como conquistar a confiança de um cao

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

likeanimals
Registado: quarta fev 25, 2009 4:51 pm

terça out 19, 2010 10:55 pm

oi..
esta semana fui a um canil e trouxe um cachorro com 3 meses que tinha sido abandonado num parque.
ele é muito timido, tem muito medo... nao deixa aproximar, so como quand nao esta ninguem a ver.
o que posso fazer para conquistar a confiança dele?
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça out 19, 2010 11:34 pm

Deixe-o ambientar-se, foram muitas mudanças numa idade muito tenra. Não lhe ligue, não fale com ele nem o force a aceitar colo e festas. Daqui a uns dias, quando ele começar a sair do seu canto e iniciar a exploração do território, dirija-lhe algumas palavras numa voz calma e baixa. Se ele recuar e mostar medo, deixe-o, não diga mais nada.

Em dois ou três dias as coisas entrarão nos eixos e aos poucos terá o maior dos brincalhões a estragar-lhe os sapatos, os cabos do computador, o telemóvel... :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
princessa
Membro Veterano
Registado: sábado mar 13, 2010 11:46 pm

quinta out 21, 2010 7:52 pm

eu adoptei o Zen , que por acaso foi publicado a pouco tempo um topico com ele na parte da adopçoes. ja fez uma semana que estou com ele. e ele nao anda bem. uiva todos as noites (isto sei que e normal ao principio), tem medo das pessoas, nao abana a cauda, durante o dia nao brinca. esconde se . ate fiambre recusa!!! espero que se adapte! no primeiro dia estava mais contente mas depois começou a piorar. ate acho que perdeu peso... alguem ja esteve nesta situaçao? :cry:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta out 21, 2010 7:58 pm

princessa Escreveu:eu adoptei o Zen , que por acaso foi publicado a pouco tempo um topico com ele na parte da adopçoes. ja fez uma semana que estou com ele. e ele nao anda bem. uiva todos as noites (isto sei que e normal ao principio), tem medo das pessoas, nao abana a cauda, durante o dia nao brinca. esconde se . ate fiambre recusa!!! espero que se adapte! no primeiro dia estava mais contente mas depois começou a piorar. ate acho que perdeu peso... alguem ja esteve nesta situaçao? :cry:
Está doente. Vet para ontem.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano

quinta out 21, 2010 8:10 pm

LuMaria Escreveu:
princessa Escreveu:eu adoptei o Zen , que por acaso foi publicado a pouco tempo um topico com ele na parte da adopçoes. ja fez uma semana que estou com ele. e ele nao anda bem. uiva todos as noites (isto sei que e normal ao principio), tem medo das pessoas, nao abana a cauda, durante o dia nao brinca. esconde se . ate fiambre recusa!!! espero que se adapte! no primeiro dia estava mais contente mas depois começou a piorar. ate acho que perdeu peso... alguem ja esteve nesta situaçao? :cry:
Está doente. Vet para ontem.
Nem mais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

quinta out 21, 2010 11:45 pm

Dê-lhe a comida à mão. Não falo de biscoitos ou recompensas mas das refeições, em vez de por na gamela dê-lhas da sua mão. Isto além de conquistar a confiança e respeito do cachorro também ajuda a establecer uma ligação forte com ele.

Cumps
Joana
<a href="http://www.templardog.com">www.templardog.com</a>
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sexta out 22, 2010 1:15 am

joanaduarte Escreveu:Dê-lhe a comida à mão. Não falo de biscoitos ou recompensas mas das refeições, em vez de por na gamela dê-lhas da sua mão. Isto além de conquistar a confiança e respeito do cachorro também ajuda a establecer uma ligação forte com ele.

Cumps
Joana
Isto não levará também a que ele passe a comer a ração apenas e somente quando o dono a dá-la à boca? Sei de casos desses que são bastante assustadores, pois se algo acontece com os donos o mais provável é que o cão morra à fome, pois não está habituado a nenhuma outra forma de se alimentar.

De pequenino se torce o pepino. Acho que quanto mais cedo o cachorro se habituar a comer sozinho, melhor.

Penso que existem outras formas de estabelecer uma ligação com o cachorro sem correr o risco de levar a um problema grave de alimentação. Não sou expert nestes assuntos, mas pegando no que aconteceu com um gato bravo que eu domestiquei (tinha eu 12 anos), penso que o melhor é deixar o cachorro ambientar-se e deixar que ele se sinta à vontade para se aproximar do dono. Tal como a LuluB disse.

No caso do Zen, eu já teria ido com ele ao veterinário. É o melhor a fazer nestas situações.
joanaduarte
Membro

sexta out 22, 2010 1:32 am

Conheço mais cães do que os que posso contar que foram educados e treinados só com comida á mão desde o primeiro contacto com os donos e nenhum têm o problema que refere, comem da mão, comem das gamelas e comem da mão dos estranhos que o dono lhes "apresente".

Os cães e os gatos são muito distintos em termos de comportamento... nomeadamente na questão da hierarquia. É exactamente devido a essa diferença, e porque de pequenino é que se torce o pepino, é que se deve establecer logo de inicio o tipo de relação que se pretende com o cachorro, e a atitude do "deixa-te estar ai a fazer o que te apetecer, quando te apetecer até decidires ou não vir ter comigo", não é certamente o tipo de relação que se pretende com um cão adulto, logo não deve ser fomentada no cachorro, e quanto mais timido ou "selvagem" o cachorro menos incentivada deve ser essa atitude.

Cumps,
Joana
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sexta out 22, 2010 1:58 am

joanaduarte Escreveu:Conheço mais cães do que os que posso contar que foram educados e treinados só com comida á mão desde o primeiro contacto com os donos e nenhum têm o problema que refere, comem da mão, comem das gamelas e comem da mão dos estranhos que o dono lhes "apresente".

Os cães e os gatos são muito distintos em termos de comportamento... nomeadamente na questão da hierarquia. É exactamente devido a essa diferença, e porque de pequenino é que se torce o pepino, é que se deve establecer logo de inicio o tipo de relação que se pretende com o cachorro, e a atitude do "deixa-te estar ai a fazer o que te apetecer, quando te apetecer até decidires ou não vir ter comigo", não é certamente o tipo de relação que se pretende com um cão adulto, logo não deve ser fomentada no cachorro, e quanto mais timido ou "selvagem" o cachorro menos incentivada deve ser essa atitude.

Cumps,
Joana
Ok, a joana conhece um lado da moeda, eu conheço outro.

Digo também que conheço mais cães do que posso contar que estabeleceram excelentes relações com os donos tendo sido incentivados de outras formas que não o dar a comida à boca. Para além disso eu nunca disse para "deixar andar". Eu disse que acho que o melhor método é o que a LuluB indicou (e não me parece que ela tenha dito "deixa andar"). Não, nunca o fiz com cães (só agora é que tenho uma cadela), mas vi fazê-lo quando era pequena e não foi assim tão difícil. Em pouco tempo o cão (fosse adulto ou ainda cachorro) já brincava com os donos e andava com eles por onde quer que fossem. Portanto pelos vistos os dois métodos são válidos. Sendo que, na minha modesta opinião, o primeiro método tem um certo perigo inerente. Desculpe lá, mas não é por dizer que esse método resultou com "mais cães do que pode contar" que eu vou esquecer os cães que eu própria "não posso contar".

E eu não acho que estabelecer uma ligação com um cão seja assim tão diferente de com um gato. Em ambos os casos há que mostrar ao animal que ele pode confiar em nós. E para isso existem vários métodos, todos eles válidos.

Eu não disse que o seu método era errado, apenas disse que a possibilidade da coisa correr mal existe. O que a joanaduarte podia ter feito era explicar como fazê-lo sem que tal "dano colateral" se verifique. Acho que é esse o objectivo do fórum. Trocar ideias. Não é só dizer "foi assim que aprendi, é assim que está certo, ponto final".

Estou aqui para aprender e para tal há que questionar ;).
joanaduarte
Membro

sexta out 22, 2010 11:14 am

Eu não disse que este metodo (que não é de todo meu) é o unico correcto, disse que o que teme nunca vi existir e não há nenhuma maneira nem truque para o evitar por isso não acrescentei mais nada.

Honestamente até duvido que isso seja uma hipotese a considerar que possa acontecer, e não me baseio só na minha experiencia para o dizer mas no facto de este metodo ser amplamente usado por treinadores em todo o mundo e quase em exclusivo em paises como Belgica, Alemanha e França e já muito difundido em Portugal também e esse efeito secundario não têm qualquer expressão nestes meios. Não duvido da sua palavra quando diz que conhece cães que não aceitam comida de estranhos mas não poderá isso ser consequencia de uma incorrecta sociabilização e manipulação por estranhos em cachorros?

Continuo a achar que deixar o cachorro escolher quando e como vir até nós é contraproducente com a relação que se quer com um cão adulto, além de que embora possa conquistar a confiança do cachorro nada faz para resolver a sua timidez ou medo que pode ou não resolver-se sozinha... No que toca a problemas sou sempre a favor da atitude pró-activa e um lider forte em vez de um dono passivo tem sempre mais capacidade de moldar o caracter do cachorro.

Quero apenas frizar que como qualquer treinador lhe dirá um cão medroso e timido é mais dificil e mais perigoso do que um cão dominante ou agressivo o que para mim torna ainda mais arriscada uma atitude passiva
LuluB
Membro Veterano

sexta out 22, 2010 11:33 am

Para ser franca, não gosto lá muito do método do suborno para se conseguir que o animal faça o que nós queremos, e esse dar de biscoitinhos, ou bolinhas de ração, é um suborno, dêem-lhe o nome que derem. E o facto de ser mundialmente utilizado no treino de cães não me faz mudar de opinião...

Do que aqui se trata não é de treino, é de deixar que um animal tímido recém-chegado a um ambiente se ajuste a ele e absorva tudo o que ele contém sem intromissões por parte dos humanos. Este processo costuma ser rápido, vai de minutos a um ou dois dias, não mais. Depende do feitio do animal - que os animais também o têm. Deixando passar essa fase de adaptação sem a transtornar, a ligação afectiva entre o dono e o cão faz-se sem problemas e não é menos forte do que a do treino tradicional.

Também não temo os efeitos colaterais referidos pelo/a GSfanatic, que me parecem um caso extremo e que deve ser muito raro. Talvez os gatos sejam mais atreitos a ele do que os cães, e na verdade eu só tenho lidado com cães.
Última edição por LuluB em sexta out 22, 2010 12:29 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta out 22, 2010 11:44 am

Com tempo, paciência, carinho e muita calma...

Se vê que o animal está prostrado e não se alimenta, vet com ele.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

joanaduarte
Membro

sexta out 22, 2010 12:14 pm

Existem varios metodos e respeito maneiras diferentes de fazer as coisas mas este é aquele em que acredito e que uso e no qual tenho visto mais resultados o que não entendo é porque lhe chama suborno...

Quando o meu patrão me paga ao fim do mês está a subornar-me ou a dar-me a devida recompensa? quando recompenso um cão estou a fazer o mesmo... e se o meu patrão deixar de me pagar eu tb não continuo a trabalhar indefenidamente porque hei-de esperar que um cão o faça?
LuluB
Membro Veterano

sexta out 22, 2010 12:27 pm

joanaduarte Escreveu:Existem varios metodos e respeito maneiras diferentes de fazer as coisas mas este é aquele em que acredito e que uso e no qual tenho visto mais resultados o que não entendo é porque lhe chama suborno...
Chamo-lhe suborno porque é o que me parece. E nem estou sozinha, até há pouco tempo era mesmo isso o que lhe chamavam alguns entendidos na matéria. Depois mudaram para "recompensa", coisa que também é.

Mas repito: não sou treinadora, apenas tenho prática em lidar com cães e alguma bagagem através de leituras especializadas. Por isso, não me sinto habilitada, nem tentada, a discutir a primazia de uns métodos sobre outros.
Quando o meu patrão me paga ao fim do mês está a subornar-me ou a dar-me a devida recompensa? quando recompenso um cão estou a fazer o mesmo... e se o meu patrão deixar de me pagar eu tb não continuo a trabalhar indefenidamente porque hei-de esperar que um cão o faça?
Esta comparação é descabida. A senhora presta um trabalho e o seu patrão, aquele que compra a sua força de trabalho, retribui-lhe, paga-lhe o serviço para que a contratou, nem a recompensa nem a suborna.

O cão que a senhora recompensa (ou suborna) quando faz qualquer coisa que lhe pede está apenas a corresponder a um desejo seu, não lhe está a vender força de trabalho nenhuma.
<p>&nbsp;</p>
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

sexta out 22, 2010 12:37 pm

Eu sou fã de ganhar a confiança inicial pelo estomago do animal...

pequenos petiscos que façam o cachorro associar que não lhe quer mal, e sempre que possa fale com ele, habitue-o á sua voz, não tente força-lo a estar ao´pés de si ou a tentar agarra-lo á força, não faça movimentos bruscos que o possam assustar, apesar de ser jovem vem de um canil onde ha muitos cães, pessoas diferentes a fazer barulho, a limpar... um mundo á parte... ele esta só a habituar-se... quem sabe nunca teve contacto fisico com carinho de pessoas, e precise de aprender a gangar confiança em nós!
é uma especie de suborno, sim pode-se dizer que sim, mas é para um bem maior... ficam as duas partes a ganhar com isso!
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”