Toca a aprender checo!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

terça nov 11, 2003 12:48 am

casadiscaes Escreveu: sou contra o uso gratuito do açaime, que tem sempre uma conotação negativa... de um cão à trela e açaimado parte-se logo para a presunção de perigosidade... por outro lado há cães extremamente dificeis de açaimar: Buldogue, Staffordshire bull terrier, Pinscher, Caniche toy, whyppet... uma das coisas que a "BSL à portuguesa" não tem em conta é que o açaimo, tal como é descrito na lei, que não deixe comer e morder, é extremamente cruel para braquicéfalos, sobretudo num país quente como Portugal e todas as raças abrangidas pela BSL o são com a excepção do Fila Brasileiro que pode ser considerado um mezzomorfo (entre o bracóide e o braquicéfalo).
Bem já ando para referir isto há algum tempo e acabo sempre por me esquecer!
Tive a oportunidade de passar algum tempo na maravilhosa cidade de praga (Rep. Checa) e sendo este país considerado menos desenvolvido que portugal surpreendeu-me pela positiva a maneira como as pessoas vêem e tratam os seus cães!!

1- os cães andam TODOS açaimados! Eles usam uns açaimes que eu nunca vi à venda cá em portugal, mas que me pareceram muito bons e que permitem que o cão abra a boca por completo! claro que os cães andam com ar de Hannibal Lector, pois os açaimes são enormes e tem são feitos de metal !

2- Todos os cães ou gatos podem andar de transportes publicos (os gatos nas transportadoras) e os cães á trela e açaimados! ahh e pagam bilhete... assim como as bicicletas!

3- A raça que mais prolifera são os ditos cães perigosos Rotweillers e pits. O espantoso é que lá ninguem tem medo desses cães ... e não é frequente ver cães com alguma agressividade! andei a tentar perceber esta tão exarcebada educação dos cães checos durante muito tempo! um dia vou a passar por um pit com pouco mais que 3 meses e perdi alguns minutos a brincar com o cachorro! Ora para um cachorro brincar é com o dentes.. nós portugueses até aceitamos de bom grado uma brincadeira amigável com os dentes de um cahorrinho de 3 meses! Aquele cahorro pegou-me na mão com os seu dentitos e a dona pegou nele, deu-lhe uma sacudidela e ralhou com ele! Ele continuou a brincar e a partir daí usava apenas as patitas!

4- Nenhum cão tem as orelhas ou caudas cortadas! ao principio aquilo até me fazia confusão! Olhava para um pit com aquelas orelhitas a abanicar por todos os lados e ficava na duvida se seria mesmo um pit! Ao fim de algum tempo habituei-me a ver os canitos conforme vieram ao mundo e qundo regressei a portugal custou.-me igualmente a me voltar a habituar a vê-los mutilados (Desculpem, mas é isto que penso)!

5- como pessoas civilizadas que são os checos apanham TODOS e SEMPRE os cócózitos deixados pelos seus cães!!

6- Em vários locais existem sitios onde se podem "estacionar" os cães e/ou dar-lhes agua para beber em locais bem identificados!!

Agora pergunto: onde está a Republica Checa atrás de Portugal??
Será que este país ainda nos vai dar umas liçoes de boas maneiras pela forma como são tratados os nossos bichos??
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

terça nov 11, 2003 12:54 am

OLÁ!

Isso de "atrás" tem muito que se lhe diga!

Em termos culturais está de certeza bem à frente! :roll:

Nós temos muuuito a aprender! :roll:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça nov 11, 2003 12:57 am

Agora pergunto: onde está a Republica Checa atrás de Portugal??
Será que este país ainda nos vai dar umas liçoes de boas maneiras pela forma como são tratados os nossos bichos??
e o facto de terem filhos, não as impede de terem animais. uma vez, vi uma maezinha, com uma criança numa mão, o cão noutra e o gato ao peito. vinha numa "alcofinha" móvel :D :D
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça nov 11, 2003 10:47 am

Curiosamente, tenho um amigo (português) que vive em Praga e tem dois AmStaffs, ambos de orelhas cortadas e que não estão habituados ao açaime, nem ele tem problemas com os cães nem os vizinhos com ele... Tanto quanto sei não há uma utilização genérica de açaime na República Checa.

Utilização compulsória de açaimes em algumas raças:

França
Espanha
e desde agora... Portugal :x :x
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça nov 11, 2003 10:51 am

Um dos melhores criadores de AmStaffs da Europa é checo, o Canil Z Hanky, e os cães têm as orelhas cortadas, quer os deles quer os que exportam...

Bem como conheço dois cães (um Doberman e um Boxer) ambos importados da Rep. Checa, com as orelhas cortadas e a cauda amputada...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

terça nov 11, 2003 11:14 am

Bom dia Megaran,
Isto são umas ideias que me vieram à cabeça:

1- Os açaimes permitem que um dobermann p.ex. abra a boca por completo?? Se possível alguém que conheça e tenha fotos que meta aqui p/ se ver o tipo de açaime. Eu não gosto nada de ver cães a partir de 1 certo tamanho e de certas raças a virem desenfreados a ladrar e correr para se mandarem a mim...mas paga o justo pelo pecador e depois andam todos açaimados como se fossem assassinos. É um passo para qualquer dia determinadas raças não poderem sair à rua sequer(como já se faz noutras paragens) ou simplesmente uma maneira racional de ter os animais em causa?

2- Pois isso é tudo muito bonito mas...nós cá nem para as pessoas temos espaço e condições (e quem anda na Carris e afins sabe o que quero dizer) quanto mais para animais; sou contra, nas condições actuais, pelo que disse antes. As coisas bem feitas...e era um dos primeiros a concordar e neste caso sim, com açaime. É que andar na rua com um animal é completamente diferente de andar num autocarro em hora de ponta; é mais apertado, mais pessoas e outros animais, mais situações imprevisíveis e eles são apenas cães, seres irracionais; podem-lhes pisar "os calos" :lol:

3- Pois...está tudo ligado à educação; do cão mas principalmente...do dono.

4- Esta aqui dá a entender que toda aquela evolução de mentalidade no tratamento do cão implica a ausência de "mutilações" como lhe chama??

5- É o mínimo, depois de tanta seriedade e competência na maneira como tratam os seus bichinhos, se deixassem lá esse tipo de lixo...era porque não jogavam com o baralho todo ;)

6- Parece-me bem; mas cá era mais uma facilidade para roubarem cães.

Isso tem um aspecto quase perfeito, nada mau.

Agora isso será em toda a República Checa, ou só em Praga, que é uma das portas de entrada para os turistas? É que muitas cidades turísticas têm regulamentos municipais mais restritos que outras cidades, só porque são ponto de chegada dos mesmos. E a nível de trabalho, como funciona? "Eu" posso p.ex. practicar modalidades caninas que envolvam mordida sem ser olhado como um maluco que desenvolve e potencia a agressividade do cão? É que talvez aí todas as pessoas tenham os animais para "enfeitar"; ou seja, acho muito bem que o cãozinho não brinque com os dentes, que não rosne e se imponha na rua as pessoas, animais etc; mas por exemplo, no caso dos rotts e pits que viu, eu, e atenção é a minha opinião só, não acho normal que, por muito bem sociabilizado que esteja, machos de raças do tipo que mencionou e outras claro, não tenham sequer um mínimo de atrito entre eles. Eu tenho consciência que não me estou a expressar bem mas hoje isto está mau :D O que quero dizer é que espero que sim, que algo que (aparentemente) é muito melhor que a situação cá, aconteça aqui também; mas espero também que depois quando isso acontecer um dia, não tornem os cães em objectos ornamentais; afinal cada um tem a sua função e...não espero o mesmo comportamento e reacções, perante determinadas situações específicas, entre um labrador e um dobermann p. ex.

Cumprimentos,

PS. Sempre tive vontade de visitar Praga; agora além da história, monumentos e afins, tenho mais uma razão 8)
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

terça nov 11, 2003 11:40 am

uma vez, vi uma maezinha, com uma criança numa mão, o cão noutra e o gato ao peito.
:lol: Boa! É uma mãe assim que hei-de ser! (Ainda faltam uns anitos...) ;)

Agora a sério, o que eu acho mais deprimente cá por terras lusitanas, é o facto de bem 70% das crianças que eu encontro na rua terem medo de cães. Se eu vou a passear com a Rebeca, que até é um cão pequenito e que vê-se prefeitamente que é o mais dócil possivel (até porque se deita imediatamente de barriga para cima quando as crianças mostram medo) e uma criança começa a gemer com medo do cão, fico mesmo triste... e o pior é que logo atrás vem uma mãe a dizer: "Cuidado, olha que esse cão ainda te arranca um braço..." A minha Rebeca?!?! Arrancar braços???
É lamentável! :(
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça nov 11, 2003 1:33 pm

Por cima do meu cadáver é que um cão meu vai andar de açaime !

Isto porque A) o cão fica indefeso e B) porque quanto mais coisas puserem nos cães mais estimulam a imagem da sua perigosidade.

Não me admira nada isso da República Checa,- afinal é ao lado da Alemanha, a maioria dos turistas são alemães e, aqui para nós, são uns paranóicos.

Toda a vida vivi em zonas com muitos cães.
Numa época em que nem trelas tinham.
Eu própria fui mordida várias vezes quando era miúda.
E então ?

Estas "mariquices" com as pessoas - afinal os cães já não atacam...são as tais criancinhas, tão protegidas, que pegam nas armas e vão para o liceu matar.

Desculpem a irritação - mas é demais.
Tanto medo !
De quê ?
Mas de que é que se tem tanto medo ?

Este mundo perfeito, feito de regras e prisões será bom para os alemães -para mim não.
Deêm-me a imperfeição - desde que humana.

Mais uma vez desculpem a atitude acerba.
Tenho dias.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça nov 11, 2003 6:28 pm

Eu também estive em Praga este Verão que passou. No entanto não vi esse uso generalizado de açaimes: só vi um cão nessa situação (por acaso um golden retriever). No entanto, ao contrário da nossa turística cidade de Lisboa, na turística cidade de Praga, não havia uma miserável caganita naquele chão imaculado, os animais andavam todos de trela (excepto um cãozinho pequenino, que levava uma coleira com um guizo) e sempre ao lado dos donos, pelo que concluí que estariam treinados (um cão não treinado tem tendência para passear o dono, não?)
No entanto não creio ser preciso aprender checo: falavam todos inglês, francês ou linguagem gestual...
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça nov 11, 2003 6:29 pm

repetida... :oops:
Última edição por ladyxzeus em quarta nov 12, 2003 12:54 pm, editado 1 vez no total.
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

terça nov 11, 2003 10:29 pm

ladyxzeus Escreveu: No entanto não creio ser preciso aprender checo: falavam todos inglês, francês ou linguagem gestual...
Bem você teve muita sorte!!´É que a minha mana viveu lá 7 meses e dizia que era muito dificil encontar alguem a falar inglês!

Quanto aos cães provavelmente quem foi a Praga limitou-se a andar apenas dentro da cidade! Eu estive lá algum tempo com a minha manita e bem pude ver como as coisas se passavam!

uma coisa que eu até achei mal mas que estava muito bem feita foi no Zoo! Infelizmente os cães também podiam ir visitar o zoo e tinham inumeras regalias! Mas isso de um cão no Zoo a transmitir ou apanhar doenças e parasitas com os animais é que não acho bem...
Responder

Voltar para “Cães”