Carne Crua sim ou nao?
Moderador: mcerqueira
Vou tentar responder a todas as questões:
A carne tem de ser própria para consumo humano e não deve estar passada de validade. A carne contaminada pode não fazer mal a um cão jovem e saudável, mas em animais mais velhos ou imuno-deprimidos pode originar complicações.
Não há necessidade de desinfectar a carne. Há quem passe com água com algumas gotas de grapefruit seed extract (extrato de sementes de toranja) que tem efeito bactericida. Eu sinceramente acho que as bactérias não lhes fazem mal nenhum... até reforçam a imunidade.
Os vegetais e a fruta (crus) em casa lavo apenas com água mas na loja têm de ser desinfectados com um produto específico para o efeito.
O peixe e os ovos devem ser dados crus. Os ovos devem ser dados inteiros e pode triturá-los com a casca. Deve dar apenas 1-2 vezes por semana.
Os ossos que podem originar problemas são os pescoços de peru mas não por causa das perfurações. As perfurações acontecem (e já vi algumas) com ossos cozidos, porque ficam quebradiços. Os pescoços de peru em animais pequenos se forem engolidos em pedaços grandes podem apenas engasgar-se e a maior parte das vezes regurgitam o osso.
Cumprimentos
Catarina
A carne tem de ser própria para consumo humano e não deve estar passada de validade. A carne contaminada pode não fazer mal a um cão jovem e saudável, mas em animais mais velhos ou imuno-deprimidos pode originar complicações.
Não há necessidade de desinfectar a carne. Há quem passe com água com algumas gotas de grapefruit seed extract (extrato de sementes de toranja) que tem efeito bactericida. Eu sinceramente acho que as bactérias não lhes fazem mal nenhum... até reforçam a imunidade.
Os vegetais e a fruta (crus) em casa lavo apenas com água mas na loja têm de ser desinfectados com um produto específico para o efeito.
O peixe e os ovos devem ser dados crus. Os ovos devem ser dados inteiros e pode triturá-los com a casca. Deve dar apenas 1-2 vezes por semana.
Os ossos que podem originar problemas são os pescoços de peru mas não por causa das perfurações. As perfurações acontecem (e já vi algumas) com ossos cozidos, porque ficam quebradiços. Os pescoços de peru em animais pequenos se forem engolidos em pedaços grandes podem apenas engasgar-se e a maior parte das vezes regurgitam o osso.
Cumprimentos
Catarina
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm
Muito obrigada Catarina
Em relação aos vegetais e frutas a minha pergunta prende-se com o facto de não existir muito consenso em relação á forma como deve ser dada. Pelo que tenho lido há quem pense que nem vale a pena dar de todo.
Depois há quem dê levemente cozida e em puré e quem dê crua e triturada. Daí as minhas dúvidas
.
Em relação ao peixe crú a minha dúvida prende-se com o problema da tiaminase.
Cumprimentos
Margarida

Em relação aos vegetais e frutas a minha pergunta prende-se com o facto de não existir muito consenso em relação á forma como deve ser dada. Pelo que tenho lido há quem pense que nem vale a pena dar de todo.
Depois há quem dê levemente cozida e em puré e quem dê crua e triturada. Daí as minhas dúvidas

Em relação ao peixe crú a minha dúvida prende-se com o problema da tiaminase.
Cumprimentos
Margarida
-
- Membro Veterano
Boas!
Para quem esteja interessado e ainda não consegui encontrar no site do cachorroverde a tal folha de calculo das quantidades aqui está o link :
http://www.cachorroverde.com.br/planilha.xls
ou então :
http://www.cachorroverde.com.br/quantodar.php
Cumprs
Margarida
Para quem esteja interessado e ainda não consegui encontrar no site do cachorroverde a tal folha de calculo das quantidades aqui está o link :
http://www.cachorroverde.com.br/planilha.xls
ou então :
http://www.cachorroverde.com.br/quantodar.php
Cumprs
Margarida
Já por diversas vezes ponderei mudar a alimentação dos meus cães para BARF, mas depois de fazer as contas às quantidades, chego à conclusão que preciso de 5kg de comida por dia
Acabo por desistir

Acabo por desistir

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
alterego Escreveu:Boas!
Drilldown1 basta pensar na forma como os ingredientes das rações são processados até ficarem em pequenos croquetes para ver onde está a diferença.Isto, é uma ração de qualidade! Então aonde está a diferença?
Para mim a alimentação caseira se fôr feita correctamente tem de ser obrigatoriamente melhor que ração. O problema reside no fazer correctamente...
E apesar de eu estar aqui a defender este tipo de alimentação devo dizer que dou ração à minha cadela. Dou por uma questão de comodismo e porque acho que não tenho os conhecimentos necessários para fazer a coisa correctamente. Um dia lá chegarei ...
Cumprimentos
Margarida
Pronto..., confesso que exagerei um pouco... eu sei qual a diferença. Mas quando leio:
"São muitas regras que têm de ser cumpridas para ter um produto de qualidade. Toda a carne tem de ser de qualidade, aprovada para consumo humano e testada para todas as bactérias patogénicas importantes nessa espécie. Os legumes tb têm de ser frescos. A refeição depois de preparada é embalada a vácuo e é congelada em 1-2 horas num abatedor de temperatura, não pode ir directamente para o congelador senão demoraria muito tempo a congelar e poderia haver multiplicação de bactérias. "
fico sem saber qual a utilidade de dar este tipo de comida. Na natureza, os animais caçados e comidos, muitas vezes estão doentes. Não creio que na selva a presa seja esterilizada e comida em cima de pratos para não ser contaminada.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Pois e os nossos animais já estão longe da selva á quanto tempo??drilldown1 Escreveu:alterego Escreveu:Boas!
Drilldown1 basta pensar na forma como os ingredientes das rações são processados até ficarem em pequenos croquetes para ver onde está a diferença.Isto, é uma ração de qualidade! Então aonde está a diferença?
Para mim a alimentação caseira se fôr feita correctamente tem de ser obrigatoriamente melhor que ração. O problema reside no fazer correctamente...
E apesar de eu estar aqui a defender este tipo de alimentação devo dizer que dou ração à minha cadela. Dou por uma questão de comodismo e porque acho que não tenho os conhecimentos necessários para fazer a coisa correctamente. Um dia lá chegarei ...
Cumprimentos
Margarida
Pronto..., confesso que exagerei um pouco... eu sei qual a diferença. Mas quando leio:
"São muitas regras que têm de ser cumpridas para ter um produto de qualidade. Toda a carne tem de ser de qualidade, aprovada para consumo humano e testada para todas as bactérias patogénicas importantes nessa espécie. Os legumes tb têm de ser frescos. A refeição depois de preparada é embalada a vácuo e é congelada em 1-2 horas num abatedor de temperatura, não pode ir directamente para o congelador senão demoraria muito tempo a congelar e poderia haver multiplicação de bactérias. "
fico sem saber qual a utilidade de dar este tipo de comida. Na natureza, os animais caçados e comidos, muitas vezes estão doentes. Não creio que na selva a presa seja esterilizada e comida em cima de pratos para não ser contaminada.
-
- Membro Veterano
Então, não faz sentido esta Barf. Se é para fazer alterações como as que cito e estão a bold, temos rações de boa qualidade.Bondage2010 Escreveu:Pois e os nossos animais já estão longe da selva á quanto tempo??drilldown1 Escreveu:alterego Escreveu:Boas!
Cumprimentos
Margarida
-
- Membro Veterano
E como são preparadas essas rações, o que são os subproductos de origem animal ou o que é o que chamam proteina? Como é que são preparados e liofilizados e acondicionados antes de serem transformados em ração? A vantagem das rações é só o comodismo do dono e o facto de não chamar moscas formigas e taldrilldown1 Escreveu:Então, não faz sentido esta Barf. Se é para fazer alterações como as que cito e estão a bold, temos rações de boa qualidade.Bondage2010 Escreveu:Pois e os nossos animais já estão longe da selva á quanto tempo??drilldown1 Escreveu:alterego Escreveu:Boas!
Cumprimentos
Margarida

tenho lido este topico com bastante interesse pq tenho uma pendura la em casa q é um caso caricato e q vai de encontro a alguns dos testemunhos ja aqui adiantados.
A maria rita veio de um canil de abate.. ora quando a fui buscar so la vi raçao. A cadela, uma boxer vinha gravida e foi esterelizada. Desde q veio do internamento a unica coisa q eu conseguia q ela comesse era carne crua... sinceramente nao m agradava especialmente esta situação mas ela estava a emagrecer de dia para dia. Tenho misturado carne crua com raçao a ver se a habituo pq mais do q eu entender esta forma de alimentar fico preocupada se os novos donos (ela esta para adopção) vao ter estas preocupaç~~oes ja q nao é mto pratica esta forma de alimentar sendo q em alguns casos pode ficar mais cara q a propria ração.
tenho feito um esforço enorme por lhe alterar a alimentação, e tenho feito misturas... por vezes nao tenho carne e tenho misturado paté (latas ) q ela rejeitra.
neste momento ja vou conseguindo alguuma raçao misturada.
ser a nao deveria forçar esta forma dela se alimentar?
ela aumentou logo de peso assim q lhe comecei a dar a caarne... chegava a comer 2 kg de freango com ossos.
e depois de adoptada nao ser a mais complicado as pessoas aceitarem q ela so come carne crua?
ate para mim por vezes é dificil ter a carne para ela ...
todos os outros caes la em casa comem raçao.
sincearamente nunca misturei legumes nem hidratos.
eles comem bem os ovos inteiros?
A maria rita veio de um canil de abate.. ora quando a fui buscar so la vi raçao. A cadela, uma boxer vinha gravida e foi esterelizada. Desde q veio do internamento a unica coisa q eu conseguia q ela comesse era carne crua... sinceramente nao m agradava especialmente esta situação mas ela estava a emagrecer de dia para dia. Tenho misturado carne crua com raçao a ver se a habituo pq mais do q eu entender esta forma de alimentar fico preocupada se os novos donos (ela esta para adopção) vao ter estas preocupaç~~oes ja q nao é mto pratica esta forma de alimentar sendo q em alguns casos pode ficar mais cara q a propria ração.
tenho feito um esforço enorme por lhe alterar a alimentação, e tenho feito misturas... por vezes nao tenho carne e tenho misturado paté (latas ) q ela rejeitra.
neste momento ja vou conseguindo alguuma raçao misturada.
ser a nao deveria forçar esta forma dela se alimentar?
ela aumentou logo de peso assim q lhe comecei a dar a caarne... chegava a comer 2 kg de freango com ossos.
e depois de adoptada nao ser a mais complicado as pessoas aceitarem q ela so come carne crua?
ate para mim por vezes é dificil ter a carne para ela ...
todos os outros caes la em casa comem raçao.
sincearamente nunca misturei legumes nem hidratos.
eles comem bem os ovos inteiros?
-
- Membro Veterano
Bondage2010,E como são preparadas essas rações, o que são os subproductos de origem animal ou o que é o que chamam proteina? Como é que são preparados e liofilizados e acondicionados antes de serem transformados em ração? A vantagem das rações é só o comodismo do dono e o facto de não chamar moscas formigas e talo que está a bold é o que nós tambem deveriamos fazer aos nossos alimentos quando os congelamos e cá em casa não existe maquina de vacuo nem congelação rapida, vai tudo para o congelador embalado e fica la a té ser consumido...tanto a minha como a dos animais...mas neste momento sei o que os meus cães comem.
O que está a bold é um exagero.
Ninguém segue a roda dos alimentos a 100%.
Entre o óptimo e o péssimo existem outros graus..
Falava-se de Barf/ ração.A Barf, de que se falava, e penso não estar errada, era carne e/com ossos em crú e peixe igualmente em crú, com espinhas, peles e escamas, isto é, o mais parecido ao natural. A ração (estou a falar das boas rações), tem X% de proteína, X% de gordura X% de hidratos de carbono, aporte vitamínico... etc,isto é tudo o que é necessário a uma refeição dum canídeo de acordo com os conhecimentos dos experts, estudiosos da matéria.
Isto:
"São muitas regras que têm de ser cumpridas para ter um produto de qualidade. Toda a carne tem de ser de qualidade, aprovada para consumo humano e testada para todas as bactérias patogénicas importantes nessa espécie. Os legumes tb têm de ser frescos. A refeição depois de preparada é embalada a vácuo e é congelada em 1-2 horas num abatedor de temperatura, não pode ir directamente para o congelador senão demoraria muito tempo a congelar e poderia haver multiplicação de bactérias.
O importante é que o produto final é realmente saudável e seguro. Não tem apenas carne e ossos. Tem vísceras, legumes e frutas variadas e suplementos. Há uma gama enorme de suplementos em pó como alfafa, kelp, sementes de linhaça, etc, etc.
É possível através da alimentação e do uso correcto de suplementos naturais fazer autênticos milagres. É isso que pretendo fazer na Dogs' Wish. Somos o que comemos... e os animais também..."
Já não se trata de Barf, nem de ração, mas de um coktail alimentar diferente da alimentação Barf/ração. O que está a bold, parece-me uma boa ração, sem estar processada e com a agravante (para mim) de não ter as quantidades exactas, estudadas e comprovadas pelos estudiosos e conhecedores da matéria.
Ora, parece-me já ter sido explicita o suficiente...
-
- Membro Veterano
Ok concordo contigo...não estava a seguir a tua linha de raciocíniodrilldown1 Escreveu:(...)
Já não se trata de Barf, nem de ração, mas de um coktail alimentar diferente da alimentação Barf/ração. O que está a bold, parece-me uma boa ração, sem estar processada e com a agravante (para mim) de não ter as quantidades exactas, estudadas e comprovadas pelos estudiosos e conhecedores da matéria.
Ora, parece-me já ter sido explicita o suficiente...

-
- Membro Veterano
Bondage2010 Escreveu:Ok concordo contigo...não estava a seguir a tua linha de raciocíniodrilldown1 Escreveu:(...)
Ora, parece-me já ter sido explicita o suficiente...pois cá em casa é mais á bruta

A relação carne/osso já foi inventada há muito tempo pela natureza - o animal inteiro. É claro que aparte galinhas, peixe e peru é um bocado dificil dar animais inteiros mas faz-se uma mistura, o que os anglo-sáxonicos chamam FRANKENPREY.alterego Escreveu:Boas!
há que dar uma quantidade equilibrada de carne e ossos para que haja um equilibrio entre a quantidade de cálcio e fósforo que o animal ingere
Cumprimentos
Margarida
De qualquer forma todos os animais são diferentes e o melhor "barometro" são as fezes: muito brancas e esfareladas - osso a mais; muito escuras e moles - osso a menos.
Se o pessoal quiser muita e boa informação sobre RAW só mesmo em inglês, para mim o melhor site é o www.ukrmb.co.uk. Foi criado por pessoas sem qualquer interesse comercial - particulares donos de cães.
Entretanto abriram um forum no yahoo onde por lá passam vets, criadores, nutricionistas e muitos particulares a trocarem ideias e informaçao.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)
Boas, só agora é que me decidi a ler este post e li também o FAQ traduzido pela Dinodane. Desconhecia a existência deste tipo de alimentação (
), mas de facto, parece-me fazer todo o sentido. Desde há uns tempos para cá que me tenho vindo a preocupar cada vez mais com a comida da minha Maya e substitui-lhe a ração por uma outra sem cereais (mas que contêm frutas e vegetais) e agora que me deparei com este tipo de alimentação estou a pensar em começar a introduzir-lha, até porque tenho um problema sério com o tartaro dela (não vai lá com ossos para os dentes e as destartarizações não dão em quase nada) e também com o cheiro intenso a cão (embora tenha melhorado ligeiramente com rações hipoalergeneas e agora com esta sem cereais).
A minha pergunta é a seguinte, será que posso conjugar estes dois tipos de alimentação? Ou seja, começar a introduzir-lhe aos poucos a carne crua e depois chegar a uma ponto em que lhe posso dar tanto a carne como a ração?
Em relação aos ovos, a minha rapariga é uma pacholas e a unica coisa que faz com os ovos é passea-los na boca sem os partir (boca de Retriever
) e acho que nem lhe passa pela cabeça que aquilo serve para comer.

A minha pergunta é a seguinte, será que posso conjugar estes dois tipos de alimentação? Ou seja, começar a introduzir-lhe aos poucos a carne crua e depois chegar a uma ponto em que lhe posso dar tanto a carne como a ração?
Em relação aos ovos, a minha rapariga é uma pacholas e a unica coisa que faz com os ovos é passea-los na boca sem os partir (boca de Retriever

-
- Membro Veterano
Drilldown1 então para si a alimentaçãonatural deveria ser tal e qual como a alimentação dos lobos selvagens e se não fazemos isso não faz sentido substituir a ração por algo que no fundo também não é natural.Pronto..., confesso que exagerei um pouco... eu sei qual a diferença. Mas quando leio:
Pois e os nossos animais já estão longe da selva á quanto tempo??
Eu compreendo as sua posição mas pessoalmente discordo.

Para mim um cão (por muito que digam que geneticamente é igual) não é um lobo e por outro lado eu para o meu animal de estimação quero mais do que a alimentação que os lobos têm, quero que ele viva o maior número de anos possível, com o máximo de saúde possível e se ele se alimentasse da forma como o lobo selvagem faz penso que não o conseguiria.
Por outro lado há um outro exemplo que deu que eu discordo :
Neste caso a qualidade da carne utilizada e prende-se não tanto com a possibilidade de vir de animais doentes mas principalmente dos antibióticos e afins que foram usados para os tratar e dos estado de conservação da mesma.Na natureza, os animais caçados e comidos, muitas vezes estão doentes. Não creio que na selva a presa seja esterilizada e comida em cima de pratos para não ser contaminada.
Por outro lado há que compreender que os cuidados de higiene e de manuseamento que a Dogswish a aponta estão directamente relacionados com as exigências de montar um negócio de venda de comida crua congelada para pets. Há legislação a cumprir….
É evidente que em nossas casas não conseguimos cumprir todos aqueles requisitos.
Estou a gostar de discutir pontos de vista.

Cumprimentos
Margarida
[/quote]