terça nov 04, 2003 4:02 pm
Olá Peter Pan. Antes de mais felicito-o pela adopção do cão. Um collie é um óptimo companheiro. Quanto às orelhas, as orelhas semi-erectas são "feitas". Quando o cão, aí por volta dos três/quatro meses, começa a levantar as orelhas, o que é normal pois não são orelhas pendentes, são orelhas pequenas, colocam-se pesos, uma espécie de plasticina, na ponta da orelha, para a dobrar. Normalmente, a orelha cede e o cão não precisa de usar pesos toda a vida.
Quando o cão é adulto, se quiser as orelhas dobradas, é colocar-lhe os referidos pesos e deixá-lo andar sempre com eles. Sendo adulto as orelhas já não cedem com a mesma facilidade. O que habitualmente se usa é um produto que facilmente se dilui com água, é uma pomada para o reumatismo, tem a consistência, como já disse, da plasticina. Chama-se "antiflostine". Eu costumava encomendar a pessoas que iam a Paris, porque só lá é que havia, cá nunca encontrei.
Pode também tentar amaciar a membrana da orelha com glicerina liquida ou com azeite, massajando suavemente e dobrando a ponta da orelha, com jeito para não magoar. Há muitas mais técnicas, que só lhe poderei dizer depois de consultar os meus livros, de cor não as sei.
De qualquer maneira, as orelhas dobram-se, apenas, por uma questão de estética, a expressão típica do cão é com as orelhas dobradas. É uma expressão totalmente diferente daquela com que fica com as orelhas erectas. No entanto, o facto de ter as orelhas erectas não afecta em nada o cão. Como já disse, é só por uma questão de ser "tipico" da raça, estéticamente falando.
De qualquer modo, se não dobrar a orelha, não se preocupe, goze bem a companhia do seu amigo e felicidades.
Cumprimentos
Fernanda