raw/barf

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quinta nov 25, 2010 2:10 pm

Theone, as melhoras do seu cão.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta nov 25, 2010 2:23 pm

LFBM Escreveu:
TheOne Escreveu:[Texuga não acompanhei a transição, mas pelo que li, deve ser feita transição alimentar e os ossos iniciais devem ser apenas pescoços, passando posteriormente para asas e mais tarde carcaças.

Sim como é lógico, eu jamais teria feito esta mudança se não achasse que era para melhor... Mas das duas uma, ou uma boa BARF não tem nada a haver com o que já li, e teria de passar por nacos de carne e esporadicamente um pouco de osso, mas de vaca e não de aves, pois já percebo que não vale de nada ingeri-los, saem inteiros, ou então errei em algum aspecto da alimentação... Ou então, aconteceu porque tinha de acontecer :?
Bem TheOne, desculpe mas vou ter de lhe passar um "raspanete" por não ter feito o trabalho de casa correctamente. A TheOne é assidua aqui na arca e já viu muita informação sobre alimentação com carne e ossos.
Para rezumir e desmistificar esta má experiência.

As fazes de adaptação são:

- Primeiras semanas só carne de galinha (peito por ex.), sem pele.
- Qd o sistema já estiver bem adaptado intruduzir pequenas quantidades de ossos moles na carne (por ex. peito de galinha com um pouco de costelas agarradas á carne e sem pele.
- Mais algumas semanas para adaptação e começar a dar a galinha inteira, retirando apenas asas e pernas (esses ossos são mais estaladiços)
- Mais algumas semanas(e não havendo pedaçinhos de ossos nas fezes) começar a dar a galinha inteira e pequenas quantidades de órgãos e pequenas quantidades de outra presa, por ex. meia sardinha, 1 ovo, meia cabeça de salmão (um tipo de cada vez para não baralhar) juntamente com a quantidade de galinha habitual.
- Mais algumas semanas e começar a aumentar a quantidade de órgãos (nunca mais de 1 quarto da refeição)) e outras presas e reduzir a quantidade de galinha. Quando o animal poder fazer refeições completas de vários tipos de presa sem fezes moles e/ou pedaçinhos de osso é pq está completamente adaptado.

1º ponto - é um processo que dura, de algumas semanas a alguns meses, dependendo da idade e condição física do cão (ainda há algumas semanas "instrui" um vizinho para um boxer (raça bastante sensivel de sistema digestivo) de 6 meses e passado 3 semanas já come galinha inteira sem problemas). A questão é que quanto mais tempo o cão tiver sido alimentado a ração, mais tempo será necessário para fazer a transição (tem a haver com produção adequada de sucos gástricos e enzimas). Como é óbvio se o cão começar a comer RMB desde o inicio do desmame (como é natural nos carnivoros) não há grandes problemas de adaptação.

2ª ponto - os ossos são dados agarrados á carne e não separados (se não são simplesmente engolidos) quanto menos dividida a comida melhor pq obriga-os a partir e triturar, ao invés de engolir os pedaços partidinhos previamente.

3º ponto - os vegetais só baralham a digestão. A matéria vegetal sofre um processo digestivo muito diferente e muito mais moroso do que a carne e ossos, originado bloqueios e e outros problemas digestivos.

4ª ponto - Nada de suplememtos durante a fase de adaptação (tb ajudam a baralhar o sistema)

Foi assim que fez?

As minha duas cadelas, a gata e os 3 cães de conhecidos que fizeram a transição não tiveram qualquer tipo de problema. É preciso é ter método e paciência.

Quanto á opinião da vet lembre-se que eles , infelizmente, não têm formação nutricional no curso (á excepção de palestras dos fabricantes de raçaõ) e, sobretudo, têm outros interesses financeiros.
A única coisa que fiz mais "rápido" foi efectivamente a quantidade de osso que dava na comida, de resto fiz tudo tal e qual. No entanto dava muita carne à mistura, obviamente, e nunca dei ossos partidos, deixava sempre que fossem eles a triturá-los de modo a obrigá-los a comer devagar e a mastigar.
Vegetais e suplementos não dava.
Os ossos que comiam eram só do peito de frango e pescoços, nunca pernas nem asas.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
LFBM
Membro
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

quinta nov 25, 2010 3:34 pm

[quote="TheOne A única coisa que fiz mais "rápido" foi efectivamente a quantidade de osso que dava na comida.[/quote]

Exacto, não referiu que foram encontrados ossos por digerir no estômago? E que esses ossos é que provocaram o bloqueio? E sim, os ossos são digeridos, é preciso é produzir os sucos gástricos em quantidade e qualidade necessários - e isso leva o seu tempo.

Como eu disse é preciso dar tempo para o organismo se adaptar. Ponham-se na posição dos cães - imaginem que andavam ate aos 30-40 anos a comer só papa e depois começavam a comer tudo o resto no espaço de alguns dias. Como que acham que iam reagir?
TheOne
Membro Veterano

sexta nov 26, 2010 10:32 am

LFBM,

Aceito que errei na transição da alimentação por inserir muito osso "de repente", mas também é certo que do muito que li, não faziam a distinção entre a quantidade de osso e carne nos chamados "meaty bones", talvez isso me tenha induzido em erro...
De qualquer modo ele também tinha um pedaço de uma pele qualquer de animal, creio que de frango, a obstruir o estômago. Ontem vi os restos que lhe tiraram do estômago e estive a ver um vídeo da cirurgia, e fiquei admirada com o que ele não digeriu...
Ainda assim ele está ainda numa fase muito crítica, apesar das cirurgias terem todas corrido bem, ele ontem teve uma crise de hipotensão durante a tarde, e essa crise afectou os rins, tendo uma espécie de início de falência renal, o que o levou à prostração completa, quando lá fui fiquei mesmo desanimada ao vê-lo sem reacção... :|
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
TheOne
Membro Veterano

sexta nov 26, 2010 12:31 pm

O Onix faleceu esta madrugada.

lecas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta nov 26, 2010 12:38 pm

Lamento muito :cry:

Nunca sei o que dizer nestas alturas...
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta nov 26, 2010 12:39 pm

Tenho seguido este tópico nos últimos dias, e este era o desfecho que não se queria que acontecesse.

Sinto muito, TheOne.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta nov 26, 2010 12:41 pm

Não estava nada à espera disto... :( Lamento muito, Texuga.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sexta nov 26, 2010 12:55 pm

Sinto muito.
RIP Onix.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
TheOne
Membro Veterano

sexta nov 26, 2010 1:04 pm

Obrigado. Na verdade nem os vets estavam à espera deste desfecho... :cry:

drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sexta nov 26, 2010 1:04 pm

Mas que chatice!
Lamento muito, TheOne.

R.I.P Onix!
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sexta nov 26, 2010 1:05 pm

Os meus sentimentos TheOne, muita força para si.

Descansa em paz Onix
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta nov 26, 2010 1:09 pm

:| Lamento imenso.

Fica em paz Onix.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta nov 26, 2010 1:43 pm

:(
Olha....
Fiquei sem palavras... Não estava mesmo nada á espera deste desfecho!
Sinto muito , Xuga !
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta nov 26, 2010 1:43 pm

Lamento imenso. Segui o caso e estava à espera que as coisas se compusessem, não estava nada à espera deste desfecho :cry:
Responder

Voltar para “Cães”