nicasxi Escreveu:VandaEsteves Escreveu:
O maior medo é de, bater demais, não bater demais, ralhar de forma errada...
Ralhar " fora de contexto" é ralhar de forma errada. Agora, ralhar na altura exacta da asneira e / ou ignorá-la durante uns momentos é remédio santo.
À pouco esqueci-me de lhe dar uma dica que aprendi por aqui que é :
Quando chega a casa, se ela vier saltar , ignore-a ( é dificil, eu sei

). Cumprimente-a só depois dela ficar calma. Isto a médio prazo , vai ter muito boas consequências, acredite.

Nicasxi, eu li aquele livro da Encantadora de Cães de Jan Fennell (não sei se posso fazer publicidade ao livro se não puder eu edito) e temos aplicado algumas coisas que ela nos sugere - se bem que livros de teorias e coisas que tais há imensos - e essa dica aplicamo-la e realmente resulta. O Cão fica a olhar para nós à espera de reacções para saber como se comportar visto e tal como a autora explica quando o Alfa chega à alcateia (como os lobos) mostra superioridade e os restantes membros aguardam "instruções".
Vanda, quanto aos chichis e cocós agora que nos mudámos o Pablo fá-los no quintal mas antes mesmo quando cá vinhamos e havia quintal ele vinha pra dentro e fazia em casa, agora já vai a rua mal se sente apertado.
Outra coisa meter o focinho não adianta pelo menos por experiencia com outros cães que vi até porque houve um determinado momento que se urinavam mais ainda com medo e podem até chegar a comer os proprios dejectos.
Na ultima passagem de ano levámos o Pablo connosco para a casa onde iamos estar para não ficar o cachorrinho sozinho em casa e sei que quando deram as 12 badaladas toda agente bebeu champanhe, o Pablo deu-lhe a vontade nesse preciso momento e eu andava com um copo de plástico atrás de Sua Ex.ª para não sujar as carpetes da casa da minha amiga visto não o poder levar à rua sem as vacinas todas.
Pensei que ia passar o ano a apanhar cagadas mas afinal é só no quintal até ao fim da vida dele

São aqueles momentos que só registados em fotografia para colocar no album das figuras tristes.
Muita paciencia, muitos mimos quando tudo está bem, ler muita informação, tentar a escola de treino se possivel monetariamente e se houver uma na zona de residencia e acima de tudo respeito de ambas as partes mesmo quando é para ralhar. Foi o nosso cocktail - só não tentámos a escola.
Outra coisa quando ela morder e tambem fizemos isso é soltar um pequeno ganido como se ela a tivesse magoado e afastarmo-nos deixando-os sozinhos. Ela vai perceber e mais tarde saberá não usar a força.
Quanto ao puxar trela não posso dar conselhos porque eu ainda vôo de vez enquando. Talvez tire o brevet um destes dias
Boa sorte e tudo de bom!