Gastrite?! Poodle - Uma semana sem comer!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Metralhas
Registado: quarta nov 17, 2010 4:31 pm

quarta nov 17, 2010 4:52 pm

Olá, boa tarde!

O meu cão, um poodle anão com menos de um ano, começou a vomitar e a ter diarreia há uma semana. No dia seguinte dirigimo-nos ao veterinário, que administrou alguns medicamentos, contudo não parou de vomitar! De tal forma que está internado e a soro desde sábado. No sábado também fez raio x e ultrasons para identificar objecto(s) preso(s) ao longo do sistema digestivo, mas não encontraram nada.
Na segunda-feira realizaram-se algumas análises de sangue que revelaram algum aumento (embora pequeno) da fosfatase alcalina - que levou à alteração da medicação por se suspeitar que ele talvez tivesse comido algo tóxico - andou a roer uma embalagem tetrapack (apenas roer), e na zona onde o costumo passear por vezes vejo bastantes pombos mortos...e raticida.

O problema é que o pequenote ontem vomitou uma vez e hoje voltou a vomitar (mas apenas pêlo, já que andou a lamber pêlo rapado junto ao cateter)...e não come!! está há uma semana sem comer, já tendo perdido quase 1kg, o que representa uma larga proporção do seu peso total.

Está a ser devidamente acompanhado pela veterinária dele, e sempre, sempre comeu ração "Royal Canin" de venda exclusiva nas clinicas vets.

Diagnosticaram-lhe gastrite...mas não se consegue descobrir qual é a causa da gastrite...

O que fazer numa situação destas? Alguém tem mais alguma ideia sobre o que poderá originar a gastrite?

Ou se eventualmente alguém já passou por situação semelhante, por favor diga qualquer coisa.
Última edição por Metralhas em quarta nov 17, 2010 7:32 pm, editado 1 vez no total.
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

quarta nov 17, 2010 5:29 pm

procurar outro veterinário é o meu conselho.

As melhoras do canito.
unha
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm

quarta nov 17, 2010 6:13 pm

Já passei por uma situação semelhante e já passou alguns meses, e meu pequeno tem 7 meses mas já está completamente recuperado, tente outro veterinário gastrite leva muito tempo a curar ,Mas se vê algumas melhoras já é bom sinal!!

Boas melhoras
Unha
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 17, 2010 6:41 pm

Perante a perda de peso, talvez seja de encarar a hipótese da alimentação forçada. O animal não pode estar sem comer, as defesas dele devem estar já demasiado em baixo.

Eu far-lhe-ia uma papa com frango cozido e arroz e dava-lha à seringa, fale nisso ao veterinário.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta nov 17, 2010 7:35 pm

Metralhas Escreveu:
Diagnosticaram-lhe gastrite...mas não se consegue descobrir qual é a causa da gastrite...

O que fazer numa situação destas? Alguém tem mais alguma ideia sobre o que poderá originar a gastrite?
As causas da gastrite podem ser muitas! Desde virais, bacterianas, por intoxicação, intolerâncias e alergias alimentares... parece que o seu poodle está a ser bem acompanhado (parece!) e, mais do que saber a causa, importa agora tratar e curar a gastrite e obrigá-lo a comer. A sugestão da papa é óptima, e há também suplementos alimentares muito bons, como Nutriplus gel, que sempre lhe fornece algumas vitaminas e calorias e evita a hipoglicémia (que lhe provoca mais vómitos, o que acentua a hipoglicémia e por aí adiante...). Experimente latinhas a/d, i/d, recovery ou mesmo ração/lata hipoalergénica, é importante que ele coma, mas que coma algo não agressivo. Ele está a beber água?

Se não encontram nenhuma causa evidente para a gastrite, é bem provável que se trate de uma alergia alimentar, e os poodles têm alguma tendência para tal. Eu, pelo menos, tive um durante 13 anos que tinha de comer sempre o mesmo: arroz com carne de vaca e legumes. Ele até gostava de outras coisas, mas havia logo vomitanço...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Metralhas

quarta nov 17, 2010 7:57 pm

Pois...o problema agora é mais forçar-lhe o apetite e obrigando-o a comer correndo o risco de lhe provocar o vómito. Ou...aguardar até que coma, e correndo o risco de ficar demasiado fraco (não pode viver de soro muito tempo...)

Sempre foi muito bem acompanhado, desde o nascimento até hoje! Segundo o que parece, a causa da gastrite é viríca (parvovirose - mesmo com as vacinas em dia, há cães cujo sistema imunitário não responde à vacinação).

Pedem-se opiniões, especialmente se houver alguém que saiba destas coisas!

Obrigado! ;)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta nov 17, 2010 8:13 pm

Mas que dizem os veterinários? Indicaram alimentação forçada?

Eu alimentei a minha cadela mais velha durante 2 ou 3 mêses. Comia pequenas quantidades de 3 em 3 horas. Começou com as latinhas i/d e como não vomitava, passou para purés de carne, arroz entre outros. Mas foi tudo sob alçada da veterinária.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

quarta nov 17, 2010 8:20 pm

Sendo parvovirose, é mantê-lo a soro, antibioterapia para evitar infecções secundárias, comidinha intestinal e esperança de que o seu corpo reaja... :? boa sorte e as melhoras!
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Metralhas

quarta nov 17, 2010 8:24 pm

...vai sair da clínica hoje, passar uma noite em casa para tentar reabrir-lhe o apetite.

...Vamos experimentar não forçar o apetite!!

..."Cá" em casa estamos todos cheios de medo que lhe aconteça qualquer coisa...

..Também é possível que seja Esgana, apesar de estar devidamente vacinado...não é?

Se houver novidades direi qualquer coisa...
Bailleys
Membro Júnior
Registado: segunda nov 08, 2010 2:46 pm

quarta nov 17, 2010 11:27 pm

Metralhas Escreveu:...vai sair da clínica hoje, passar uma noite em casa para tentar reabrir-lhe o apetite.

...Vamos experimentar não forçar o apetite!!

..."Cá" em casa estamos todos cheios de medo que lhe aconteça qualquer coisa...

..Também é possível que seja Esgana, apesar de estar devidamente vacinado...não é?

Se houver novidades direi qualquer coisa...
Tenha calma e tente não transmitir ansiedade pelo o facto de o animal não estar a conseguir digerir o alimento. O Veterinário não lhe recomendou uma alimentação de dieta?

O meu conselho:

Amanhã outro veterinário... :wink:
Chamarrita
Membro Veterano

quarta nov 17, 2010 11:57 pm

bem, começo a ter dúvidas acerca do acompanhamento. Não come e tiram-lhe o soro? Suspeitam de parvovirose e não lhe dão antibióticos? ou afinal a suspeita recai sobre a esgana? a esgana é diferente...

Também me parece que devem ouvir outra opinião médica e o mais depressa possível, eu também estaria com muito medo e muitas dúvidas!
Metralhas

quinta nov 18, 2010 3:53 pm

Assim que chegou a casa começou a comer e a beber água voluntariamente!! Comeu uns baguitos de arroz, já ralha aos gatos e aos estranhos...e até já quer fugir de casa para ir brincar com o irmão!!!

O meu cãozito foi devidamente tratado! Antibioticos e toda uma panóplia de medicamentos que se mostraram adequados!

A dieta é arroz muito cozido e peito de fragaínho desfeito! :)
Responder

Voltar para “Cães”