Eu moro num apartamento e tenho uma cocker com 11 meses e tudo corre às mil maravilhas... Obviamente que lhe proporcionamos passeios diários e tempo para brincadeiras, mas quem opta por ter um cão tem de assumir esses compromissos.
É fundamental acompanhar o cachorro de forma intensa e disciplinadora durante os primeiros meses, de forma a incutir-lhe desde logo as regras básicas de convivência com a nova família humana: treino de higiene, saber comportar-se dentro de casa, inibição da mordida (eles têm a mania de abocanhar as mãos quando são pequenos), o que pode e o que não pode roer, e controlo da ansiedade por separação.
Dá trabalho, é preciso muita paciência, mas no fim compensa e de que maneira! E entretanto vai-se criando a tal ligação especial entre dono e cachorro. E com isso torna-se muito mais fácil obter dele aquilo que pretendemos. Há que incutir algum sentido de independência desde cedo de forma a minimizar a ansiedade causada pela nossa ausência, porque, como já foi dito, os cockers são de facto muito dependentes dos donos.
A minha cocker, desde os 7/8 meses que tem acesso à casa toda quando fica sozinha e nada de disparates, coisas roídas, etc... E nada de ansiedades...
Há que ser sempre muito coerente: o que é permitido hoje não pode deixar de o ser amanhã... o cachorro não compreende isso, e num cocker é meio caminho andado para ser ele a estabelecer as regras
Se optares por um cocker vais ver que é uma experiência única! para além de serem muito bonitos, são uns orelhudos amorosos e meigos!
Boa sorte!