castração do cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta nov 14, 2003 3:48 pm

Caros foristas:
Como prezo muito as vossas opiniões, quero pôr-vos uma questão que espero não seja mal interpretada (ou seja: espero conseguir exprimir o que penso em português! :oops: )
Desde há alguns tempos, tenho vindo a ponderar a ideia de castrar o meu cãozinho por varios motivos: para que o maroto acalme mais um bocado, para evitar problemas com cadelas no cio pela rua, para evitar possibles brigas com outros machos (embora não seja um cão agressivo com outros cães).
Não tenciono fazer cruzar o cão, que não tem LOP, apenas desejo que o cãozinho partilhe a nossa vida familiar incluindo os passeios, reuniões, ferias, etc. com a máxima segurança possivel para ele e tranquilidade para nós.
Ainda é uma criança (tem 6 meses), mas eu penso, por exemplo, na possibilidade futura de estar o cão jã adulto a correr na praia (que ele adora) e aparecer uma cadela no cio, se calhar com uma "corte" de namorados atras dela, não custa nada imaginar uma cena desagradavel e ainda por cima perigosa para o cão.
Estive a pesquisar os tópicos do forum mas todos os que encontrei sobre "castração" falabam de cadelas.
A veterinária diz que a castração não pode trazer problema nenhum, que ainda por cima pode evitar-le doenças de próstata futuras, e que os cães castrados acalman por ter inhibido a producção de testosterona.
Já o treinador diz que não é seguro que acalme e que um cão bem treinado obedece ao chamamento embora este a cheirar uma cadela no cio, mas eu tenho ouvido casos de cães a fugir dos donos para correr atras de uma cadelinha.
Pronto, agradecia as vossas opiniões sobre este tema.

Alicia
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

sexta nov 14, 2003 4:18 pm

Se optar pela castração acho que faz muito bem,pois vai permitir que o seu cão não tenha problemas de próstata podendo dar-lhe uma longevidade maior.
A razão porque não encontra tópicos sobre a castração do cão é porque vivemos numa sociedade machista que não gosta muito que tirem os tim-tims aos seus cães.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

sexta nov 14, 2003 4:28 pm

Pode ser por uns implantes....

Havia um tópico qq sobre isso!!!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta nov 14, 2003 4:31 pm

xabita Escreveu:A razão porque não encontra tópicos sobre a castração do cão é porque vivemos numa sociedade machista que não gosta muito que tirem os tim-tims aos seus cães.
:lol: :lol: :lol: É verdade. Este é um dos motivos.
Os meus dois mais velhos têm 4 anos e nunca senti necessidade de os mandar castrar. Mas não hesitaria se fosse necessário.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

sexta nov 14, 2003 4:45 pm

Se essa intervençao pode prolongar a vida ao seu cao, evitar-lhe acidentes futuros e nao traz qualquer problema de saude para o seu amigo, porque nao ?
O meu snoopy nao é castrado e tem quase 5 anos , mas é completamente maluco, quando alguma cadela da vizinhança está com cio, passa tempos infinitos com o nariz enfiado, no buraco da marquize, aquele que serve para escoar a agua, e com um olhar tao triste que até faz pena....Tambem o dito "instrumento" anda sempre á vista de toda a gente.
Alem do Snoopy tenho a Rita, e essa eu penso esterilizar quando tiver idade, para evitar problemas futuros....
Assim acho que faz bem considerar essa hipotese, com o seu cao.
Acho que se fosse hoje eu teria esterilizado o Snoopy quando era mais novo.
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

sexta nov 14, 2003 4:46 pm

Biba,

Antes demais as minhas desculpas Aligra, por me aproveitar do seu post, mas também creio que as possiveis respostas ao meu a ajudarão também.

Num post anterior meu pedi ajuda sobre a convivência de um rott com um boxer ambos adultos, e como aqui o pessoal decidiu ficar com o boxer...
para evitar possibles brigas com outros machos
Já tinha pensado várias vezes na esterilização do rott antes da chegada do boxer.
Por principio a esterilização de ambos, resolvia quase totalmente o problema, certo?

obg
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta nov 14, 2003 4:52 pm

Olá,

Eu castrei os meus machos sem qualquer problema, pelas razões que já escrevi noutros tópicos. Não tive efeitos secundários indesejáveis ( engordar, pêlo de cachorro, letargia...)

Sou um bocado como os americanos.. acho que os torna mais civilizados além de prevenir algumas doenças.

Mas este assunto é muito polémico e está longe de ser concensual... :|

E sim concordo que é tabu nos países latinos. Em Espanha é exactamente igual. As cadelas ainda vá... mas os machos nem pensar!!!!!
Partia-me a rir, com as mulheres a dizer que queriam o cão castrado e os maridos todos irritados a gritar NÃO e NÃO!!!!!!! :lol: :lol:
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

sexta nov 14, 2003 5:04 pm

E mesmo tipico de MACHO LATINO !!
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta nov 14, 2003 6:44 pm

Embora vocês já saibam a minha posição, vou comentar as questões que a aligra colocou como "justificações" para a castração do desgraçado do cachorro de 6 meses:

1. Querer que um cachorro de 6 meses acalme é um absurdo, é negar-lhe por via cirúrgica a vivacidade natural de cachorro.

2. Defender a castração para evitar os famosos problemas de saúde que ainda não aconteceram mas podem vir a acontecer parece-me indefensável. Aligra, na próxima visita aconselhe a sua veterinária a fazer urgentemente uma histerectomia total - não é que daqui a uns 10 anos pode aparecer um tumor no útero da pobre senhora? Bem, ela, com a sua lógica irrefutável, já a deve ter feito...

3. O seu adestrador tem razão - nem todas as formas de agressividade desaparecem seguramente com a castração. Apenas uma - a agressividade por competição sexual - se o desgraçado fica sem "ferramenta"para trabalhar, para que é que se há-de chatear em competições deste tipo?

4. Dá menos trabalho castrar um cão do que aprender a controlá-lo. Isso é óbvio. Mas não estamos neste caso a falar do problema em si, mas da maneira mais fácil de o evitar. Não me digam que aqui não há comodismo...

5. Finalmente, é possível que o cão fique mais calmo, mas também é possível que não. Não desespere - nesta última hipótese tem sempre a alternativa da cura de sono.

Desculpem o desabafo deste velho macho latino (apenas por acidente geográfico, entenda-se).

Cumprimentos

José Carlos
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

sexta nov 14, 2003 7:13 pm

jcsousa Escreveu:
5. Finalmente, é possível que o cão fique mais calmo, mas também é possível que não. Não desespere - nesta última hipótese tem sempre a alternativa da cura de sono.

José Carlos

boas,

sou bastante leiga na matéria, a que se refere?

de qualquer forma fartei-me de rir com o q li, ehehhehe
desde as próteses até á piloca de fora.

já tive um cão, antes do Max, bastante irrequieto, desconfiado e agressivo, q nunca acasalou, mas nem por sombras me passou pela cabeça castrar o bicho, safa.

se se atirava para cima de alguma cadela, mesmo fora do cio, nunca foi isso uma situação embaraçosa, bem como se exibia o dito, é cão tem os seus instintos e isso é normal.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 14, 2003 7:19 pm

Olá JUMP. Na realidade isso da cura de sono era apenas uma ironia... que pelos vistos expus sem muita graça...
aligra
Membro Veterano

sexta nov 14, 2003 7:20 pm

Olhe, José Carlos, que eu falei numa castração e não numa lobotomia :lol:
E ainda por cima estava só a falar do meu cão!!! 8)
Cá em casa tambem temos machos latinos que ficaram arrepiados com a ideia, embora a gente tinha explicado claramente que só estava a falar do cão!

Alicia
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 14, 2003 7:24 pm

[quote=aligra]
Olhe, José Carlos, que eu falei numa castração e não numa lobotomia lol
E ainda por cima estava só a falar do meu cão!!! 8)
Cá em casa tambem temos machos latinos que ficaram arrepiados com a ideia, embora a gente tinha explicado claramente que só estava a falar do cão!

Alicia
[/quote]

Pois é, Alícia, eu cá também me encolhi todo com a ´fúria castradora que vai neste tópico...

De qualquer modo, tem toda a razão - o cão é seu e você é que decide.

Eu limitei-me a dar a minha opinião.

José Carlos
aligra
Membro Veterano

sexta nov 14, 2003 7:25 pm

Olhe, e pelos vistos tem interessados na cura de sono!!! :lol: :lol: :lol:
Espero não leve a mal minha brincadeira, José Carlos, tenho lido as suas mensagems cá no forum e prezo muito a sua opinião, não gostava que fique chateado comigo :(

Alicia
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta nov 14, 2003 7:32 pm

[quote=aligra]
Olhe, e pelos vistos tem interessados na cura de sono!!! lol lol lol
Espero não leve a mal minha brincadeira, José Carlos, tenho lido as suas mensagems cá no forum e prezo muito a sua opinião, não gostava que fique chateado comigo (

Alicia
[/quote]

Nada chateado, Alícia!!!

Apesar de ainda ter excelentes níveis de testosterona, sou muito sociável e nada agressivo... (Mais um argumento a meu favor!!!!)
Responder

Voltar para “Cães”