Quais as raças mais adequadas para viverem num apartamento?
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: sexta nov 14, 2003 4:16 pm
Boa tarde!
Eu gostaria muito de ter um cão. No entanto, moro num apartamento, pelo que gostaria de saber quais são as raças de cães que melhor se adaptam a espaços pequenos.
Desde já, obrigada!
Eu gostaria muito de ter um cão. No entanto, moro num apartamento, pelo que gostaria de saber quais são as raças de cães que melhor se adaptam a espaços pequenos.
Desde já, obrigada!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
- Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)
eu também sempre pensei muito nisso.
este mês ofereceram-me um yorkshire terrier, é um cachorrinho muito querido e mesmo adulto é sempre um cão pequeno o que te permite ter num apartamento.
vivo num apartamento e ele tem se dado bem ca.
fica aqui o conselho de uma raça...mas existem outras de cães que se dão bem em pequenos espaços.
este mês ofereceram-me um yorkshire terrier, é um cachorrinho muito querido e mesmo adulto é sempre um cão pequeno o que te permite ter num apartamento.
vivo num apartamento e ele tem se dado bem ca.
fica aqui o conselho de uma raça...mas existem outras de cães que se dão bem em pequenos espaços.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
A capacidade de um cão se dar bem ou mal num apartamento não tem nada a ver com o seu tamanho. Terá em certa medida a ver com a raça.
No entanto, tem muito mais a ver com a educação que se lhe dá e com a disponibilidade de lhe dar a suficiente atenção, que é um aspecto desprezado por muita gente. Julga-se que uma determinada raça é "própria" para ter num espaço pequeno e depois deixa-se lá ficar abandonado só horas a fio.
Qualquer cão de qualquer raça, desde que se lhe proporcione saídas regulares e momentos de atenção, dorme durante a maior parte do tempo.
Por isso, sugeria-lhe que equacionasse a questão de ter o cão de outra forma. Será que tem mesmo disponibilidade de o ter? Isto é uma dúvida, não é uma crítica. Mas se entender isto como crítica, encare-a no sentido construtivo.
Boa sorte na escolha.
A capacidade de um cão se dar bem ou mal num apartamento não tem nada a ver com o seu tamanho. Terá em certa medida a ver com a raça.
No entanto, tem muito mais a ver com a educação que se lhe dá e com a disponibilidade de lhe dar a suficiente atenção, que é um aspecto desprezado por muita gente. Julga-se que uma determinada raça é "própria" para ter num espaço pequeno e depois deixa-se lá ficar abandonado só horas a fio.
Qualquer cão de qualquer raça, desde que se lhe proporcione saídas regulares e momentos de atenção, dorme durante a maior parte do tempo.
Por isso, sugeria-lhe que equacionasse a questão de ter o cão de outra forma. Será que tem mesmo disponibilidade de o ter? Isto é uma dúvida, não é uma crítica. Mas se entender isto como crítica, encare-a no sentido construtivo.
Boa sorte na escolha.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
- Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
- Contacto:
Já agora, não pense que um cão de pelo curto é obrigatorimante melhor para um apartamento do que um de pelo comprido... tenho uma Basset Hound que deixa pelo por todo o lado, por mais que eu a escove! E dos Dálmatas, nem se fala, aqueles pelinho muito brancos e curtos são um sarilho para tirar do sofá!
A minha São Bernardo, por exemlo, só é um problema na altura da muda de pelo e mesmo aí, escova 2 vezes por semana fica fina!!!

A minha São Bernardo, por exemlo, só é um problema na altura da muda de pelo e mesmo aí, escova 2 vezes por semana fica fina!!!

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Quero reforçar o que disse o Nel.
Cão em apartamento tem muito mais a ver com o feitio do cão do que com o tamanho - pe, um cão pequeno mas que ladre muito vai incomodar a vizinhança, um cão grande mas calmo, não incomoda nem donos , nem vizinhos.
A questão é ter tempo e disposição para o passear, pois todos os cães precisam de exercício.
Recomendo-lhe, como já fiz noutro tópico, o seguinte teste
http://animal.discovery.com/guides/dogs ... lector.jsp
Está em inglês.
Veja e estude as raças propostas nos resultados e talvez goste de alguma delas !...
Cão em apartamento tem muito mais a ver com o feitio do cão do que com o tamanho - pe, um cão pequeno mas que ladre muito vai incomodar a vizinhança, um cão grande mas calmo, não incomoda nem donos , nem vizinhos.
A questão é ter tempo e disposição para o passear, pois todos os cães precisam de exercício.
Recomendo-lhe, como já fiz noutro tópico, o seguinte teste
http://animal.discovery.com/guides/dogs ... lector.jsp
Está em inglês.
Veja e estude as raças propostas nos resultados e talvez goste de alguma delas !...
-
Fiz o teste que recomendou. O resultado foram 91 raças de cães diferentes. Parece que tenho muito por onde escolher.
Mas já percebi que o que interessa é a disponibilidade que se tem para dar atenção ao nosso cão. Ainda bem!
Obrigada a todos!
Mas já percebi que o que interessa é a disponibilidade que se tem para dar atenção ao nosso cão. Ainda bem!

Obrigada a todos!
-
- Membro
- Registado: quarta nov 06, 2002 5:47 am
- Localização: 3 Caniches (1 cão, 2 cadelas), 1 Hamster,Periquitos, Peixes Tropicais
Olá...
Dentro das raças de cães pequenos, existe muito por onde escolher.
Yorkshire, Caniche, Pequinois, entre outros...
Eu tenho uma caniche, e moro num apartamento e posso-lhe dizer que embora seja um animal com uma energia fantástica, o espaço chega e sobra pra ela.
Os pequinois por exemplo, largam mt pêlo, mas à parte isso, tb é uma raça óptima para apartamento, são mais calmos que os caniches e não fazem muito lixo, desde que ensinados a ir à rua claro.
Raças grandes sinceramente não aconselho, por sujarem mt mais...quando se descuidam porque tudo é maior num cão grande
e também pq cada vez q ladram, parece estremecer o prédio inteiro.
Eu que o diga infelizmente, que tenho um serra da estrela no andar por cima de mim...e até o cão a correr...faz um barulho terrível, e embora os donos possam não se aperceber, o que é certo é que incomodam os vizinhos e pode mais tarde vir a trazer problemas.
Outro motivo pra se ter um cão pequeno num andar pode ser o facto de no caso de adoecer, ser sempre mais fácil pegar no cão ao colo...e levá-lo ao médico do que um cão por ex com uns 30 ou 40 kg né?
Mas claro, é apenas a minha opinião. A sua é que conta.
Tem de facto mt por onde escolher. Resta saber qual a raça que lhe agrada mais tb a nível de personalidade e daquilo que espera num cão.
Boa sorte e boa escolha!
Dentro das raças de cães pequenos, existe muito por onde escolher.
Yorkshire, Caniche, Pequinois, entre outros...
Eu tenho uma caniche, e moro num apartamento e posso-lhe dizer que embora seja um animal com uma energia fantástica, o espaço chega e sobra pra ela.
Os pequinois por exemplo, largam mt pêlo, mas à parte isso, tb é uma raça óptima para apartamento, são mais calmos que os caniches e não fazem muito lixo, desde que ensinados a ir à rua claro.
Raças grandes sinceramente não aconselho, por sujarem mt mais...quando se descuidam porque tudo é maior num cão grande

Eu que o diga infelizmente, que tenho um serra da estrela no andar por cima de mim...e até o cão a correr...faz um barulho terrível, e embora os donos possam não se aperceber, o que é certo é que incomodam os vizinhos e pode mais tarde vir a trazer problemas.
Outro motivo pra se ter um cão pequeno num andar pode ser o facto de no caso de adoecer, ser sempre mais fácil pegar no cão ao colo...e levá-lo ao médico do que um cão por ex com uns 30 ou 40 kg né?
Mas claro, é apenas a minha opinião. A sua é que conta.

Tem de facto mt por onde escolher. Resta saber qual a raça que lhe agrada mais tb a nível de personalidade e daquilo que espera num cão.
Boa sorte e boa escolha!

-
- Membro
- Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm
Concordo com o que já aqui foi dito! Eu que vivo num apartamento tenho um Golden e um Pequines e realmente o tamanho não importa!
Abraço a todos!
Abraço a todos!
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Bem, pronto, também vou dar a minha opinião.
A melhor raça para se ter num apartamento é o whippet.
Eu coloquei aquela figurinha a rir e até dá a impressão que estou a gozar.
Mas é verdade. O whippet reúne um conjunto de características que o recomendam como um dos melhores cães de companhia. Não ladram, não cheiram a cão, são de uma ternura e de uma elegância fora do normal. Ora dê aqui uma vista de olhos:
http://whippet.no.sapo.pt
.
Eu não sou criador nem tenho qualquer interesse material relativo à aquisição do whippet. O que tenho é uma grande paixão pela raça e recomendo o whippet vivamente como animal de companhia. Muito honestamente.
A melhor raça para se ter num apartamento é o whippet.

Eu coloquei aquela figurinha a rir e até dá a impressão que estou a gozar.
Mas é verdade. O whippet reúne um conjunto de características que o recomendam como um dos melhores cães de companhia. Não ladram, não cheiram a cão, são de uma ternura e de uma elegância fora do normal. Ora dê aqui uma vista de olhos:
http://whippet.no.sapo.pt
.
Eu não sou criador nem tenho qualquer interesse material relativo à aquisição do whippet. O que tenho é uma grande paixão pela raça e recomendo o whippet vivamente como animal de companhia. Muito honestamente.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Olá!
Só por curiosidade, fiz o teste aconselhado pelo aisd.
Obtive 76 resultados, entre os quais esta a raça que tenho: Terranova
Vivo num apartamento e tenho um cão de raça grande e de pelo comprido.
Até agora não tive qualquer problema com o facto de ter um cão grande em casa.

Só por curiosidade, fiz o teste aconselhado pelo aisd.
Obtive 76 resultados, entre os quais esta a raça que tenho: Terranova
Vivo num apartamento e tenho um cão de raça grande e de pelo comprido.
Até agora não tive qualquer problema com o facto de ter um cão grande em casa.

-
Pronto! Está visto que o tamanho não interessa mesmo. De qualquer modo muito obrigada a todos pelas vossas opiniões. Ainda estou indecisa quanto à raça a escolher. Acho que vou continuar a consultar mais uns sites na net acerca das características de cada raça e também dos preços
Porque ainda hoje fui a uma loja de animais e os preços dos cães variavam entre os 600 e os 850 euros. Para mim, que só trabalho ao fim-de-semana, é impossível poder pagar tamanha quantia. Pelo que também já pensei em adoptar um cachorrinho rafeiro. Porque adoptar cães de raça não me parece que seja muito fácil. Só espero fazer a melhor escolha! 

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Olácatarinacris Escreveu: ... Porque ainda hoje fui a uma loja de animais e os preços dos cães variavam entre os 600 e os 850 euros.
Posso dar-lhe um conselho? Não compre numa loja de animais. Vá antes a um canil ou associação onde existem tantas alternativas, e assim fará feliz um cão que está mesmo à espera de si. E pode ter a certeza que também a fará feliz a si.
Esqueça a minha mensagem anterior em que enalteci a raça whippet. A única vantagem quando se opta por um cão de raça é podermos avaliar à partida o seu carácter e o seu comportamento. Mas também pode ter a sorte de vir a encontrar num simpático cão sem raça definida um excelente e incomparável companheiro.
Vá por mim.
Boa sorte e vá dando notícias.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: segunda set 01, 2003 10:48 am
[quote=catarinacris]
Pronto! Está visto que o tamanho não interessa mesmo. De qualquer modo muito obrigada a todos pelas vossas opiniões. Ainda estou indecisa quanto à raça a escolher. Acho que vou continuar a consultar mais uns sites na net acerca das características de cada raça e também dos preços ? Porque ainda hoje fui a uma loja de animais e os preços dos cães variavam entre os 600 e os 850 euros. Para mim, que só trabalho ao fim-de-semana, é impossível poder pagar tamanha quantia. Pelo que também já pensei em adoptar um cachorrinho rafeiro. Porque adoptar cães de raça não me parece que seja muito fácil. Só espero fazer a melhor escolha! D
[/quote]
Olá Catarina,
Eu adoptei o meu numa associação, mas a partir do momento em que tomei esta decisão, tirei da minha cabeça a ideia de um cão de raça, os meus unicos critérios de "selecção" foram ser macho, cachorro e que em adulto fosse pequeno/médio.
Acabei por trazer o Sebastião, um Cão D'Água (não puro), completamente eléctrico e adorável.
Cada animal tem realmente o seu feitio, mas tudo depente também da educação que lhe é dada em casa.
Seja qual for a sua decisão, desejo desde já as maiores felicidades.
Pronto! Está visto que o tamanho não interessa mesmo. De qualquer modo muito obrigada a todos pelas vossas opiniões. Ainda estou indecisa quanto à raça a escolher. Acho que vou continuar a consultar mais uns sites na net acerca das características de cada raça e também dos preços ? Porque ainda hoje fui a uma loja de animais e os preços dos cães variavam entre os 600 e os 850 euros. Para mim, que só trabalho ao fim-de-semana, é impossível poder pagar tamanha quantia. Pelo que também já pensei em adoptar um cachorrinho rafeiro. Porque adoptar cães de raça não me parece que seja muito fácil. Só espero fazer a melhor escolha! D
[/quote]
Olá Catarina,
Eu adoptei o meu numa associação, mas a partir do momento em que tomei esta decisão, tirei da minha cabeça a ideia de um cão de raça, os meus unicos critérios de "selecção" foram ser macho, cachorro e que em adulto fosse pequeno/médio.
Acabei por trazer o Sebastião, um Cão D'Água (não puro), completamente eléctrico e adorável.
Cada animal tem realmente o seu feitio, mas tudo depente também da educação que lhe é dada em casa.
Seja qual for a sua decisão, desejo desde já as maiores felicidades.