CADELA "PERIGOSA" - GRANDE DÚVIDA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
cteles
Membro Júnior
Registado: sábado dez 28, 2002 9:08 pm
Localização: 1 yorky 1 briard 1 raf.alentejano, 1 gata persa, 2 cavalos, etc...

quarta nov 26, 2003 6:45 pm

Apesar de ser presença habitual no forum, raramente intervenho, porém gostaria agora de receber algumas sugestões vossas.
Um dos meus cães é um Yorkshire Terrier, que por estar habituado a cães grandes ( Pastor de Brie e Rafeiro do Alentejo) e outros animais de quinta, brinca com frequência e sem receio, durante as suas saidas nocturnas, com uma American Staffordshire Terrier que sempre tem sido muito meiga com ele há mais de 2 anos.
Nos ultimos tempos esta cadela tem mordido vários cães da vizinhança (o que eu só soube ontem) mas continua sem sinais de agressividade com o Freak.
Mesmo com trela basta um pequeno ataque para o meu cão ir desta para melhor, porém tenho alguma relutancia em tomar medidas drásticas, apesar de achar que este tipo de cães tem de ser controlado muito eficazmente e não existirem até agora "alvarás de dono de cão" com os vários níveis que se impunham.
Que fazer, face á desproporção entre os 2 cães ?
Sei que estou sugestionado pela recente Lei sobre cães perigosos, mas fico obrigado por antecipação pelas vossas sugestões que me ajudem a lidar com este problema.
C. Teles
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta nov 26, 2003 7:34 pm

Em caso de dúvida, não arrisque.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta nov 26, 2003 8:10 pm

Essa é uma questão que muitos donos de "micro-dogs" costumam pôr em relação à fragilidade dos seus pequenotes... :(
Mas diga-me uma coisa, essa Am. Staff costuma passear com o dono, ou anda à solta na rua? Anda à trela ou solta? Isso são tudo questões muito importantes para o ajudar a resolver o seu problema... :|

Se a cadela tiver dono, acho eu, pelo menos era o que eu faria, tentava falar com o(a) dono(a) e tentar perceber pelo menos em que circunstâncias é que a cadela mordeu nos outros cães, já pensou que ela pode ter mordido nos outros como resposta a uma agressão?? Ou mesmo por ser época de cio e ela não querer "cão" :oops: ... Será que foram os outros a provocar?

Não sei, acho que é de falar com os donos da cadela primeiro que tudo, se isso não for possível, então.. :| não sei, observe bem as atitudes da cadela para com o seu cão e tente avaliar se está tudo como dantes ou se pelo contrário algo mudou...

Espere, esqueci-me de um pormenor, você disse:

Nos ultimos tempos esta cadela tem mordido vários cães da vizinhança (o que eu só soube ontem) mas continua sem sinais de agressividade com o Freak.
mas, você viu ela morder ou contaram-lhe??? E caso lhe tenham contado, são pessoas fidedignas? ;)
Não sei se entende o meu ponto de vista, nem sempre o que as pessoas contam é verdade e quando se falam de "raças perigosas" é muito mais fácil dizer que foi uma Am. Staff a atacar do que dizer que foi o caniche da vizinha do lado.... :oops: Fiz-me entender?!?

Dê notícias e boa sorte, sem querer ser sarcástica! :D

Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
cteles
Membro Júnior

quarta nov 26, 2003 9:12 pm

Obrigado pela sua análise texuga.
A Am.Staff custumava passear sem trela mas sempre com o dono por perto. Há cerca de 2 meses e contráriamente ao habitual ela vem sempre de trela com o dono. Ontem perguntei ao dono porque e em tom de brincadeira até perguntei pelo açaime, e foi ele que manifestou a sua preocupação face ao ultimo caso que tinha acontecido onde a cadela atacou um cão médio que lhe apareceu por trás de um carro. Ele atribuiu o ataque a um susto da cadela, mas está procupado com o estigma da raça, até porque já teve outras situações segundo ele com pouca justificação.
O Freak está habituado a cães grandes, mas numa quinta onde ele se considera dentro do seu território e por isso se dá ao luxo de retorquir. O meu medo é que ele não mostre uma submissão e uma simples mordidela pode matá-lo. Por outro lado não considero o Am.Staff perigoso (o mesmo já não digo do Pitt Bull) e não quero tomar uma medida que hostilize o cão e o seu dono que considero uma pessoa consciente.
Por outro lado e como diz jcsousa - na dúvida, não arrisque
Estão a ver o dilema? Bem lá vou á minha voltinha higiénica com o Freak.
Até já
C.Teles
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta nov 26, 2003 10:12 pm

cteles Escreveu:
... e foi ele que manifestou a sua preocupação face ao ultimo caso que tinha acontecido onde a cadela atacou um cão médio que lhe apareceu por trás de um carro. Ele atribuiu o ataque a um susto da cadela, mas está procupado com o estigma da raça, até porque já teve outras situações segundo ele com pouca justificação.
Pelo que me parece esse dono também não confia nada na sua própria cadela... :roll: Isso é muito mau para quem tem cães com personalidades mais "vincadas"... Sendo assim é seguir o conselho do jcsousa e não arrisque! :p É pena, mas essa cadela está DEFINITIVAMENTE nas mão erradas, não se pode temer o próprio cão apenas pelo "estigma" da raça, é a pior coisa a fazer num caso destes... :(

Mas porque não diz a esse senhor(a) para consultar um perito em comportamento animal a fim de lhe esclarecer um pouco mais sobre o que se passa com a cadelita? Ou mesmo um veterinário, ou ir a uma escola de obediência para lhe fazerem talvez uma avaliação mais correcta do comportamento da Am. Staff...

São apenas ideias, espero que hajam boas notícias brevemente, ;)

Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
amarg
Membro Veterano
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Contacto:

quarta nov 26, 2003 10:40 pm

cteles Escreveu: OPor outro lado e como diz jcsousa - na dúvida, não arrisque
Estão a ver o dilema? Bem lá vou á minha voltinha higiénica com o Freak.
Até já
C.Teles
Boa noite C.Teles,

Eu também não arriscava, até porque se acontecer alguma coisa vai sempre ficar a pensar que poderia ter evitado...De qualquer forma não sou exemplo para ninguém, embora tenha um cão, tenho muito medo de cães, principalmente se forem grandes. :oops: O «micro-cão» que tenho é o primeiro passo para tentar resolver esta questão.
texuga
Membro Veterano

quarta nov 26, 2003 10:50 pm

amarg Escreveu:

De qualquer forma não sou exemplo para ninguém, embora tenha um cão, tenho muito medo de cães, principalmente se forem grandes. :oops: O «micro-cão» que tenho é o primeiro passo para tentar resolver esta questão.
Parabéns por tentar resolver a situação e não fugir ou evitar os cães, esses marotos que nos dão tantas alegrias...
Faz muito bem, os animais são o melhor que há no mundo! :lol: ;)
Vai ver que começa agora num micro cão e daqui a pouquinho já a estamos aqui a ver a falar do seu novo Dogue Alemão ou mesmo S. Bernardo (como a minha "pequenita")! :lol: :lol: :lol:
Mas olhe, digo-lhe uma coisa, receio mais os micro-dogs do que os grandes, quando toca a morder os canitos são mais matreiros!!! 8)

Jokas
Texuga
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta nov 26, 2003 11:29 pm

É pouco provável que a AmStaff se vire contra o seu cão... conhece-o, são amigos e não há sinais de agressividade. Um cão ser agressivo com cães de maior porte acontece com alguma frequência... o meu primeiro fila brasileiro tolerava tudo a qualquer miniatura que lhe aparecesse pela frente, mas cão estranho que fosse maior que um perdigueiro estava "feito ao bife" (verdade seja dita que o Porthus nunca maguou sériamente outro cão, limitava-se a dominar... ou lhes falava ao ouvido LITERALMENTE e o outro cão assumia uma postura submissa, ou amaciava-os um bocado e resolvia o problema)...

Voltando à AmStaff, se ainda não mostrou agressividade com o seu cão, é provável que nunca mostre, quanto aos outros cães que ela mordeu, gostava de saber em que condições o fez, se estava à trela quando o fez, se os outros também estavam ou se estavam à solta... já passei com a Brindle por mais do que uma matilha de cães vadios sem qualquer problema - controlo trela/voz.

O mais provável para ela ter mordido outros cães é ser uma fêmea com uma dominância exacerbada e os considerar rivais que não se submeteram - muito frequente quando se anda com cães à solta, independentemente da raça... conheço casos semelhantes com labradores, dobermans, perdigueiros portugueses, filas e pastores alemães (nalguns casos as cadelas marcam território como os machos)... de qualquer forma, um cão não deve andar à solta na via pública e se o seu amigo com a AmStaff já aprendeu isso, é bom sinal...

O meu Arnold (AmStaff) que não é agressivo, embora dominante, já foi atacado por duas vezes por labradores (AmStaff - Trela, Labradores - soltos)... o resultado só não foi trágico porque o Arnold ia à trela, mas um dos donos dos labradores ainda ficou com umas pisaduras quando veio reclamar do meu cão perigoso que tinha mordido o seu "não faz mal a uma mosca" - aprendeu da pior maneira que perigosos são os donos...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta nov 27, 2003 10:39 am

Olá,
Faço minhas as palavras do Gonçalo.
De qualquer forma, se a AMstaff já anda de trela, ao contrário do que alguns aqui disseram, isso só mostra que está nas mãos de uma pessoa consciente e resposnável. Para evitar qualquer perigo, e uma vez que tem receios, você só tem de RESPEITAR A LEI e andar com o seu Yorkshire de trela também. Desta forma os cães certamente não irão contactar e nada poderá acontecer. Aliás, se toda a gente RESPEITÁSSE A LEI que sempre existiu relativamente ao uso de trela OU açaimo ( em todos os cães e independentemente da raça, tamano, peso, etc.) não aconteceriam os acidentes que acontecem e não haveria "necesidade" de legislação nenhuma para raças perigosas!! Tal como já várias pessoas aqui do forum, os meus cães ( Rottweilers) já foram atacados até hoje em mais do que uma ocasião por Labradores, Dalmatas, Pastores Alemães, Serras da Estrela, Boxers e SRD. Só uma vez a minha cadela foi atacada por um Rottweiler macho (!!!) e apenas porque a Boxer que acompanhava este macho iniciou o ataque, e ele como parte da matilha da boxer achou que devia ajudá-la! Assim, se eu fosse 'fazer Leis ' com listas de 'raças perigosas' com base na minha experiência e nas 'minhas estatísticas', nunca incluiria nenhuma das actuais raças consideradas 'perigosas' e sim muitas daquelas que se consideram 'mansinhas' e 'amigas'!!!
O que eu verifico, em qualquer caso, é que nenhuma raça é culpada de nada! O que acontece é que estão nas mãos erradas. Infelizmente vejo cada vez mais raças 'não perigosas' nas mãos de donos inconscientes que acham que os cães são pré-programados para brincarem apenas com rolos de papel higiénico e já nascem ensidados. Com base nessa premissa, andam com eles soltos e sem qualquer responsabilidade! Depois eles armam-se em campeões e atacam um PitBull que vá ordeiramente à trela e o caso dá mau resultado. Aí eles ainda reclamam que o PitBull é que é mau e devia andar de açaimo, numa jaula ou com as 4 pernas atadas com correntes ( Tipo Hannibal do 'Silêncio dos Inocentes).
Claro que também há, e muito, cães de "raças perigosas" nas mãos erradas ( e daí se hajam razões para a má fama de alguns), mas felizmente tenho visto muito mais donos concientes ultimamente, passeando com os cães responsavelmente à trela.

Abraços e boa sorte
Paulo C.
texuga
Membro Veterano

quinta nov 27, 2003 11:57 am

De qualquer forma, se a AMstaff já anda de trela, ao contrário do que alguns aqui disseram, isso só mostra que está nas mãos de uma pessoa consciente e resposnável.
Eu nunca disse que o dono da cadela era irresponsável ou inconsciente, apenas referi que era mau um cão de personalidade forte estar nas mãos de um dono de personalidade fraca, fácilmente essa cadela se torna a lider da "matilha" (leia-se dono e cão...)

Mas concordo consigo, mal por mal a cadela vai presa, o que não garante que tudo corra bem, esses cães têm muita personalidade e muita força também :) ;)

Cumprimentos
Texuga
Kenu
Membro Júnior
Registado: terça jun 04, 2002 11:53 pm

quinta nov 27, 2003 3:14 pm

Cteles citando :

" Por outro lado não considero o Am.Staff perigoso (o mesmo já não digo do Pitt Bull) "

- olhe meu amigo.. e eu não acho nem o Am.Staff nem o Am. Pitbull perigosos ( o mesmo já não digo do yorkshire terrier ).......... gosta de ler isto tambem???? é por causa de pessoas como vc e outras piores ainda que existe lista de cães perigosos!!!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

Qualquer cão de qualquer raça só é perigoso se o dono quiser e o assim educar ( é óbvio que existem cães de todas as raças que possam ter algum desequilibrio em termos mentais... mas mm assim em muitos desses casos com um bom treino dá para equilibra-los )

Abraços a todos os amantes dos animais e desculpem lá se fui um bocado mal educado mas esta conversa das raças perigosas, e principalmente dos pitbulls maus já me farta ( quando no meio de isto tudo os mais castigados e penalizados são os pitbulls porque são obrigados a lutar entre eles por pessoas indecentes e são olhados de lado pe-la maior parte das pessoas que passam por eles [ imaginem mts de vcs a passear um labrador, um yorkshire, um dalmata e as pessoas olharem de lado para ele e a falarem mal dele por pertencer a uma raça perigosa!!!não vos revoltava?acham que as pessoas tinham razão?? ]

P.S.-> todas as outras raças que aqui mencionei de exemplo ( labrador, yorkshire e dalmata ) não foi para penaliza-las apenas para servir mm de um exemplo e foram as primeiras que me vieram a cabeça..nada mais
:D
texuga
Membro Veterano

quinta nov 27, 2003 3:25 pm

Kenu Escreveu: Cteles citando

" Por outro lado não considero o Am.Staff perigoso (o mesmo já não digo do Pitt Bull) "

- olhe meu amigo.. e eu não acho nem o Am.Staff nem o Am. Pitbull perigosos ( o mesmo já não digo do yorkshire terrier ).......... gosta de ler isto tambem???? é por causa de pessoas como vc e outras piores ainda que existe lista de cães perigosos!!!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

P.S.-> todas as outras raças que aqui mencionei de exemplo ( labrador, yorkshire e dalmata ) não foi para penaliza-las apenas para servir mm de um exemplo e foram as primeiras que me vieram a cabeça..nada mais
:D
Ok, tem razão, eu sofro do mesmo mal, mas estas discussões estão tão debatidas... :(

Veja o meu tópico "CÃES ASSASSINOS... OUTRA VEZ?????!" http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=10047 e pode ser que perceba porque é que as mentalidades não mudam... :( :evil:

Faça como eu... respire fundo e conte até 10 devagar :?

Texuga
cteles
Membro Júnior

quinta nov 27, 2003 9:38 pm

Como é costume sempre que se toca nestes cães....... aí vêm paus e pedras. Não vou comentar os donos, pois não vale a pena mas transcrevo opinião retirada de site sobre os ditos animais e seus donos que acho bastante apropriada e sobre a qual alguns poderiam meditar um pouco.

[b]Como todos os cães, e principalmente aqueles que foram desenvolvidos por seus atributos de agressividade, estas raças deveria ser cuidadosamente escolhidas com base na observação do temperamento dos pais, ser altamente socializada, treinadas e tratadas propriamente. Nem todos os Pit Bulls são maus, mas todos são fortes e se desafiados e provocados atacam sem medo, com uma mordida capaz de quebrar ossos e mutilar membros. Eles são "mais" do que a maioria dos donos de cães podem controlar e deveriam ser possuídos apenas por pessoas capazes de canalizar tanto poder para áreas construtivas.
O pior inimigo destas raças são os donos e criadores irresponsáveis, que insistem em estimular a agressividade natural e parecem preferir os cães que não apresentam o temperamento padrão da raça. Se os donos destes cães não se conscientizarem de suas responsabilidades e não pararem de incentivar seus cães para atacar outros cães ou estranhos, em pouco tempo os Pit Bulls (e consequentemente Amstaffs e StaffBulls) vão acabar banidos e desaparecendo, como já aconteceu com várias outras raças que caíram em "desgraça", pelos mesmos motivos que estão levando estes cães a adquirir uma péssima fama.[/b]

Eu tambem tenho cães grandes e sei avaliar a diferença entre educar uns e outros, e tambem tenho opiniões que expresso sempre que entender. São formas de encarar a vida e cada um escolhe a sua

Obrigado aqueles que deram a sua opinião sem "atacar" o dono do cãozinho que nem tem tamanho para levar uma estalada, e dado que as intervenções descambaram dou pela minha parte por terminado o tópico onde pretendia obter ajuda e não iniciar uma discussão estéril.

C. Teles
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta nov 28, 2003 9:57 am

Caro amigo,
Você recebeu 11 respostas neste tópico, e apenas uma foi colocada de uma forma que poderia ser classificada como mais 'revoltada' (mas compreesível face à indignação de quem está constantemente a ouvir as mesmas raças a serem 'atacadas'). Ainda que 'revoltada' a mensagem é perfeitamente educada e a pessoa em causa chega mesmo a pedir desculpa pela sua eventual agressividade. No final da intervenção há mesmo o cuidado, para não ferir susceptibilidades, de dizer que mencionou algumas raças apenas como exemplo e sem intenção de acusá-las de nada.
Apesar disto, o meu caro CTeles não hesitou em 'fechar' a sua intervenção com frases como:
Como é costume sempre que se toca nestes cães....... aí vêm paus e pedras
...e dado que as intervenções descambaram dou pela minha parte por terminado o tópico onde pretendia obter ajuda e não iniciar uma discussão estéril.
Ao ler isto, compreendo ainda melhor a intervenção do Kenu e se a achava um pouco contundente, agora acho que pecou por ser demasiado branda.
Talvez o meu amigo devesse meditar também sobre o excerto do site que teve a amabilidade de colocar aqui no forum. Decerto que ainda não o tinha lido quando escreveu a frase que o Kenu evidenciou : "Por outro lado não considero o Am.Staff perigoso (o mesmo já não digo do Pitt Bull)". Se tivesse lido, e meditado, certamente perceberia que o perigo não está no PitBull mas sim no dono e na forma como este educa o cão ( ou deseduca!). Aliás, nestes termos, um Pitbull não será certamente mais perigoso do que, por exemplo, um Rafeiro Alentejano ou um Pastor de Brie!
Face ao exposto, parece-me que os paus e pedras, bem como bastantes preconceitos e ideias pré-concebidas ( em relação a raças de cães mas também em relação às pessoas que as possuem) estão do seu lado.
Tenho pena que pessoas com este tipo de atitude não tenham oportunidade de conhecer as qualidades de muitas destas raças. Pelo que escreveu na sua primeira mensagem, presumo que seja proprietário de um Rafeiro Alentejano e de um Pastor de Brie. Pois bem.....o Rafeiro do Alentejo é uma raça que consta da lista de raças perigosas de alguns países, nomeadamente da Alemanha. O Briard não sei se faz parte de alguma lista, mas como cão utilizado também em guarda, não me admirava que um dia viesse a fazer. Imagine pois o meu amigo como se sentiria se fosse à Alemanha com os seus cães e tivesse de andar com o seu cão como se de um criminoso se tratásse! Olhado de lado, 'acusado' constantemente de irresponsável apenas pelo simples facto de passear com o seu cão na rua ( mesmo que à trela) , obrigado a uma serie de formalidades e restrições, culpado SEMPRE mesmo que o seu cão seja o mais inocente. Imagine isto e que depois vem a um forum falar de animais e vê uma mensagem do género da sua, complementada com a afirmação de que o Rafeiro do Alentejo é um cão perigoso.....não será que, pelo menos ao fim de um certo tempo a ler e ouvir coisas similares, iria reagir como o Kenu e todos nós?
Fique bem......e já agora não se esqueça que o perigo de um cão não está apenas na mordedura. Um York pode não ter tamanho para levar uma estalada, mas tem tamanho para fazer despistar uma bicicleta ou um carro, tem tamanho para ladrar e assustar uma pessoa ( adulto ou criança) e fazê-la saltar de uma berma para estrada, tem tamanho para morder a cara a uma criança pequena e desfigurá-la.....enfim, tem tamanho para causar danos graves se não for devidamente supervisionado por um dono responsável e atento.
Cumprimentos
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”