Olá Cindel,
Já cá não vinha há uns dias e tive a dar 1 vista de olhos ao forum.
Não sei se percebi bem os comentários neste tópico.
Eu sempre tive algumas dúvidas e já me tenho enganado várias vezes.
Por vezes nem tudo o que parece é, embora aqui nestas fotos, me pareça que o É de facto!!!
Pelo que percebo o que choca mais aqui o pessoal do forum é o facto do Collie estar acorrentado.
Analisando as fotos, a mim o que me choca mais não é isso. É a aparente ausencia de água para o cão beber e o seu ar triste e abatido!. É o abrigo que nem me parece assim tão mau em tamanho e parece estar livre de excrementos, só que parece que lhe falta no mínimo uma cama ou um estrado!. É o ar tímido e abatido do cão que me leva a suspeitar que está “á corrente” (a qual não dá para ver o tamanho) 24 sobre 24 horas!!!. É o facto de aparentemente não ter a atenção de ninguem!!! Tudo isto é que realmente me choca!.
Agora... ainda não percebi muito bem qual é o vosso pavor ás correntes.
Parece-me que há aqui confusão com o estar temporariamente e permanentemente “acorrentado”. Mas isso passa-se igualmente com os cães fechados em canis!!.
Eu mantenho 2 dos meus cães “á corrente” durante várias horas diárias ( 5 dias por semana) e não noto quaisquer diferenças de temperamento ou comportamento em relação aos que ficam nos canis, nem têm algo que se pareça com o ar daquele Collie. Quando os solto todas as manhãs(ás vezes ainda madrugadas) e tardes(ás vezes já noite) para dar 1 volta com eles, estão todos sempre alegres e bem dispostos como sempre(tanto os “acorrentados” como os “fechados”).
No entanto conheço pessoas que mantêm cães em “boxes” de 2 m2, com excrementos acumulados com + de 1 semana, e que os coitados só saem quando é a abertura da caça.
Tambem conheço alguns “criadores” que mantêm cães como S. Bernardos ou Rotts em “canis” revestidos a azulejo com comedouros e bebedouros automáticos só para impressionar, mas com 1 m de largura , onde o coitado mal se consegue virar e de onde raramente sai.
O que está aqui em causa, parece-me, é realmente a indiferença com que muita gente trata os seus cães como se de 1 objecto se tratasse.
De facto tenho constatado por aí que se bem que alguns cães mantidos “á corrente”, estão é de facto acorrentados a 1 palmo e a dormir num “bidon”, tambem vários estão “á corrente” com condições muito superiores aqueles que vivem em certos canis.
Vou observando cada vez mais um maior nº de animais a viver em “cubículos” imundos e completamente ao molho. É que a área que dava para ter 1 á corrente, assim dá para ter 10!!
O problema aqui não me parece tratar-se de “correntes” ou “boxes”. Trata-se sim das condições e atenção que as pessoas dão aos seus cães!! Para mim um cão estar preso á corrente ou numa boxe, é completamente igual, tudo depende do espaço disponível e da atenção que se lhes dá. Se alguem me provar o contrário... é que sempre tive duvidas e continuarei com mais até morrer. Não consigo avaliar a qualidade de vida de 1 cão apenas pela presença de 1 corrente.
Qualquer cão que esteja preso ou fechado eternamente, dificilmente será feliz!!!... Um cão é para ter a atenção do dono, ser solto pelo menos 2 x ao dia e perdermos o máximo de tempo com ele em liberdade!!!... Só que infelizmente não é a realidade que temos!...
Mas entre ver alguem ter um cão num canil de 1 m2 e o ter á corrente com amplo espaço, então não tenho duvidas, vivam as correntes!!... sempre são 1 mal menor!
Desculpa Cindel se te desiludi, mas é aquilo que sinto, daquilo que vejo!