Como prezo muito as vossas opiniões, quero pôr-vos uma questão que espero não seja mal interpretada (ou seja: espero conseguir exprimir o que penso em português!

Desde há alguns tempos, tenho vindo a ponderar a ideia de castrar o meu cãozinho por varios motivos: para que o maroto acalme mais um bocado, para evitar problemas com cadelas no cio pela rua, para evitar possibles brigas com outros machos (embora não seja um cão agressivo com outros cães).
Não tenciono fazer cruzar o cão, que não tem LOP, apenas desejo que o cãozinho partilhe a nossa vida familiar incluindo os passeios, reuniões, ferias, etc. com a máxima segurança possivel para ele e tranquilidade para nós.
Ainda é uma criança (tem 6 meses), mas eu penso, por exemplo, na possibilidade futura de estar o cão jã adulto a correr na praia (que ele adora) e aparecer uma cadela no cio, se calhar com uma "corte" de namorados atras dela, não custa nada imaginar uma cena desagradavel e ainda por cima perigosa para o cão.
Estive a pesquisar os tópicos do forum mas todos os que encontrei sobre "castração" falabam de cadelas.
A veterinária diz que a castração não pode trazer problema nenhum, que ainda por cima pode evitar-le doenças de próstata futuras, e que os cães castrados acalman por ter inhibido a producção de testosterona.
Já o treinador diz que não é seguro que acalme e que um cão bem treinado obedece ao chamamento embora este a cheirar uma cadela no cio, mas eu tenho ouvido casos de cães a fugir dos donos para correr atras de uma cadelinha.
Pronto, agradecia as vossas opiniões sobre este tema.
Alicia