CPC proibe Rafeiros em Portugal de fazer AGILITY !!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
NelsonGomes
Membro Júnior
Registado: quarta dez 30, 2009 1:18 am

segunda nov 22, 2010 6:18 pm

chillisauce Escreveu:
NelsonGomes Escreveu:Puro racismo,fala-se doenças geneticas e problemas comportamentais em srd's mas o mesmo também acontece em muitos cães de raça
Isso e verdade, O bulldog ingles com problemas de coracao, o yorkshire com problemas dentes e nos ossos das ancas, o Cavelier King Charles com o cerebro muito grande para o cranio que tem, boxer problemas de coracao e epilepsia........podia ficar aqui o dia todo. o cao rafeiro tem menos problemas genericos do que o cao pedigree, isso porque muitos criadores sem escrupelos pratcam endogomia ou seja fazem criacao entre pais e filhos e ifmaos e irmas.

Nem mais...sou da mesma opinião dá-se muita a importancia a beleza e cão deve ser assim e assim...e o resto fica para segundo plano por isso e que se vê por exemplo no pastor alemão grandes diferenças físicas entre um cao de linhas de "beleza" e os de trabalho, sendo os ultimos na minha opinião muito mais saudaveis e fortes, ate porque para mim os cães tem todos um "função" uns de guarda, outros de caça, outros de pastoreio etc,etc e são felizes a fazer o que lhes está no sangue e não com lacinhos e afins...
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda nov 22, 2010 6:20 pm

O que eu quero dizer é que a ninguém benefecia os cruzamentos inter raças.

É claro que o resultado são rafeiros a não ser que lhes queiram chamar design dog como nos EUA!

E muitos destes cruzamentos personalizados transportam imensos problemas. Já tive ocasião de o ver pessoalmente e posso garantir que para rafeiro eram bastante caros e mais caros ficaram em termos de veterinário.

Quanto aos cruzamentos inter raças muito valiosos, lembro que os resultados não são reconhecidos pelos Kennel Club de lado nenhum!

Estes procedimentos para mim são caprichos.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda nov 22, 2010 6:23 pm

todas as raças, reconhecidas ou não pela FCI, são fruto de cruzamentos. O reconhecimento surge quando há uma tal aceitação e procura que acaba por não haver outro remédio. Se a fé move montanhas, o dinheiro move continentes... :twisted: Pergunto-me quantos animais resultantes das cruzas em busca de novas raças (novos mercados...?) são sacrificados, para que uns outros (poucos) sobrevivam de forma a dar continuidade à nova raça... mas enfim, isso seria assunto de outros tópicos. A qestão aqui é relativa às raças actualmente reconhecidas pela FCI e a proibição da participação dos SRD nestas provas, participação que era possível até há bem pouco tempo atrás. O que mudou? o que levou a esta proibição? isso é que não entendo, e a justificação dada, para mim, não serve.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda nov 22, 2010 6:31 pm

dinodane Escreveu:
chillisauce Escreveu:eu acho isto muito mau, eu crio gatos bengal, e nao vejo razao nenhuma para nao haver campeonatos de gatos rafeiros.
Os gatos rafeiros podem competir em provas de felinicultura na classe domésticos, os cães rafeiros é que não.
Podem no Reino Unido classificados como Companion dogs e entram em Agility e obediencia. ate ha competicoes feitas no crufts e metade do dinheiro feito nas competicoes de agilility com caes rafeiros e dado pelo Kennel Club a associacoes da defesa do Animal.
moslie
Membro Veterano

segunda nov 22, 2010 6:41 pm

Chamarrita, o reconhecimento de uma raça não vem simplesmente da sua procura comercial! Há raças muito procuradas nos seus próprios países e não são reconhecidas a nível internacional por várias razões!

Se fosse pela procura, o pitt bull já era raça e vá lá ver se algum Kennel Club do mundo o reconhece como tal...

Outras já estão reconhecidas há mutos anos e simplesmente não tem procura comercial também por várias razões.

Uma raça não é feita só de interesses comerciais! E os cruzamentos de que fala não são feitos ao deus dará nem tem resultado final logo na próxima ninhada!

Mesmo os design dogs mais populares como o labradoodle não são e não serão raças nos 100 anos mais próximos, arrisco-me a afirmar!

Quanto à Agillity, devia-se abrir uma classe de cães de companhia, sem raça definida.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda nov 22, 2010 6:42 pm

As novas raças surgiram de cruzamentos "apetecíveis" pelo mercado.
O labradoodle, pex, é um cruzamento de labrador com caniche.
Pretende-se o bom feitio do lab com a não-queda de pêlos do caniche....

O mais importante é que semelhantes tentativas devem ser feitas com muito cuidado e gradualmente.E por quem sabe.
Eu, pessoalmente, não vejo nada de novo na adaptação de cães a novas necessidades.
Parece-me que isto
O reconhecimento surge quando há uma tal aceitação e procura que acaba por não haver outro remédio.
é um facto...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
moslie
Membro Veterano

segunda nov 22, 2010 6:47 pm

Mas esse cão não é ainda raça...nem ele nem os inúmeros cruzamentos baseados em pug's, caniches (poodles) e raças orelhudas e pequenas.

A esmagadora maioria das raças de trabalho já está a ser usada noutros fins porque os originais já estão a ficar em desuso. Já há centenas de raças. Para todos os gostos e latitudes. Faz sentido estes caprichos, produzir em meia dúzia de gerações animais com cargas genéticas complicadas?
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda nov 22, 2010 6:49 pm

moslie Escreveu:Chamarrita, o reconhecimento de uma raça não vem simplesmente da sua procura comercial! Há raças muito procuradas nos seus próprios países e não são reconhecidas a nível internacional por várias razões!

Se fosse pela procura, o pitt bull já era raça e vá lá ver se algum Kennel Club do mundo o reconhece como tal...

Outras já estão reconhecidas há mutos anos e simplesmente não tem procura comercial também por várias razões.

Uma raça não é feita só de interesses comerciais! E os cruzamentos de que fala não são feitos ao deus dará nem tem resultado final logo na próxima ninhada!

Mesmo os design dogs mais populares como o labradoodle não são e não serão raças nos 100 anos mais próximos, arrisco-me a afirmar!

Quanto à Agillity, devia-se abrir uma classe de cães de companhia, sem raça definida.
Eu gostava de acreditar que é exactamente como diz, Moslie, e até acredito que assim seja noutros países. Mas estamos em Portugal e a "cagança" fala sempre mais alto. Até se reconhece uma raça só para a incluir na lista dos PP, como é o caso dos Pitt... :roll: Se permitissem a participação de SRDs, desde que comprovadamente esterilizados, já não haveria as tentações das cruzas com os campeões rafeiros; seria tão simples, e "matavam-se dois coelhos com uma só cajadada"!
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
moslie
Membro Veterano

segunda nov 22, 2010 7:01 pm

Os pit não foram reconhecidos como raça. Nem cá nem em lado nenhum.
Aliás, no Reino Unido ultrapassaram bem essa questão: é um tipo de cão com um conjunto de caracteristicas fisicas. Não é uma raça.
Ainda cá não sabiam o que é um pit já lá fora havia problemas graves com eles por isso arranjaram logo maneira de contornar a questão de ser ou não raça. E leis de PP há em todo o lado. A nossa é decalcada das outras, não percebo porquê a admiração cá.
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda nov 22, 2010 7:10 pm

moslie Escreveu:O que eu quero dizer é que a ninguém benefecia os cruzamentos inter raças.

É claro que o resultado são rafeiros a não ser que lhes queiram chamar design dog como nos EUA!

E muitos destes cruzamentos personalizados transportam imensos problemas. Já tive ocasião de o ver pessoalmente e posso garantir que para rafeiro eram bastante caros e mais caros ficaram em termos de veterinário.

Quanto aos cruzamentos inter raças muito valiosos, lembro que os resultados não são reconhecidos pelos Kennel Club de lado nenhum!

Estes procedimentos para mim são caprichos.
discordo comsigo pois eu crio gatos de pedigree mas isso nao os faz mais saudaveis do que nenhuma cruza de raca, o que os pode fazer mais saudaveis sera os cuidados que eu lhes dou, os testes que faco, desde o momento que nascem ate eles irem para o novo dono, a vaccinas, a alimentaccao e o tratamento que os pais deles tenhem, isso tudo pode lhes dar uma chance de crescerem mais saudaveis. serem puros nao vai me dar nenhuma garantia que nao terao problemas. Nao acho um capricho que misturem duas racas se dai vier uma raca que de as pessoas gostem. por exemplo sabia que o yorshire terrie origenou de uma cruza entre um Terrier Escoces e um Maltes? O Malmute origenou de cruzas entre hukys, Samoed e labradores? O Bullterrier duma cruza de bulldog com terrier? isso so para falar de alguns.
Chamarrita
Membro Veterano

segunda nov 22, 2010 7:16 pm

moslie Escreveu:Os pit não foram reconhecidos como raça. Nem cá nem em lado nenhum.
Aliás, no Reino Unido ultrapassaram bem essa questão: é um tipo de cão com um conjunto de caracteristicas fisicas. Não é uma raça.
Ainda cá não sabiam o que é um pit já lá fora havia problemas graves com eles por isso arranjaram logo maneira de contornar a questão de ser ou não raça. E leis de PP há em todo o lado. A nossa é decalcada das outras, não percebo porquê a admiração cá.
é que na lei aparecem como raça... a contradição é mesmo essa, não serem reconhecidos como raça excepto em temos legais! :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda nov 22, 2010 7:35 pm

Chamarrita Escreveu:
moslie Escreveu:Chamarrita, o reconhecimento de uma raça não vem simplesmente da sua procura comercial! Há raças muito procuradas nos seus próprios países e não são reconhecidas a nível internacional por várias razões!

Eu gostava de acreditar que é exactamente como diz, Moslie, e até acredito que assim seja noutros países. Mas estamos em Portugal e a "cagança" fala sempre mais alto. Até se reconhece uma raça só para a incluir na lista dos PP, como é o caso dos Pitt... :roll: Se permitissem a participação de SRDs, desde que comprovadamente esterilizados, já não haveria as tentações das cruzas com os campeões rafeiros; seria tão simples, e "matavam-se dois coelhos com uma só cajadada"!
É para rir !?
Então a um cão de raça não se exige a castração e a um SRD exige-se ... porquê, se os estão a equiparar ?

O que é que costumam aqui recomendar quando aparece alguém a dizer que tem um cão demasiado "enérgico ? Castração ... para acalmar ! Ora, um cão de competição tem que ser enérgico, e castrado ...

Não conheço nenhum cão/cadela de competição que esteja castrado/esterilizado, porque será ?
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda nov 22, 2010 7:39 pm

chillisauce Escreveu: Nao acho um capricho que misturem duas racas se dai vier uma raca que de as pessoas gostem. por exemplo sabia que o yorshire terrie origenou de uma cruza entre um Terrier Escoces e um Maltes? O Malmute origenou de cruzas entre hukys, Samoed e labradores? O Bullterrier duma cruza de bulldog com terrier? isso so para falar de alguns.
Desculpe... o Malamute teve origem em quê?? ...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda nov 22, 2010 7:44 pm

Chamarrita Escreveu:
moslie Escreveu:Os pit não foram reconhecidos como raça. Nem cá nem em lado nenhum.
é que na lei aparecem como raça... a contradição é mesmo essa, não serem reconhecidos como raça excepto em temos legais! :)
É como a marijuana, ópio, cocaína, morfina, etc, para uns é medicamento, para os outros e para efeitos legais é droga ... que chatice :?
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Chamarrita
Membro Veterano

segunda nov 22, 2010 8:05 pm

jofelix Escreveu: É para rir !?
Então a um cão de raça não se exige a castração e a um SRD exige-se ... porquê, se os estão a equiparar ?

O que é que costumam aqui recomendar quando aparece alguém a dizer que tem um cão demasiado "enérgico ? Castração ... para acalmar ! Ora, um cão de competição tem que ser enérgico, e castrado ...

Não conheço nenhum cão/cadela de competição que esteja castrado/esterilizado, porque será ?
equiparar?? permitindo a participação a uns, e impedindo a de outros? com base no impedimento de haver campeões srd dos quais se deseje descendência?? onde é que está a equiparação?? :o

a castração, no caso dos machos, é recomendada no caso de energia excessiva MAL CANALIZADA. E, se for ver os resultados, menos de 50% alteram o seu comportamento com a castração (no entanto, deixam de poder reproduzir-se, o que corta á partida a possibilidade de cruzas não desejadas pelo CPC e que "prejudicam as raças", conforme aqui foi escrito). Quanto às fêmeas, a esterilização é uma mais valia para a sua saúde! E, que eu saiba, também existem animais neutros com L.O.P., seja porque fogem ao estalão, seja pelo temperamento ou questões de saúde, ou mesmo, sei lá, "porque sim". parece-me também muito mais aceitável a participação de animais esterilizados do que impedirem a sua participação por serem rafeiros.

Pois é uma pena que creia no mito de que a esterilização torna os animais pachorrentos, preguiçosos, gordos e molengões.
Responder

Voltar para “Cães”