claro que dogma não é, porque ciência não é uma religião nem doutrina, e não é de todo fundamentalista como algumas opiniões. Abertura de mente impera sobre aqueles que seguem a ciência porque admitem que esta é mutável conforme novos estudos e descobertas são feitas. Já quem se prende a conceitos também eles científicos (castigo positivo e reforço negativo) mas desnecessários é simplesmente alguém preso no tempo. Um treinador competente nunca faz uso de punições mesmo que elas possam ser uma opção (e são sempre está as nossas mãos escolher usá-las) ele nunca precisa de usá-las porque não são necessárias. Conheço vários treinadores que nunca usaram reforºo negativo ...No meu entender é uma posição inteligente e não subordinada a dogmas.
Sobre os treinos com os cães
Moderador: mcerqueira
os 4 quadrantes do condicionamento operante são tidos como um conceito científico não, porque Skinner era um cientista até porque ele não era nenhum cientista era um psicologo que fez experiências em psicologia experimental...

-
doglover80
- Membro Veterano
- Mensagens: 997
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Bem polémicas ideológicas à parte... têm razão troquei-me.... ligo tanto a esses dois quadrantes que já me baralho.
Na minha humilde opinião qualquer um desses dois quadrantes limitam o treino porque deterioram a confiança do cão no dono e retiram entusiasmo no treino, para além de serem potencialmente cruéis quando aplicadas por pessoas com problemas de sensibilidade.
Até hoje não encontrei nada que não consiga sem recorrer a eles.
Na minha humilde opinião qualquer um desses dois quadrantes limitam o treino porque deterioram a confiança do cão no dono e retiram entusiasmo no treino, para além de serem potencialmente cruéis quando aplicadas por pessoas com problemas de sensibilidade.
Até hoje não encontrei nada que não consiga sem recorrer a eles.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
Um treinador competente nunca faz uso de punições mesmo que elas possam ser uma opção
Há uma diferença substancial nos sublinhados das suas citações acima. Pessoalmente acho a última mais inteligente.os treinadores actualizados e competentes por norma não precisam usar reforço negativo
É apenas uma opinão pessoal e como disse não quero reaviar polémicas estéreis.
Bons treinos.
-
CSofiaMelo
- Membro
- Mensagens: 150
- Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm
- Localização: Liz do Vale D' Huyo
Concordo com a opinião do zeca até porque cada caso é um caso, e há que ter sensibilidade para, de entre as "ferramentas" de que se dispõe, escolher as mais adequadas para o cão em questão com aquele(s) problemas em particular.
Na minha opinião a característica mais importante que um treinador deve ter e que não se aprende em lado nenhum é sensibilidade Ou se tem ou não se tem, não se aprende... Nasce conosco e é reforçada ao longo da vida pelas experiências que vamos tendo
Se houver sensibilidade, haverá discernimento e bom senso para averiguar e escolher o(s) método(s) mais adequados para cada situação.
Na minha opinião a característica mais importante que um treinador deve ter e que não se aprende em lado nenhum é sensibilidade Ou se tem ou não se tem, não se aprende... Nasce conosco e é reforçada ao longo da vida pelas experiências que vamos tendo
Se houver sensibilidade, haverá discernimento e bom senso para averiguar e escolher o(s) método(s) mais adequados para cada situação.
sensibilidade e intuição. concordo.
sem querer diminuir a relevancia dos diversos metodos de treino, sinto-me tentada a dizer que o "jeito" para o treino (canino e outros ) advem muito da inteligencia e vocação de cada um.
o que depois se reflecte nos resultados, obvio.
professores sem vocação são tendencial e comprovadamente maus.
acredito que neste campo haja um certo paralelismo nas situações, embora tenha perfeita noção de que aqui a presença e participação do dono é crucial e determinante para o sucesso, então existe mais um elemento na equação.
um dono sem empatia pelo cão deve arrasar qualquer treino de excelencia, assim como um dono intuitivo e ligado ao seu animal deve com toda a certeza ser uma mais valia de ouro para qualquer treinador.
sem querer diminuir a relevancia dos diversos metodos de treino, sinto-me tentada a dizer que o "jeito" para o treino (canino e outros ) advem muito da inteligencia e vocação de cada um.
o que depois se reflecte nos resultados, obvio.
professores sem vocação são tendencial e comprovadamente maus.
acredito que neste campo haja um certo paralelismo nas situações, embora tenha perfeita noção de que aqui a presença e participação do dono é crucial e determinante para o sucesso, então existe mais um elemento na equação.
um dono sem empatia pelo cão deve arrasar qualquer treino de excelencia, assim como um dono intuitivo e ligado ao seu animal deve com toda a certeza ser uma mais valia de ouro para qualquer treinador.
-
CSofiaMelo
- Membro
- Mensagens: 150
- Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm
- Localização: Liz do Vale D' Huyo
Aceito 