Mais um de coprofagia - peço desculpa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

terça out 05, 2010 8:45 am

Tenho uma cachorra com 3 meses que tem revelado apetência por comer não só as próprias fezes como também as da minha cadela mais velha...

A Liz (a mais velha) nunca teve este tipo de comportamento, muito embora tenha apetência por fezes de gato... encara-as como brindes 8) Mas aqui a situação é mais fácil de controlar, até porque não tenho gatos 8) É só mesmo uma questão de controlar o que ela come durante os passeios e esta missão desde sempre foi pacífica...

Já li bastante sobre coprofagia, mesmo antes de ter a Bia (a mais nova)... Aliás, volta e meia aparecem tópicos sobre isso por aqui... A questão é que há muita teoria que na prática não funciona... Também tenho consciência que este comportamento pode-se extinguir naturalmente quando ela amadurecer mas também estou consciente que tal pode não acontecer... Neste momento se eu estiver presente ela não o faz, porque sabe que a repreendo, mas sei que se ela se apanhar sozinha o comportamento é outro... O que tento fazer é controlar os horários das defecações de forma a estar presente quando as mesmas aconteçem, e limpando de imediato, sem que a Bia veja (isto porque a vet alertou-me para o facto do comportamento dela poder ter por base imitação do comportamento do dono - limpar).

Pedia, a quem já passou por situação idêntica, e tendo consciência que cada caso é um caso, partilhassem a vossa experiência, se conseguiram efectivamente corrigir este desvio comportamental ou se apenas evitam que o mesmo aconteça, controlando as defecações de forma a impedir que haja acesso às fezes.

Obrigada :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça out 05, 2010 12:14 pm

Isso passa.

Já leu este? Está lá tudo.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=75563

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

terça out 05, 2010 12:19 pm

dinodane Escreveu:Isso passa.

Já leu este? Está lá tudo.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=75563
:wink:
CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

terça out 05, 2010 1:09 pm

Obrigada :wink: E sim, também já tinha lido esse :wink:

A questão é que como de facto a coprofagia é si um comportamento com causa(s) algo complexa(s), multifactoriais, fico algo impotente (e frustrada) no que diz respeito à correcção e extinção deste tipo de comportamento, até porque há cães que o fazem a vida toda.

Em conversa com pessoas que lidam com cães diariamente, algumas de forma profissional, há quem diga que há uma ligação entre o facto de darmos ração aos cães e a coprofagia, mesmo quando se trata de rações de elevada qualidade. A explicação poderá estar na apetência da ração e consequentemente na apetência das fezes.

No caso da minha cachorra, já pensei em mudar-lhe a ração mas como ela só tem 3 meses não queria entrar por aí, mas vontade não me falta. Penso que a resolução seria mais simples se ela só comesse as fezes dela própria... mas não... se houver oportunidade também come as da mais velha.
claudiamendes
Membro
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

sábado nov 06, 2010 12:14 am

Boa noite,

infelizmente apercebi-me hoje que o meu cachorro adquiriu este hábito :roll: Ainda estou a tentar assimilar o conceito, para a semana vou ao Vet e falo nesta situação e também na ração :| Já pesquisei os tópicos sobre o assunto e ajudou bastante. Agora vamos ver como corre...
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

sábado nov 06, 2010 12:54 am

Infelizmente a cadela que adoptei já é bem adulta e tem exactamente o mesmo hábito, basta eu virar a cara que ela vai ao caixote dos gatos e pimba :\. Tenho tentando acabar com este vicio horroso.
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado nov 06, 2010 8:53 am

Mas o cocó dos gatos é um petisco que poucos cães recusam :lol:
A ração dos gatos é muito mais apelativa e proteica e, mesmo após passar pelo organismo do gato, liberta aromas irresistíveis para a maior parte dos cães.
Essa sitação pode ser evitada usando WC fechados, colocados de forma a que o cão não tenha acesso, ou colocando o wc numa divisão em que a porta fique entreaberta apenas o suficiente para o gato passar (com corrente, por exemplo). É preciso também muito cuidado com a areia que se usa, a aglomerante, por exemplo, pode trazer complicações ao cão.

mas neste tópico fala-se de comer as próprias fezes ou de outros cães, que é um bocado diferente.
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

sábado nov 06, 2010 11:42 am

A wc dos meus gatos já é fechada. A desgraçada atinou com a portinha.
E sim eu entendi, o problema é que ela não come as fezes dela, mas na rua tenta comer a dos outros. -Disgusting-.
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Responder

Voltar para “Cães”