Cães e espaços verdes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

barberasilva
Registado: quarta out 20, 2010 7:13 pm

sexta out 22, 2010 9:50 am

chino Escreveu:[quote
Eu tenho a sorte de ter relvados maravilhosos no condomínio onde vivo, mas enquanto a Bianca não tiver mm bem treinada nem a deixo parar na relva...andamos a correr e de um lado para por lá mas os cocós e xixis são todos fora do condominio!
:lol: vai para o passeio, quem la passa pisa :lol: :lol:
ok leva o sakinho :lol: :lol:
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

sexta out 22, 2010 10:06 am

Este país, nunca vai chegar a lado nenhum :( !
Por o que li aqui, nem os donos de animais lutam por mais direitos :o !
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
claudiamendes
Membro
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

sexta out 22, 2010 10:19 am

É necessária uma mudança profunda de mentalidade, de alguns donos que dão maus exemplos. Mas conseguem encontrar-se boas alternativas, praia, campo... uma ou outra esplanada
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sexta out 22, 2010 10:55 am

Eu optei por nãolevar as minhas cadelas à rua para passeios higiénicos. Quando têm vontade fazem no meu quintal.

Deixei de levar as cadelas à rua às horas em que habitualmente fazem as necessidades porque estou farta de ser incomodada pelos canitos alheios, cujos donos insistem em passear sem trela, e se juntam em amenas cavaqueiras enquanto os bichos ficam à sua própria mercê, incomodando tudo e todos sem que ninguem interfira. Ficava extremamente incomodada, por cada vez que apanhava uma poia das minhas cadelas, ao lado ficarem várias outras de canitos cujos donos não se sentem na obrigação de limpar o que os seus bobis fazem.

As minhas cadelas passeiam em locais ermos onde as levo propositadamente de carro! Somos mais felizes assim, sem cães e donos por perto, culpa da falta de civismo e educação geral da população.

No entanto, esta falta de civismo estende-se a toda a população, não só aos proprietários de cães, sendo esse o principal motivo de eu não deixar NUNCA as minhas crianças bricarem em relvados publicos. Mesmo os parque infantis eu escolho a dedo... e aí a culpa não é dos cães...
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta out 22, 2010 11:17 am

PauloC1 Escreveu:Os paizinhos, as criancinhas e os donos dos cãezinhos que largam as poias, não são habitantes de mundos diferentes ou sequer de países diferentes. A falta de civismo é um mal geral neste país e manifesta-se das mais diversas formas. E o mais engraçado é que a desculpa de que “eu faço isto mas o outro também faz aquilo ou pior” é comummente usada para justificar os mais diversos exemplos de falta de civilidade. Dizer que não faz mal levar os cães para jardins públicos fazer as respectivas necessidades porque nestes jardins também existem seringas , crianças e adultos que ‘mijam’ por todo o lado, desculpa Bronkas, é fraca justificação. A verdade é que temos as restrições e as proibições que merecemos, enquanto povo desrespeitador de regras e que de uma maneira geral só pensa em sim mesmo , embora injustas para a ‘meia –dúzia’ que efectivamente procura respeitar os outros.
Existe no entanto um mal de base, e que é o facto de não existirem no nosso país espaços dedicados aos nossos animais, e os espaços ‘baldios’ onde alguns ainda podem ir com eles são cada vez menos. Por isso, em vez de usarem a argumentação de que “não faz mal o cães fazerem, porque as criancinhas também fazem”, talvez fosse melhor canalizarem a energia do protesto para o mal de base que acabei de referir. Em suma, a reivindicação deveria ser que espaços para passear com animais precisam-se, e não que os cães deviam poder circular nos jardins públicos em igualdade como as crianças!
Paulo, já me devias conhecer o suficiente para saber que não é nada disso que defendo e desculpo (ou não). Mas admito que possa ter dado uma impressão diferente daquela que tencionava.

O que eu quis destacar é que o problema do cocó dos cães nos relvados (e não só) se deve à falta de educação dos donos, que são os primeiros a inculcar e fomentar nos filhos aquilo que criticam nos cães. E num país onde se escarra para o chão, se atira o lixo pela janela para não ter o trabalho de ir pô-lo nos contentores, etc., etc., as queixas às câmaras de pouco servem, pois apenas resultam em acções repressivas, em vez de educativas, digamos.

Este é um problema de educação cívica (na qual somos de todo deficitários) que nos abrange a todos. Não há sítios destinados aos cães, pois não, mas também não se vê ninguém a formar grupos de cidadãos que pressionem as câmaras para os arranjar, como alguém aqui já referiu. E como numa cidade ou burgo muito "cimentados" é difícil arranjar espaço para tal, a necessidade de educar os cidadãos a respeito das deposições dos seus cães é vital, mas entre nós ninguém o faz. Prefere-se criticar e atacar os donos dos cães, sem lhes apontar soluções e comportamentos civilizados.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
chino
Membro
Registado: quinta set 02, 2010 1:17 pm

sexta out 22, 2010 12:10 pm

barberasilva Escreveu:
chino Escreveu:[quote
Eu tenho a sorte de ter relvados maravilhosos no condomínio onde vivo, mas enquanto a Bianca não tiver mm bem treinada nem a deixo parar na relva...andamos a correr e de um lado para por lá mas os cocós e xixis são todos fora do condominio!
:lol: vai para o passeio, quem la passa pisa :lol: :lol:
ok leva o sakinho :lol: :lol:
Nope...por acaso está muito enganada....vai mesmo para um descampado que há em frente ao condomínio e para que saiba nunca sai de casa com a minha cadela sem levar um saco atrás... :wink:
Responder

Voltar para “Cães”