novo no forum e a precisar de ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
gspsasha
Registado: domingo ago 01, 2010 11:24 pm
1 papagaio cinzento de cauda vermelha

domingo ago 01, 2010 11:33 pm

olá amigos :)

recentemente adquiri uma cadela pastor alemao que fará em breve 3 meses que se apresenta muito saudavel, havendo no entanto um pequeno problema, a cadela apresenta um comportamento bastante timido, demais até para o padrao normal desta raça nesta idade.
o que leva a que tenha dificuldades a interagir no dia-a-dia e a introduzi-la no meio exterior (leva-la a rua).

como posso resolver isto?
sanaMalina
Membro Veterano
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm

segunda ago 02, 2010 10:33 am

Quem me dera que o meu se acalmasse quando vamos passear! Já tentou com biscoitos? Fazer-lhe muitas festas? Normalmente a comida resolve tudo :lol:
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p><a href="http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &acute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 02, 2010 12:33 pm

Olá e bem vindo.

A cadela terá sido pouco sociabilizada com pessoas, outros cães e situações, mas tendo 3 meses vai muito a tempo de reverter a situação e deve fazê-lo até porque a excessiva timidez pode por vezes resultar em agressividade por medo. Exponha-a mais a diversas situações, a interagir com outros cães (devidamente vacinados, suponho que com 3 meses a sua cadela ainda não terá a imunização completa), a estar em locais com muitas pessoas, recompense-a com festas, palavras de encorajamento e um petisco para que comece a associar positivamente as saídas e o convívio. Em alternativa pode sempre inscrever-se numa escola de treino canino e fazer aulas de sociabilização, garanto que é óptimo para eles e sobretudo para nós donos que aprendemos imenso.
Por vezes os cachorros são retirados muito cedo das mães, nunca devem sair antes das 8 semanas, idealmente pelas 12, muitas vezes os problemas de comportamento como a excessiva timidez vêm dessa separação precoce. Se já apreciou uma ninhada de cachorros com a sua mãe observou que a cadela disciplina os cachorros e que entre eles fazem brincadeiras que lhes ensina limites como por exemplo a inibição da dentada.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mnativa
Membro
Registado: segunda mar 09, 2009 2:48 pm

segunda ago 02, 2010 4:00 pm

Ola gspsasha

O meu pastor alemão só aos 4 meses pôde ir à rua, depois das primeiras vacinas completas...
De início também tinha receio e era "uma tourada" por-lhe a trela e sair ao portão; inicialmente só saia mesmo ao portão e ficava ali com ele 2 ou 3 minutos. Depois aos poucos fui aumentando o tempo na rua e alargando uns passos... presentemente, ele entra em loucura assim que me vê pegar na trela pois já adora passear.

fale com o vet e tenha muita paciência pois ainda é muito bebé.
Felicidades para si e para a PA
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

segunda ago 02, 2010 4:10 pm

A timidez excessiva pode realmente dever-se a falta de sociabilização, mas também pode ser de origem genética,ou transmitida pelo comportamento da mãe durante a fase de imprinting, que acaba por volta das doze semanas de vida.

Conhecer bem o carácter da mãe da cachorra ajuda-o a determinar se a raiz do problema é genética. Neste caso resolver o problema é mais difícil, embora possa sempre (com muita paciência e dedicação) atenuá-lo.

A exposição do cachorro a novos estímulos deve obedecer a alguns requisitos que são importantes:

- ser tanto mais gradual quanto nais tímido ele fôr;
- nunca forçar o cachorro a enfrentar estímulos de que mostre medo - é preferível interromper o passeio ou mudar de direcção, e tentar mais tarde de novo;
- nunca acarinhar o cachorro se ele mostrar medo - reagir com indiferença, desviando-se do estímulo negativo;
- recompensar o cachorro sempre que ele ultrapassar um obstáculo de que antes tenha mostrado medo

Trata-se de o tornar tão confiante quanto possível, intervindo o meons possível.

Boa sorte
dinodane
Membro Veterano

segunda ago 02, 2010 5:16 pm

zeca2 Escreveu:A timidez excessiva pode realmente dever-se a falta de sociabilização, mas também pode ser de origem genética,ou transmitida pelo comportamento da mãe durante a fase de imprinting, que acaba por volta das doze semanas de vida.

Conhecer bem o carácter da mãe da cachorra ajuda-o a determinar se a raiz do problema é genética. Neste caso resolver o problema é mais difícil, embora possa sempre (com muita paciência e dedicação) atenuá-lo.
Também o pensei, ficou por dizer. Bom post Zeca2.

gspsasha

segunda ago 02, 2010 9:46 pm

mnativa Escreveu:Ola gspsasha

O meu pastor alemão só aos 4 meses pôde ir à rua, depois das primeiras vacinas completas...
De início também tinha receio e era "uma tourada" por-lhe a trela e sair ao portão; inicialmente só saia mesmo ao portão e ficava ali com ele 2 ou 3 minutos. Depois aos poucos fui aumentando o tempo na rua e alargando uns passos... presentemente, ele entra em loucura assim que me vê pegar na trela pois já adora passear.

fale com o vet e tenha muita paciência pois ainda é muito bebé.
Felicidades para si e para a PA

Desculpe a curiosidade, mas até começar a sair como se comportava no seu territorio?
pergunto isto porque a minha cadela mesmo no seu espaço e muito acanhada. preocupa-me um bocado vela sempre a dormir e a reagir pouco às brincadeiras...
às vezes fico na duvida se sera normal ou não pois é a primeira vez que tenho um cão em casa
dinodane
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 11:18 am

Há quanto tempo tem o animal?

O que diz o criador sobre o assunto?

gspsasha

terça ago 03, 2010 12:57 pm

tenho-a ha 3 dias e de momento inda n tive oportunidade de falar com o criador.
dinodane
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 1:05 pm

Então, parto do princípio de que já levou a cadelinha ao vet para check-up e continuação do plano de vacinação, portanto descarta-se a hipótese do animal estar doente, certo?

gspsasha

terça ago 03, 2010 1:20 pm

sim, ela encontra-se saudavel e com as vacinas todas em dia,

o que me deixa ainda mais preocupado...
dinodane
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 1:27 pm

As vacinas estarão em dia mas ainda tem inoculações para levar antes de estar completamente imunizada, ok? é bom ter noção disto. Muitos cães adoecem logo após serem retirados das mães porque enquanto estão a ser amamentados estão a receber os anticorpos dela. Depois, é a vacinação e seus reforços que conferem a imunidade ao animal.

Se não há vómitos, diarreia, febre, se come normalmente e, sobretudo, se já foi vista pelo vet, não estará doente, mas pode estar a incubar alguma. Vigie. Um cachorro apático e muito parado não é nada normal.

Se está em sua casa há apenas 3 dias também pode estar a ambientar-se, diga-nos como a escolheu quando viu a ninhada e qual o temperamento da mãe.

gspsasha

terça ago 03, 2010 2:11 pm

Sim, tem. A desparasitação interna e externa foi feita ontem e só não deram a vacina por precaução. A vet. disse-me que como ela ta em casa hà pouco tempo era preferivel vigia-la até 6ªf só para o caso de haver alguma anomalia para depois proceder-se ao reforço.

Eu comprei a Sasha numa feira de animais em braga, e dada a minha inexperiencia não tive grandes critérios. A cadela pareceu-me engraçada e comprei-a. Era a única pastor, e estava junta com cachorrinhos de outras raças (boxer e labrador).

Não tenho referencias quanto ao criador, mas pareceu-me competente e as referencias que me deram quanto à saúde da mãe são boas.
dinodane
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 2:25 pm

Lamento dizer-lhe isto assim de chofre mas comprou um cachorro a um sucateiro, não a um criador. Um criador não vende cães em feiras e não vende cães de raça sem pedigree. O seu cão quando crescer pode não ter nada a ver com um pastor alemão e você nada sabe sobre os antecedentes familiares dele, não sabe em que condições foi criado, se os pais eram verdadeiros pastores alemães, se são saudáveis, se têm displasia da anca, se têm um bom temperamento, enfim.

Dito isto, o que importa agora é a saúde e o futuro do animal. Tendo em conta a origem do bicho é muito natural que tenha sido criado numa capoeira sem contacto com pessoas... mas pode muito bem estar a incubar uma doença portanto tenha muito cuidado e qualquer coisa corra para o vet, uma parvovirose ou esgana nessa idade e nessas condições é muito frequente e infelizmente muitas vezes fatal.

gspsasha

quarta ago 04, 2010 10:31 am

Obrigado pela ajuda.

Para a próxima procuro melhores referencias antes de comprar um cachorrinho.
Até la vou procurar a melhor forma de cuidar da sasha :)
Responder

Voltar para “Cães”