Duvidas sobre cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 03, 2010 1:22 pm

óptimo.

Permita-me que o dirija para este inamovível do fórum:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53360

Onde existem alguns tópicos importantes a ler quando se pondera comprar um cão de raça pura, nomeadamente sobre a escolha do criador, sobre a importância do LOP, sobre como não deve adquirir um cão a uma loja ou intermediário, sempre a um criador, vendo a mãe, os irmãos, as condições em que estão os animais e o que deve exigir ao criador.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

predas
Membro Júnior
Registado: terça ago 03, 2010 1:41 am

terça ago 03, 2010 1:30 pm

Realmente, literatura interessante. J

á agora, aproveito para vos colocar algumas questoes relacionadas com o dono do Beagle com os meus pais deverão ficar. Nao me pareceu que seja um criador que faz negocio disso, tem 2 beagles e teve, penso que 2 ninhadas. O cao que me mostrou, nao tem LOP. Um dos progenitores, se bem ouvi, tem, mas nao aprofundei esse assunto.
O cao tem actualmente 6 semanas, e ela diz que prefere so mo entregar dentro de 2 semanas. Será entregue vacinado e desparasitado.

Que outros pontos deverei ter em conta?
estrelinhaaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 10:20 am

terça ago 03, 2010 1:32 pm

Here we go again... :roll:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 03, 2010 1:41 pm

Predas...

Na minha opinião não se compra um cão sem LOP, porque o LOP é a única garantia que tem de que o cão em questão é efectivamente um beagle.
Importa esclarecer também uma coisa: o canicultor ético não "faz negócio disso", encara a canicultura como um hobby no qual o objectivo é criar cães correctos dentro do padrão da raça. Evidentemente que vende o produto da sua criação e do seu trabalho pelo preço que entende justo. Sugiro que leia por favor o tópico sobre o LOP para entender até que ponto é que o registo genealógico é uma espécie de pedra basilar da criação de animais de raça.

Um cão de raça traz consigo uma bagagem genética que os cães rafeiros não costumam carregar. Por isso existem algumas doenças genéticas que afectam mais os de raça que os rafeiros. é por isso também que o canicultor ético testa os cães com que faz criação... ora o curioso que cria com os cães que tem em casa, que geralmente nem sabe se são bons ou maus exemplares e que nem sequer se preocupa com o mais básico que é o registo do cão no livro de origens... pois também não está a fazer selecção nenhuma nem rastreia os reprodutores.

De resto, é correcto só entregar o cachorros às 8 semanas, é correcto também que venha desparasitado e com as primeiras vacinas.
No entanto... se é um verdadeiro beagle que quer e se vai pagar por ele, eu procuraria um criador entendido no que faz e não um curioso que faz umas ninhadas com os cães que tem.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

kisar
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2010 10:13 pm

terça ago 03, 2010 2:15 pm

Boa tarde,
Aviso desde já que não li o tópico todo, por isso peço desculpa se repetir informação.
Eu estive no mesmo dilema, mas em relação a goldens e labradores (por acaso na altura não vim pedir ajuda a fórum nenhum). O que fiz foi ler imenso sobre ambas as raças... Tentei reunir o máximo de informação sobre essencialmente essas duas raças, embora tb tenha visto sobre outras, como rott, pastor alemão e bouvier bernois. (PA, bernois e golden são as minhas preferidas :D )

Queria um cão e queria que fosse de raça, pois já adoptamos rafeiros e desta vez queriamos que fosse diferente...

Os retrievers têm o tal famoso problema da destruição...
O que me punha de pé atrás na escolha...
O PA era o tipo de cão que eu achava "crime" ter em apartamento... Não só pelo tamanho como pela sua personalidade forte.
O bernois era mt grande e com ainda mais pelo do que o golden...
O beagle li que o ladrar podia ser um problema - como eu tb nao era grande fã, pus logo de parte :)
O rott não é das minhas raças preferidas e pronto, tem o tal inconveniente de ser "potencialmente perigoso"

Todos eles tinham os seus "contras"... Após eliminar o beagle, o PA e o rott ( devo dizer que só exclui o rott após conversas com criadores!)

Depois de ver os contras, vi as "vantagens" que achava que cada raça tinha e que me agradava, das raças que sobraram da minha escolha inicial, ou seja: Bernois e Retrievers (golden e labrador)..
O Bernois é um cão que exige mais cuidados do que os retrievers (a meu ver!) e por esse motivo, tb o exclui.

Após pesquisar muito, e após analisar a minha consciencia ("Ok, Kisar, qual destes gostas mais? Tu conheces ambas as raças minimamente."), escolhi o golden.

Fiz contactos com criadores e um deles deixou-me bastante à vontade. Visitei a casa, vi os exemplares e gostei de imediato. Era dali que viria a minha Kiara.

Após quase1 ano de espera, a Kiara chegou.

Contras: Gosta de comer pelo e paredes, larga muito pelo (ainda à bocado estive a escova-la com o Furminator), e gosta de abocanhar tudo... Chega a ir ao meu quarto e tirar a minha roupa e trazer para a cama dela... Já destruiu panos, camisolas, paredes, mata-moscas...etc. Conclusao: Adora fazer mudanças... Ás vezes ando eu feita parva à procura das coisas que estão escondidas entre sofás, na cama dela, e outros sitios.

Vantagens: É linda de morrer, adora brincadeira, é fã de praia, é super meiga, obediente (dependendo dos dias... mas na generalidade, sim, é obediente! :) ).

Não estou arrependida e não me importo nada de ter cuidados com ela. Da-me gosto escova-la...

Mas acredito que hajam pessoas sem paciencia para isto, mas queria deixar bem claro que não devia procurar em foruns a raça ideal, porque aqui todos falamos do que temos e conhece-mos.. Por isso somos suspeitos!!!

Leia imenso. - é o melhor conselho que lhe posso dar; Garantidamente, se fizer bem o trabalhinho de casa, não se irá arrepender! :D
kisar
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 2:21 pm

predas Escreveu:Realmente, literatura interessante. J

á agora, aproveito para vos colocar algumas questoes relacionadas com o dono do Beagle com os meus pais deverão ficar. Nao me pareceu que seja um criador que faz negocio disso, tem 2 beagles e teve, penso que 2 ninhadas. O cao que me mostrou, nao tem LOP. Um dos progenitores, se bem ouvi, tem, mas nao aprofundei esse assunto.
O cao tem actualmente 6 semanas, e ela diz que prefere so mo entregar dentro de 2 semanas. Será entregue vacinado e desparasitado.

Que outros pontos deverei ter em conta?
Vá aqui: www.cpc.pt
Peça a lista de criadores.
Fale com esses criadores e veja qual é mais conhecedor da raça. É importante que os progenitores tenham LOP, e alguns testes de despistes feitos (nao sei quais são precisos aos beagles).

Não pense que por 100,200 ou 300euros compra um cão de qualidade cuja criaçao foi ponderada... Há muita chulice na maioria das vezes...
predas
Membro Júnior

terça ago 03, 2010 2:29 pm

Eu ontem pedi, precisamente à CPC uma listagem de criadores de Beagles

Liguei para um há pouco, que me pediu 250e por um cao com LOP, exactamente o mesmo que a outra pessoa me pediu por um sem LOP
kisar
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 2:35 pm

predas Escreveu:Eu ontem pedi, precisamente à CPC uma listagem de criadores de Beagles

Liguei para um há pouco, que me pediu 250e por um cao com LOP, exactamente o mesmo que a outra pessoa me pediu por um sem LOP
Por esse valor é impossivel estar a comprar um cão de qualidade..
ora bem...
Desparazitação= 20€
Se forem duas=40€
LOP= +-20
Vacina=25€
Se forem 2 vacinas=50€
Alimentação dos progenitores= 40-60€/saca mês
Alimento de desmame= Não faço ideia de quanto custe...
Ecografia à progenitora= tb não faço ideia do preço
Monta= +-500€ a dividir por todos os caes da ninhada

Penso que o valor "normal" que um criador peça por um beagle ronde os 500/600€
kisar
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 2:36 pm

predas Escreveu:Eu ontem pedi, precisamente à CPC uma listagem de criadores de Beagles

Pois... Mas não ligue para um. Ligue para todos. Veja os sites dos criadores. Lá têm exemplares e o reconhecimento, certamente.
predas
Membro Júnior

terça ago 03, 2010 2:42 pm

Nao ha la muitos criadores com raças de beagles recentes e registadas...este para que liguei, é o que tem a ninhada mais recente (cerca de 3 meses e meio)

Agora esta a começar a entrar o campo "emocional", aquele que eu e os meus pais vimos, tinha realmente um ar simpatico.

Já agora, que aspectos devem ser tidos em conta quando se vê um cao? A unica coisa que podemos dizer é que "tem bom aspecto", mas isso, certamente, todos terão...
kisar
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 2:44 pm

predas Escreveu:Nao ha la muitos criadores com raças de beagles recentes e registadas...este para que liguei, é o que tem a ninhada mais recente (cerca de 3 meses e meio)

Agora esta a começar a entrar o campo "emocional", aquele que eu e os meus pais vimos, tinha realmente um ar simpatico.

Já agora, que aspectos devem ser tidos em conta quando se vê um cao? A unica coisa que podemos dizer é que "tem bom aspecto", mas isso, certamente, todos terão...
Sabe, se calhar é o que tem ninhadas registadas mais recentes, precisamente por fazer criaçao a torto e a direito... Não acha que fazer 2 ninhadas num espaço tão curto é estranho? :roll:

Primeiro pense em filtrar criadores de criadeiros. Depois pense no aspecto do cão...
predas
Membro Júnior

terça ago 03, 2010 2:54 pm

Penso que me expliquei mal

Eu já vi um Beagle, de uma pessoa que nao é "criadora profissional", digamos assim, esse eu posso dizer que tem "bom aspecto", nao fui a casa da pessoa, mas fez questao de me enviar fotografias dos pais, ambos com bom aspecto.

Em relaçao ao criador, eu apenas o contactei telefónicamente, nao vi os cães. De facto ele teve ninhada em Março e outra em Maio...mas, pode ter vários caes, nao?

Peço desculpa por estar a ser insistente nas questões, mas para um total desconhecedor, começam a ser muitas duvidas a surgir ao mesmo tempo
kisar
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 3:01 pm

predas Escreveu:Penso que me expliquei mal

Eu já vi um Beagle, de uma pessoa que nao é "criadora profissional", digamos assim, esse eu posso dizer que tem "bom aspecto", nao fui a casa da pessoa, mas fez questao de me enviar fotografias dos pais, ambos com bom aspecto.

Em relaçao ao criador, eu apenas o contactei telefónicamente, nao vi os cães. De facto ele teve ninhada em Março e outra em Maio...mas, pode ter vários caes, nao?

Peço desculpa por estar a ser insistente nas questões, mas para um total desconhecedor, começam a ser muitas duvidas a surgir ao mesmo tempo
1)Se não é criadora profissional" é criadeira.
2) Se é criadeira, não planeia ninhadas.
3) Se não planeia ninhadas, a criação é feita com muitos erros.
4) E se a criaçao tem muitos erros, os cachorros podem ter facilidade em ter alguns problemas de saude. O que nao gastar a mais com o cachorro DE QUALIDADE agora, gastará um dia mais tarde em despezas de Vet com o cao de 250euros.

Se esse tal sr tem vários cães e vende cachorros a 250euros, é mais um criadeiro. A unica diferença é que esse sr regista os cães (ou seja têm LOP) e por esse facto, o nome e contacto dele aparece na lista do CPC.
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

terça ago 03, 2010 3:16 pm

Olá
Não vou meter muito o bedelho porque os meus cães são rafeiros e não entendo nada de raças.
Leia bem o que os foristas acima lhe recomendaram e tenha muito cuidado com o sítio onde vai comprar o animal.

Como já foi dito, cães de raça acarretam uma série de doenças genéticas e se as mesmas não forem despistadas nos pais, quem garante que irá ficar com um animal saudável?
Cuidado com os supostos "criadores" que não querem sequer saber se cruzam animais saudáveis...

Desculpe a pergunta, mas insiste mesmo num animal de raça?
predas
Membro Júnior

terça ago 03, 2010 3:27 pm

Boa tarde,

Nao, não é obrigatório que seja de raça, as raças que referi foram apenas isso mesmo, referências. A decisao do Beagle prende-se com o facto de ser o cao consensual...
Responder

Voltar para “Cães”