Comportamento de Pastores Belgas!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

wasserluft
Membro
Registado: quinta mai 09, 2002 9:32 am

quarta nov 19, 2003 5:30 pm

Kem precisava de uma Palmadas no focinho era o Sr !!!!
É um Pastor Belga que estamos a falar !!!! Não é essa amostra de cão que o Sr tem .
Nunca se Bate num pastor Belga !!! Mas nunca mesmo senão um dia.....
Elas acontecem .
Anyway siga o conselho do Sr Celso Alves .
Mas devo dizer que esse tipo de comportamento é normal na maior parte dos casos .
Atenção que o pastor Belga é considerado uma das raças mais inteligentes !!!
Como cão Pastor que é liga-se a com a maior das dedicações ao seu dono . No entanto há que estabelecer ,com grande importância ,uma relação ALFA / BETA .
Não tenho ,sem sombra de dúvida , a experiência e profundo conhecimento da raça como o Sr Celso Alves pois o mesmo ,para além de ser criador ,trabalhou com vários cães . Posso ,no entanto, falar dos meus vinte anos na companhia de Tervuerens e nas alegrias que me deram e dão .
Tudo isto para lhe dizer que nunca ,mas mesmo NUNCA bata no seu Belga ,por favor . Se deseja um cão que é capaz de dar a vida pelo dono .
a nível de castigo se assim se pode chamar eu uso a alimentação ou simplesmente baixo a actividade nas brincadeiras .
Coloque ja o cão numa escola está na altura Ideal e vai ver quenão se arrependerá . Profissionais como o Sr Celso Alves encarregarse-ão de lhe dar uma educação exemplar .
wasserluft
Membro

quarta nov 19, 2003 5:35 pm

"Em vez de sacudir empurre-a contra o chão (puxando pelo cachaço) de modo a que fique de barriga para o ar. Se necessário segure-a pelo pescoço com firmeza, mas sem magoar. Ela só se levanta quando se acalmar."

O Sr é Parvo ou isso é mesmo o comportamento que tem por norma ????
cadymba
Membro Júnior
Registado: terça set 16, 2003 8:02 pm

sexta nov 21, 2003 9:59 am

Obrigado, a todos voces pelos vossos conselhos, em relação ao conselho do celso Alves agradeço o conselho pois sei que é um excelente treinado e o mais importante que tem um grande gosto pelo que faz, eu sei que com n se poder recorrer à violência com estes ou talvez qualquer raça de cão, até porque muito sinceramente não consigo bater em animais muito menos a minha, às vezes quando vejo que ela está mesmo a passar das marcas a unica coisa que faço e agarrar pelo cachaço p ela acalmar, o problema é como explicar por vezes que não quero que faça certas coisa, como controlar atitudes dela sem com disse recurrer a palmadas, sacudidelas de cachaço... eu já falei com um treinador de uma escola aqui perto da minha casa e vou começar a treinar ela lé mas em principio só daqui a umas 2 semanas. Mas pára já e enquanto não vou com ela para a escola gostaria de saber com lidar com ela se recurer a "palmadas"?

mais uma vez obrigado pela vossa ajuda.
Cláudia
CelsoAlves
Membro
Registado: sexta abr 12, 2002 5:12 pm

sexta nov 21, 2003 11:17 am

Cara Sr.ª
Dar palmadas ou mesmo puxar o cachaço do cachorro, é por norma errado. Ppois pode dar-se o caso do cachorro ser muito combativo e vai levar isso como uma forma endurecida interagir com o dono e cada vez terá que ser mais e mais dura. No final ele não compreendeu nada só que estamos ou zangados ou desesperados. Para poder aconselhar teria que ver o comportamento natural da cachorra para poder adequar o conselho ao caracter do cão. Os cães não são todos iguais. eu não me caso de dizer isto, pois os humanos esquecem-se com frequencia disto. A resolução para o seu caso só poderá ser usada conforme o seu temperamento.
Já agora porque não começa já a treinar? O treino deve ser começado o mais tardar cerca dos 3, a 4 meses de idade, (sem castigos) para começar a moldar o comportamento do cão em vez de o reeducar mais tarde.

Celso Alves
cadymba
Membro Júnior
Registado: terça set 16, 2003 8:02 pm

sexta nov 21, 2003 11:49 am

Sr. Celso Alves como já referi anteriormente eu sei que a violência fisica não é atitude, até porque eu não consigo lhe bater, gosto muito dela e por isso mesmo estou aqui para saber quais são as utras formas que devo proceder para ela perceber quando está a fazer mal? Eu vou treina-la numa escola mas de momento não tenho disponibilidade, só daqui a mais ou menos 2 semanas, mas até lá gostaria de comecar a ter atides com certas, para ela compreender e até eu se sentir melhor pelo facto de saber que estou a tomar atitudes certas com ela, já li muito sobre esta raça (é o primeiro cão que tenho, até aqui nunva tive um cãoi nem de ração nem SDR) pois quero compreender melhor comportamentos e atitudes que ela tenha, mas no que toca a formas de educar pouco se fala, relamente mencionam sempre que "violência" nem pensar mas não dizem outras formas e por isso peço a sua opinião nesse sentido já que é criador e já lidou concerteza com vários tipos de comportamentos de Belgas, pois sei que cada cão é um cão, mas acho que deve existir formas generalizadas em determinadas ocasiões.

Obrigado pela sua e Vossa atenção.

Cláudia
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta nov 21, 2003 12:47 pm

[quote=CelsoAlves]
Cara Sr.ª
Dar palmadas ou mesmo puxar o cachaço do cachorro, é por norma errado. Ppois pode dar-se o caso do cachorro ser muito combativo e vai levar isso como uma forma endurecida interagir com o dono e cada vez terá que ser mais e mais dura. No final ele não compreendeu nada só que estamos ou zangados ou desesperados. Para poder aconselhar teria que ver o comportamento natural da cachorra para poder adequar o conselho ao caracter do cão. [b]Os cães não são todos iguais. [/b] eu não me caso de dizer isto, pois os humanos esquecem-se com frequencia disto. A resolução para o seu caso só poderá ser usada conforme o seu temperamento.
Celso Alves
[/quote]

Estimado Celso:

Relativamente à utilização do "castigo" por conduta indesejada, tenho entendido que o cão o associa à conduta desde que a pressão (neste caso o abanão no cachaço) seja aplicada no momento certo, aliás como a recompensa. Daí que pense que o cão compreenderá ou não o castigo/recompensa tanto melhor quanto mais "em cima" do comportamento ele seja aplicado.
Aliás é esse o comportamento natural nas matilhas, pelo que o seu comentário me causou alguma estranheza, em bora concorde com o teor geral das suas ideias.
Não poderia explanar a questão da aplicação do castigo de uma forma mais desenvolvida, e designadamente no que se refere aos PB?
Por outro lado, em caso de dominância por parte do cachorro, que tipo de atitude preconiza por parte do dono?
Cumprimentos

José Carlos
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta nov 21, 2003 4:08 pm

Em relação a pastores belgas, se são diferentes de quase todas as raças não sei, desconheço por completo, daí que fui "forçado" a concordar com o Celso, mas sinceramente não sei o que os faz diferentes de outras raças. Em matilha são agredidos, lutam... Na "matilha" de casa não compreendo porque o lider não pode impor a sua liderança apenas com uma palmada leve no focinho, por exemplo.

Quanto ao Sr. "não alimentem os cães de rua", aconselho-o a ir a um psiquiatra. Está cada vez pior. Não tenho culpa que o seu mundo seja só o seu cão. Devia ter contacto com outras raças, de preferencia dominantes. Agora se o seu rafeirote urina-se quando ouve um barulho, não pode pensar que todos são iguais. A minha amostra por exemplo, é bem controlada por mim, embora agressiva de vez em quando. Acha que controla um pinscher só por lhe tirar a comida? :D Mude de raça, uma dominante, um terrier de preferencia, e depois conte-me para eu me rir. Ou então faça o seguinte, ainda é melhor. Pegue num cão adulto problemático e extremamente agressivo. Eu uso a minha técnica, você usa a sua, e depois vamos contar os nossos dedos a ver quem tem mais.
Continuando, a minha amostra já me deu umas taças porreiras. Pode ser amostra, mas já provou mais do que a grande maioria de cães, sejam ele grandes ou pequenos. E o seu, para além de maricas o que já provou?

E desculpem os restantes por este paragrafo pessoal e dirijido a uma pessoa. Não era para responder, mas como puxaram o tópico para cima não gostei de ver má educação para comigo, sem ser respondida.
Pela educação desse senhor, dá para ver como deve ser o cão dele...
Mas mesmo que haja resposta, não continuarei a responder, nem sequer em pm.
KROZ
Membro Veterano

sábado nov 22, 2003 8:05 pm

Ora bem....

Estive a falar com o actual nº1 em Obediência Desportiva ( ou obedience)em Portugal, que por acaso tem um pastor belga, e ele ficou admirado com as afirmações aqui. Se necessário ele puxa a cadela pelo cachaço e se necessário bate no focinho... A cadela é excelente... e vai à frente na obediência.

Por isso, sr. was... sei lá... repare bem nas barbaridades que escreveu. Se um cão é agressivo e morde ao dono, ou se impõem a sério ou não resolvem nada.

Por isso, vou manter a minha opinião inicial. Não há aqui ninguém que não faria o que eu disse se o cão lhe mordesse (alguém que saiba treinar claro). Penso que o que o Celso referiu é o ideal mas para problemas mais suaves. Se for um cão realmente agressivo para o dono, não vejo grandes soluções.
Agora resta saber o grau de agressividade do cão em questão. Não me parece ser nada de especial, mas se mostra os dentos quando a dona se impõe... a mim só me mostrava uma vez.

Os cães agressivos que conheço e que são treinados, são cães cujos donos não são capazes de lhes dar uma palmada, e outros são treinados com clickers... Um cão agressivo precisa de um lider, não de um amiguinho....

Se forem amiguinhos e não lideres depois admirem-se que eles vos mordam...
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado nov 22, 2003 9:08 pm

Possívelmente o Celso referia-se á utilização como norma desse tipo de castigo e á influ~encia que a sua repetição excessiva poderá ter quanto á submissão do cão quando adulto.
CelsoAlves
Membro
Registado: sexta abr 12, 2002 5:12 pm

segunda nov 24, 2003 1:36 pm

Caro Kroz
Eu não sou o nº 1 em Obidience,
mas por certo sabe que pratico RCI e Mondioring, que tem obediência e muito controle nas defesas, pois o cão por instinto morde e o nosso trabalho é canalizar o comportamento agressivo e transforma-lo bem como controla-lo. Alem disso nas provas de Obediência que na altura era o Regulamento Belga nunca perdi. Por tanto considero que voçê ou otra pessoa possa ter a sua forma de pensar diferente, mas eu não tenho essa opinião.

Passo a explicar para o José.
antes de mais gostaria de dizer que sou absoltamente contra as punições, sou a favor de ensinar ao cão o que é correcto. As punições a terem de ser aplicadas só devem aparcer quando temos a certeza que o cão já sabe o que queremos, e é um claro sinal que nós como treinadotres não fomos capazes de ensinar (condicionar) correctamente o cão, ou o cão tem um comportamento demasiado donimante.
Para aplicar uma punição ou mesmo uma recompensa, antes demais há que saber distinguir muito bem quando e porquê, que não me parece que o dono em causa tenha a devida experiência para o fazer.
Pois, caso contrario por vezes vemos donos que querem a calmar o cão só o excitando ainda mais por estarem a confirmar o comportamento. Ex. O cão ladra aos outros cães e o dono puxa-o para trás. Todos por certo já viraram donos inesperiêntes a mexer uma trela, e em vez de aplicarem uma punição (puxão) aplicam um estimulo, arrastando o cão. correcto?
Depois o mais importante é que nem todos os donos tem coração e por vezes coragem para punir um cão sem lhe demonstrar pena ou medo, por ter tomado tal acto e ai o cão percebe a fibra do dono. O que é muito mau, pois se o cão percebe que o dono tem pena ele pensa em liderar e se ele se apercebe que o dono tem medo está o caso perdido.

Alem disso se o dono não tem esse problema (falta de coragem ou pena) vamos a outro importante qual o nivel de punição que vamos aplicar ao cão? Se for pouco, com um cão muito insensivel e combativo (foi o que falei no outro email) e pararmos antes dele desistir, vamos indurecer o cão. se o cão for muito sensivel e pouco dominate podemos traumatiza-lo.
Então qual o nivel a utilizar? só uma pessoa com conhecimentos o pode dizer, vendo obviamente o cão para o poder avaliar.

Na minha maneira de ver, será sempre mais facil levar o cão a executar um comportamento correcto e depois recompensa-lo por isso, que andar a punir. Até porque o cão nessa altura vai associar e distinguir as diferenças.

Para algumas maneiras de ver pode ser uma forma incorrecta, mas eu tenho por norma na vida que é motivar em vez de ter de me zangar.

Respeito que se pense de forma diferente.

Um abraço
Celso Alves
KROZ
Membro Veterano

segunda nov 24, 2003 3:15 pm

Boa tarde Celso,

Antes de mais, as minhas intervenções para o outro sujeito mal educado, eram exclusivamente para essa pessoa. Embora ele concordasse consigo, certamente não sabia o que estava a escrever. Espero que o Celso não tivesse pensado que também eram dirigidas a si. Visto que nos conhecemos, embora nunca fossemos apresentados, não iria entrar em conflito consigo sem esperar por uma explicação mais detalhada.

Óbviamente que sei o que o Celso faz, e creio que neste "mundo" todos sabemos. Não queria com a minha intervenção desvalorizar nem valorizar ninguém. Nem eu sou ninguém neste meio para o fazer. Apenas quis realçar que eu não estava a falar de qualquer um, mas sim uma pessoa com um pastor belga e que sabe treinar, com provas dadas. E que pelos vistos, os castigos por ele aplicados, o Celso também os aplicaria nas mesmas ocasiões.

Após ler a sua resposta mais explicativa, as nossas ideias não são assim tão diferentes. Inicialmente pensei que o Celso quisesse dizer que nunca se deve castigar fisicamente um cão. Ora após pensar bem, isso seria dificil de acreditar, ainda mais tendo já visto o Celso em "acção". Daí parecer que havia uma disparidade nas nossas ideias.

O Celso afirma que o castigo fisico é dado quando o cão sabe o bem e está a fazer mal. Eu partilho dessa ideia. Eu não ando a dar chapadas no focinho e etc, a torto e a direito. Além do mais, raramento tenho necessidade de castigar fisicamente um cão, normalmente a minha voz basta. Só mesmo quando as ideias do cão são mais fortes que a minha voz, aí tenho necessidade de me impôr um pouco melhor.

E em tudo o resto partilho das suas ideias. Neste caso concreto, eu mostraria fisicamente ao cão que não me pode morder. Mas dou razão ao Celso que não conhecendo nem a pessoa nem o cão, o melhor é não aconselhar castigos destes e aconselhar a procurar ajuda. Realmente esqueci-me que nem todas as pessoas são iguais e nem todas sabem como castigar um cão e esse foi o meu erro ao aconselhar o castigo por mim mencionado.

E depois nem todas as raças são iguais. A minha experiência é com cães pequenos, teimosos, muito dominantes e com aptidão para não obedecer. Por isso tenho necessidade de me impôr mais vezes do que se tivesse um border collie por exemplo... Mas estando a iniciar-me com pastores alemães já dá para ver que não tem mesmo nada a ver... Chamo os dois... o pinscher pensa se vem ou não enquanto o PA já está ao meu lado...

Já agora, para concluir, penso que todos os cães reagem mal a castigo fisico mal aplicado. Uns mais que os outros mas não penso que haja assim tantas diferenças. O que o Celso queria dizer era que não se deve aplicar o castigo desnecessáriamente ou mal aplicado, principalmente por quem não sabe, e independentemente da raça, ou que aplicado mal a um pastor belga tem consequências piores do que se fosse a outras raças?
wasserluft
Membro

segunda nov 24, 2003 4:52 pm

Kroz ,,,
ts ts ts
Eu só me rio , a Sério Get a grip
Volto a dizer não bater nunca num cão . Não vou dizer nada pois o Sr Celso Alves já disse tudo. Quanto á sua pessoa tu e os terriers podem ....
Cães dominantes ???? que tipo de complexo é que o Sr possui para querer ter um c\ao dominante ?????
Quando bate ao seu cão usa uma lupa ????
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda nov 24, 2003 4:55 pm

wasserluft Escreveu: Kroz ,,,
ts ts ts
Eu só me rio , a Sério Get a grip
Volto a dizer não bater nunca num cão . Não vou dizer nada pois o Sr Celso Alves já disse tudo. Quanto á sua pessoa tu e os terriers podem ....
Cães dominantes ???? que tipo de complexo é que o Sr possui para querer ter um cao dominante ?????
Quando bate ao seu cão usa uma lupa ????
Mensagem reportada ao moderar
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Bloqueado

Voltar para “Cães”