Caniche que lambe o pelo das patas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
brrr
Membro Veterano
Registado: quarta jan 08, 2003 9:37 am

segunda jul 05, 2010 9:06 pm

Olá,
Tenho uma cadela arraçada de caniche que lambe as patas sempre que eu saio de casa.
O veterinário já pensou que podesse ser uma bacteria resistente de um otite que ela teve. Ela ao coçar o ouvido poderia ter contaminado as patas e isso poderia provocar-lhe comicão. Já fez tratamentos mas sinceramente tudo me leva a crer que é uma questão nervosa.

Não sei muito bem o que fazer...alguém ja passou por uma situação destas?
será que alguem conhecedor de comportamnto animal me pode ajudar? Não me queria espetar num treinador qualquer...

A cadela é nervosa e muito submissa, tenho-a desde que ela tinha cerca de um ano, um ano e picos e vinha muito traumatizada com medo de tudo (não estou a exagerar).
gostava de lhe proporcionar um vida melhor com menos stress....mas o estranho é que ela não parece sofrer de ansiedade por separação porque fica em casa com o meu outro cão sem problemas não ladra não uiva, não roi....mas quando chego tem as patas molhadas e sempre encardidas da saliva.
ela vai á rua 3 vezes por dia, onde corre e anda em liberdade. É magrita mas não come muito mal a ração é de boa qualidade.

alguma dica?
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

segunda jul 05, 2010 11:43 pm

Há quem refira que a depressão/ansiedade em cães se pode manifestar desse modo...como diz que ela o faz sempre que sai de casa, poderá ser isso?
Se fosse eu pedia segunda opinião a outro vet para ter a certeza do que se passa.
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

terça jul 06, 2010 2:26 am

Olá brrr,

Não lhe consigo dizer a razão pela qual a sua cadela faz isso.

Mas o meu cão que é um arraçado de caniche faz exactamente o mesmo, passando mesmo horas a lamber a pata.

Já falei com outras pessoas e dizem-me exactamente o mesmo.

Cumprimentos,

Adolfo Caldeira
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

terça jul 06, 2010 10:31 am

Seria interessante fornecer mais informação a respeito deste assunto.

- Não mencionou se ela lambe as 4 patas e qual o aspecto da pele lambida. Tem vermilhidão? Está ferida? Lambe a parte de cima ou de baixo? Interdigital ou só superficial?

- Já agora qual era mesmo a "bactéria resistente" que o veterinário da pequenota lhe diagnosticou?
<p><a href="http://universidadedosbichos.blogspot.com">
</a></p>
<p>&nbsp;</p>
mnativa
Membro
Registado: segunda mar 09, 2009 2:48 pm

terça jul 06, 2010 2:13 pm

Olá brrr

também tenho uma caniche, a minha Betty, adoptada com cerca de 1 ano e tal e com um comportamento no género da sua; como adora brincar a apanhar a bola, corre que se farta no quintal e no ano passado, chegou a ficar com uma patita ferida devido a abrasão das pedras. Passava a vida a lamber a patinha, o que dificultava muito o tratamento. De qualquer forma, a Betty sempre que se prepara para adormecer, faz a sua higiéne (tipo à gato) e lava muito bem as patinhas todas e a zona genital.

Será que a sua menina tem algum ferimento na patita ou também é super limpinha e se lava em demasiado, como a minha?

Felicidades para si e canichinha
brrr
Membro Veterano

quarta jul 07, 2010 7:16 am

bom, estive a observar melhor a cadela, ela tem umas pequenas crostas na zona interdigital. Não me tinha apercebido daquela irritação.

Como a cadela não esteve comigo os ultimos 2 anos (dei-a e devolveram-ma ha uns meses) não sei mais informaçoes se fizeram ou nao algum exame para identificar a tal bacteria... penso que foarm feitos alguns tratamentos que envolveram um protector hepatico e medicação.

vou leva-la a um veterinario, se calhar é uma micose ou coisa do genero e não um problema comportamental....

Obrigada!
brrr
Membro Veterano

quarta jul 07, 2010 7:19 am

ela lambe as 4 patas mas lambe com maior intensidade as patas traseiras.

espero que ela possa melhorar.
brrr
Membro Veterano

quarta jul 07, 2010 7:32 am

aqui da para ver as patitas encardidas

Imagem
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 07, 2010 10:07 am

É ansiedade. Se só o faz quando sai de casa...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”