Preciso de conselhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
micaerita
Registado: segunda set 13, 2010 1:58 pm

segunda set 13, 2010 2:08 pm

Boa Tarde,

Eu adotei uma cadela o ano passado e este ano apareceu uma cadela em minha casa (historia longa) que acabei por também adoptar.

O meu problema é que a Rita (adoptada recentemente) faz xixi em casa, não seria grave se não fosse o facto de ela estar sempre com tanto medo e assustada (deve ter sido muito mal tratada) que eu nem consigo ralhar
com ela e mesmo quando o faço, acho que ela nem percebe porque estou a reclamar!
Eu passeio as cadelas 3 vezes/dia, já levei as duas juntas e/ou separadas às vezes durante 3 horas! A Rita adora passear mas nem um xixi faz... mas chega a casa e é a primeira coisa que faz...

Alguem tem uma ideia de como a posso educar a fazer xixi lá fora?
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

segunda set 13, 2010 2:54 pm

A mnha Pamir (que tirei da rua e que a minha avó ficou com ela) se eu ralhasse por ela estar a fazer xixi em casa era pior porque urinava-se ainda mais chegando ao ponto de se urinar só por eu fazer uma careta e sem nada dizer. Eu penso que com muita paciencia e mimos consegue em primeiro lugar ajudar a que a cadelinha tenha confiança em si e nela própria e depois sim ensinar-lhe as coisas que pretende que ela faça.
Sabe-se lá o que ela passou... A minha até tentaram esmargar-lhe as patas com pedras para ela não correr atrás de quem a abandonou. Decidi nem sequer ralhar até ela ter confiança nela mesma e ter pessoas que a mimem. A minha avó e o meu pai têm dado tudo por ela assim como nós quando estamos lá e vê-se que agora é uma cadelinha animada e feliz. Tinha o habito de morder noutros cães e animais e neste momento brinca imenso com todos eles. Precisam de muita confiança.

É a minha opinião.
Parabens pela sua iniciativa e boa sorte:)
mikimimi
Membro
Registado: domingo dez 27, 2009 1:40 pm

segunda set 13, 2010 2:56 pm

MRJN Escreveu:A minha até tentaram esmargar-lhe as patas com pedras para ela não correr atrás de quem a abandonou.
coitada.... que pessoas mas! :evil:
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

segunda set 13, 2010 3:07 pm

MRJN Escreveu: A minha até tentaram esmargar-lhe as patas com pedras para ela não correr atrás de quem a abandonou.
Que horror Joana!!!!!! Até me deu um baque!!!

micaerita, vai de ter alguma paciência a treinar a cadelita. Se se facto ela foi maltratada vai acabar por ficar assustada quando ralhar com ela. Por outro lado, se ela continuar a fazer xixi em casa e não lhe ralhar, ela nunca vai entender que está a fazer mal... se calhar um raspanete mais "gentil" comece a resultar. Nada de tons furiosos ou a bixaroca ainda acaba a fazer mais uns quantos xixis. ;)
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

segunda set 13, 2010 3:26 pm

kaminaru Escreveu:
MRJN Escreveu: A minha até tentaram esmargar-lhe as patas com pedras para ela não correr atrás de quem a abandonou.
Que horror Joana!!!!!! Até me deu um baque!!!
É verdade Kaminaru. A minha Pamir tinha as patinhas feridas e não sabia porque até que andei a por panfletos com a foto dela (pensava eu que tinha sido perdida porque estava de coleira) até que uma senhora viu e disse-me que tinha visto um rapaz de mochila a abandoná-la e que a cachorra corria atrás dele até que o fulano lhe bateu com pedras nas patas e ela deixou-se ficar. Eu não disse nada à senhora mas no meu caso eu faria queixa mesmo que não desse em nada nem achassem o estupido animal que tinha feito isso mas adiante. À noite cheguei a casa (a Pamir estava comigo há menos de 24 h) e fui examiná-la todinha quando vi que os dentes de baixo também estavam partidos (um pontapé?). O vet depois disse que de saúde estava bem. Eu achava que ela já era velhota porque tinha pelinhs brancos no focinho mas ele disse que ela era novinha e tinha razão porque a maluca aumentou uns 10kg de peso e está bem maior. Assim que conseguir descobrir onde pus as fotos dela (nas mudanças perdemos tanta coisa) hei-de fazer um petsite dela e mostrar o antes e depois.

Na primeira noite dei-lhe banho, nem pulgas tinha, escovei-a e ela dormiu na minha cama durante 12 horas. Até roncava. Via-se que estava estafada. Como mudei de trabalho na altura que me ocupava muito tempo ela ficou na minha avó agora que tenho tempo e espaço para ela a minha velhota não me deixa trazê-la :lol:

Nesse fim de semana foi comigo à praia, andou de comboio e portou-se como uma lady. A unica coisa que ela tinha e que at´hoje fico tola é que ninguém se podia chegar perto de mim eu sentia a vibração do rosnar dela na trela (ela rosnava baixinho) e era super protectora. Nunca se queixou de nada um fulano no comboio pisou-a (e sei que foi de proposito porque ele estava com os copos) e ela em vez de se queixar veio por-se ainda mais juntinha a mim a rosnar baixinho para ele. Nunca vi animal assim tão protector. Além de que se deu pelo nome no próprio dia.

Pena mesmo que a minha velhota a queira demais :D Se não já cá estava comigo.

Peço desculpa pelo testamento.
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

segunda set 13, 2010 7:14 pm

MRJN Escreveu:Na primeira noite dei-lhe banho, nem pulgas tinha, escovei-a e ela dormiu na minha cama durante 12 horas. Até roncava. Via-se que estava estafada. Como mudei de trabalho na altura que me ocupava muito tempo ela ficou na minha avó agora que tenho tempo e espaço para ela a minha velhota não me deixa trazê-la :lol:
Estamos a sair do tópico, mas não deixo de ficar absolutamente chocada (ou não) com tamanha crueldade do ser humano (que de humano nao tem NADA).
Quando trouxe o Pulgas para casa ele também dormiu o dia inteiro. Via-se que estava cansado e assustado com a situação, não comeu nesse dia, bebeu um pouco de àgua e pronto. Deixámo-lo descansar o tempo que foi preciso, aproximavamo-nos dele muito devagar, falávamos com ele para ele sentir que podia confiar em nós... foi mau ter de lhe por a coleira, mas ao fim de alguns minutos já estava mais ou menos adaptado.

Tenho um orgulho muito grande naquele cão. Adoro-o porque é muito especial, como todos os desgraçados dos animais que souberam o que é a crueldade humana.
Responder

Voltar para “Cães”