Quanto custará hemodiálise a um cão? E onde fazer em Lisboa?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jcab
Membro Júnior
Registado: sábado out 23, 2010 10:23 am

quarta out 27, 2010 10:37 pm

Boas,

Tenho um cão pqueno (7 kg) com 16 anos, com insuficiência renal crónica.

Já foi diagnosticado há 3 anos aprox., e este tipo de doença é irreversível e piora com o tempo.

Desde ontem notei que o meu cão praticamente nada come. Nem Eukanuba Renal, nem Dechra CKD, nem Hill's KD. De jantar praticamente comeu uma maça e umas torradas de pão. Amanhã vou ver se encontro alguma clínica que me disponibilize amostras do Royal Canin a ver se ele come.
Até a comida húmida que faço em casa especialmente para ele, que consiste em arroz, batata, bróculos, cenouras, courguete e muito muito pouco frango...até isto já ele come com muita lentidão e deixa metade no prato.

O não comer significa certamente que os valores de Creatinina e Ureia estão bastante altos.

A minha pergunta agora é, se alguém tem experiência de quanto custarão as sessões de hemodiálises para cães, e onde é que poderão ser feitas em Lisboa.

Na internet encontrei o Hospital Veterinário de Restelo. Parece-me ser um sítio bastante caro.
O Hospital Veterinário de São Bento não sei se faz isto.
O importante seria de facto ser algo não muito caro, porque infelizmente não tenho grande capacidade económica para suportar estes custos, o que infelizmente será lamentável para o meu cão.
Se eu não conseguir pagar as hemodiálises, infelizmente não irei poder salvar o meu cão e isso vai custar-me muito.

Amanhã vou contactar o meu veterinário habitual, que é a aniaid em Benfica, e acho que eles não fazem hemodiálises, daí a minha pergunta onde fazer.

O meu cão é bastante díficil, morde, inclusivé a mim. Nestas situações a hemodiálise é possível ?
Última edição por jcab em quarta out 27, 2010 11:05 pm, editado 4 vezes no total.
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

quarta out 27, 2010 10:41 pm

Os preços pelo que sei andam perto dos dos locais que referiu . O que era para si um preço aceitável ?
jcab
Membro Júnior

quarta out 27, 2010 10:46 pm

VascoDV Escreveu:Os preços pelo que sei andam perto dos dos locais que referiu . O que era para si um preço aceitável ?
Mas eu não sei o preço das hemodiálises, nem sei onde são feitos...
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

quarta out 27, 2010 10:49 pm

Ah....ok... então sugiro que contacte antes de mais o seu veterinário e depois siga a opinião deste ;).
jcab
Membro Júnior

quarta out 27, 2010 10:51 pm

Ok, obrigado, mas desde já gostaria de obter respostas de outros users, que tenham já passado por isto, ou que saibam dizer-me algo.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta out 27, 2010 11:03 pm

Não conheço os custos, mas tem também a Clínica Veterinária das Laranjeiras.

Quanto à ração, não pode comprar sacos mais pequenos?

Que corra tudo pelo melhor com o seu cãozinho.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta out 27, 2010 11:26 pm

Tive um cão nessa situação, que foi tratado precisamente na AniAid. Já não me lembro quanto pagava na altura, mas lembro-me que era pouco.

Entretanto mudaram a equipa e os preços de tudo subiram, portanto não sei quanto custará agora. Só tem de perguntar lá, são gente séria que não a vão explorar. Nos hospitais veterinários, os preços costumam mais altos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
jcab
Membro Júnior

quinta out 28, 2010 9:13 am

Já agora, alguém conhece os comprimidos "AZODYL" da "VETOQUINÓL" ?

Supostamente são uma alternativa à hemodiálise, e são constituidos por 3 tipos de bacterias que eliminam a ureia do sangue.
Não encontro em nenhuma parte em Portugal à venda, e supostamente nem está à venda na Europa. Só mandando mesmo vir de América.

Caso alguém conheça estes comprimidos:
Eles são palatáveis ?
É possível esmagar o comprimido e tentar disfarçar na comida ?
Pelo menos no site dizem que não: "Capsules should be given whole and not opened or crushed".

Haverá mais alguma alternativa à hemodiálise ?
LuluB
Membro Veterano

quinta out 28, 2010 10:11 am

Não vá na conversa desses sites, nem compre medicamentos pela Net!

Procure o seu vet e faça os tratametnos que ele indicar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

quinta out 28, 2010 10:41 am

Não leve a mal o que vou dizer, por favor. É nossa responsabilidade cuidar e tratar os nossos animais, sejam novos, sejam velhos, e decidir que rumo tomar relativamente a problemas graves e/ou incuráveis. É nosso dever garantir que os nossos animais tenham uma vida feliz, e um final de vida digno. A questão a ponderar, na minha opinião, em casos como o seu, é ATÉ QUE PONTO devemos submeter os nossos animais a tratamentos, quando a perspectiva de vida dos mesmos (com qualidade) já está no limite, seja porque a condição do animal é muito má, ou porque o mesmo já é um animal 'senior'.

Veja bem, eu sei do que falo. Tenho uma cadela diagnosticada com linfoma há quase dois anos, que já foi submetida a duas etapas de quimioterapia. Ela, quando foi diagnosticada, tinha 9 anos. O tempo de vida que ela ganhou, com qualidade de vida, foi grande, e dura até hoje. Eu sou a 'caretaker' dela, 24h X 7 dias por semana, e sei quando ela está melhor, ou pior. Eu consigo perceber até que ponto se justifica continuar a tratá-la (actualmente ela só faz quimioterapia oral e toma cortisona). É muito importante termos uma perspectiva do animal como um todo, no seu dia-a-dia, para tentarmos perceber se vale ou não a pena continuar. Pelo menos eu penso e ajo assim. Há dias melhores e há dias piores. Mas ela lá continua, independente, comilona, refilona, reactiva a tudo e a todos, e vamos seguindo. Mas o nosso horizonte é muito limitado, e há nuvens negras por todos os lados, felizmente atravessadas por raios de sol.

Converse com o seu Vet de confiança e decida o melhor para o animal. Só você poderá perceber, baseado em factos que o vet irá lhe mostrar (análises, por exemplo, e estado geral do animal), se vale a pena ir por este caminho, ou seja, o da hemodiálise. Eu desconheço os contornos deste tratamento em animais (nos seres humanos é terrivelmente difícil e sofrido), e o quanto o animal pode sofrer para conseguir algum tempo mais de vida, se for o caso. Por isso, informe-se bem.

Que tudo corra pelo melhor consigo e com o seu cão. Dê notícias quando puder. :wink:
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta out 28, 2010 10:56 am

Jcab já viste se o Azodyl SÓ se vende nos E.U.A??? Como te disse, a Joaninha tomou o ano passado e, nessa altura tivémos de mandar vir o medicamento de lá. Segundo o que me foi dito ... a partir de Outubro 2009, este medicamento iria passar a ser vendido na Europa o que facilita e muito o "transporte" pois o Azodyl tem de estar sempre "no frio". :cry:

É totalmente diferente mandar vir um medicamento dos E.U.A de mandar vir por exemplo de Inglaterra (o tempo de viagem) ou até mesmo de Espanha caso o mesmo seja vendido lá. :wink:

Lembro-me de na altura da Joaninha ter sido bem complicado pois mesmo pagando o transporte urgente ... corríamos o sério risco do mesmo ficar na alfândega 3 a 4 dias ... e portanto o gelo que o envolvia derreter-se ... e perdermos o medicamento. :cry:

Tenta ver se vendem mais perto ... :)
jcab
Membro Júnior

quinta out 28, 2010 11:11 am

LuluB Escreveu:Não vá na conversa desses sites, nem compre medicamentos pela Net!

Procure o seu vet e faça os tratametnos que ele indicar.
É o que mais tenho feito, e que continuarei a fazer.
Não tenho culpa que haja poucas alternativas neste nosso país, e que os veterinários desconheçam muitos produtos existentes lá fora.
Claro que os produtos só são comprados depois de aprovação do veterinário.

Arguida: Ainda não consegui encontrar loja em Europa com Azodyl. Caso tenhas conseguido a tal embalagem, por favor avisa-me depois por mensagem privada.

Cumps.
LuluB
Membro Veterano

quinta out 28, 2010 11:26 am

Condessa Escreveu:...Converse com o seu Vet de confiança e decida o melhor para o animal. Só você poderá perceber, baseado em factos que o vet irá lhe mostrar (análises, por exemplo, e estado geral do animal), se vale a pena ir por este caminho, ou seja, o da hemodiálise. Eu desconheço os contornos deste tratamento em animais (nos seres humanos é terrivelmente difícil e sofrido), e o quanto o animal pode sofrer para conseguir algum tempo mais de vida, se for o caso. Por isso, informe-se bem.

Que tudo corra pelo melhor consigo e com o seu cão. Dê notícias quando puder. :wink:
O problema, aqui, é o jcab chama hemodiálise ao tratamento que normalmente se faz aos cães quando entram em falha renal e que consiste em lhe administrar soro por via endovenosa para limpar o sangue das impurezas que os rins já não conseguem eliminar. E isso faz-se em qualquer veterinário, desde que tenha uma jaula em que possa meter o cão durante as horas que demora o processo.

A mim parece-me, pelo que ele diz no seu primeiro post, que o cãozito está na sua recta final: já quase não reage, come cada vez menos, etc. Deve estar com o sangue atafulhado de detritos e proteínas e a precisar da limpeza que o soro faz.

Mas também o que me parece é que enquanto anda por aqui a insistir na hemodiálise, o cão lá continua, talvez sem esse tratamento que lhe limpa o sangue e lhe dá mais algum tempo de vida com qualidade.

Jcab, despache-se e deixe-se de receitas via Net ou experiências alheias, a Natureza não espera e o seu cão pode morrer envenando pelo seu próprio organismo! E garanto-lhe que não é uma morte bonita.
<p>&nbsp;</p>
jcab
Membro Júnior

quinta out 28, 2010 11:29 am

LuluB Escreveu: A mim parece-me, pelo que ele diz no seu primeiro post, que o cãozito está na sua recta final: já quase não reage, come cada vez menos, etc.
Por acaso a única coisa que faz é que come menos.
De resto parece-me bastante activo e contente.
LuluB
Membro Veterano

quinta out 28, 2010 11:43 am

Desisto. :?
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”