Springpole – cabo de guerra

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
tom
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: bulldog americano,iguana,peixes,pavões, varias especies de patos etc

quinta jul 18, 2002 10:40 am

Retirado da página do membro ruines:
O springpole é conhecido como cabo de guerra e consiste, se for bem construído, numa forma eficiente de treinar grande parte da musculatura do cão. Este instrumento consiste em uma corda ou outro material que resista tracção com um pedaço de tecido, couro, nylon ou outro material macio e resistente firmemente atado na ponta. A idéia é oferecer ao cão algo que ele possa puxar com toda força.
O Springpole pode ser feito amarrando o cabo a uma árvore ou qualquer ponto fixo bem resistente numa altura em que o cão possa puxar o mordedor com as quatro patas apoiadas no chão, um erro comum é fazer o springpole alto demais, desta forma o cão só exercita a musculatura da mandíbula, chegando a ficar suspenso pela boca. Embora isto possa parecer notável envolve sérios riscos para o cão que pode cair sobre as costas sofrendo sérios ferimentos (corre inclusive o risco de quebrar vértebras da coluna se o chão for duro ou tiver pedras que as vezes podem estar enterradas). Sendo bem construído, o springpole funciona treinando a mordida do cão bem com sua musculatura de tracção de uma forma diferente do arneses peitorais pois o cão puxa andando para trás e não para frente.

Eu gostaria de saber se possível se alguém do fórum costuma treinar os cães assim e se o cabo de guerra deve ser deixado para o cão puxar quando entender ou então é treinado alguns minutos por dia. E em relação aos peitorais o simples facto de eles usarem os mesmos em passeio faz com q aumentem a musculatura sem necessidade de tracção? Ou a idéia é exercemos força para o cão nos arrastar??? Agradeço desde já qualquer ajuda q me possam dar.
ch0kita
Membro
Registado: segunda abr 29, 2002 11:48 am
Localização: 2 rafeiros uma collie, um bearded collier 7 gatos europeus

quinta jul 18, 2002 10:50 am

tom Escreveu: Retirado da página do membro ruines:

O Springpole pode ser feito amarrando o cabo a uma árvore ou qualquer ponto fixo bem resistente numa altura em que o cão possa puxar o mordedor com as quatro patas apoiadas no chão, um erro comum é fazer o springpole alto demais, desta forma o cão só exercita a musculatura da mandíbula, chegando a ficar suspenso pela boca. Embora isto possa parecer notável envolve sérios riscos para o cão que pode cair sobre as costas sofrendo sérios ferimentos (corre inclusive o risco de quebrar vértebras da coluna se o chão for duro ou tiver pedras que as vezes podem estar enterradas). Sendo bem construído, o springpole funciona treinando a mordida do cão bem com sua musculatura de tracção de uma forma diferente do arneses peitorais pois o cão puxa andando para trás e não para frente.

Eu gostaria de saber se possível se alguém do fórum costuma treinar os cães assim e se o cabo de guerra deve ser deixado para o cão puxar quando entender ou então é treinado alguns minutos por dia. E em relação aos peitorais o simples facto de eles usarem os mesmos em passeio faz com q aumentem a musculatura sem necessidade de tracção? Ou a idéia é exercemos força para o cão nos arrastar??? Agradeço desde já qualquer ajuda q me possam dar.

quem treina os cães assim , deve ser aqueles que andam a treinar os cães para lutas :o :x
eu é que não queria levar uma mordida dum cãe qe se "exercitasse" assim :roll:

xiça :o

uiiii :|
tom
Membro
Localização: bulldog americano,iguana,peixes,pavões, varias especies de patos etc

quinta jul 18, 2002 11:29 am

ch0kita Escreveu:
tom Escreveu: Retirado da página do membro ruines:

quem treina os cães assim , deve ser aqueles que andam a treinar os cães para lutas :o :x
eu é que não queria levar uma mordida dum cãe qe se "exercitasse" assim :roll:

xiça :o

uiiii :|
é exactamente isso q estou a fazer a treinar o meu cão para lutas
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

quinta jul 18, 2002 11:34 am

chOkita escreveu:
quem treina os cães assim , deve ser aqueles que andam a treinar os cães para lutas
eu é que não queria levar uma mordida dum cãe qe se "exercitasse" assim

xiça

uiiii
Olá chOkita,

Não se trata de treinar o cão para lutar ou não, mas sim de aumentar o tónus muscular do cão. Como o cão não consegue levantar pesos é utilizada a mandíbula para despoletar esse processo, como é obvio o cão ganha também força na mandíbula e se morder alguém já se sabe não é? Mas cabe a nós controlar o cão para que esses acidentes não aconteçam, e também para que vejamos se o nível de agressividade aumenta, se tal acontecer devemos de imediato parar esses treinos e arranjar outros métodos.

No meu ponto de vistá é mais ou menos como a pessoa que treina no ginásio, ganha musculatura e todos os benefícios que disso, mas não a utiliza para andar por aí a «estroncar» (não quero com esta palavra ferir susceptibilidades) os outros. É uma questão de orgulho pelo nosso amigo de 4 patas. :D

Nokio.
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta jul 18, 2002 12:25 pm

ch0kita, o treino que um cão recebe para ficar em boa forma física é (infelizmente) muito semelhante ao treino para lutas. A grande diferença é o treino comportamento que nas lutas reforça a agressividade para outros cães e que num treino saudável não existe.

Eu não queria ser mordido por nenhum cão :) mas se tiver de escolher prefiro um animal treinado, que não têm falta de exercício e bem socializado, pois tenho mais hipótese de não ser mordido ou de o dono parar o cão de imediato... ;)
navegante
Membro
Registado: terça jul 02, 2002 10:46 pm

sexta jul 19, 2002 10:15 pm

Isso é violento demais.
Se você ruine está aqui e gosta de cachorro porque vai treinar ele de forma que fique mais perigoso sua dentada?

Ou você gosta de briga de cão?
tom
Membro

sexta jul 19, 2002 10:26 pm

navegante Escreveu: Isso é violento demais.
Se você ruine está aqui e gosta de cachorro porque vai treinar ele de forma que fique mais perigoso sua dentada?

Ou você gosta de briga de cão?
Eu pratico musculação, isso nao significa q vá usar a força adquirida para magoar alguém. È um questão de estetica e saude.
Pin
Membro

sábado jul 20, 2002 12:15 pm

O springpole não potencia a agressividade,é apenas uma forma de despender energias,é verdade que fortalece os maxilares bem como a musculatora do cão principalmente das costas e do pescoço mas vendo bem isto é saudável ,o exercício contribui para a felicidade e equilíbrio psíquico do cão,e o Pit Bull,assim como os AST adoram este tipo de brincadeira,e a utilisação do springpole não significa que se esteja a treinar o cão para lutas,aliás se o Tomás espera que o seu cão se vire aos outros quando é atacado,não é por causa de o treinar com o springpole ou de o por a arrastar pesos para desenvolver a musculatura que isso vai acontecer,a atitude que o seu Bull teve é mais comum do que se possa imaginar,sei de vários Pits que já foram mordidos por outros cães e nem sequer reagiram,não desmonstraram nem medo nem agressividade,é como não considerassem a mordidela ameaçadora não dando a mínima importância ao ocorrido,e eu pessoalmente acho este comportamento positivo,não se iluda ,porque quando o seu Bull achar que realmente foi atacado ele defender-se-à e nessa altura se calhar o Tomás vai desejar que ele não o tivesse feito.
Quanto ao facto de deixar o springpole sempre a disposição do seu cachorro ,não esteja à espera de o ver sempre agarrado a ele provavelmente ele deixará de lhe ligar ,só brincando com ele basicamente quando você estiver presente e participar da brincadeira.Para desnvolver a musculatura a arrastar pesos aconselho a comprar um peitoral próprio para o efeito e comece por lhe prender um pneu para ele ir-se abituando a arrastar um objecto e depois vá aumentando gradualmente,agora os passeios com ele é que se podem tornar desagradáveis pois ele pode apanhar a mania de o arrastar também.
tom
Membro

terça jul 23, 2002 2:31 pm

Pin Escreveu: ,aliás se o Tomás espera que o seu cão se vire aos outros quando é atacado,não é por causa de o treinar com o springpole ou de o por a arrastar pesos para desenvolver a musculatura que isso vai acontecer,
Desculpa mas estou perdido eu nunca disse q era essa a minha idéia. Quero q ele use o sprinpole e arraste peso para ganhar massa muscular, agora se está a referir-se a um post anterior foi um desabafo.
Pin Escreveu: .Para desnvolver a musculatura a arrastar pesos aconselho a comprar um peitoral próprio para o efeito
Eu já encomendei um peitoral, mas só agora reparei q é mais indicado para passeio do q para arrastar pesos. Conhece alguém q venda em Portugal ou fora do país???’ Já estou farto de procurar e não consigo encontrar.
Responder

Voltar para “Cães”