Recolha de urina - Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

sexta set 03, 2010 1:40 pm

paudifunge Escreveu:Já conseguiu recolher o xixi? :P
Infelizmente ainda não... o que tentei usar (uma espécie de plástico preso) acabou por cair.
Para a semana vou à farmácia para ver se compro um kit que se usa para fazer os testes aos bébés... vamos ver se funciona.

Gostava de saber como é que os vets fazem para testar a urina quando têm animais internados... :(
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 03, 2010 1:41 pm

Metem um catéter ligado a uma bolsa de recolha...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LazzieJazzie
Membro
Registado: sexta set 03, 2010 2:45 pm

sexta set 03, 2010 2:50 pm

kaminaru Escreveu:
paudifunge Escreveu:Já conseguiu recolher o xixi? :P
Infelizmente ainda não... o que tentei usar (uma espécie de plástico preso) acabou por cair.
Para a semana vou à farmácia para ver se compro um kit que se usa para fazer os testes aos bébés... vamos ver se funciona.

Gostava de saber como é que os vets fazem para testar a urina quando têm animais internados... :(
Olá, Kaminaru...

Bom há uns tempos atrás também tivémos que fazer recolha de xixi à Iara...

1º o xixi ao estar em contacto com o chão fica alterado, logo não serve de nada...

2º a Iara como por exemplo, gosta de encostar a vulva ao chão, por isso o que eu fiz foi: não deixei ela fazer logo o 1º xixi da manhã o que levou a que o xixi quando saiu, veio com mais força e foi mais fácil de recolher, directo da vulva para o copo de recolha, sem contactos com o piso.

Conclusão:

Directamente do produtor para o consumidor, sem intermediários... :D

Em último caso, pode sempre pedir para tirarem directamente da bexiga com uma seringa...o que é mais doloroso para a menina, do que a dona andar atrás dela com um copinho... :wink:

Calçe umas luvas se o problema for, o de molhar as mãos com o xixi... :D
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

sexta set 03, 2010 3:01 pm

Se é assim tão difícil conseguir fazê-lo sozinha, porque não levar a cadela ao vet e ele faz a recolha com uma algália?

O que os vets (os que conheço) fazem é precisamente recolha com a algália, ou deixam o animal na jaula sem resguardo e aproveitam as fezes/urina que estes deixam na jaula.

Boa sorte :wink:
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!"  - Campanha de adopção no Brasil
kaminaru
Membro Veterano

sábado set 04, 2010 11:16 am

@LazzieJazzie: Não tenho problemas em fazer isso, mas o real problema é que a Bekas não me deixa aproximar enquanto está a fazer o xixi... já tentei andar atrás dela com um prato, mas cada vez que me aproximava ela levantava-se e deixava de fazer xixi.

@Lukilu: A vet nem sequer colocou a hipótese de serem eles a fazer a recolha... mesmo depois de eu lhe ter dito que era mesmo complicado ser eu a fazer isso. Vou tentar mais uma vez... se não resultar é mesmo isso que vou tentar... que sejam eles a fazer a recolha.

Obrigada a todos pelas dicas. :)
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado set 04, 2010 11:26 am

dinodane Escreveu:Metem um catéter ligado a uma bolsa de recolha...
Ou fazem cistocentese (recolha directa da bexiga com agulha) que é ainda mais simples. Presumo é que exija que o vet tenha ecografo.
É assim que é recolhida a urina do meu gato que tem problemas urinários e é um processo simples e praticamente indolor (sim, já assisti várias vezes)
LazzieJazzie
Membro
Registado: sexta set 03, 2010 2:45 pm

sábado set 04, 2010 2:03 pm

kaminaru Escreveu:@LazzieJazzie: Não tenho problemas em fazer isso, mas o real problema é que a Bekas não me deixa aproximar enquanto está a fazer o xixi... já tentei andar atrás dela com um prato, mas cada vez que me aproximava ela levantava-se e deixava de fazer xixi.

@Lukilu: A vet nem sequer colocou a hipótese de serem eles a fazer a recolha... mesmo depois de eu lhe ter dito que era mesmo complicado ser eu a fazer isso. Vou tentar mais uma vez... se não resultar é mesmo isso que vou tentar... que sejam eles a fazer a recolha.

Obrigada a todos pelas dicas. :)
Kaminaru, tente fazer como expliquei no 1º post:

2º a Iara como por exemplo, gosta de encostar a vulva ao chão, por isso o que eu fiz foi: não deixei ela fazer logo o 1º xixi da manhã o que levou a que o xixi quando saiu, veio com mais força e foi mais fácil de recolher, directo da vulva para o copo de recolha, sem contactos com o piso.

Se não conseguir, em último caso o vet terá que fazer cistocentese (obrg Bingley, não me lembrava do termo técnico :oops: )

Cumprimentos e Boa Sorte
kaminaru
Membro Veterano

domingo set 05, 2010 9:33 am

Hoje não deixei a Bekas sair logo de casa para ir fazer os xixis... fui à cozinha buscar o copinho de recolha e quando voltei à entrada tinha uma bela poça de xixi no chão... a bixa não aguentou... devia estar mesmo aflitinha.
Bolas! :(
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sexta nov 12, 2010 8:50 am

Bobbyca Escreveu:
kaminaru Escreveu:
Bobbyca Escreveu: Se tiver um bocadinho de atenção ao que diz, evita dizer este tipo de disparates. A incontinência pode derivar da baixa hormonal que a esterilização provoca, relaxando os esfíncteres.

A mulher pós menopausa, pode passar exactamente pelo mesmo. Deve-se à baixa hormonal e não a bexigas cheias.

Há tratamento para isso, muito fácil, que passa pela administração de um xarope e que, geralmente, em duas três semanas garante a cura.
Olá Bobbyca,
Na realidade sempre foi essa a explicação que ouvi. Como a produção de hormonas foi interrompida, então poderão existir outros efeitos secundários.
A médica falou no xarope mas não garantiu a cura. Disse que teria de ser administrado todos os dias e que em alguns casos a recuperação iria permitir a sua utilização talvez 2 dias por semana. Infelizmente não deu a entender que existisse uma cura. Penso que isso deverá depender de cada animal.

Espero que a Bekas se enquadre na percentagem de animais curados tal como se enquadrou na percentagem de cadelas que ficam incontinentes devido à cirurgia. :(
A sua Vet tem razão. Mas esperemos que a Bekas fique bem. Ainda o mês passado estive com uma cadela incontinente há 2 anos. Tomou diariamente o dito xarope. Já só toma uma vez de 4 em 4 dias.
Sabe qual é o nome do xarope?
A minha cadela tem incontinência devido à esterilização e desde há 1 ano e pouco que toma o propalin diáriamente. Felizmente sempre deu resultado até há cerca de 1 semana. De repente deixou de fazer efeito, já aumentámos a dose mas não tem resolvido. De qualquer das formas vamos ao vet para saber a opinião dele.
kaminaru
Membro Veterano

sexta nov 12, 2010 10:49 am

sac Escreveu:Sabe qual é o nome do xarope?
A minha cadela tem incontinência devido à esterilização e desde há 1 ano e pouco que toma o propalin diáriamente. Felizmente sempre deu resultado até há cerca de 1 semana. De repente deixou de fazer efeito, já aumentámos a dose mas não tem resolvido. De qualquer das formas vamos ao vet para saber a opinião dele.
É esse mesmo sac. Até agora não temos tido problemas, mas infelizmente o xarope não é uma cura. :(
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sexta nov 12, 2010 10:52 am

kaminaru Escreveu:
sac Escreveu:Sabe qual é o nome do xarope?
É esse mesmo sac. Até agora não temos tido problemas, mas infelizmente o xarope não é uma cura. :(
eu desconfio que o organismo fez habituação ao medicamento, infelizmente.
kaminaru
Membro Veterano

sexta nov 12, 2010 6:20 pm

sac Escreveu: eu desconfio que o organismo fez habituação ao medicamento, infelizmente.
É bem possível... mas isso é realmente uma chatice. Penso que não há outra solução para o problema da incontinência. Desde que a Bekas começou a tomar este medicamento que se acabaram os cheiros a xixi, as mantinhas dela estão sempre limpas e tem sido quase milagroso.
Se por acaso lhe acontecer o mesmo que aconteceu à sua lá voltará tudo ao mesmo. É incomodativo para eles e para nós.
:(
Responder

Voltar para “Cães”