Esterilização: Concorda ou Discorda
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quinta jul 01, 2010 1:53 am
Os users são a favor ou contra a esterilização dos cães?? Porquê?
Eu concordo não apenas mas em especial nas fêmeas quer estas tenham ou não LOP. Também não acredito que fiquem gordas pois apenas depende da actividade fisica diária e da quantidade e qualidade da alimentação.
Nas fêmeas previne gravidez psicológica, tumores mamários, tumores uterinos, piometra etc.
Reduz o risco de cruzamentos indesejados e que cria uma superpopulação de cães o que conduz ao abandono.
Eu concordo não apenas mas em especial nas fêmeas quer estas tenham ou não LOP. Também não acredito que fiquem gordas pois apenas depende da actividade fisica diária e da quantidade e qualidade da alimentação.
Nas fêmeas previne gravidez psicológica, tumores mamários, tumores uterinos, piometra etc.
Reduz o risco de cruzamentos indesejados e que cria uma superpopulação de cães o que conduz ao abandono.
É melhor que fale por nós a nossa vida que as nossas palavras
Concordo plenamente em todos os cães srd e nos que tenham lop em que os futuros donos não tenham como principio a canicultura, ou seja o trabalho para fomentar a raça com qualidade e não em quantidade e o apuramento de todas as caracteristicas existentes no inicio nas mais variadas raças que se vão desvanecendo ao longo dos anos. Mas isto é só a minha opinião. Evitava se assim em muito criadeiros, e cães errantes na rua e nos canis assim como cadelas prenhas abandonadas de raça ou não etc. etc.
Olá,
Percebo o seu interesse nesta matéria, que é deveras importante, mas este já é um tema recorrente aqui na Arca, embora já há uns tempos que esteja ‘adormecido’. Estou certo que com uma pesquisa rápida encontrará vários tópicos com diversas opiniões e posições sobre o tema.
A minha opinião, repetindo-me, é a favor da esterelização e da castração, quer seja ela por motivos de saúde, para prevenção de gravidez, eliminação de comportamentos ou mesmo por mera comodidade dos donos. Tenho em casa neste momento duas cadelas esterelizadas, um cão castrado e outro que só não está castrado preguiça nossa. Mas está na calha para um dia destes, a ver se se acabam as “mijinhas” de marcação que ele às vezes deixa escapar dentro de casa.
Percebo o seu interesse nesta matéria, que é deveras importante, mas este já é um tema recorrente aqui na Arca, embora já há uns tempos que esteja ‘adormecido’. Estou certo que com uma pesquisa rápida encontrará vários tópicos com diversas opiniões e posições sobre o tema.
A minha opinião, repetindo-me, é a favor da esterelização e da castração, quer seja ela por motivos de saúde, para prevenção de gravidez, eliminação de comportamentos ou mesmo por mera comodidade dos donos. Tenho em casa neste momento duas cadelas esterelizadas, um cão castrado e outro que só não está castrado preguiça nossa. Mas está na calha para um dia destes, a ver se se acabam as “mijinhas” de marcação que ele às vezes deixa escapar dentro de casa.
Uma vez que já não é permitido cortar caudas e orelhas, também sou completamente contra esterilizações sem fins terapêuticos.
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Pois, mas eu sou a favor de todos eles, seja por que motivos for, desde que efectuados por veterinário competente.Fjjord Escreveu:Uma vez que já não é permitido cortar caudas e orelhas, também sou completamente contra esterilizações sem fins terapêuticos.
Eu também, por isso ou há moralidade ou comem todos 

"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Mas ha mais algum motivo para além desses dois?zeca2 Escreveu:Exceptuando motivos de saúde ou de controlo do nº de cães vadios, sou contra.
Exceptuando razões de ordem funcional, também sou contra cortes de rabos e orelhas.
Percebo perfeitamente o argumento da Fjord. Ao esterilizarmos um animal por ser mais conveniente para os donos pode-se equiparar o procedimento com os cortes de orelhas. Ambos são feitos no melhor interesse do dono, não necessariamente do animal. O cio nas cadelas é muito chato, há que resguardá-las, a marcação dos machos é inconveniente, etc, etc.
No entanto e considerando a quantidade de animais errantes e negligenciados e os abandonados por causas tão prosaicas como fazer xixi onde não deve, e a quantidade de ninhadas "acidentais" faz todo o sentido que, a exemplo de muitos países, o spay & neuter seja política corrente.
Não queria deixar de dizer que no caso das fêmeas, os benefícios excedem largamente os malefícios que, convém dizer, também existem. A esterilização aumenta a esperança de vida do animal e poupa-a a uma série de maleitas que afectam os orgãos reprodutores, desde piómetras a tumores a gravidezes psicológicas e isso não pode ser escamoteado porque é um facto.
Mas como o Paulo disse esse é um assunto já debatido ad nauseam. Se gervasiar vai encontrar imensos tópicos e votações sobre o assunto.
No entanto e considerando a quantidade de animais errantes e negligenciados e os abandonados por causas tão prosaicas como fazer xixi onde não deve, e a quantidade de ninhadas "acidentais" faz todo o sentido que, a exemplo de muitos países, o spay & neuter seja política corrente.
Não queria deixar de dizer que no caso das fêmeas, os benefícios excedem largamente os malefícios que, convém dizer, também existem. A esterilização aumenta a esperança de vida do animal e poupa-a a uma série de maleitas que afectam os orgãos reprodutores, desde piómetras a tumores a gravidezes psicológicas e isso não pode ser escamoteado porque é um facto.
Mas como o Paulo disse esse é um assunto já debatido ad nauseam. Se gervasiar vai encontrar imensos tópicos e votações sobre o assunto.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Eu sou a favor de tudo !
Cortes de caudas e orelhas, não me chocam.
Esterelizações , por demais evidentes as vantagens , seja em macho ou fêmea.
Isso da historieta do instinto maternal , já foi chão que deu uvas. E vou mais longe. Deviam ser TODOS os donos obrigados por lei a esterelizar os seus bobis.
Só os Criadores é que deviam ser dispensados dessa obrigatoriedade.
Mas isso ....

Cortes de caudas e orelhas, não me chocam.
Esterelizações , por demais evidentes as vantagens , seja em macho ou fêmea.
Isso da historieta do instinto maternal , já foi chão que deu uvas. E vou mais longe. Deviam ser TODOS os donos obrigados por lei a esterelizar os seus bobis.
Só os Criadores é que deviam ser dispensados dessa obrigatoriedade.
Mas isso ....

Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
o tico e o teco devem ter derretido com o calor. sorryPauloC1 Escreveu:buzio Escreveu:porque não nos machos?
(n votei)Eu concordo não apenas mas em especial nas fêmeas quer estas tenham ou não LOP.