Boa tarde,
é a 1ª vez que faço um post, isto porque já andei a pesquisar e não chego a nenhuma conclusão sobre o assunto...
Adoptámos um cãozinho que será de grande porte, e o cão mais velho (tem 14 meses e é de porte pequeno) não deixa o pequenote aproximar-se, também não lhe faz mal algum, foge a sete pés, é vê-lo no sitio mais longe possível do novo bebé... O pequenote fica frustrado e corre atrás do outro;), como este não o deixa aproximar-se põe-se a ganir...
Há uns meses tomei conta de um cãozinho bebé de uma amiga e a reacção foi a mesma....
A questão é, espero que os dois naturalmente se relacionem (ou se ignorem) ou forço a aproximação? É importante dizer que o novo bebé em 1 mês será maior que o mais velho, por isso é que gostava que se desse bem desde o início.
O meu cão adulto tem medo do novo "bebé" cá de casa
Moderador: mcerqueira
Tem aqui um excelente artigo de como habituar um cão novo em casa aos já existentes, e vice-versa
http://leerburg.com/pdf/introducingdogs.pdf
http://leerburg.com/pdf/introducingdogs.pdf
-
BrownEye
- Membro Veterano
- Mensagens: 1152
- Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
- Localização: caes e tartarugas terrestres
olá claudiamendes.
Não force a aproximação.
Deixe o mais velhinho habituar-se à presença do novo membro da família, tudo tem o seu tempo.
Faça-lhe festas quando o cachorrinho se aproximar dele, assim ele vai relacionar o cachorrinho com algo muito bom:miminhos da dona.
Pelo que descreve ele não é agressivo, apenas foge e estranha o novo elemento, portanto penso que tudo será superado, vai ver que vão ser bons amigos no futuro.
Não force a aproximação.
Deixe o mais velhinho habituar-se à presença do novo membro da família, tudo tem o seu tempo.
Faça-lhe festas quando o cachorrinho se aproximar dele, assim ele vai relacionar o cachorrinho com algo muito bom:miminhos da dona.
Pelo que descreve ele não é agressivo, apenas foge e estranha o novo elemento, portanto penso que tudo será superado, vai ver que vão ser bons amigos no futuro.
-
claudiamendes
- Membro
- Mensagens: 199
- Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm
Obrigada pelos conselhos, ainda não houve aproximação; não consigo abrir o artigo do LFBM...
Também não consegui abrir a página e, ao copiar o link para o browser, até bloqueou o computador.
Experimente com este link:
http://leerburg.com/introducingdogs.htm
Experimente com este link:
http://leerburg.com/introducingdogs.htm
-
joanaduarte
- Membro
- Mensagens: 178
- Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm
Os cães "conhecem-se" pelo cheiro. Um cachorro têm um cheiro muito estranho para um cão adulto, como ainda não tem hormonas sexuais activas não cheira nem a cão nem a cadela o que por si já é confuso que baste. Para piorar a confusão a linguagem corporal do cachorro tb n é igual á de um cão maduro. Os cachorros tem pouco respeito pelas regras de etiqueta canina, aproximam-se demasiado e demasiado rapido, usam demasiado as patas e fazem contacto visual... todos estes sinais podem ser confundidos com sinais de agressividade, pelo que é comum que os machos n se relacionem muito bem com os cachorros. Machos mais dominantes podem mostrar agressividade, quanto aos mais pacatos é comum mostrarem receio e evitarem o contacto.
Esta situação torna-se menos problematica com o passar do tempo e ensinando a cachorrinho a respeitar o "espaço" do cão adulto. Ponha-o numa trela extensivel e deixe-o andar à vontade junto do cão adulto e sempre que ele abusar da confiança corrija-o com um toque na trela e chame-o a si.
Espero que ajude, cumps
Joana
Esta situação torna-se menos problematica com o passar do tempo e ensinando a cachorrinho a respeitar o "espaço" do cão adulto. Ponha-o numa trela extensivel e deixe-o andar à vontade junto do cão adulto e sempre que ele abusar da confiança corrija-o com um toque na trela e chame-o a si.
Espero que ajude, cumps
Joana
-
claudiamendes
- Membro
- Mensagens: 199
- Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm
Obrigada Joana Duarte, revi-me na sua resposta, vamor ver como correm os próximos dias, o problema é que o mais velho não come:?
Vou ler o artigo no final do dia.
Mais uma vez obrigado pelas dicas, vou dando notícias...
Vou ler o artigo no final do dia.
Mais uma vez obrigado pelas dicas, vou dando notícias...