Meu cão apanhou um sapo...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado set 25, 2010 12:51 pm

guzZ Escreveu:As "histórias" que ouve sobre os sapos serem venenosos(em PT) é mesmo só para meter medo, a minha bisavó estava-me sempre a dizer que os sapos me urinavam na cara se eu fosse atrás deles e que me nasciam sapos nas mãos e não sei quê, mas só mesmo pq tinha medo que eu me aleijasse em pequeno. Se os sapos em PT fossem venenosos eu já estava morto e enterrado ao tempo. Fique descansada.
Só se deve preocupar com estes sapos http://diariodebiologia.com/2009/01/qua ... venenosos/ estes sim têm veneno mas para ver um em Portugal é preciso que alguém o traga de regiões mais quentes e húmidas e não se aguenta cá muito tempo a não ser que lhe dêem as condições necessárias.
ERRADO! No caso dos Bufos, o perigo é bem real! Libertam mesmo uma toxina através da pele.

Se está calmo e sem nenhum sinal de envenenamento (a calmaria pode ser efeito da toxina) foi só um susto, se vir que continua a salivar bastante e com um batimento cardíaco fora do comum vá ao veterinário!

Chino, não precisa de o comer para morrer, basta que ao abocanha-lo tenha ingerido toxina suficiente para lhe causar dano... A toxina é segregada pela pele... A substância em causa é um alucinogénico e até há quem (malucos) lamba a pele deles para ter um efeito semelhante ao LSD, só que por vezes corre bem mal....
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado set 25, 2010 1:41 pm

tantos disparates guzz

Os anfíbios segregam toxinas, tanto que nunca deve levar a mão aos olhos ou à boca caso mexa num, seja ele qual for. óbvio que os efeitos serão maiores ou menores ou por vezes até inexistentes.

Gostar dos animais é também conhece-los, logo, há que saber lidar com as espécies que se escolhe.

Os que indicou são animais que segregam o veneno a partir da alimentação, logo, em cativeiro, não serão perigosos como os que vivem no seu habitat natural.

Quanto ao senhor do cão, toxina é toxina e o conselho que lhe deram com o quote em inglês é em dúvida o melhor.
guzZ
Membro Veterano
Registado: quinta ago 12, 2010 4:35 am

sábado set 25, 2010 2:01 pm

buzio Escreveu:tantos disparates guzz

Os anfíbios segregam toxinas, tanto que nunca deve levar a mão aos olhos ou à boca caso mexa num, seja ele qual for. óbvio que os efeitos serão maiores ou menores ou por vezes até inexistentes.

Gostar dos animais é também conhece-los, logo, há que saber lidar com as espécies que se escolhe.

Os que indicou são animais que segregam o veneno a partir da alimentação, logo, em cativeiro, não serão perigosos como os que vivem no seu habitat natural.

Quanto ao senhor do cão, toxina é toxina e o conselho que lhe deram com o quote em inglês é em dúvida o melhor.
Não sabia que os bufos tão simples faziam isso, libertavam toxinas mas vou passar a ter cuidado quando pegar em algum, o que faço quase sempre. Na sexta passada apanhei um bem grandito, tenho fotos mas não sei como por aqui. E obrigado por corrigir e esclarecer-me a mim também.
guzZ
Membro Veterano
Registado: quinta ago 12, 2010 4:35 am

sábado set 25, 2010 2:03 pm

AlunoBioGeo e mesmo nós quando pegamos neles pode-nos acontecer alguma irritação na pele ou algo parecido ? É que como nunca me tinha acontecido nada... Mesmo a rãs libertam ?
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sábado set 25, 2010 3:31 pm

bem, o mais comum é vomitares e ficares com os "intestinos demasiado soltos" se levares as mãos às mucosas, isto falando das espécies mais comuns de anfíbios. Pode -se segurar na maioria com as devidas precauções.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado set 25, 2010 4:15 pm

guzZ Escreveu:(...) Na sexta passada apanhei um bem grandito, tenho fotos mas não sei como por aqui. E obrigado por corrigir e esclarecer-me a mim também.
Não notaste um cheiro horrível depois de o incomodares? Eu evito tocar, mas sempre que toco num bufo bufo as mãos ficam com um cheiro muito mau e até lavando permanece durante algum tempo.
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

sábado set 25, 2010 4:23 pm

pois pois... agora mete a culpa nos sapos :lol: :lol:
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado set 25, 2010 4:42 pm

Como está o Bart trinomic?
trinomic
Membro
Registado: domingo ago 16, 2009 2:20 am

sábado set 25, 2010 4:44 pm

Bart está óptimo! :D

Não passou de um susto e de uma irritação na boca!
Ele já correu, brincou e está o Bart de sempre! :P

Agradeço a todos o esclarecimento sobre as espécies de sapos e os conselhos dados relativamente a meu cão!

Obrigada! :)
<p>Feliz, n&atilde;o &eacute; aquele que mais tem... Mas sim aquele que menos precisa...</p>
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

sábado set 25, 2010 4:46 pm

:)
BrownEye
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 4:51 pm

Excelente! :D
Vai ver que ele agora aprendeu a lição, com a minha cadela aconteceu o mesmo, nunca mais repetiu a proeza :D
trinomic
Membro

sábado set 25, 2010 5:06 pm

BrownEye Escreveu:Excelente! :D
Vai ver que ele agora aprendeu a lição, com a minha cadela aconteceu o mesmo, nunca mais repetiu a proeza :D

Espero bem que sim!
Ele é um cão teimoso e ainda pensa muito em brincadeira!! :P
Mas logo à noite, além de que irei ter um cuidado a redobrar, já se verá também a reacção dele perante sapos... :P

Obrigada!
<p>Feliz, n&atilde;o &eacute; aquele que mais tem... Mas sim aquele que menos precisa...</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado set 25, 2010 6:01 pm

trinomic Escreveu:
BrownEye Escreveu:Excelente! :D

Espero bem que sim!
Ele é um cão teimoso e ainda pensa muito em brincadeira!! :P
Mas logo à noite, além de que irei ter um cuidado a redobrar, já se verá também a reacção dele perante sapos... :P

Obrigada!
Ainda bem que foi só o susto... E esteja "em cima" dele, porque pode tentar "vingar"-se e volta a correr riscos, assim como é desnecessário que um animal da nossa fauna fique ferido ;)

guzZ, a nossa pele não é sensível à toxina, no entanto tal como a buzio afirmou, se levares as mãos à boca após manuseares o animal corres o risco de teres algumas complicações chatas. Caso o lambas (como os malucos que afirmei), podes ter um efeito WOW, mas acredita que o risco de morte é bem real! ;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
trinomic
Membro

sábado set 25, 2010 7:17 pm

Claro que vou andar "em cima" de Bart! :)
Creio que não é bem querer vingar-se, mas sim brincar...pois ainda durante a tarde, Bart andou a cheirar o sítio onde descobriu o sapinho e andou à procura dele... :roll:
Enfim, este meu cão é doido por brincadeiras, seja com brinquedos, com a irmã, com insectos, passarinhos, sapinhos, etc...só quer brincar!
Deixa a comida para ir brincar...é como as crianças!! :P

Continuação de Bom Fim de Semana! 8)

E obrigada! :)
BrownEye
Membro Veterano

sábado set 25, 2010 7:22 pm

AlunoBioGeo Escreveu:(...)

Ainda bem que foi só o susto... E esteja "em cima" dele, porque pode tentar "vingar"-se e volta a correr riscos, assim como é desnecessário que um animal da nossa fauna fique ferido ;)(...)
AlunoBioGeo, os cães não agem por vingança, aprendem apenas a evitar algo que lhes foi desagradável de alguma forma, pode até ladrar, rosnar, mas dúvido que tente abocanhar novamente um sapo.

Mas concordo que todos os donos de cães devam evitar este tipo de situações, pelo bem estar deles próprios e dos animais autóctones.
Responder

Voltar para “Cães”