Quando a esterelização for completamente insenta de efeitos secundarios como pielonefrites, lesoes intestinais, da bexiga e da uretra, quando a privação hormonal deixar de intreverir com a correcta coagulação e deixar de ter efeitos degenerativos neurologicos e osseos então eu também a apoiarei...
A testoterona, o estrogenio e a prostaciclina são hormonas que nos mamiferos intrevem em muito mais funçoes do que a reprodutiva e é ingenuo aceitar que a privação destas n tem efeitos na saude geral dos animais...
Cumps
Joana
duvidas em juntar 2 raças
Moderador: mcerqueira
-
Chamarrita
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
mas quando há cada vez mais ninhadas, quando os abandonos acontecem cada vez mais, canis públicos ou privados estão a rebentar pelas costuras, quando há tantos milhares de animais sem dono, quem pode pensar nos efeitos secundários das esterilizações? quanto mais em educar para não procriar...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
joanaduarte
- Membro
- Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm
Eu pensei em educar... e como não sou responsavel por nenhuma ninhada indesejada nem nunca animal algum foi parar ao canil por minha culpa como é que pode dizer que a minha posição é errada?
É uma decisão que cabe a cada dono tomar e a cada dono responsabilizar-se por ela. Mas que existem opções á esterilização existem. É uma opção para todos? não não é, mas isso também não faz da esterelização a solução absoluta e unica para todos os males...
A educação é solução para muita coisa, quer a educação canina quer a humana... Eu sou da opinião que se deve educar as pessoas para as verdadeiras vantagens e desvantagens da esterilação, sem moralismos e "agendas" e deixar cada um tomar a sua decisão informada e consientemente.
É uma decisão que cabe a cada dono tomar e a cada dono responsabilizar-se por ela. Mas que existem opções á esterilização existem. É uma opção para todos? não não é, mas isso também não faz da esterelização a solução absoluta e unica para todos os males...
A educação é solução para muita coisa, quer a educação canina quer a humana... Eu sou da opinião que se deve educar as pessoas para as verdadeiras vantagens e desvantagens da esterilação, sem moralismos e "agendas" e deixar cada um tomar a sua decisão informada e consientemente.
-
Chamarrita
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
joanaduarte Escreveu:Eu pensei em educar... e como não sou responsavel por nenhuma ninhada indesejada nem nunca animal algum foi parar ao canil por minha culpa como é que pode dizer que a minha posição é errada?
não lhe estou a dizer que é errada, é uma posição diferente da minha. Mas não sacuda a água do capote, não pode afirmar que não é responsável: primeiro, porque é humana, depois porque é cidadã. Que eu saiba, é tão mortal como eu, e se lhe acontece alguma coisa, pode garantir que os seus cães não se vão reproduzir? Acha que vai viver para sempre e nada vai mudar? Sabe o destino de cada cão "vadio" que viu e não ajudou? Pode garantir que nenhum dos seus animais irá algum dia parar à rua ou a um canil? Ser responsável não é só cuidar dos "nossos", é cuidar para que os outros, aqueles pelos quais ninguém assume responsabilidades porque não são de ninguém, possam viver com o mínimo sofrimento possível na sociedade que os acolheu e da qual nós fazemos parte. E contar com imprevistos, que a vida é feita deles!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!