meses de um cão são, em termos de educação, como os 7 primeiros anos de uma crinaça, por isso é preciso educá-los desde pequenos!

Espero que consiga resolver a sua situação, aconselho urgentemente um treinador. Infelizmente há muitos cães que são abatidos por culpa da má educação que os donos lhes dão.

P.S.: O castigo consiste em colocar o cão numa situação que não gosta. Conheci um senhor com um Bull Terrier num destes dias, que me disse que quando o cão faz asneiras lhe mete o açaime e que ele amansa logo, uma vez que odeia o açaime! Eu quando o meu faz asneiras normalmente meto-o fechado na varanda ou fechado fora da sala por 5 minutos e ele acalma logo.
dizem... quem diz??

Mas alguém disse que era uma verdade universal? Eu disse "dizem" porque já li isso num livro do Bruce Fogle e uma professora minha (veterinária) disse que correspondiam não aos 7 mas aos 5 primeiros...

Obviamente que cada pessoa tem a sua teoria, uma vez que isto não é uma coisa que se possa provar cientificamente, é algo bastante subjectivo. O que é certo é que os cães nos primeiros meses aprendem bastantes coisas que vão ficar neles durante o resto da vida. Por essa mesma razão, na própria natureza, a cadela cria os cachorros desde que eles nascem (o mesmo para os lobos).

Já agora, o dia correu-lhe mal? Veio para aqui descarregar a frustração de um mau dia de trabalho? É o meu primeiro dia neste fórum e estou aqui para ajudar. Não me armei em sabichão, apenas dei a minha opinião e não faltei ao respeito a ninguém. Sinceramente não percebo a sua atitude de vir com esses "ataques" para uma pessoa que não conhece.

Pensei que isto era um fórum pacífico mas estou a ver que há pessoas aqui que gostam de se andar a picar.
Boa noite.

Zezation, também sou nova neste fórum mas já era visitante há alguns meses. O que sublinhei, quero fazer apenas uma correcção:

O mito de 1 ano de um cão, equivale a 7 anos de um ser humano, é errada...aquilo que lhe ensinaram não está totalmente errado, mas depende da estatura do cão. Ou seja, um cão pequeno "dura" mais que um cão grande.

Relativamente ao que está a bold, não acho que alguém estivesse a picar alguém...a questão era quem lhe tinha dito Dizem que os primeiros 2/3 meses de um cão são, em termos de educação, como os 7 primeiros anos de uma crinaça, ... no entanto, garanto-lhe que quem lhe disse isso está mal informado!

Cumprimentos, Halaeyk
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

quinta jul 01, 2010 7:24 am

Zezation Escreveu:Já agora, o dia correu-lhe mal? Veio para aqui descarregar a frustração de um mau dia de trabalho? É o meu primeiro dia neste fórum e estou aqui para ajudar. Não me armei em sabichão, apenas dei a minha opinião e não faltei ao respeito a ninguém. Sinceramente não percebo a sua atitude de vir com esses "ataques" para uma pessoa que não conhece.

bom dia...

pensou bem... obrigada pelas suas explicações.

deixe apenas sublinhar que não são ataques mas meras interpelações... se não aprecia o debate saudável é caso de repensar a sua participação.

não. felizmente nada disso. obrigada por ter perguntado.

seja muito bem vindo. divirta-se cá no forúm.
cumprimentos
Última edição por enolamai em quinta jul 01, 2010 8:58 am, editado 1 vez no total.
enolamai
Membro Veterano

quinta jul 01, 2010 7:31 am

Zezation Escreveu:
enolamai Escreveu:
Zezation Escreveu:Qual é a raça da cadela? É que há raças mais dominantes que outras... Se fosse um labrador ou um golden retriver, que geralmente não são dominantes, podia ser determinada causa... Se estivermos a falar de uma raça mais dominante então a causa poderá ser outra... entende?
não... não entendo.
mas gostava... se pudesse explicar
O que é que quer que explique? Se uma raça é mais dominante que outra tem mais tendência a rosnar e a morder se não for educada adequadamente...
Um cão com mais tendência para ser dominante tem de perceber que os donos é que são os líderes para não serem perigosos para os mesmos. Para o fazer (colocar-se, o dono, no nível superior da matilha) é preciso saber como fazer, dando por isso uma educação adequada.
Um cão com pouca tendência para ser dominante, caso não seja devidamente educado, não irá rosnar ou morder como no caso de um cão dominante (apesar de ás vezes também acontecer)

eu queria perceber se a dominancia se prende com a raça ou com o caracter e a educação.

no primeiro post dá a entender ser mais (ou apenas) com a primeira... no segundo parece-me que concorda com uma influencia forte do caracter do animal e da educação que o dono lhe possa ou não dar.

é mais raça ou é mais caracter???
enolamai
Membro Veterano

quinta jul 01, 2010 7:44 am

nekas31 Escreveu:Bem... a minha cadela tem cinco messes, e super sociavél, adora crianças, nunca teve nenhum tipo de comportamento agresivo, mas ultimamento com o meu irmao mais novo de 7 anos, após muita brincadeira (e importante salientar que brincam, e que ela gosta dele pois fica feliz de o ver, e vai sempre atras dele para o desafiar em corridas) tem alguns comportamentos agressivos, se ele passar por ela rosna, se lhe der uma festa ela abocalha e rosna. E por mais que eu lhe me mostre chatiada com ela, e lhe bata, ela faz sempre o mesmo.
A realidade e que estou a ficar preocupada, porque para alem do carinho imenso que tenho pela cadela, a saude dos meus familiares e o aspecto mais importante.
Será normal? será ciumes, visto eu ser o elemento "que ela mais gosta"?
bom dia nekas31...

provavelmente a sua cadela foi separada precocemente da mãe.

é apenas uma bebé ainda... e como não possui outro tipo de linguagem, rosna... abocanha ... gane ... salta... ladra.

seria a mãe a ensinar os limites destes comportamentos aos cachorros da ninhada, na falta dela as crias vão aprendendo por tentativa / erro!!

não descure a hipotese de uma educação básica com rigor... mas também com bom senso.

dar palmadas num animal tão jovem é, para mim, inútil... tal como bater num bebé!

leia muito... informe-se sobre comportamento canino e acima de tudo não estigmatize a sua cadela pela raça.... será mau para a dinamica da vossa relação.

se tiver hipotese de considerar uma escola de treino... 100% de acordo... seria excelente.

desejos sinceros de muito boa sorte e bons treinos!
Última edição por enolamai em quinta jul 01, 2010 9:04 am, editado 1 vez no total.
enolamai
Membro Veterano

quinta jul 01, 2010 8:01 am

off-topic:
MarciaSilva Escreveu:
SunK Escreveu:Sim nao sou perito nem expert em nenhum, actualmente mais guitarra baixo mas toco guitarra tambem
Bem isto é só gente prendada :lol:
Vamos formar uma banda?! :lol:
Márcia eu vivo a solo... não dá mesmo!!;)
e as minhas capacidades musicais não chegam para isso!
:D

oh Nicas... não me venhas com marretas que eu começo a tocar uma curva belíssima e depois quero ver!!! :wink:
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta jul 01, 2010 10:39 am

Zezation Escreveu:
enolamai Escreveu:
Zezation Escreveu:Qual é a raça da cadela? É que há raças mais dominantes que outras... Se fosse um labrador ou um golden retriver, que geralmente não são dominantes, podia ser determinada causa... Se estivermos a falar de uma raça mais dominante então a causa poderá ser outra... entende?
não... não entendo.
O que é que quer que explique? Se uma raça é mais dominante que outra tem mais tendência a rosnar e a morder se não for educada adequadamente...
Um cão com mais tendência para ser dominante tem de perceber que os donos é que são os líderes para não serem perigosos para os mesmos. Para o fazer (colocar-se, o dono, no nível superior da matilha) é preciso saber como fazer, dando por isso uma educação adequada.
Um cão com pouca tendência para ser dominante, caso não seja devidamente educado, não irá rosnar ou morder como no caso de um cão dominante (apesar de ás vezes também acontecer)
É um facto que cães de raças tendencialmente mais dominantes, põem os donos muitas vezes à prova, especialmente quando as hierarquias ainda não estão bem definidas. Mesmo depois de estarem bem definidas, por vezes testam os donos para se certificarem da sua posição.
Não estou a dizer com isto que os cães tendencialmente dominantes, estejam constantemente a morder ou rosnar, mas há muitas maneiras de testar um dono.
Portanto concordo em quase tudo com o que disse o user Zezation.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Zezation
Membro

quinta jul 01, 2010 12:00 pm

halamahala Escreveu:
Zezation Escreveu:
enolamai Escreveu:

dizem... quem diz??

Boa noite.

Zezation, também sou nova neste fórum mas já era visitante há alguns meses. O que sublinhei, quero fazer apenas uma correcção:

O mito de 1 ano de um cão, equivale a 7 anos de um ser humano, é errada...aquilo que lhe ensinaram não está totalmente errado, mas depende da estatura do cão. Ou seja, um cão pequeno "dura" mais que um cão grande.

Relativamente ao que está a bold, não acho que alguém estivesse a picar alguém...a questão era quem lhe tinha dito Dizem que os primeiros 2/3 meses de um cão são, em termos de educação, como os 7 primeiros anos de uma crinaça, ... no entanto, garanto-lhe que quem lhe disse isso está mal informado!

Cumprimentos, Halaeyk
Boa tarde Halaeyk,

Eu nunca disse que um cão de 1 ano correspondia a uma pessoa de 7 anos. Obviamente que isso depende muito de raça para raça, e além disso há cães que entram na maturidade (outros que já são adultos) com essa idade, e longe disso está uma criança com 7 anos!

Acerca do que meteu a bold, obviamente que isso depende de pessoa para pessoa, quando eu disse isso não foi como uma verdade inquestionável. É uma coisa subjectiva, e acho que não é totalmente descabido dizer isso, uma vez que com essa idade os cães aprendem MUITO. Por mais simples que pareça uma acção aos olhos de um humano, o cão está sempre atento e interioriza tudo. Atenção que estamos a falar de educação. Não de desenvolvimento físico ou mental.

Em relação ao facto de se andarem users a picar não me vou alongar muito mas, enquanto o/a Halaeyk e outros users conseguem fazer intervenções moderadas e com o mínimo de respeito/educação, outros há (neste caso o enolamai) que têm intervenções que parecem que estão a testar os conhecimentos de outros users só por não concordarem com o que foi dito.

Cumprimentos
Zezation
Membro

quinta jul 01, 2010 12:21 pm

enolamai Escreveu:
Zezation Escreveu:Já agora, o dia correu-lhe mal? Veio para aqui descarregar a frustração de um mau dia de trabalho? É o meu primeiro dia neste fórum e estou aqui para ajudar. Não me armei em sabichão, apenas dei a minha opinião e não faltei ao respeito a ninguém. Sinceramente não percebo a sua atitude de vir com esses "ataques" para uma pessoa que não conhece.

bom dia...

pensou bem... obrigada pelas suas explicações.

deixe apenas sublinhar que não são ataques mas meras interpelações... se não aprecia o debate saudável é caso de repensar a sua participação.

não. felizmente nada disso. obrigada por ter perguntado.

seja muito bem vindo. divirta-se cá no forúm.
cumprimentos
Caro amigo, não estou aqui para criar conflitos. Tal como disse, gosto do debate saudável... Desculpe que lhe diga mas não achei as suas intervenções nada saudáveis, aceito que não concorde comigo mas acho que estas duas frases
não... não entendo.
dizem... quem diz??

não lhe ficavam nada mal ditas de outra maneira...

Até uma das users (não me lembro do nome, peço desculpa) que parece conhece-lo à mais tempo do que eu reparou que essas frases não foram muito simpáticas:
O senhor músico enolamai está para o implicativo
Esclarecidas algumas coisas, em relação à pergunta que me fez sobre raça e carácter (não me lembro muito bem qual foi a pergunta mas acho que foi alguma coisa relacionada com isto), raça e carácter de um cão são coisas interligadas. Cada raça tem um carácter padrão, existindo algumas excepções, claro (como se costuma dizer, a excepção confirma a regra). Um golden retriever com uma má educação pode não se impor como líder por ser um cão com um temperamento dócil e pouco dominante, enquanto que um pit bull ou outro cão mais dominantes com uma má educação tendem a impor-se como líderes e a ter atitudes algo agressivas. Como disse, há excepções, não quero com isto dizer que os pitts se impõem sempre como dominantes e os golden retrievers como submissos, uma vez que também há casos de ataques aos donos também nesta raça.

Em relação ao seu post sobre bater num animal tão pequeno, concordo em parte. Obviamente que não se deve bater num animal tão pequeno, uma vez que são frágeis e pode acontecer algum acidente. Mas também é preciso não esquecer que as cadelas os pegam pelo caçacho muitas vezes para os educar... Principalmente quando lhes começam a crescer os dentes, começam a morder as tetas da cadela para brincar. Nesses casos, veja como a cadela os "coloca no sítio certo".
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quinta jul 01, 2010 12:45 pm

Dá-lhes uma rosnadela e, se não surtir efeito, abocanha-os no focinho. Felizmente nunca vi cadelas a abanarem os cachorros pelo cachaço. Você já viu?
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Zezation
Membro

quinta jul 01, 2010 2:51 pm

A abanar pelo cachaço nunca vi, mas já vi pelo menos uma a pegar a cria pelo cachaço por ela estar constantemente a querer morder as orelhas e as tetas com mais força do que o normal...

Bem, na verdade já vi outra situação, quando fui buscar um pastor alemão de um amigo meu, vi a mãe dos cachorros completamente descontrolada a morder um deles na perna, sendo que ele ficou coxo. Não me pareceu, de todo, uma situação normal, a juntar ao facto do criador os ter mantido num "compartimento" cercado ao ar livre de prai 1m x 1m e de os vender com menos de 1 mês de idade, muito antes do desmame.
enolamai
Membro Veterano

quinta jul 01, 2010 3:03 pm

pegar pelo cachaço para transportar... não para educar.

a cadela empurra com o focinho, dá chega pra lá e pode até latir ou rosnar.
sacudir pelo cachaço não é castigo é outra coisa...

caro amigo zezation em relação à suas dissertações sobre a simpatia ou antipatia das minhas frases... tiveram o acolhimento possivel no momento.

estamos num forum de cães e não de angariação de simpatias...para isso existem outros locais e frequentadores mais acessiveis do que eu proprio.

saudaçoes. :)
enolamai
Membro Veterano

quinta jul 01, 2010 3:46 pm

Zezation Escreveu:Em relação ao facto de se andarem users a picar não me vou alongar muito mas, enquanto o/a Halaeyk e outros users conseguem fazer intervenções moderadas e com o mínimo de respeito/educação, outros há (neste caso o enolamai) que têm intervenções que parecem que estão a testar os conhecimentos de outros users só por não concordarem com o que foi dito.

Cumprimentos

se em algum momento fui rude... peço desde já as mais sentidas desculpas.

em relação ao teste de conhecimentos... faz parte da dinamica de qualquer debate...
daí lhe ter lançado o mote das verdades universais.

nem sempre quem lhe faz bem é seu amigo e nem sempre quem lhe faz mal é seu inimigo.

agora pergunto eu... entende??
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quinta jul 01, 2010 3:59 pm

enolamai Escreveu:pegar pelo cachaço para transportar... não para educar.

a cadela empurra com o focinho, dá chega pra lá e pode até latir ou rosnar.
sacudir pelo cachaço não é castigo é outra coisa...

caro amigo zezation em relação à suas dissertações sobre a simpatia ou antipatia das minhas frases... tiveram o acolhimento possivel no momento.

estamos num forum de cães e não de angariação de simpatias...para isso existem outros locais e frequentadores mais acessiveis do que eu proprio.

saudaçoes. :)
Enolamai tem um avatar tão humano tão solidário....

Enolamai, Zezation
Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum.
É fácil adquirir um inimigo; difícil é conquistar um amigo.
Textos Judaicos
Benjamim Franklin
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
<p class="fr">Martin Luther Ling, Jr.</p>
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quinta jul 01, 2010 4:26 pm

Olá boa tarde tenho uma rot
Comigo passou-se o mesmo com um neto ela protegia tanto a criança,7 anos era tão amiga para onde ele ia, ela ia também. certo dia dou com ela a rosnara para neto.
Aquilo fez me muita confusão pois tão meiga e rosnava quando ele passava. Fiquei mais atenta .Então o neto quando passava por ela, na surdina rosnava para a cadela e ela rosnava também.
Pedi ao neto que não voltasse a fazer a e que ela o podia morder.Era um medir de forças de rosnadelas.
Fique um pouco mais atenta a criança.
Responder

Voltar para “Cães”