cão adoptado com hábitos ...molhados...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
alfarrouba
Registado: terça ago 24, 2010 11:14 pm

terça ago 24, 2010 11:27 pm

Caros foristas,

adoptei ontem uma cadela com cerca de ano e meio.
como seria de esperar, ela veio muito assustada e está com o comportamento de fazer xixi quando stressada - seja medo, ou excitação-
embora eu ja a esteja a ensinar em ir à rua, tenho algum receio que o comportamento que descrevi antes não desapareça.

há alguma dica que me possam dar?
a minha experiência de ter cães nunca foi com eles já mais velhos, daí que esteja às aranhas neste caso.

ela antes esteve numa FAT com mais 7 cães. esteve lá cerca de 1 mês, será possível que ela tenha aprendido a marcar o território?

agradeço desde já todas as dicas que me possam dar.
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

terça ago 24, 2010 11:38 pm

Antes de mais parabéns por dar uma oportunidade a um cão não bebé pois a conversa do "tem de ser bebé para se habituar a mim e à casa" já cansa e é um preconceito. Dê-lhe muito mimo e atenção, um ambiente calmo e tranquilo e recompense-a sempre que fizer as necessidades nos locais adequados. Ainda passou pouco tempo tem de ser paciente.

Por norma o cão adulto adoptado faz tudo para agradar ao dono, desdobra-se em dedicação e não gosta de falhar. Se lhe ralhar e for impaciente com ela nessas situações pode-se sentir confusa e insegura e piorar as coisas.

Pelo que descreve parece mesmo insegurança ou excitação e não marcação de território. Contacte a FAT para lhe dar dicas pois certamente será a pessoa que melhor a conhece por enquanto.

Boa sorte! :wink:
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

quarta ago 25, 2010 11:11 am

Procure a ajuda de um profissional caso seja possível.

Se ela apenas o faz nas situações que descreve, então não é marcação de território.

Como se portava ela enquanto esteve em FAT?

Conhece o passado dela?
Caso não conheça, leve-a ao veterinário para exluir primeiro qualquer problema de saúde.

Tente evitar situações que a stressem, e siga os conselhos que lhe foram dados pela elsasmc.
alfarrouba
Registado: terça ago 24, 2010 11:14 pm

quarta ago 25, 2010 1:10 pm

ola boa tarde .
ja fui com a cadelinha ao vet. está tudo bem com ela, e ja está chipada. por segurança, vamos fazer as vacinas e daqui a um mês, por indicação dele, vou optar pela esterilização.
quando foi encontrada perdida ela tinha leite nas maminhas.
falei com os senhores da FAT.
Ela foi encontrada no fim de Julho perto de casa deles totalmente desorientada.
O casal chamou-a e ela foi ter com eles imediatamente a pedir festas. E eles acabaram por a levar para casa. Dado eles terem mais cães no quintal, ficaram com ela 1 semana dentro de casa.
Eles notaram que ela devia ter dono porque sabe andar de trela, e não estragou nada em casa. passado essa semana ela passou a ficar com os outros cães, e essa situação durou cerca de 3 semanas, até antes de ontem :)
Na FAT deu-se bem com os outros, e embora sendo a mais pequena (6kg) queria mandar no resto do povo.

ca por casa ela é muito sociável e uma pintarolas a andar, amanha meto uma foto dela. é para lá de meiga, e estouvada como um cão de 1 ano pode ser. :)
fora a questão dos xixis que faz, nada me indica que ela tenha mais traumas.

A minha dúvida reside no tipo de trato, porque se ralho com ela ela faz logo o xixi.... as carpetes ja foram todas estreadas! e lavadas... várias vezes....

espero que ela entenda que agora está na casa nova, e que perca os medos... :)

obrigado por tudo. amanha dou novidades dela e meto umas fotos da pintarolas.

Como ela sabe andar de trela concluímos que tinha dono e porta-se bem em casa. Não destrói nada. Durante a noite não chorou e aguentou bem as necessidades....mas assim que me viu, fez logo uma monumental xixizoca...
:D :D :D :D :lol:
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quarta ago 25, 2010 2:07 pm

Pela última frase parece-me excitação e alegria, logo descuida-se. Tente não fazer uma grande festa e espalhafato quando chega a casa do trabalho ou de manhã. Faça uma festa calmamente mas empoleirar-se ou ficar demasiado excitada não é muito bom e se ficar assim deixe-a acalmar antes de lhe dar mimo.

Quando faz asneira, ralhe um pouco mas sem ser muito duro/a. Priveligie a recompensa e mimo sempre que faz uma coisa bem ao invés do ralhete e castigo quando faz mal. É importante ela não ficar insegura e medrosa, afinal ela está naquela fase em que quer fazer tudo para agradar mas ainda não sabe bem como.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

quarta ago 25, 2010 3:08 pm

Evite situações em que sabe que ela vai ficar excitada ou com medo.

Ignore-a completamente quando ela está muito excitada. Por exemplo com a sua chegada a casa, apenas lhe dê atenção quando ela estiver totalmente calma, nem ralhe (porque isso também é dar-lhe atenção).

Com o passar do tempo ela vai aprender que só recebe festas e atenção quando estiver sossegada (dependendo de cada cão pode demorar pouco como muito tempo).

Quando ela faz asneira, diga o comando que quer ela associe a castigo (ex: "não"), não precisa gritar como muitas pessoas fazem como se os cães fossem surdos. Diga-a como se fosse um comando normal (porque ela está aprender do 0 e não vai ser por gritar que ela entende a palavra mais depressa). E coloque-a de "castigo" isolando-a numa divisão da casa durante um período de tempo.
Com cães medrosos, e sem se saber pelo que ela passou, há que ter muito cuidado com os castigos, para não provocar ainda mais danos na cadela.

Sempre que ela se portar bem elogie-a muito e recompense-a, para ela associar que se tiver determinado comportamento recebe recompensa e que esse comportamento é aceitável.

Não ralhe com ela nem a coloque de castigo quando ela fizer o xixi nas situações que mencionou, porque é uma coisa que ela não consegue controlar, por isso de nada adianta castigá-la.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta ago 26, 2010 12:23 pm

Quando fiquei com a minha Biga, ela também era assim. Só que a Biga tinha um medo monumental das pessoas, adultos e crianças. O que fiz foi retirar todos os tapetes e o sofá da cozinha (é a única divisão da casa que os cães estão autorizados a entrar) e aguentar as asneiras sem ralhar. Se ela tinha um comportamento que me agradava, com muita calma e falando muito baixo, lá a recompensava com um biscoito ou uma festa no cimo da cabeça só com a ponta do dedo. Se se portava mal, virava costas e ignorava-a. Sinceramente, julguei que ia demorar séculos a torná-la num cão aceitável mas na verdade, ao fim de 2 meses ela já estava praticamente normal e já não fazia xixi em situações de stress para ela. Ou seja, com calma deixe que ela ganhe confiança total no novo ambiente e vai ver que ela deixará de urinar por si só.
Maria Jo&atilde;o
dianaramos
Membro
Registado: segunda mar 03, 2008 4:16 pm

sexta ago 27, 2010 11:09 am

Bom dia,

A minha Sasha, apesar de não ter sido adoptada e de estar connosco desde pequena, fazia o seu xixizinho sempre que nos via ou a alguém de que gostava. Sempre! Era no vão das escadas, no elevador, no hall de entrada, em cima do sofá... onde calhava!! :) Nunca ralhámos com ela, era mesmo um descuido... :oops:

Entretanto, e porque a Sasha também fazia xixi sempre que ia ao vet, ele disse-me para não me preocupar, que era apenas excitação e, como ela era novinha, que o mais certo era passar com o tempo. E passou. Ela está com 2 anos e 7 mesinhos e há cerca de 3 meses que não faz nada. :D
Diana, H&eacute;lio&nbsp;& Sasha
Responder

Voltar para “Cães”