Dicas de Criador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta ago 12, 2010 3:58 pm

Fjjord Escreveu:
nicasxi Escreveu: E , nos rot , por exemplo, o CPC , não tem aceite o registo de ninhadas. Logo a existência de LOP , torna-se mais dificil, por consequência... :roll:
Nicas, o CPC não tem aceite o registo de ninhadas de PPs que não venham de canis com licença. Não é exclusivo dos Rots ...
É verdade, o " pessoal" dos Rots é que se queixou , mas assim é.
Portanto , e como os pits estão fora da corrida, restam seis raças.
De facto o melhor seria conhecer a raça que se propõe " criar " a fundo.
E ter em atenção estes pequenos " pormaiores " que não estão bem explicitos na lei dos PP, mas que se estão a revelar entraves aao registo de ninhadas e respectiva atribuição de LOP.
Mas se tem espaço, nada como consultar essas mesmas normas para o licenciamento de canil de criação de raça PP . E verificar se vale ou não a pena. Mas pese bem todas as contrapartidas. Porque os PPs não precisam de mais um a " fabricá-los " para os prejudicar ainda mais.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Pegazuz
Registado: quinta ago 12, 2010 3:02 pm

quinta ago 12, 2010 3:59 pm

Boa tarde elsasmc
De facto os pontos tocados por si são de extrema importancia,mas eu tenho consciencia quanto baste das dificuldades e atitudes que um criador ético deve ter.
em relação ao ser dono,eu há muitos anos que tenho cães,embora á apenas 10 anos tenha tido o meu 1º,agora considerado "PP" Dogo Argentino.
Como vê convivo diaramente com esta linda raça,daí o meu fascinio pela mesma,dado que os exemplares desta raça na minha região com criação ética são zero.
Decidi agora começar,embora sem data prevista,nem pressa para isso,pois adquiri um casa com uma quinta,que acho ideal para isso.

agradeço todos vossos conselhos
nlol
Membro
Registado: quinta ago 20, 2009 4:33 pm

quinta ago 12, 2010 4:23 pm

Pegazuz Escreveu:Boa tarde elsasmc
De facto os pontos tocados por si são de extrema importancia,mas eu tenho consciencia quanto baste das dificuldades e atitudes que um criador ético deve ter.
em relação ao ser dono,eu há muitos anos que tenho cães,embora á apenas 10 anos tenha tido o meu 1º,agora considerado "PP" Dogo Argentino.
Como vê convivo diaramente com esta linda raça,daí o meu fascinio pela mesma,dado que os exemplares desta raça na minha região com criação ética são zero.
Decidi agora começar,embora sem data prevista,nem pressa para isso,pois adquiri um casa com uma quinta,que acho ideal para isso.

agradeço todos vossos conselhos
Tem ter a noção para ser criador e não criandeiro é preciso investir muito dinheiro em boas rações, condições e veterinários. Porque antes de colocar os cães a criar é preciso fazer vários exames de despistagem de possíveis doenças.
Penso que no primeiro tempo nem deve dar assim tanto lucro porque a cadela não pode ter crias todos os cios.
Porque não começa por comprar uma cadela bebe com um excelente lop e começa a perceber da raça efectua os exames médicos, começa a treina-la e a entrar em competições.
E mais tarde abre o canil e depois até pode pagar a um criador para acasalar a sua fêmea com macho dele.
Eu quando vou comprar um cão procuro alguém que tenha paixão sobre a raça mas perceba muito sobre todos os pormenores e características daquela raça.
Quando fui buscar o meu cão vinha com ele um papel que explicava todos os cuidados que devia ter com ele, desde de quanto em quanto tempo o teria de desparasitar aos cuidados a ter com os dentes.
Para mim a confiança é mais importante na escolha de um criador
Pegazuz

quinta ago 12, 2010 4:35 pm

De facto estou até surpreendido com a vossa dedicação e prestabilidade em me aconselhar.Vou ter em conta todos estes conselhos.sendo que para já o meu 1º passo será contactar as autoridades competentes,para me por ocorrente das todas as condições e custos necessários para legalização.

obrigado a todos
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quinta ago 12, 2010 4:40 pm

Comece é por ler os DL, nomeadamente o 315/2003 e o 315/2009.
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Pegazuz

quinta ago 12, 2010 4:43 pm

Fjjord Escreveu:Comece é por ler os DL, nomeadamente o 315/2003 e o 315/2009.
Já os estou pesquisando
obrigado
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 12, 2010 6:37 pm

Já vim tarde mas é mesmo por aqui deve começar.

Um canil decente começa com uma boa cadela fundadora, com boa morfologia e provas dadas... e no seu caso ainda tem que primeiro ultrapassar o obstáculo burocrático que os dec-lei mencionados vieram trazer à criação das seis raças "malditas", obstáculo esse que não é pera doce, é de tal forma que o rottweiller passou de ser a segunda raça com maior números de registos no LOP para não haver uma única ninhada registada em 2010.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta ago 12, 2010 7:17 pm

Uma vez que pretende criar uma raça de trabalho, deixo-lhe aqui a minha opinião:

- não sobreponha critérios de "beleza" a critérios de funcionalidade;

- priorize a saúde ao temperamento e este à morfologia; se puder ter estes três índices em níveis elevados será o ideal;

Quanto ao resto, e uma vez que não tem pressa, é recolher o máximo de informação possível sobre a raça, junto de criadores com provas dadas, na literatura que haja sobre o tema, indo a expos e provas de trabalho.

E pode acreditar no que lhe digo - quanta mais informação assimilar, mais se convencerá que ainda tem muito que aprender.

Boa sorte.
Pegazuz

quinta ago 12, 2010 10:19 pm

dinodane Escreveu:
Já vim tarde mas é mesmo por aqui deve começar.

Um canil decente começa com uma boa cadela fundadora, com boa morfologia e provas dadas... e no seu caso ainda tem que primeiro ultrapassar o obstáculo burocrático que os dec-lei mencionados vieram trazer à criação das seis raças "malditas", obstáculo esse que não é pera doce, é de tal forma que o rottweiller passou de ser a segunda raça com maior números de registos no LOP para não haver uma única ninhada registada em 2010.
Obrigado Dino
eu de facto ainda estou me inteirando de toda esta burocracia,mas ao mesmo tempo vou já pesquisando,falando com alguns criadores,dentro do possivel,porque aqui Açores,não há criadores destas raças,pelo menos que eu tenha conhecimento até á data.Quando estiver em "pé"de finalmente passar a fase da compra da progenitora fundadora,terei concerteza estes factores em consideração.
obrigado
Pegazuz

quinta ago 12, 2010 10:23 pm

zeca2 Escreveu:Uma vez que pretende criar uma raça de trabalho, deixo-lhe aqui a minha opinião:

- não sobreponha critérios de "beleza" a critérios de funcionalidade;

- priorize a saúde ao temperamento e este à morfologia; se puder ter estes três índices em níveis elevados será o ideal;

Quanto ao resto, e uma vez que não tem pressa, é recolher o máximo de informação possível sobre a raça, junto de criadores com provas dadas, na literatura que haja sobre o tema, indo a expos e provas de trabalho.

E pode acreditar no que lhe digo - quanta mais informação assimilar, mais se convencerá que ainda tem muito que aprender.

Boa sorte.
Caro Zeca
a informação que até agora recolhi decerto não será ainda a ideal,mas acho que aos poucos vou conseguir.Só tenho que vos agradecer,estão de facto a alertar-me para "pontos"muito importantes.Espero daqui a uns tempos,sem pressas está claro,poder ter meu canil de criador.
obrigado a todos
Responder

Voltar para “Cães”