Neurologista

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoMV
Membro Veterano
Mensagens: 763
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

terça out 05, 2010 11:08 am

Taro, eu há anos que alerto para o facto de n pessoas dizerem que vão ao especialista quando na verdade não sabem do que falam..e quando são alertadas avançam para bingo e começam a desconversar.

O especialista em medicina veterinaria no nosso país não se encontra ainda definido, estando em progresso a sua definição.

No entanto note-se que quando falamos de especialidades, por exemplo um ortopedista veterinário ou um oftalmologista veterinário, as pessoas assumem que se trata de alguém que tenha feito como em medicina humana a formação adequada e o respectivo exame para poder usar o titulo.

Só um grande nabo irá a um cardiologista ou a um clinico geral para uma consulta de referência de ortopedia.

A titulo de exemplo, um médico de clinica geral que se intitule ortopedista ou ginecologista será sancionado pela Ordem dos Médicos.

Em Medicina Veterinária e segundo o que diz a própria Ordem dos Médicos Veterinários, são reconhecidos os títulos no estrangeiro por entidades idóneas.

Quer isso dizer que se fulano de tal tiver tirado uma especialidade de medicina veterinaria EM UM COLEGIO DA ESPECIALIDADE noutro país e pedir ó reconhecimento, te-lo-á caso esse Colégio tenha idoneidade.

O que não pode de forma alguma acontecer é clinicos gerais que é aquilo que são 99,99% dos médicos veterinarios portugueses andarem a dizer que dão consultas da especialidade A ou B. Só o podem dizer no seguinte caso:
Terem feito a formação da especialidade que geralmente inclui 3 anos de estudo pós licenciatura e o exame teórico e prático nesse colégio.

Ora, como pessoas com especialidade contavam-se o ano passado pelos dedos de duas mãos e sobravam dedos...não percebo como de repente surgem literalmente consultas " de especialidade" em dezenas de locais e ouço falar de forma corriqueira na arca de pelo menos uns 30 especialistas diferentes.

Com o devido respeito pelos especialistas que o são, é por isso que estou farto de dar este alerta.creio que na maioria das vezes são os utentes que por irem tratar de um problema de ortopedia ou qualquer outra situação assumem que fulano/a é especialista...mas não o devem fazer pois estão a iludir-se a si mesmos.

>Daí que sempre que forem a uma consulta de ESPECIALIDADE façam o favor de perguntar ao clinico/a com educação, em que colégio fizeram a especialidade.Não ofende.
VascoMV
Membro Veterano
Mensagens: 763
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

terça out 05, 2010 11:11 am

A mensagem anterior foi em resposta a uma questão da taro...que desapareceu. :o
Taro
Membro Veterano
Mensagens: 4306
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

terça out 05, 2010 7:49 pm

VascoMV Escreveu:A mensagem anterior foi em resposta a uma questão da taro...que desapareceu. :o
As minhas desculpas, fui eu própria que removi, pois tencionava abrir um tópico sobre o assunto. Vou colocar novamente a questão
tiabela
Membro Veterano
Mensagens: 8386
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm
Localização: 5 cadelas

terça out 05, 2010 7:52 pm

Taro Escreveu:
VascoMV Escreveu:A mensagem anterior foi em resposta a uma questão da taro...que desapareceu. :o
As minhas desculpas, fui eu própria que removi, pois tencionava abrir um tópico sobre o assunto. Vou colocar novamente a questão

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Taro
Membro Veterano
Mensagens: 4306
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

terça out 05, 2010 8:08 pm

VascoMV Escreveu:Taro, eu há anos que alerto para o facto de n pessoas dizerem que vão ao especialista quando na verdade não sabem do que falam..e quando são alertadas avançam para bingo e começam a desconversar.

O especialista em medicina veterinaria no nosso país não se encontra ainda definido, estando em progresso a sua definição.

No entanto note-se que quando falamos de especialidades, por exemplo um ortopedista veterinário ou um oftalmologista veterinário, as pessoas assumem que se trata de alguém que tenha feito como em medicina humana a formação adequada e o respectivo exame para poder usar o titulo.

Só um grande nabo irá a um cardiologista ou a um clinico geral para uma consulta de referência de ortopedia.

A titulo de exemplo, um médico de clinica geral que se intitule ortopedista ou ginecologista será sancionado pela Ordem dos Médicos.

Em Medicina Veterinária e segundo o que diz a própria Ordem dos Médicos Veterinários, são reconhecidos os títulos no estrangeiro por entidades idóneas.

Quer isso dizer que se fulano de tal tiver tirado uma especialidade de medicina veterinaria EM UM COLEGIO DA ESPECIALIDADE noutro país e pedir ó reconhecimento, te-lo-á caso esse Colégio tenha idoneidade.

O que não pode de forma alguma acontecer é clinicos gerais que é aquilo que são 99,99% dos médicos veterinarios portugueses andarem a dizer que dão consultas da especialidade A ou B. Só o podem dizer no seguinte caso:
Terem feito a formação da especialidade que geralmente inclui 3 anos de estudo pós licenciatura e o exame teórico e prático nesse colégio.

Ora, como pessoas com especialidade contavam-se o ano passado pelos dedos de duas mãos e sobravam dedos...não percebo como de repente surgem literalmente consultas " de especialidade" em dezenas de locais e ouço falar de forma corriqueira na arca de pelo menos uns 30 especialistas diferentes.

Com o devido respeito pelos especialistas que o são, é por isso que estou farto de dar este alerta.creio que na maioria das vezes são os utentes que por irem tratar de um problema de ortopedia ou qualquer outra situação assumem que fulano/a é especialista...mas não o devem fazer pois estão a iludir-se a si mesmos.

>Daí que sempre que forem a uma consulta de ESPECIALIDADE façam o favor de perguntar ao clinico/a com educação, em que colégio fizeram a especialidade.Não ofende.
Esta resposta, que muito agradeço vem na sequência de uma questão que apaguei e que voltei agora a colocar.

Passa por ter questionado o termo "especialista" em medicina vet e a razão é simples pois do que tenho observado só vejo especialistas..especialista em tudo e para tudo em medicina vet e claro está, o preço sobe e bem nessas consultas, sendo o mais preocupante a legalidade do exercício dessa função como especialista pois aqui falamos de algo sério que o cliente acredita e deposita o seu animal nas mãos desse alegado especialista.

Pergunto e interrogo pois noutros países um especialista é alguém com provas dadas sobre um assunto clínico, onde se submeteu a provas de exames para adquirir esse título. Falamos de pós graduação, que pode atingir o grau de PhD, que inclui a apresentação de uma tese e uma exame Viva, estudos que muitas das vezes se arrastam por anos e contam com um exame, cujos examinadores são professores de outras faculdades, permitindo assim a imparcialidade e qualidade do trabalho.
Para lém disto há outros factores para o exercício posterior da função, que passa por se ser um bom investigador, o que pode não ter a experiência cronológica (maturidade/ assertividade) e profissional para de imediato exercer, passando então por um estágio prático.

Certamente que na medicina vet, há cirurgias tão melindrosas que o facto de ser ter uma pós graduação não lhe dá o "estofo" para executar A ou B cirurgias, ou mesmo realizar diagnósticos de alguma complexidade, sendo necessário uma estágio prático acompanhado por outros médicos especialistas e com larga experiência, o que não invalida os conhecimentos teóricos então já adquiridos.

Sim, questiono e muito, muitas das consultas da especialidade que têm vindo a aparecer. Uma coisa é eu decidir ir a um médico que me é referenciado com larga experiência num assunto clínico e até pagar mais, sabendo que não tem especialização. Outra coisa é confrontar-me com uma tabuleta a dizer especialidade, pagar mais e ficar com sérias dúvidas se existe mesmo uma especialidade.

Quanto a isto, não deveria ser o cliente a questionar, deveria sim haver um corpo de inspecção na medicina vet em Portugal que acima de tudo, assegurasse a qualidade do corpo médico, pois um médico que se intitula como especialista e não o é, só tem um nome em termos legais: burla.

De outra forma, esta foi a questão que coloquei ( e mais algumas) pois acho que é um assunto que a todos diz respeito.
Obg
Responder

Voltar para “Cães”