dinodane Escreveu:Xuga:
Que percentagem dás de carne relativamente ao peso do "Bixas"? 4%?
Cerca de 3%.
dás um pouco mais da dose, ou consideras o peso do osso no "bolo" como alimento?
Depende do tipo de osso, já faço um pouco a olho.
Já agora, porque é que não dás qualquer tipo de vegetais?
Acho que não lhe faz grande falta, visto pouco digerir. De início dava cenoura cozida, por exemplo, e saia tudo nas fezes quase inteiro. De vez em quando dou hidratos de carbono mas a base diária é carne e osso.
Tenho estado a falar também com a Búzio sobre este tipo de alimentação, porque estou mesmo a pensar em mudar de vez para raw. Mas tenho algumas dúvidas...
Eu no talho tenho a hipótese de arranjar fressura de vaca, completa, ou seja, todo o sistema digestivo, à excepção dos intestinos, coração, fígado, pulmões, esófago, e claro que o estômago não está incluído, apenas o que eu referi. Já uma vez comprei isso tudo e mais fígado de vaca, rim e coração, parti tudo em pedaços e dei-lhes. Eles comeram, mas quando estavam a comer o fígado por exemplo, era vê-los a arreganhar as beiças com um ar de "que é esta nojeira" que foi de rir

Mas comeram...
Nunca experimentei dar peixe, mas tenho a certeza que gostam, e frangos inteiros, além de não serem muito baratos, cada vez que penso nisso lembro-me do Simão

e arrepio caminho...
Há uma alternativa, por assim dizer, ao frango inteiro, que é uma mistura de todo o tipo de restos de frangos que são picados em máquinas industriais, e essa papa é vendida a 40 cêntimos o kilo, salvo erro, na fábrica da Kilom. Vendem isso congelado em blocos p'raí de 20kg, variam de peso, mas é fácil de separar em blocos mais pequenos. Mas esta carne moída tem a desvantagem de não exercitar a mandíbula, e como a Búzio também referiu e eu já me tinha lembrado, também propiciam o aparecimento de tártaro...
Edit: Estive a fazer as contas, e para os meus cães, sem contar com o velhote porque ele está muito velhote e tenho receio de fazer uma alteração destas no final da vida, portanto para os outros 3, seriam necessários 4,200kg de comida por dia

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido