Não Compre nem adopte um cão!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo nov 09, 2003 12:44 pm

Olá,
Embora muito mais possa ser dito, e quem sabe este tópico possa servir para isso, encontrei este texto que deveria ser lido por todos aqueles que estão a pensar ter um cão:
TEXTO

Abraços
Paulo C.
equina
Membro Júnior
Registado: domingo nov 09, 2003 11:27 am

domingo nov 09, 2003 12:58 pm

Não é que você não tenha experiencia, mas sim não sabe educar ou lidar com cães. Milhares de pessoas têm mais de 4 cães e não têm as mínimas queixas :D , felizmente né?

É uma questão de não saber!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo nov 09, 2003 1:03 pm

Não equina, eu penso que é algo que antes de pensar em ter qualquer pessoa deve saber ;)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
espe
Membro Veterano
Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua

domingo nov 09, 2003 1:06 pm

Infelizmente, as situações descritas no texto repetem e repetem se...
Mas achei o alerta sincero e tocante...
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 09, 2003 1:12 pm

equina Escreveu: Não é que você não tenha experiencia, mas sim não sabe educar ou lidar com cães. Milhares de pessoas têm mais de 4 cães e não têm as mínimas queixas D , felizmente né?

É uma questão de não saber!
O texto não é meu ;) . De qualquer forma é melhor você lê-lo bem e tentar perceber a ideia que a autora tentou transmitir ;)
nynf
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 09, 2003 1:14 pm

Ora aqui está! Por isso é que respeito muito quem não tem animais...não posso é respeitar quem os tem e maltrata!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
espe
Membro Veterano
Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua

domingo nov 09, 2003 1:14 pm

[i]Só tenha um cão depois de avaliar bem a sua vida. Tenho dinheiro para mantê-lo? Sei como cuidar de um cão? Tenho tempo? [/i]

Concordo.

Se todos assim fizessem penso que, por exemplo, Torres Vedras não constava dos tópicos deste fórum.
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

domingo nov 09, 2003 1:32 pm

Olá,
A isto se chama pôr a mão na consciência. Digo isto porque há por aí tanta e tanta gente que não pensa assim.
Quando falo com alguém e tento explicar que ter um cão é como ter um filho, sou logo crucificada, porque me dizem que nada tem a ver. Pois eu digo que tem tudo a ver!!! Ter um filho significa ter de cuidar dele, ter de educar e é nosso para o resto da nossa vida, tudo o que venha a ser dele é nossa responsabilidade! Não o podemos deitar fora e o que venha a ser da nossa vida é com ele incluído. Com o cão é a mesma coisa, não é á primeira coisa má que nos vamos desfazer dele, até porque foi de livre vontade que o adquirimos, não foi? Temos de saber dar a volta á situação seja ela qual for, porque ele(cão), tal como os filhos não pedem para cá estar fomos nós que os quisemos. Por isso é nossa obrigação (para mim é prazer) cuidar muito bem deles!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo nov 09, 2003 2:31 pm

com uma excepção, claro. se frequentarem a arca de noé, há grandes probabilidades de ter consultas à borla. psicologia canina incluída :evil: :evil:
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo nov 09, 2003 2:33 pm

anjaazul Escreveu: com uma excepção, claro. se frequentarem a arca de noé, há grandes probabilidades de ter consultas à borla. psicologia canina incluída :evil: :evil:
Só se for com psicólogos da treta. :o

Se quiserem estão disponíveis diplomas em qualquer cosa via net.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo nov 09, 2003 3:16 pm

Concordo, em princípio, (com o texto) uma vez que é necessária consciência, para se tomar a responsabilidade de um animal (seja cão ou gato). Mas a consciência forma-se não surge de geração espontânea! E aí eu pergunto: e como se vai formar numa criança, a não ser que se lhe dê oportunidade de a praticar?

Agora os pais é que também não podem "empurrar" para a criança sem saber supervisionar!
Isso seria irresponsabilidade dos pais!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

segunda nov 10, 2003 7:27 pm

Paulo, é excepcional!

Já tinha visto na net texto semelhantes relacionados com a aquisição de Goldens. Do género os trinta contras de ter um Golden!
Infelizmente poucas pesoas ponderam nos sentimentos do animal, olham-no como um objecto...mais um.
Poucos também mudam a sua vida - só- por causa de um cão!!!

Foi muito bom teres colocado este testo aqui.
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

terça nov 11, 2003 6:13 pm

Miadores Escreveu: Mas a consciência forma-se não surge de geração espontânea! E aí eu pergunto: e como se vai formar numa criança, a não ser que se lhe dê oportunidade de a praticar?
Ou eu percebi mal, ou não concordo nada com isto!!! Não se vai por um ser vivo às experiências de uma criança! Acho que o texto está fantástico e só mostra muita coragem por parte de quem o escreveu, uma vez que mostra uma crua realidade da vida de alguém que nunca teve a menor noção do valor que tem um cão e que, de certa forma, os maltratou! Assumiu as atitudes erradas que teve e fez da sua experiência um aviso para todos, mesmo correndo o risco de ser "crucificada" pelos amantes dos animais! A lição que o texto dá é muito forte e verdadeira! Devia de estar afixada em lugar bem visível à porta de todos os vets e lojas de animais!
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça nov 11, 2003 10:29 pm

Olá!

Às tantas não entendeste, Isabel. ;)
Não se trata de "fazer experiências", mas sim de educar, ensinar.
Ensinar a respeitar o animal, seja cão ou gato, a conhecer as suas necessidades, a sua maneira de ser, enfim, criar laços afectivos entre ambos (humano/animal). Como pretendes fazer isto se não for através do contacto directo com o dito (animal)? Em teoria apenas?
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta nov 12, 2003 10:26 am

Olá Miadores!

Da maneira como escreveste e dentro do contexto percebi que a prática seria entregar o animal à criança! Eu penso que se deve ensinar com a prática, sem dúvida, mas não sem antes incutir na criança alguns ensinamentos apenas de teoria. Quando chegar a hora de receber o novo amigo, a criança já deve de estar sensibilizada!
Responder

Voltar para “Cães”