ERRADO! No caso dos Bufos, o perigo é bem real! Libertam mesmo uma toxina através da pele.guzZ Escreveu:As "histórias" que ouve sobre os sapos serem venenosos(em PT) é mesmo só para meter medo, a minha bisavó estava-me sempre a dizer que os sapos me urinavam na cara se eu fosse atrás deles e que me nasciam sapos nas mãos e não sei quê, mas só mesmo pq tinha medo que eu me aleijasse em pequeno. Se os sapos em PT fossem venenosos eu já estava morto e enterrado ao tempo. Fique descansada.
Só se deve preocupar com estes sapos http://diariodebiologia.com/2009/01/qua ... venenosos/ estes sim têm veneno mas para ver um em Portugal é preciso que alguém o traga de regiões mais quentes e húmidas e não se aguenta cá muito tempo a não ser que lhe dêem as condições necessárias.
Se está calmo e sem nenhum sinal de envenenamento (a calmaria pode ser efeito da toxina) foi só um susto, se vir que continua a salivar bastante e com um batimento cardíaco fora do comum vá ao veterinário!
Chino, não precisa de o comer para morrer, basta que ao abocanha-lo tenha ingerido toxina suficiente para lhe causar dano... A toxina é segregada pela pele... A substância em causa é um alucinogénico e até há quem (malucos) lamba a pele deles para ter um efeito semelhante ao LSD, só que por vezes corre bem mal....