Caes bebes vs cães adultos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

celinhacosta
Registado: quinta jul 22, 2010 3:19 pm

quinta jul 22, 2010 3:59 pm

Estou a pensar em adoptar um cão.

As vees vou as paginas dos canis e vejo la caes adultos para adoptar, a minha preocupação é se os caes ja jovens ou adultos se adaptam bem a nova casa e a nova familia?

os os cachorrinhos tem uma melhor adaptação?
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

quinta jul 22, 2010 4:09 pm

A "vantagem" dos cachorrinhos é que são uma "folha em branco". Estão numa etapa da vida em que a sua personalidade e capacidade de aprendizagem são extremamente moldaveis. Isto é muito util se souber-mos como estimular e educar correctamente um cachorro... Mas se não souber-mos tb podemos fazer grandes disparates.

Com um cão adulto a influencia que podemos ter é menor mas não enexistente, eu não sei se burros velhos aprendem linguas mas que cães velhos aprendem truques novos é um facto consumado :P Com cães adultos tb já sabemos "com o que contamos" podemos avaliar o seu caracter real e perceber se perceber se é um cão bom para si. Tb têm a vantagem de geralmente já saberem onde fazer as nessecidades e quanto a cães de canil são geralmente animais que já passaram um pouco na vida o que os torna muito adpataveis a novas condições.

cumps
Joana
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quinta jul 22, 2010 4:15 pm

joanaduarte Escreveu:A "vantagem" dos cachorrinhos é que são uma "folha em branco". Estão numa etapa da vida em que a sua personalidade e capacidade de aprendizagem são extremamente moldaveis. Isto é muito util se souber-mos como estimular e educar correctamente um cachorro... Mas se não souber-mos tb podemos fazer grandes disparates.

Com um cão adulto a influencia que podemos ter é menor mas não enexistente, eu não sei se burros velhos aprendem linguas mas que cães velhos aprendem truques novos é um facto consumado :P Com cães adultos tb já sabemos "com o que contamos" podemos avaliar o seu caracter real e perceber se perceber se é um cão bom para si. Tb têm a vantagem de geralmente já saberem onde fazer as nessecidades e quanto a cães de canil são geralmente animais que já passaram um pouco na vida o que os torna muito adpataveis a novas condições.

cumps
Joana
e absolutamente gratos para sempre! falo por experiência própria - já o fiz e tenciono voltar um dia a fazê-lo!
Aprendem e adaptam-se num ai - quanto mais não seja para agradarem a quem os salvou.
Tb saltamos a parte chata do roer tudo em casa e dos xixis e afins fora do lugar :wink:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Flugelbinder
Membro
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm

quinta jul 22, 2010 4:20 pm

Mas perde-se algumas coisas giras tb...
sofiaabreulopes
Membro Veterano

quinta jul 22, 2010 4:23 pm

Flugelbinder Escreveu:Mas perde-se algumas coisas giras tb...
é verdade sim - e tb há imensos bebés em Canis de abate a precisarem de ser salvos de morte certa - pois é, tb abatem bebés!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jul 22, 2010 4:25 pm

Se eu souber
Se tu souberes
Se ele souber
se nós soubermos
...

Sorry, pequeno interlúdio gramatical. :oops:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

quinta jul 22, 2010 5:10 pm

o que define a escolha na hora da adopção é a empatia que se poderá ou não gerar entre a pessoa e o animal.

só isso conta... a idade é apenas um detalhe.
são os laços afectivos que nos prendem e o resto é paisagem.
<p>"O valor das coisas n&atilde;o est&aacute; no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
<p>Por isso existem momentos inesquec&iacute;veis, coisas inexplic&aacute;veis e pessoas incompar&aacute;veis".</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta jul 22, 2010 5:29 pm

Se tem tempo e paciência para a fase bébé, aposte num bebé.
Se não, escolha um cão que lhe possam já dizer o tipo de carácter, se é calmo, nervoso, etc. Com uma cria, é tudo uma surpresa, com um jovem já crescidinho, já sabe com que contar.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quinta jul 22, 2010 5:50 pm

Tudo depende do que deseja!
Se está disposta a educar e ensinar tudo a um cão bébé;
Se está disposta a ter como melhor amigos o balde e a esfregona durante uns bons meses;
Se está disposta a ter algumas coisas estragadas;
E mais alguns inconvenientes de ter um cão bébé, então força, adopte um bébé!
Se acha que é melhor saltar esta parte, então adopte um cão adulto!
Eles aprendem tudo com grande facilidade, são dedicados e já vêm pelo menos com o básico ensinado.
Por exemplo, tem este tópico: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 91&start=0
onde pode ver o quanto pode ser gratificante adoptar um cão adulto, e neste caso é um cão com alguma idade.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
missgirl
Membro
Registado: quinta jul 05, 2007 6:34 pm

quinta jul 22, 2010 6:16 pm

Se a sua disponibilidade lhe permitir opte por adoptar um bebé. É necessária alguma paciencia, mas acho absolutamente compensador. Já para nao falar de que, um cão bebé vai moldar-se a si e aos seus costumes de um modo que um cao adulto terá mais dificuldades em fazê-lo por ter passado por ambientes diferentes daquele em que certamente se encontra. Se nao puder dispor de tanta disponibilidade e paciencia, escolha um cão adulto, mais experiente e sossegado. Qualquer das escolhas vai ser, sem duvida, uma dádiva para o animal, certamente vai ficar agradecido para o resto da sua vida.
Cumps
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta jul 22, 2010 6:41 pm

A vantagem em adquirir um cão adulto é que vê exactamente o que o cão é: fenotipo, temperamento, problemas de saúde. A desvantagem é que perde o período de desenvolvimento do cachorro.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta jul 22, 2010 8:50 pm

sofiaabreulopes Escreveu: e absolutamente gratos para sempre! falo por experiência própria - já o fiz e tenciono voltar um dia a fazê-lo!
Aprendem e adaptam-se num ai - quanto mais não seja para agradarem a quem os salvou.
Tb saltamos a parte chata do roer tudo em casa e dos xixis e afins fora do lugar :wink:
Ou temos um azar do caraças e adoptamos um problema "daqueles", como já me aconteceu com um cão que adoptei, que não houve passeios, nem treinos em escola, nem consultas com vet especializada em comportamento canino, nem medicação que lhe valesse, de tal modo que o stress e a ansiedade o matou com um ataque cardíaco... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
celinhacosta
Registado: quinta jul 22, 2010 3:19 pm

sexta jul 23, 2010 9:24 am

eu estou mais inclinada para um adulto, mas porque me custa os ver no canil. mas uma coisa é verdade estou a pensar em ir ao canil e aquele que morrer de amores é o que trago. acho que nos temos de identificar com o animal e ele conosco.
sofiaabreulopes
Membro Veterano

sexta jul 23, 2010 9:36 am

TheOne Escreveu:
sofiaabreulopes Escreveu: e absolutamente gratos para sempre! falo por experiência própria - já o fiz e tenciono voltar um dia a fazê-lo!
Ou temos um azar do caraças e adoptamos um problema "daqueles", como já me aconteceu com um cão que adoptei, que não houve passeios, nem treinos em escola, nem consultas com vet especializada em comportamento canino, nem medicação que lhe valesse, de tal modo que o stress e a ansiedade o matou com um ataque cardíaco... :roll:
há alguns animais que têm um passado que nem vale a pena comentar - e isso claro que se reflecte no seu comportamento.
A 1ª cadela que tive foi recolhida da rua abandonada com 6 meses aproximadamente - teve o 1º cio comigo 1 mês após a recolher - foi um tiro no escuro, mas era a coisa mais linda, meiga e esperta possível - tb um cadinho perspineta - mas eu adoro essa característica neles.
A 2ª foi salva de um Canil e passou algum tempo numa FAT - o que deu para avaliar a sua personalidade - já tinha +/- 3 anos quando a adoptei.
O 3º - e por incrivel o de raça - Yorkie - foi despachado pela dona ao fim de 4 anos, como sendo um cão agressivo, tendo-o até medicado a pro*** :evil: - Revelou-se um cão dócil, meigo e extremamente inteligente e com uma paciência de santo para o meu filho.
É mesmo acertar, mas nada como conhecer o animal 1º - e isso pode ser feito com bebés, juvenis ou adultos em Associações, onde tb há cães de raça sim, ao contrário do que muitos pensam - sem LOP é verdade!
<p>&nbsp;</p>
</p>
<p>&nbsp;</p>
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sexta jul 23, 2010 11:29 am

A opção por um cão adulto implica a observação do carácter do animal, por forma a evitar surpresas. Daí que escolher exclusivamente por impulso seja de evitar, por forma a prevenir futuros problemas. Mais a mais se a aquisição fôr num canil ou centro de adopção.
Responder

Voltar para “Cães”