cão sem lop

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Flugelbinder
Membro
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm

quinta jul 22, 2010 1:03 pm

That remains to be seen...
Quanto aos outros, nem sequer me merecem uma palavra.
Stay cool everyone...
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta jul 22, 2010 1:06 pm

E eu venho apenas reforçar aquela velha máxima " Gostos não se discutem " e o que para uns parece ser a supra beleza para outros nem tanto.
Corre o sério risco de ficar, ao primeiro cio da cadela, nova demais portanto, com mais uns quantos SBs.
Se pensar bem , não é raça que qualquer pessoa ambicione. Eu coloco donos de determinadas raças num patamar diferente de outros. E para mim, donos de SBs , são pessoas minimamente informadas. Logo a questão LOP, impõe-se e , provavelmente, será um grande contra na hora da aquisição de um cão . a sua inexistência.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quinta jul 22, 2010 1:16 pm

Flugelbinder Escreveu:That remains to be seen...
Stay cool everyone...
Ou não está a par do que se passa com a criadeirice ou está e não o incomoda, caso contrário compreenderia os comentários que teve.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta jul 22, 2010 1:19 pm

Sim, há esse patamar dos informados, mas há também o vasto universo dos "ai, é o cão dos meus sonhos, mas são tão caaaaros..." e esses vão direitinho ao barato e nem sabem o que é LOP.

Onde é que eu vi uma fulana que arranjou um SB e estava a dá-lo porque "cresceu demais?" Isto é verdade não estou a brincar, depois para além disso descobriu-se que evidentemente o cão tinha um probelma genético e ela assim que lhe cheirou a despesas, meteu logo para adopção.

Não vamos mais longe: não está um SB na página das adopções?
CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

quinta jul 22, 2010 1:33 pm

Concordo com o que foi dito pela Dinodane e sem querer repetir o que por ela já foi (e muito bem) dito, reforço apenas a questão de que a decisão de acasalar ou não os cães nunca deverá ter por base uma questão de consciência como diz, mas sim profundos conhecimentos de genética, no geral, e em específico para o caso da raça (SB). Mas para tal, e mesmo que o senhor tenha noções gerais de genética, seria necessário que fosse conhecedor da genealogia dos seus cães de forma a minimizar a probabilidade de obter descendência portadora e manifestadora de doenças genéticas, o que se torna ainda mais provável devido à consaguinidade existente... Mas como os cães não têm LOP e o LOP é a única forma de comprovar e reconstituir a genealogia, parece-me que será complicado controlar esta última parte.

Mesmo os bons criadores dotados de um elevadíssimo conhecimento que lhes permite ter em conta todos estes aspectos no momento da selecção e cruzamento dos progenitores, por vezes também têm surpresas quando nas ninhadas lá lhes aparece um cachorro uma ou mais características inesperadas. É que a genética tem destas coisas...
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta jul 22, 2010 1:37 pm

Neste caso, só mesmo cruzando os irmãos....quem é que no seu perfeito juizo ia emprestar um animal com LOP para cruzar com outro sem LOP?

Só se for outro "curioso"....porque pessoas conscientes do que têm em casa não entram nesses filmes e as outras...bem das outras infelizmente sabemos nós nas páginas de adopção e nas lojas de animais....
Pikatchu
Membro
Registado: segunda nov 10, 2003 8:12 pm
Uma tartaruga

quinta jul 22, 2010 1:42 pm

Já que estamos falando em São Bernados, é aceitável cruzar um SB de pelo curto com um SB de pelo comprido?
Já agora se os pais forem de pelo curto ou de pelo longo e tiverem um filhote com o pelo opostoes dos projenitores, estará fora do estalão, não poderá ser registado no LOP, ser considerado puro?
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta jul 22, 2010 2:16 pm

Flugelbinder Escreveu:That remains to be seen...
Stay cool everyone...
Não ponho um ponto final parágrafo nesta conversa, porque não o mereces :twisted:
Também, os São Bernardo que conheço estão todos fora do estalão, porque não têm barril 8)
Over and out
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jul 22, 2010 2:29 pm

Grande confusão que continua a existir...

Uma coisa é um cão ser puro, outra é estar fora do padrão da raça. Claro que um cão pode estar fora do estalão e ser puro na mesma, para ser puro basta APENAS ser descendente de cães da mesma raça e ter essa genealogia traçada pelo menos até á 3ª geração ascendente.

As ninhadas não são homogéneas, os cães não saem todos a papel químico.
Vou dar-lhe dois exemplos: os boxers brancos e os DA merle. São puríssimos, nascem de cruzamentos entre variedades permitidas e antigamente não podiam ter LOP, mesmo sendo filhos de pais puros e registados, pelo facto da sua cor estar fora do estalão. Hoje já podem ter registo condicionado, o que quer dizer que a terem filhos estes já não podem ter registo. E porquê. porque ambas essas cores estão associadas a defeitos genéticos graves como a surdez, a cegueira e o albinismo, logo não se devem utilizar para reprodução.

Ficam aqui umas páginas interessantes para o Flugelbinder, já que ele não vai em conversa de fóruns:
http://www.saintbernard.com/?page_id=30
E já agora um standard ilustrado e comentado:
http://www.saintbernardclub.org/2008Red ... /ic_nm.htm
E já agora o clube dos clubes:
http://www.barryswiss.ch/engl/

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jul 22, 2010 2:34 pm

Pikatchu Escreveu:Já que estamos falando em São Bernados, é aceitável cruzar um SB de pelo curto com um SB de pelo comprido?
Eu julgo que não, que é como nos Serra da Estrela.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Pikatchu
Membro
Registado: segunda nov 10, 2003 8:12 pm
Uma tartaruga

quinta jul 22, 2010 3:08 pm

ok
Flugelbinder
Membro

quinta jul 22, 2010 3:59 pm

Dinodane, agradeço os links, embora já conhecesse um deles.
Estes excertos são tirados da Associação Portuguesa dos Amigos do São Bernardo

" O Reino Unido merece um tratamento exclusivo. Recorda-se que em 1887, durante o Congresso de Zurich, foi aceite o standard da raça por todos os países, salvo algumas excepções, os representantes ingleses que estiveram no Congresso abandonaram o mesmo por discrepâncias de opinião com os delegados suíços e publicaram o seu próprio standard.
Durante muitos anos os São Bernardos europeus e os ingleses seguiram caminhos diferentes. "

De notar ainda, que os SB em Inglaterra, são ainda de côr diferente da geralmente aceite pelos "entendidos". São maioritariamente pretos...
Pergunto eu:
Em que ficamos???
Serei eu uma aberração assim tão grande?

" os monges do Mosteiro, pensando que o pêlo mais comprido ajudaria os seus cães a suportar melhor as duras condições meteorógicas do caminho, cruzaram alguns São Bernardos com Mastiff alemão e Terranova, aparecendo então os São Bernardos de pêlo comprido. "

Devem ter estragado a raça...

I rest my case.
Flugelbinder
Membro

quinta jul 22, 2010 4:01 pm

dinodane Escreveu:
Pikatchu Escreveu:Já que estamos falando em São Bernados, é aceitável cruzar um SB de pelo curto com um SB de pelo comprido?
Eu julgo que não, que é como nos Serra da Estrela.
Mais uma vez, existem criadores, com prémios ganhos, que o fazem...
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quinta jul 22, 2010 4:13 pm

Flugelbinder Escreveu: " O Reino Unido merece um tratamento exclusivo. Recorda-se que em 1887, durante o Congresso de Zurich, foi aceite o standard da raça por todos os países, salvo algumas excepções, os representantes ingleses que estiveram no Congresso abandonaram o mesmo por discrepâncias de opinião com os delegados suíços e publicaram o seu próprio standard.
Durante muitos anos os São Bernardos europeus e os ingleses seguiram caminhos diferentes. "

De notar ainda, que os SB em Inglaterra, são ainda de côr diferente da geralmente aceite pelos "entendidos". São maioritariamente pretos...
Pergunto eu:
Em que ficamos???
Serei eu uma aberração assim tão grande?
Você é só um, no Reino Unido eram todos os Clubes de Raça... Ora isso faz uma pessoa a comparar com centenas. É a mesma coisa, de facto :roll: De qualquer forma, se (mais uma vez ...) soubesse alguma coisa de canicultura saberia que os estalões da FCI, RU e EUA são as mais das vezes distintos ... E há-e-me dizer se está a falar de SB ou de Landseers. É que mesmo o estalão inglês diz "orange, mahogany brindle and red brindle", nicles de preto :roll:
Flugelbinder Escreveu:" os monges do Mosteiro, pensando que o pêlo mais comprido ajudaria os seus cães a suportar melhor as duras condições meteorógicas do caminho, cruzaram alguns São Bernardos com Mastiff alemão e Terranova, aparecendo então os São Bernardos de pêlo comprido. "

Devem ter estragado a raça...
Por acaso sim, rapidamente os monges descobriram que os cães de pêlo comprido não serviam para o trabalho e desfizeram-se deles.
Flugelbinder Escreveu:Mais uma vez, existem criadores, com prémios ganhos, que o fazem...
Fazem-no porque é uma prática admitida e corrente (mesmo nos SE tal cruzamento pode ser feito embora, nesse caso concreto, apenas com autorização prévia do CPC)

A sério, devia estudar bué, em vez de pensar em lançar-se em criadeirices :roll:
Última edição por Fjjord em quinta jul 22, 2010 4:18 pm, editado 1 vez no total.
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Flugelbinder
Membro

quinta jul 22, 2010 4:13 pm

Acho que o vosso erro é tomarem-me por um desconhecedor da raça!
Quando digo que sou rookie, refiro-me à Arca, não à canicultura, mais exactamente ao SB.
Não vim aqui pedir conselhos sobre o que fazer. Quando o fiz (pedi conselhos sobre uma ração), ignoraram-me.
Agora vêm com hipocrisias sobre o que devo ou tenho que fazer em relação aos meus cães ou à minha vida... tenham juízo...
Visitei "n" exposições e alguns criadores.
Mantenho contacto com alguns, pois sei que serão os melhores conselheiros para o que quero fazer e não os pseudo-entendidos, que, provavelmente, devem ser os orgulhosos donos de algum caniche...
Dinodane, não a incluo nesta lista, como deve perceber. Foi, aliás, das únicas pessoa que tentou dar conselhos reais e realistas acerca da conversa em questão.
Relembro só que o tópico era o como conseguir um LOP.
Posso tb dizer-vos que irei, se necessário, até à Suiça para conseguir registar os meus cães.
Não para vender mais caro, mas para poder competir, pois sei o que ali está fora, com ou sem LOP.
Responder

Voltar para “Cães”