Collie

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Peter_Pan__
Registado: segunda mai 12, 2003 8:45 pm

terça nov 04, 2003 1:28 pm

Boas,

Este é o meu primeiro post, espero não cometer nenhuma gafe...
A situação é a seguinte adoptei um Collie à pouco tempo, melhor encontrei-o abandonado na rua e desde entao que somos amigos inseparaveis :) . A recuperação das mazelas fisicas e psicologicas estão quase ultrapassadas mas reparei à pouco tempo que ele não tem as orelhas como os outros collies, ou seja semi-erectas, as dele estão completamente erectas, existe possibilidade de corrigir esta situação?Existe algum problema em ele ter as orelhas nessa posição?

Cumps
Peter
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

terça nov 04, 2003 2:07 pm

não há problema nenhum a nivel auditivo para o cão! pode ser é inestéctico... Se quiser pode pedir ao vet que lhe dê um cortezinho nas orelhas para elas dobrarem. Mas se o animal já sofreu tanto acho que o pode poupar disso!!

Boa sorte ;) !
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça nov 04, 2003 3:12 pm

Peter_Pan__ Escreveu: A recuperação das mazelas fisicas e psicologicas estão quase ultrapassadas mas reparei à pouco tempo que ele não tem as orelhas como os outros collies, ou seja semi-erectas, as dele estão completamente erectas, existe possibilidade de corrigir esta situação?Existe algum problema em ele ter as orelhas nessa posição?

Cumps
Peter

Oi, está a falar de que collie? A lassie ou o preto e branco(há mais cores... e não penso que seja o peludo...)? As orelhas erectas fazem parte de ambos os estalões, embora pelo menos no border também faz parte do estalão as orelhas dobradas. Por isso o seu cão está óptimo.
margarido01
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm

terça nov 04, 2003 4:02 pm

Olá Peter Pan. Antes de mais felicito-o pela adopção do cão. Um collie é um óptimo companheiro. Quanto às orelhas, as orelhas semi-erectas são "feitas". Quando o cão, aí por volta dos três/quatro meses, começa a levantar as orelhas, o que é normal pois não são orelhas pendentes, são orelhas pequenas, colocam-se pesos, uma espécie de plasticina, na ponta da orelha, para a dobrar. Normalmente, a orelha cede e o cão não precisa de usar pesos toda a vida.
Quando o cão é adulto, se quiser as orelhas dobradas, é colocar-lhe os referidos pesos e deixá-lo andar sempre com eles. Sendo adulto as orelhas já não cedem com a mesma facilidade. O que habitualmente se usa é um produto que facilmente se dilui com água, é uma pomada para o reumatismo, tem a consistência, como já disse, da plasticina. Chama-se "antiflostine". Eu costumava encomendar a pessoas que iam a Paris, porque só lá é que havia, cá nunca encontrei.
Pode também tentar amaciar a membrana da orelha com glicerina liquida ou com azeite, massajando suavemente e dobrando a ponta da orelha, com jeito para não magoar. Há muitas mais técnicas, que só lhe poderei dizer depois de consultar os meus livros, de cor não as sei.
De qualquer maneira, as orelhas dobram-se, apenas, por uma questão de estética, a expressão típica do cão é com as orelhas dobradas. É uma expressão totalmente diferente daquela com que fica com as orelhas erectas. No entanto, o facto de ter as orelhas erectas não afecta em nada o cão. Como já disse, é só por uma questão de ser "tipico" da raça, estéticamente falando.
De qualquer modo, se não dobrar a orelha, não se preocupe, goze bem a companhia do seu amigo e felicidades.

Cumprimentos
Fernanda
Peter_Pan__
Registado: segunda mai 12, 2003 8:45 pm

quarta nov 05, 2003 10:03 pm

Boas,

Ok! Obrigado pessoal pelas explicações, acho que vou deixar estar como está.
O Anubis é um Rough Collie e já tem pagina na net em : http://anubis.do.sapo.pt

Cumprimentos
Pedro Santos
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

quinta nov 06, 2003 11:45 am

Olá, Peter_Pan!

Muitos parabéns pelo seu novo amigo, é um lindo!
Quanto às orelhas, eu não e preocupava muito com isso: você tem um cão magnífico, está bem tratado, é lindíssimo... e as orelhas nem "destoam" do conjunto nem nada! ;)

Dê festinhas ao bicharoco po mim!

Cmprimentos
Responder

Voltar para “Cães”