Cão agressivo/territorial

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

segunda set 06, 2010 11:22 am

Por favor, alguém me ajude que não sei o que fazer...

Como já aqui disse em alguns tópicos, há cerca de um ano adoptamos um rafeiro mal tratado que andava por aqui a pedir comida. Ficamos com ele, tratamos da enorme ferida que tinha, foi operado por causa das praganas e também castrado nessa mesma altura.
Pouco tempo depois de se sentir da casa, começou a mostrar-se agressivo (ladrar, embora nunca tentando atacar) para os estranhos que cá entravam. A este comportamento nunca foi, se calhar erradamente, dada muita importância pois ele acabava por se calar quando percebia que eram pessoas conhecidas, para quem mostrava carinho depois de estarem aqui.
Desde há uns tempos para cá que já tinha ameaçado morder umas pessoas (por ameaças digo boca aberta direccionada às pernas mas dava meia volta muito antes de lá chegar), mas mais uma vez o comportamento foi repreendido mas não alvo de muita atenção.
Tudo isto para dizer que há bocado acabou por morder mesmo uma senhora que nem sequer entrou no terreno, ia simplesmente sossegada a passar na estrada. A senhora esta neste momento no hospital "apenas" com ferida na perna, nada de grave, mas ainda sim mordida de um cão.
Dirão vocês automaticamente: vedem o terreno. Ora é aqui que se prende o problema: o meu pai não admite tal opção. Quando souber do que acabou de acontecer não se a injecção não será a única opção que lhe passará pela cabeça. E é agora que eu preciso de ajuda, o que sugiro, que soluções há??
Quem nunca tenha visto, custa a acreditar que um cão tão meigo consiga ser agressivo. É daquele tipo de cães que serve de boneco, colchão, cavalo, tudo, para crianças desde os 3 aos 8 anos. E toda esta agressividade só é demonstrada aqui no terreno de casa, porque saindo daqui é indiferente a pessoas, outros cães, nunca reage a nada.
Será um treinador uma possível solução? Ele obedece a comandos básicos ensinados por mim, mas nunca foi a uma escola ou treinador. Já pedi opinião a um veterinário que me disse que isso não faria efeito, mas outro disse que talvez resultasse. Queria saber as vossas opiniões e experiências e também sugestões para o que fazer... O que quer que seja vai sair do meu bolso e do meu tempo, só quero dar-lhe uma segunda oportunidade... :|
Mariana
ASTROOO
Membro
Registado: domingo dez 20, 2009 10:08 pm
Localização: American Staffordshire Terrier, Iguana Verde, Peixes.

segunda set 06, 2010 11:49 am

Com este post. não quero arranjar confusão nem nada...

Mas é por estas coisas que fico fud*** :evil:
Dizem que as raças PP tem de andar de Açaime porque são muito violentas e mordem tudo e todos...
Tenho de andar com a porcaria de um Açaime na boca do meu cão, embora ele seja bastante docil e nada agressivo, mas é porque é lei e não sei que e não sei quantos...

E depois acontecem estas coisas... Um rafeiro ataca uma velhinha mordendo-lhe na perna. Ou seja... Não é PP mas faz-se passar por isso.

Por amor de deus isto é uma injustiça... Ou usavam todos Açaime ou não usava nenhum...

Cumprimentos,

ASTRO

Imagem
Última edição por ASTROOO em segunda set 06, 2010 11:52 am, editado 1 vez no total.
ASTROOO
Membro

segunda set 06, 2010 11:50 am

Se não quer vedar.
Nem por numa escola...

Meta um Açaime quando andar a solta!

Cumprimentos,

ASTRO

Imagem
tyldy
Membro Júnior
Registado: sexta fev 05, 2010 11:35 pm

segunda set 06, 2010 12:01 pm

NÃO HÁ DÚVIDAS, COLOQUE AÇAIME QUANDO ANDAR À SOLTA.
marymartins
Membro

segunda set 06, 2010 12:11 pm

Caramba, se repararem eu não sou pessoa de vir pedir ajuda porque o cão vomita ou tem um abcesso ou ta deitado e não come. Se eu abri o tópico é porque preciso de ajuda, de ideias. E se faz favor leiam as coisas direitas, pois não sei onde leu que o cão mordeu uma velhinha. Mas faz dele mais malvado, não é? E também não percebi porque depreendeu que não quero leva-lo a um treinador. Só perguntei se seria solução, pois tive duas opiniões diferentes de veterinários, tal como referi. Obrigado pela ajuda.

A questão do açaime quando andar à solta penso que não dá, pois o desgraçado do cão anda SEMPRE à solta. Só para esclarecer, a casa de que falo situa-se numa aldeola onde isso é prática comum, embora que errada, eu sei. Digo que o açaime não dá pois suponho que ao andar com ele, se se deparasse com algum cão e se envolvesse numa luta, não tinha como se defender. Ou estarei errada?

Só quero que compreendam que as decisões de não vedar o terreno são do meu pai, o dono disto tudo, não minhas. Se fosse por mim, o animal tinha o espaço do terreno vedado que é mais que suficiente para 10 cães. Mas já que essa foi a única solução que me veio à ideia e já foi anteriormente descartada pelo meu pai, só queria que me ajudassem com outras ideias de modo a arranjar uma possível solução.
Mariana
ASTROOO
Membro

segunda set 06, 2010 12:21 pm

"Digo que o açaime não dá pois suponho que ao andar com ele, se se deparasse com algum cão e se envolvesse numa luta, não tinha como se defender. Ou estarei errada?"

Pois... E os cães PP?
Se estiverem a ser mordidos por outro cão, não tem direito tambem a defenderem-se?? Ou são de pedra e não tem dores?

Uma solução?
- Levalo a uma escola de treinamento!
- Acostumalo as pessoas? Tipo tar com ele a trela onde exista muito movimento de pessoas para ele se abituar talvez?

Não sei!.

Cumprimentos,

ASTRO

Imagem
Última edição por ASTROOO em segunda set 06, 2010 12:24 pm, editado 3 vezes no total.
marymartins
Membro

segunda set 06, 2010 12:24 pm

Arre... Se pesquisar aí coisas com o meu nickname, há-de encontrar várias coisas comigo a manifestar-me contra essas tretas dos PPs e mais não sei o quê. ISSO É UMA TRETA!! Ponto percebido??

Agora voltando ao meu cão, se faz favor.
Mariana
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

segunda set 06, 2010 12:27 pm

Bom dia
Eu sou contra os cães amarrados a correntes. Mas se colocar uma vara de ferro ou arame de aço com 3mtros e prender no chão e uma argola e prender ai o cão.
Com uma corrente com dois ou três metros ele corre nessa vara de ferro ou arame e não sai do seu espaço. E coloque-lhe uma casinha onde se possa abrigar da chuva e do sol.e ter sempre agua fesca e comida.
Não sei se me fiz entender mas é uma solução.
Assim não sai do seu espaço.
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

segunda set 06, 2010 12:31 pm

Que situação desagradável :oops:

Procure informar-se junto de um bom treinador, só ele lhe poderá dizer se esta situação se resolverá com treino. Apesar de ser já um cão adulto, não significa que não possa aprender e ser treinado.

Quanto ao vedar a casa, se o cão consegue sair livremente de casa e fazer estragos, vão ter chatices sempre. Não é possível fazer um espaço vedado para o cão ficar lá solto? Isto são questões que devem ser pensadas antes de se ter um animal. Quase toda a gente que tem animais teve que adaptar a casa para os receber, seja com redes, muros, portões,protecções de janelas, etc...
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!"  - Campanha de adopção no Brasil
marymartins
Membro

segunda set 06, 2010 12:32 pm

Xenita,

A mim também me faz uma impressão terrível os cães acorrentados, tanto que nem me tinha passado pela cabeça essa do arame, embora já tenha visto isso. Talvez seja uma hipótese a considerar, não sei. Obrigada.
Mariana
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda set 06, 2010 12:35 pm

Maryartins recorrer a um treinador não é garantia nenhuma, mas pode ajudar. Eu acho que o facto de ele andar à solta vai dificultar muito, pois deverá andar muitas vezes sem supervisão. Compreendo que seja uma aldeola, mas alguém tem que começar a mudar. Não será possível vedarem apenas uma parte do terreno?
Em relação ao treinador, terá que explicar bem ao treinador o problema, conversar muito bem, pois nem todos estão capacitados para ajudar na sua questão. Fale com vários treinadores e procure saber que abordagens sugerem.

Ele anda o dia todo à solta? É que é um risco muito grande para os outros, deveria mesmo colocar-lhe um açaime.
marymartins
Membro

segunda set 06, 2010 12:37 pm

Lukilu Escreveu:Que situação desagradável :oops:

Procure informar-se junto de um bom treinador, só ele lhe poderá dizer se esta situação se resolverá com treino. Apesar de ser já um cão adulto, não significa que não possa aprender e ser treinado.

Quanto ao vedar a casa, se o cão consegue sair livremente de casa e fazer estragos, vão ter chatices sempre. Não é possível fazer um espaço vedado para o cão ficar lá solto? Isto são questões que devem ser pensadas antes de se ter um animal. Quase toda a gente que tem animais teve que adaptar a casa para os receber, seja com redes, muros, portões,protecções de janelas, etc...
É possível fazer isso tudo, o que ainda me enerva mais. O sítio onde ele tem a casota e comida é +- facilmente vedável, bastava haver permissão para.
Desde sempre em casa e nas dos vizinhos houve cães nestes termos de liberdade total e nunca houve problema nenhum, pois sempre se habituaram à entrada e saída de pessoas e animais e não ligavam nenhuma, nem alarme davam. Penso que seja por isso a relutância do meu pai em mudar algo por causa deste. E também daí não ter havido algum tipo de pensamento em relação a isso aquando da decisão da adopção dele. :|
Mariana
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

segunda set 06, 2010 12:37 pm

marymartins Escreveu:Xenita,

A mim também me faz uma impressão terrível os cães acorrentados, tanto que nem me tinha passado pela cabeça essa do arame, embora já tenha visto isso. Talvez seja uma hipótese a considerar, não sei. Obrigada.
Pois e se o seu terreno não está vedado, significa que o seu canito ficaria desprotegido se ficasse preso nesse arame. Assim tal como ele sai do terreno, podem entrar cães e ele como está amarrado não se pode defender, ou fica magoado no arame.
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!"  - Campanha de adopção no Brasil
marymartins
Membro

segunda set 06, 2010 12:41 pm

Acena Escreveu:Maryartins recorrer a um treinador não é garantia nenhuma, mas pode ajudar. Eu acho que o facto de ele andar à solta vai dificultar muito, pois deverá andar muitas vezes sem supervisão. Compreendo que seja uma aldeola, mas alguém tem que começar a mudar. Não será possível vedarem apenas uma parte do terreno?
Em relação ao treinador, terá que explicar bem ao treinador o problema, conversar muito bem, pois nem todos estão capacitados para ajudar na sua questão. Fale com vários treinadores e procure saber que abordagens sugerem.

Ele anda o dia todo à solta? É que é um risco muito grande para os outros, deveria mesmo colocar-lhe um açaime.
Concordo plenamente que alguém tem que mudar, e quem me dera que fosse a minha casa a dar o exemplo. Tal como disse no post anterior, o vedar uma parte do terreno é fisicamente possível, mas o meu pai também não quer isso.

Em relação ao treinador vou então realmente começar a contactar e ver o que me dizem e que sugestões me dão.

Sim, ele anda todo o santo dia à solta, vai para onde quer. É um risco enorme, eu sempre disse isso cá em casa, mas todos me acham maluca. Tanto que o cão é castrado porque eu disse à vet para o fazer aquando da operação e ninguém cá em casa sabe.
Mariana
marymartins
Membro

segunda set 06, 2010 12:44 pm

Pois e se o seu terreno não está vedado, significa que o seu canito ficaria desprotegido se ficasse preso nesse arame. Assim tal como ele sai do terreno, podem entrar cães e ele como está amarrado não se pode defender, ou fica magoado no arame.
Tem razão, realmente, não me tinha lembrado disso...
Mas que m***a! Será que uns metros de rede ou muros fazem mal a alguém?? :evil:
Mariana
Responder

Voltar para “Cães”