O que fazer em caso de..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
GSfanatic
Membro Veterano
Mensagens: 1584
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo ago 29, 2010 12:55 pm

cockinhas Escreveu:
GSfanatic Escreveu:
Rafaelmelo Escreveu:Portanto deixa-me ver se percebi bem, temos ate 2015 para nos habituarmos? Apartir de 2015 o protecção nao existe, certo?(protecção como exemplo)
A partir de 2015, para todos os efeitos (literatura, jornalismo, documentos oficiais...), "facto" passará a "fato" e sim, "protecção" passará a "proteção".

No entanto em locais como fóruns não será proibido manter a grafia actual. Daí que no emprego eu tenha de seguir o novo acordo mas na vida pessoal mantenha a grafia que sempre usei.
Depois do acordo ortográfico, em Portugal, não vai ser obrigatório suprimir o "c" de facto, ou o de qualquer palavra em que a letra seja pronunciada. Pronunciamos o "c", escrevemos o "c". Assim, o "c" de protecção será suprimido porque não se pronuncia. Ou seja, desaparecem as consoantes mudas.
Noutros casos, admite-se grafia dupla. Nos primeiros tempos vai ser preciso verificar uma a uma. Falo por mim.

Também só vou passar a escrever pelas novas normas quando não tiver alternativa. Sou apaixonada pela nossa língua e gosto de escrever como aprendi .
Fonéticamente falando, diz-se fato [´fatu], não faCto [´faktu]. Há realmente quem diga faCto (eu digo), mas nos dicionários de língua portuguesa, olhando para a fonética, vemos[´fatu]. Por isso, a partir de 2015, ambas as grafias estarão correctas (mas pode crer que o que mais vai encontrar será "fato"), pois ambas as pronúncias estão correctas.

O mesmo acontece com "factura" [fa´turɐ], que também tem duas pronúncias diferentes.


Pelo menos foi o que a minha professora de gramática nos disse numa aula em que falámos sobre o novo acordo. Admito que ainda não tenho interesse suficiente para pesquisar melhor sobre o assunto. :oops:
Rafaelmelo
Membro Veterano
Mensagens: 745
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

domingo ago 29, 2010 4:10 pm

GSfanatic Escreveu:
Rafaelmelo Escreveu:Portanto deixa-me ver se percebi bem, temos ate 2015 para nos habituarmos? Apartir de 2015 o protecção nao existe, certo?(protecção como exemplo)
A partir de 2015, para todos os efeitos (literatura, jornalismo, documentos oficiais...), "facto" passará a "fato" e sim, "protecção" passará a "proteção".

No entanto em locais como fóruns não será proibido manter a grafia actual. Daí que no emprego eu tenha de seguir o novo acordo mas na vida pessoal mantenha a grafia que sempre usei.
Okay obrigado. Sim em foruns e isso nao é obrigatório claro.
Rafaelmelo
Membro Veterano
Mensagens: 745
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

domingo ago 29, 2010 4:10 pm

nicasxi Escreveu:
Rafaelmelo Escreveu:A lingua portuguesa esta sempre a mudar e sempre vai estar na minha opinião. Em tempos farmácia era pharmacia e pai era com "e" e mae com "i" (ou ao contrario :? ).


Ao contrário ???? Isso é como é ... :lol: :lol: :lol:
Ahahahahahahha nem comento :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”