Raw Meaty Bones & Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
rsccoutinho
Membro
Registado: quarta set 15, 2010 10:23 pm

quarta set 15, 2010 11:19 pm

• Olá a todos.

Bom, há cerca de uns 5 meses tomei conhecimento de Raw Meaty Bones para os meus cães. Depois de umas breves pesquisas, de falar com os talhantes habituais da minha zona e de fazer as contas que dava ao final do mês, vi que ficava muito mais económico sustentar os meus cães com este tipo de alimentação (com ração gastava cerca de 200eur por mês). A questão era se lhes fazia realmente bem… então antes de parar com as rações tentei informar-me mais e até comprei uns livros e registei-me em sites. (foi aí que encontrei o vivapets e desde aí que o acompanho, portanto li todos os tópicos que falavam sobre Raw Meaty Bones).

Tenho 3 cães. Um sénior, um de 4 anos e um cachorro. Depois do jejum comecei a dar RMB aos mais velhos, há cerca de um mês. O cachorro ainda não come, pois como está em fase de desenvolvimento tem de comer várias vezes ao dia, e eu não tenho oportunidade de dar-lhe carne várias vezes, a ração é mais prática e não há lutas entre eles. A questão é que eles são muito sôfregos! Não sei como proceder neste aspecto… se dou ao sénior tem de ser em separado pois os outros vão lá e roubam os ossos, e o sénior hoje rosnou-me porque eu estava a partir um ovo no prato onde ele estava a comer, para ele comer. Deve ter pensado que lhe ia roubar a comida! Castiguei-o tirando-lhe a comida com um pau, até ele perceber bem que quem detém o poder da comida sou eu… e dei-lhe com um chinelo no rabiosque! Mas tenho medo! Entretanto o cachorro roubou o osso que o sénior estava a roer… eu agarrei nele, e após alguma luta e rosnadelas, tirei-lhe o osso da boca, e disse NÃO, e dei de novo ao sénior (que já estava mais calmo e a respeitar-me). Mas o cachorro ficou doido, ele quer por força comer a carne, então dei-lhe ração como prémio, mas ele aspirou-a de tal forma que até quase engolia as minhas mãos… e pulava à minha volta, e à volta do sénior que estava deitado a roer o dito cujo…
    Para dar RAW em condições tenho de separá-los e perder muito tempo a ensinar (mais uma razão porque o cachorro não pode comer já RAW, só tenho tempo ao final do dia) se não, roubam as carnes uns dos outros, rosnam, e até já a mim começam a desrespeitar.

Como procedo para o meu cachorro não ser tão sôfrego a comer?

Como procedo para o sénior me respeitar? (tenho medo que ele se atire a mim por pensar que lhe vou roubar a comida…)

Como procedo para que eles não roubem comida uns aos outros?

Eu tenho uns livros sobre educação de cães, mas obviamente não vem a falar de quando lhes damos carne, eles ficam terrivelmente loucos com a carne… e começo a ficar apreensiva…

Obrigado

R.C.
TiagoVP
Membro Júnior
Registado: terça ago 17, 2010 1:32 pm

quarta set 15, 2010 11:32 pm

Olá eu acerca da RAW não lhe sei dizer nada, mas à algum tempo atrás eu tive 2 cães SRD com os instintos de caçadores muito activos e aconteceu que uma vez os 2 conseguiram entrar na capoeira e mataram-me perto de 30 cabeças de criação. A partir desse dia nunca mais foram os mesmos. Os 2 nunca tinham fugido da propriedade mas desde esse dia cumeçaram a fugir e deram-me uma despesa de 300€ porque foram atacar a capoeira de uma vizinha minha. Moral da história, os cães depois de terem provado carne viva praticamente que enlouqueceram e fomos obrigados a dar os cães a um senhor que praticava caça e tratava bem os animais.

Não sou perdido nem achado no assunto e a minha opinião vale o que vale mas não sei se é boa ideia dar carne aos animais, mas espere mais opiniões porque há aqui gente bastante experiente que talvez lhe possam tirar as dúvidas.

Cumprimentos
rsccoutinho
Membro

quarta set 15, 2010 11:49 pm

TiagoVP:

Obrigada pelo seu contributo... Antes de começar a dar este tipo de alimentação pesquisei mesmo muito, e também me informei acerca da suposta agressividade quando experimentam carne crua... bom, o que acontece é que os cães, tal como as pessoas, querem o que é bom. E para eles, o melhor é comer carninha crua como os seus antepassados faziam. Posto isto é muito natural que eles fiquei instintivamente mais protectores de bem tão preciso que é um osso carnudo cru. Entre eles defendem o que é seu, mas tem de haver o "chefe da manada" para os educar, que neste caso sou eu, e nisso não sei como proceder...

Bom, image que passa a vida a comer cereais, ou sopa; quando tem à sua frente um prato enorme com a sua comida preferida, de fazer água na boca cada vez que olha, deseja que não apareca ninguém para partilhar... Como civilizados que somos, não rosnamos a quem quer um bocadinho, mas no caso dos animais já não é bom assim... têm de ser educados...

Cumprimentos e obrigado :P
TiagoVP
Membro Júnior
Registado: terça ago 17, 2010 1:32 pm

quarta set 15, 2010 11:55 pm

Não rosnamos? Devo ser muito pouco civilizado a mim ninguem me tira a bela da sardinha que eu rosno e mordo e tudo se for preciso :D
ABLops
Membro
Registado: quinta ago 12, 2010 2:23 am

quinta set 16, 2010 12:23 am

rsccoutinho Escreveu: (com ração gastava cerca de 200eur por mês).

Tenho 3 cães. Um sénior, um de 4 anos e um cachorro. O cachorro ainda não come, .[/list]
200 euros/mês para 2 cães ?????

Ou fez mal as contas ou de cães não têm nada, têm a certeza que ladram e não têm tromba?
rsccoutinho
Membro

quinta set 16, 2010 12:52 am

TiagoVP Escreveu:Não rosnamos? Devo ser muito pouco civilizado a mim ninguem me tira a bela da sardinha que eu rosno e mordo e tudo se for preciso :D
:lol: :lol: :lol: :lol:

fartei-me de rir :)
rsccoutinho
Membro

quinta set 16, 2010 1:00 am

ABLops Escreveu: 200 euros/mês para 2 cães ?????

Ou fez mal as contas ou de cães não têm nada, têm a certeza que ladram e não têm tromba?
Como assim, não entendi? Acha muito ou pouco? Eu compro/comprava rações de qualidade... E a qualidade tem um preço... (que agora descobri que pode ser reduzido:P)

Cumprimentos!
rsccoutinho
Membro

quinta set 16, 2010 1:04 am

rsccoutinho Escreveu:Para dar RAW em condições tenho de separá-los e perder muito tempo a ensinar (mais uma razão porque o cachorro não pode comer já RAW, só tenho tempo ao final do dia) se não, roubam as carnes uns dos outros, rosnam, e até já a mim começam a desrespeitar.

Como procedo para o meu cachorro não ser tão sôfrego a comer?

Como procedo para o sénior me respeitar? (tenho medo que ele se atire a mim por pensar que lhe vou roubar a comida…)

Como procedo para que eles não roubem comida uns aos outros?

Mas bom, acho que as minhas questões estão a ficar um pouco perdidas... Alguém me pode esclarecer, com conhecimentos de causa? :D :D

Obrigado!
RC
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta set 16, 2010 1:34 am

Eu tenho 4 alimento todos ao mesmo tempo com xixa e ossos e não tenho problemas entre eles, e posso tirar-lhes com a mão a comida do prato ou da boca e não há uma rosnadela, confiam plenamente em mim, até porque o faço muitas vezes enquanto comem e elogio como está boa a paparoca e volto a dar-lhes.
Quanto ao instinto de caça, não tem nada a ver com dar carne crua...porque a carne não foge, logo não á caça...está morta e fria...mas acredito que um cão que experimente caçar principalmente se tiver outro para competir na brincadeira pode achar muita piada e sempre que possa...faz...mas mesmo um cão que só coma ração pode ter o mesmo comportamento, principalmente se agir em matilha.
ABLops
Membro
Registado: quinta ago 12, 2010 2:23 am

quinta set 16, 2010 1:37 am

rsccoutinho Escreveu:
ABLops Escreveu: 200 euros/mês para 2 cães ?????

Como assim, não entendi? Acha muito ou pouco? Eu compro/comprava rações de qualidade... E a qualidade tem um preço... (que agora descobri que pode ser reduzido:P)

Cumprimentos!

Partindo do presuposto que dava das rações mais caras do mercado, tipo 5 Euros/kilo, 200 Euros/mês significa quase 1,5 Kgs de ração por dia para 2 cães, o que me parece exagerado. Já agora qual o peso dos animais?
rsccoutinho
Membro

quinta set 16, 2010 1:51 am

Bondage2010,

Obrigado pela sua resposta. eu sempre tive muita confiança nos meus cães mais velhos, e hoje foi a 1ª vez que o sénior me rosnou por causa da comida, pelo que fiquei muito apreensiva. Como fez para lhes tirar a comida da boca? Eu queria começar por aí, do género "eu sou o mestre que detém toda a paparoca" fazendo-os respeitarem-me e elogiando-os a seguir, mas agora fiquei um pouco assustada, tenho receio que o mais velho, com medo que lhe "roube" a comida se atire a mim... Não sei como proceder... Note-se que eles nunca tinham comido carne crua, pelo que nunca tive problemas de lutas por comida, nem de ter de lhes tirar comida da boca... Com o pequenino é diferente, estou a ensiná-lo nesse aspecto, pena ser tão sôfrego.

Obrigado
Última edição por rsccoutinho em quinta set 16, 2010 1:58 am, editado 1 vez no total.
rsccoutinho
Membro

quinta set 16, 2010 1:54 am

ABlopes,

Eu tenho 3 cães, e não 2. A ração para os adultos fica em 120 +/- e a do cachorro é mais cara pois quero que ele tenha um excelente desenvolvimento.

Pesam cerca de 15 o adulto, 35 o sénior e 12/14 o bebé.
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

quinta set 16, 2010 1:56 am

A senhora (procurei por todo o tópico e encontrei só um adjectivo que revelou o seu sexo, peço desculpa se me enganei) tem uma matilha. Então deixe os membros dela entenderem-se, não intervenha. Os seus cães têm ou estão a construir uma certa hierarquia, e nem sempre o cão mais velho é o lider da matilha. Se ele deixa o mais novo tirar-lhe a comida é porque é assim entre eles. Mas se tem assim tanto medo que um possa comer tudo e outro passe fome, então alimente-os separadamente.

Quanto ao rosnar... bem, pode, obviamente, tirar a comida ao cão à força e mostrar-lhe que o dono é todo-poderoso, se quiser dá, se quiser tira... Eu pessoalmente não sou muito apologista deste método mas por vezes resulta.
Mas também pode provocar uma desconfiança entre si e o seu cão e no futuro isso pode ser complicado reparar.
Pode começar a alimentar o cão desconfiado de mão. Quando ele se habituar que a mão da dona não tira mas dá a comida vai deixar de rosnar. Isso não é "desrespeito", é o instinto de protecção da comida e até os membros sub-dominantes da alcateia rosnam e mostram dentes quando o lider lhes tira a comida.

Quanto ao cachorro não há nada a fazer, se não me engano. Os cães não mastigam a comida, engolem, é normal.
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quinta set 16, 2010 7:13 am

BOm Dia .
.
Eu tenho também muitos cães.
Primeiro dou lhes a comida em separado cada um come na sua gamela dentro do seu espaço, nenhum vai tirar ao mais pequeno.
Já dei carne crua e procedi da mesma forma .mas passei a dar novamente cozida por causa das moscas e as varejas, iam colocar as larva. Agora tudo bem cozidinho eles lambem, mais depressa e não dá tempo para as moscas .
Na minha opinião de experiencia é que eles não podem ter falta de comida porque senão ficam sôfregos, todos os que criei aqui são calmos a comer eu posso mexer na comida que eles se afastam. Tenho aqui um cão que passou fome é
Super nervoso e na altura de comer é o que me dá mais trabalho.
Eu optei por ter sempre ração e água fresca e uma vez por dia geralmente é sempre a refeição da noite, os carcaços de frango cozidos de inverno misturo massa ou arroz (por causa do frio)
Há também tenho um huski que se poder assalta-me a capoeira.
Tenho uma caleira para passar as aguas do inverno que vem do terreno de cima ,andei a lipmar e esqueci-me de voltar a colocar a tampa ...ele fugiu, mas não foi fazer mal as capoeiras da vizinhança porque não tem fome. Andou a brincar no terreno por cima da minha casa, quando se cansou voltou para casa sem fazer estragos.
Uma vez que o fez, (assalto as capoeiras dos vizinhos) ficou fechado no canil dois dias eu passava por ele e nem olhava para ele nem festas lhe fazia. É que o gajo é muito carente gosta imenso de mimos e sem mimos fica triste.
Quando vou ao canil eles ladram todos juntos, depressa se calam pois (eu ladro mais alto.) :lol: :lol:
Tente por um tempo ter sempre comida (ração) para ver se acalmam e quando der comida crua tem que os separa senão tem guerra.
Tenho um cão que se lhe puser meio quilo de ração ele come num instante
ao pequenino tente, dar raçao junior.Carne com ossos ao pequenino pode fazer mal
cump
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta set 16, 2010 10:01 am

rsccoutinho Escreveu:Bondage2010,

Obrigado pela sua resposta. (...). Como fez para lhes tirar a comida da boca? Eu queria começar por aí, do género(...)
Obrigado
Eu julgo a mensagem da rosnadela não será consigo mas sim para os outros, experimente a dar uma vez ao senior separado sem a presença dos outros e tirar-he a ver se ele rosna, eu julgo que não o vai fazer...e medo é algo que você não pode mostrar ;)
Responder

Voltar para “Cães”