Olá, boa tarde!
O meu cão, um poodle anão com menos de um ano, começou a vomitar e a ter diarreia há uma semana. No dia seguinte dirigimo-nos ao veterinário, que administrou alguns medicamentos, contudo não parou de vomitar! De tal forma que está internado e a soro desde sábado. No sábado também fez raio x e ultrasons para identificar objecto(s) preso(s) ao longo do sistema digestivo, mas não encontraram nada.
Na segunda-feira realizaram-se algumas análises de sangue que revelaram algum aumento (embora pequeno) da fosfatase alcalina - que levou à alteração da medicação por se suspeitar que ele talvez tivesse comido algo tóxico - andou a roer uma embalagem tetrapack (apenas roer), e na zona onde o costumo passear por vezes vejo bastantes pombos mortos...e raticida.
O problema é que o pequenote ontem vomitou uma vez e hoje voltou a vomitar (mas apenas pêlo, já que andou a lamber pêlo rapado junto ao cateter)...e não come!! está há uma semana sem comer, já tendo perdido quase 1kg, o que representa uma larga proporção do seu peso total.
Está a ser devidamente acompanhado pela veterinária dele, e sempre, sempre comeu ração "Royal Canin" de venda exclusiva nas clinicas vets.
Diagnosticaram-lhe gastrite...mas não se consegue descobrir qual é a causa da gastrite...
O que fazer numa situação destas? Alguém tem mais alguma ideia sobre o que poderá originar a gastrite?
Ou se eventualmente alguém já passou por situação semelhante, por favor diga qualquer coisa.
Gastrite?! Poodle - Uma semana sem comer!
Moderador: mcerqueira
-
unha
- Membro Veterano
- Mensagens: 781
- Registado: terça abr 08, 2008 5:30 pm
- Localização: 13 pestinhas lindas!!!
Já passei por uma situação semelhante e já passou alguns meses, e meu pequeno tem 7 meses mas já está completamente recuperado, tente outro veterinário gastrite leva muito tempo a curar ,Mas se vê algumas melhoras já é bom sinal!!
Boas melhoras
Unha
Boas melhoras
Unha
Perante a perda de peso, talvez seja de encarar a hipótese da alimentação forçada. O animal não pode estar sem comer, as defesas dele devem estar já demasiado em baixo.
Eu far-lhe-ia uma papa com frango cozido e arroz e dava-lha à seringa, fale nisso ao veterinário.
Eu far-lhe-ia uma papa com frango cozido e arroz e dava-lha à seringa, fale nisso ao veterinário.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
-
Chamarrita
- Membro Veterano
- Mensagens: 3988
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
As causas da gastrite podem ser muitas! Desde virais, bacterianas, por intoxicação, intolerâncias e alergias alimentares... parece que o seu poodle está a ser bem acompanhado (parece!) e, mais do que saber a causa, importa agora tratar e curar a gastrite e obrigá-lo a comer. A sugestão da papa é óptima, e há também suplementos alimentares muito bons, como Nutriplus gel, que sempre lhe fornece algumas vitaminas e calorias e evita a hipoglicémia (que lhe provoca mais vómitos, o que acentua a hipoglicémia e por aí adiante...). Experimente latinhas a/d, i/d, recovery ou mesmo ração/lata hipoalergénica, é importante que ele coma, mas que coma algo não agressivo. Ele está a beber água?Metralhas Escreveu:
Diagnosticaram-lhe gastrite...mas não se consegue descobrir qual é a causa da gastrite...
O que fazer numa situação destas? Alguém tem mais alguma ideia sobre o que poderá originar a gastrite?
Se não encontram nenhuma causa evidente para a gastrite, é bem provável que se trate de uma alergia alimentar, e os poodles têm alguma tendência para tal. Eu, pelo menos, tive um durante 13 anos que tinha de comer sempre o mesmo: arroz com carne de vaca e legumes. Ele até gostava de outras coisas, mas havia logo vomitanço...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Pois...o problema agora é mais forçar-lhe o apetite e obrigando-o a comer correndo o risco de lhe provocar o vómito. Ou...aguardar até que coma, e correndo o risco de ficar demasiado fraco (não pode viver de soro muito tempo...)
Sempre foi muito bem acompanhado, desde o nascimento até hoje! Segundo o que parece, a causa da gastrite é viríca (parvovirose - mesmo com as vacinas em dia, há cães cujo sistema imunitário não responde à vacinação).
Pedem-se opiniões, especialmente se houver alguém que saiba destas coisas!
Obrigado!
Sempre foi muito bem acompanhado, desde o nascimento até hoje! Segundo o que parece, a causa da gastrite é viríca (parvovirose - mesmo com as vacinas em dia, há cães cujo sistema imunitário não responde à vacinação).
Pedem-se opiniões, especialmente se houver alguém que saiba destas coisas!
Obrigado!
Mas que dizem os veterinários? Indicaram alimentação forçada?
Eu alimentei a minha cadela mais velha durante 2 ou 3 mêses. Comia pequenas quantidades de 3 em 3 horas. Começou com as latinhas i/d e como não vomitava, passou para purés de carne, arroz entre outros. Mas foi tudo sob alçada da veterinária.
Eu alimentei a minha cadela mais velha durante 2 ou 3 mêses. Comia pequenas quantidades de 3 em 3 horas. Começou com as latinhas i/d e como não vomitava, passou para purés de carne, arroz entre outros. Mas foi tudo sob alçada da veterinária.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
Chamarrita
- Membro Veterano
- Mensagens: 3988
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Sendo parvovirose, é mantê-lo a soro, antibioterapia para evitar infecções secundárias, comidinha intestinal e esperança de que o seu corpo reaja...
boa sorte e as melhoras!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
...vai sair da clínica hoje, passar uma noite em casa para tentar reabrir-lhe o apetite.
...Vamos experimentar não forçar o apetite!!
..."Cá" em casa estamos todos cheios de medo que lhe aconteça qualquer coisa...
..Também é possível que seja Esgana, apesar de estar devidamente vacinado...não é?
Se houver novidades direi qualquer coisa...
...Vamos experimentar não forçar o apetite!!
..."Cá" em casa estamos todos cheios de medo que lhe aconteça qualquer coisa...
..Também é possível que seja Esgana, apesar de estar devidamente vacinado...não é?
Se houver novidades direi qualquer coisa...
Tenha calma e tente não transmitir ansiedade pelo o facto de o animal não estar a conseguir digerir o alimento. O Veterinário não lhe recomendou uma alimentação de dieta?Metralhas Escreveu:...vai sair da clínica hoje, passar uma noite em casa para tentar reabrir-lhe o apetite.
...Vamos experimentar não forçar o apetite!!
..."Cá" em casa estamos todos cheios de medo que lhe aconteça qualquer coisa...
..Também é possível que seja Esgana, apesar de estar devidamente vacinado...não é?
Se houver novidades direi qualquer coisa...
O meu conselho:
Amanhã outro veterinário...
-
Chamarrita
- Membro Veterano
- Mensagens: 3988
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
bem, começo a ter dúvidas acerca do acompanhamento. Não come e tiram-lhe o soro? Suspeitam de parvovirose e não lhe dão antibióticos? ou afinal a suspeita recai sobre a esgana? a esgana é diferente...
Também me parece que devem ouvir outra opinião médica e o mais depressa possível, eu também estaria com muito medo e muitas dúvidas!
Também me parece que devem ouvir outra opinião médica e o mais depressa possível, eu também estaria com muito medo e muitas dúvidas!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Assim que chegou a casa começou a comer e a beber água voluntariamente!! Comeu uns baguitos de arroz, já ralha aos gatos e aos estranhos...e até já quer fugir de casa para ir brincar com o irmão!!!
O meu cãozito foi devidamente tratado! Antibioticos e toda uma panóplia de medicamentos que se mostraram adequados!
A dieta é arroz muito cozido e peito de fragaínho desfeito!
O meu cãozito foi devidamente tratado! Antibioticos e toda uma panóplia de medicamentos que se mostraram adequados!
A dieta é arroz muito cozido e peito de fragaínho desfeito!