Quais as raças mais adequadas para viverem num apartamento?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
catarinacris
Registado: sexta nov 14, 2003 4:16 pm

sexta nov 14, 2003 4:49 pm

Boa tarde!
Eu gostaria muito de ter um cão. No entanto, moro num apartamento, pelo que gostaria de saber quais são as raças de cães que melhor se adaptam a espaços pequenos.
Desde já, obrigada!
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

sexta nov 14, 2003 5:24 pm

eu também sempre pensei muito nisso.
este mês ofereceram-me um yorkshire terrier, é um cachorrinho muito querido e mesmo adulto é sempre um cão pequeno o que te permite ter num apartamento.
vivo num apartamento e ele tem se dado bem ca.
fica aqui o conselho de uma raça...mas existem outras de cães que se dão bem em pequenos espaços.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta nov 14, 2003 6:06 pm

Olá

A capacidade de um cão se dar bem ou mal num apartamento não tem nada a ver com o seu tamanho. Terá em certa medida a ver com a raça.
No entanto, tem muito mais a ver com a educação que se lhe dá e com a disponibilidade de lhe dar a suficiente atenção, que é um aspecto desprezado por muita gente. Julga-se que uma determinada raça é "própria" para ter num espaço pequeno e depois deixa-se lá ficar abandonado só horas a fio.
Qualquer cão de qualquer raça, desde que se lhe proporcione saídas regulares e momentos de atenção, dorme durante a maior parte do tempo.
Por isso, sugeria-lhe que equacionasse a questão de ter o cão de outra forma. Será que tem mesmo disponibilidade de o ter? Isto é uma dúvida, não é uma crítica. Mas se entender isto como crítica, encare-a no sentido construtivo.
Boa sorte na escolha.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

sexta nov 14, 2003 6:51 pm

Já agora, não pense que um cão de pelo curto é obrigatorimante melhor para um apartamento do que um de pelo comprido... tenho uma Basset Hound que deixa pelo por todo o lado, por mais que eu a escove! E dos Dálmatas, nem se fala, aqueles pelinho muito brancos e curtos são um sarilho para tirar do sofá! ;)
A minha São Bernardo, por exemlo, só é um problema na altura da muda de pelo e mesmo aí, escova 2 vezes por semana fica fina!!! :)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta nov 14, 2003 7:15 pm

Quero reforçar o que disse o Nel.
Cão em apartamento tem muito mais a ver com o feitio do cão do que com o tamanho - pe, um cão pequeno mas que ladre muito vai incomodar a vizinhança, um cão grande mas calmo, não incomoda nem donos , nem vizinhos.
A questão é ter tempo e disposição para o passear, pois todos os cães precisam de exercício.

Recomendo-lhe, como já fiz noutro tópico, o seguinte teste

http://animal.discovery.com/guides/dogs ... lector.jsp

Está em inglês.
Veja e estude as raças propostas nos resultados e talvez goste de alguma delas !...
catarinacris

sexta nov 14, 2003 7:31 pm

Fiz o teste que recomendou. O resultado foram 91 raças de cães diferentes. Parece que tenho muito por onde escolher.
Mas já percebi que o que interessa é a disponibilidade que se tem para dar atenção ao nosso cão. Ainda bem! :D
Obrigada a todos!
Soulgirl
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 5:47 am
Localização: 3 Caniches (1 cão, 2 cadelas), 1 Hamster,Periquitos, Peixes Tropicais

sábado nov 15, 2003 5:12 pm

Olá...
Dentro das raças de cães pequenos, existe muito por onde escolher.
Yorkshire, Caniche, Pequinois, entre outros...
Eu tenho uma caniche, e moro num apartamento e posso-lhe dizer que embora seja um animal com uma energia fantástica, o espaço chega e sobra pra ela.
Os pequinois por exemplo, largam mt pêlo, mas à parte isso, tb é uma raça óptima para apartamento, são mais calmos que os caniches e não fazem muito lixo, desde que ensinados a ir à rua claro.
Raças grandes sinceramente não aconselho, por sujarem mt mais...quando se descuidam porque tudo é maior num cão grande :oops: e também pq cada vez q ladram, parece estremecer o prédio inteiro.
Eu que o diga infelizmente, que tenho um serra da estrela no andar por cima de mim...e até o cão a correr...faz um barulho terrível, e embora os donos possam não se aperceber, o que é certo é que incomodam os vizinhos e pode mais tarde vir a trazer problemas.
Outro motivo pra se ter um cão pequeno num andar pode ser o facto de no caso de adoecer, ser sempre mais fácil pegar no cão ao colo...e levá-lo ao médico do que um cão por ex com uns 30 ou 40 kg né?
Mas claro, é apenas a minha opinião. A sua é que conta. ;)
Tem de facto mt por onde escolher. Resta saber qual a raça que lhe agrada mais tb a nível de personalidade e daquilo que espera num cão.

Boa sorte e boa escolha! ;)
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

sábado nov 15, 2003 7:33 pm

Concordo com o que já aqui foi dito! Eu que vivo num apartamento tenho um Golden e um Pequines e realmente o tamanho não importa!

Abraço a todos!
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 15, 2003 9:27 pm

Bem, pronto, também vou dar a minha opinião.
A melhor raça para se ter num apartamento é o whippet. :lol:
Eu coloquei aquela figurinha a rir e até dá a impressão que estou a gozar.
Mas é verdade. O whippet reúne um conjunto de características que o recomendam como um dos melhores cães de companhia. Não ladram, não cheiram a cão, são de uma ternura e de uma elegância fora do normal. Ora dê aqui uma vista de olhos:
http://whippet.no.sapo.pt
.
Eu não sou criador nem tenho qualquer interesse material relativo à aquisição do whippet. O que tenho é uma grande paixão pela raça e recomendo o whippet vivamente como animal de companhia. Muito honestamente.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
basset
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 1:08 pm

sábado nov 15, 2003 10:12 pm

Olá!

Só por curiosidade, fiz o teste aconselhado pelo aisd.
Obtive 76 resultados, entre os quais esta a raça que tenho: Terranova

Vivo num apartamento e tenho um cão de raça grande e de pelo comprido.
Até agora não tive qualquer problema com o facto de ter um cão grande em casa.
:lol: :lol: :lol:
catarinacris

domingo nov 16, 2003 12:35 am

Pronto! Está visto que o tamanho não interessa mesmo. De qualquer modo muito obrigada a todos pelas vossas opiniões. Ainda estou indecisa quanto à raça a escolher. Acho que vou continuar a consultar mais uns sites na net acerca das características de cada raça e também dos preços :? Porque ainda hoje fui a uma loja de animais e os preços dos cães variavam entre os 600 e os 850 euros. Para mim, que só trabalho ao fim-de-semana, é impossível poder pagar tamanha quantia. Pelo que também já pensei em adoptar um cachorrinho rafeiro. Porque adoptar cães de raça não me parece que seja muito fácil. Só espero fazer a melhor escolha! :D
nel
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 16, 2003 1:07 am

catarinacris Escreveu: ... Porque ainda hoje fui a uma loja de animais e os preços dos cães variavam entre os 600 e os 850 euros.
Olá
Posso dar-lhe um conselho? Não compre numa loja de animais. Vá antes a um canil ou associação onde existem tantas alternativas, e assim fará feliz um cão que está mesmo à espera de si. E pode ter a certeza que também a fará feliz a si.
Esqueça a minha mensagem anterior em que enalteci a raça whippet. A única vantagem quando se opta por um cão de raça é podermos avaliar à partida o seu carácter e o seu comportamento. Mas também pode ter a sorte de vir a encontrar num simpático cão sem raça definida um excelente e incomparável companheiro.
Vá por mim.
Boa sorte e vá dando notícias.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
casalc
Membro Veterano
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Contacto:

domingo nov 16, 2003 3:43 am

Aqui fica um dado estatístico para reforçar a ideia de que o tamanho não interessa:

Em França, mais de 50% dos Dogues Alemães vivem em apartamentos.

Cumprimentos
CMagro
Membro
Registado: segunda set 01, 2003 10:48 am

domingo nov 16, 2003 1:10 pm

[quote=catarinacris]
Pronto! Está visto que o tamanho não interessa mesmo. De qualquer modo muito obrigada a todos pelas vossas opiniões. Ainda estou indecisa quanto à raça a escolher. Acho que vou continuar a consultar mais uns sites na net acerca das características de cada raça e também dos preços ? Porque ainda hoje fui a uma loja de animais e os preços dos cães variavam entre os 600 e os 850 euros. Para mim, que só trabalho ao fim-de-semana, é impossível poder pagar tamanha quantia. Pelo que também já pensei em adoptar um cachorrinho rafeiro. Porque adoptar cães de raça não me parece que seja muito fácil. Só espero fazer a melhor escolha! D
[/quote]

Olá Catarina,

Eu adoptei o meu numa associação, mas a partir do momento em que tomei esta decisão, tirei da minha cabeça a ideia de um cão de raça, os meus unicos critérios de "selecção" foram ser macho, cachorro e que em adulto fosse pequeno/médio.
Acabei por trazer o Sebastião, um Cão D'Água (não puro), completamente eléctrico e adorável.
Cada animal tem realmente o seu feitio, mas tudo depente também da educação que lhe é dada em casa.

Seja qual for a sua decisão, desejo desde já as maiores felicidades.
Pajo
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm

segunda nov 17, 2003 2:27 pm

a melhor raça para ter num apartamento é o Rottweiler
Responder

Voltar para “Cães”