boas
tenho 1 cadelinha q faz hoje 2 meses. andei a pesquisar mto sobre este assunto, e ela aprende rapido, ja faz as necessidades no jornal, as vezes qd lhe da pa fazer fora leva 1 palmada, mas nada de outro mundo pois ainda nao consegue aguentar bem as necessidades com esta idade.
agora estou a treinar para senta-la, e ja começa a ter indicios de compreensao com este comando, optei entao (para alem do carinho), a recompensa, dando 1 biscoito.
a minha duvida é a seguinte . . . sempre que ela acata o comando, recompenso-a com guloseima ? ela nao fica so habituada e depois qd deixar de dar nao contribui negativamente de algum modo ? dou-lhe guloseima de x em x vezes q ela aceite o comando ?
cumprimentos
treina de cadela
Moderador: mcerqueira
A ideia é dar-lhe sempre o "biscoito" quando ela faz o que lhe pede. Mas o "biscoito" não tem sempre que ser uma coisa física, se é que me entende. Na sua maioria, os cães gostam imenso de agradar aos donos e se a sua cadelita sentir que fica feliz e orgulhoso dela, isso vale tanto como um biscoito.
Há pessoas que associam o dar um biscoito a um som(com um "cliker", por exemplo, ou uma expressão do estilo "muito bem" ou qualquer coisa parecida). Passado um tempo isso basta como recompensa para essa acção, até lá, vá-lhe dando o biscoito a intervalos cada vez maiores.
Com um cão tão pequeno não é muito aconselhável que lhe dê muitas guloseimas, e eles aprendem depressa por isso faça sessões de treino curtas. Nos primeiros meses do meu cão só lhe ensinei as coisas mais básicas e que dão mais jeito como "senta", "deita" e "fica", só mais tarde lhe ensinei mais uns truques.
Passando a publicidade, eu uso uns "treats" chamados "mini naturals" que são naturais e têm poucas calorias - acho que são normalmente usados para agility. Cheiram mal que se fartam mas ainda nao conheci um cão que não os queira
Há pessoas que associam o dar um biscoito a um som(com um "cliker", por exemplo, ou uma expressão do estilo "muito bem" ou qualquer coisa parecida). Passado um tempo isso basta como recompensa para essa acção, até lá, vá-lhe dando o biscoito a intervalos cada vez maiores.
Com um cão tão pequeno não é muito aconselhável que lhe dê muitas guloseimas, e eles aprendem depressa por isso faça sessões de treino curtas. Nos primeiros meses do meu cão só lhe ensinei as coisas mais básicas e que dão mais jeito como "senta", "deita" e "fica", só mais tarde lhe ensinei mais uns truques.
Passando a publicidade, eu uso uns "treats" chamados "mini naturals" que são naturais e têm poucas calorias - acho que são normalmente usados para agility. Cheiram mal que se fartam mas ainda nao conheci um cão que não os queira

Deve fazer as repreensões no acto, quando apanhada em flagrante, de outra forma o animal não compreende o motivo do castigo e, claro, não corrige o comportamento.as vezes qd lhe da pa fazer fora leva 1 palmada
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
quando dá uma palmada no seu cão está a gratuitamente dar uma palmada no seu cachorro porque ele nunca vai aliar a que a palmada é ao xixi e se der a palmada no momento em que ele faz, está a dar uma palmada ao cachorro por fazer xixi... em ambos os casos melhor não dar palmadas, já que o cachorro tem mesmo que fazer xixi, dar palmadas em flagrante só o vai ensinar a fazer xixi escondido de si... dar palmadas sem ser em falgrante só o vai ensinar que você é imprevisível e de vez em quando distribui palmadas e se zangaas vezes qd lhe da pa fazer fora leva 1 palmada,

Se em 10 comandos a cadela obedecer a 8 pode considerar que o comando está apreendido.a minha duvida é a seguinte . . . sempre que ela acata o comando, recompenso-a com guloseima ? ela nao fica so habituada e depois qd deixar de dar nao contribui negativamente de algum modo ? dou-lhe guloseima de x em x vezes q ela aceite o comando ?
A partir daqui pode progredir da seguinte maneira:
- recompense de forma intermitente: 2 comandos = 1 recompensa; 3 comandos=1 recompensa; 5 comandos = 1 recompensa. A intermitência das recompensas não deve ser fixa, mas variável, mas tender a ser cada vez mais infrequente. Pode de vez em quando voltar a aumentar a frequência das recompensas, mas apenas de forma esporádica.
- introduzir novas formas de recompensa - brincadeira( churro, bolas), carícias, elogio verbal (marcador), mas sem abandonar de vez o estímulo mais forte para ela (biscoito).
- aumentar o tempo de permanência na posição, gradualmente - 5 seg. sentada, depois 10, depois 15, e assim sucessivamente;
- efectuar o treino em lugares diferentes e com distracções, o que implica muitas vezes voltar à sequência 1 execução= 1 recompensa.
Começar a introduzir o "deita".
Olá!!!
primeiro não precisa de dar um biscoito inteiro de cada vez, eu compro no continente akeles k parecem um bife, corto aos pedaços pequeninos e com dois biscoitos faço uma semana de treinos (cão com 7kg). (treino todos os dias)
relativamente ao ele só obedecer com comida, mal ele saiba fazer o truque deixe de lhe mostrar que tem comida, e vá recompensando só de vez em quando, é assim o instinto da eterna esperança, ele nc sabe quando vai receber por isso vai sempre fazendo, porque sabe que às vezes recebe e pode ser que seja daquela
bj
primeiro não precisa de dar um biscoito inteiro de cada vez, eu compro no continente akeles k parecem um bife, corto aos pedaços pequeninos e com dois biscoitos faço uma semana de treinos (cão com 7kg). (treino todos os dias)
relativamente ao ele só obedecer com comida, mal ele saiba fazer o truque deixe de lhe mostrar que tem comida, e vá recompensando só de vez em quando, é assim o instinto da eterna esperança, ele nc sabe quando vai receber por isso vai sempre fazendo, porque sabe que às vezes recebe e pode ser que seja daquela

bj