raw/barf
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm
Theone, as melhoras do seu cão.
<p>"Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
A única coisa que fiz mais "rápido" foi efectivamente a quantidade de osso que dava na comida, de resto fiz tudo tal e qual. No entanto dava muita carne à mistura, obviamente, e nunca dei ossos partidos, deixava sempre que fossem eles a triturá-los de modo a obrigá-los a comer devagar e a mastigar.LFBM Escreveu:Bem TheOne, desculpe mas vou ter de lhe passar um "raspanete" por não ter feito o trabalho de casa correctamente. A TheOne é assidua aqui na arca e já viu muita informação sobre alimentação com carne e ossos.TheOne Escreveu:[Texuga não acompanhei a transição, mas pelo que li, deve ser feita transição alimentar e os ossos iniciais devem ser apenas pescoços, passando posteriormente para asas e mais tarde carcaças.
Sim como é lógico, eu jamais teria feito esta mudança se não achasse que era para melhor... Mas das duas uma, ou uma boa BARF não tem nada a haver com o que já li, e teria de passar por nacos de carne e esporadicamente um pouco de osso, mas de vaca e não de aves, pois já percebo que não vale de nada ingeri-los, saem inteiros, ou então errei em algum aspecto da alimentação... Ou então, aconteceu porque tinha de acontecer
Para rezumir e desmistificar esta má experiência.
As fazes de adaptação são:
- Primeiras semanas só carne de galinha (peito por ex.), sem pele.
- Qd o sistema já estiver bem adaptado intruduzir pequenas quantidades de ossos moles na carne (por ex. peito de galinha com um pouco de costelas agarradas á carne e sem pele.
- Mais algumas semanas para adaptação e começar a dar a galinha inteira, retirando apenas asas e pernas (esses ossos são mais estaladiços)
- Mais algumas semanas(e não havendo pedaçinhos de ossos nas fezes) começar a dar a galinha inteira e pequenas quantidades de órgãos e pequenas quantidades de outra presa, por ex. meia sardinha, 1 ovo, meia cabeça de salmão (um tipo de cada vez para não baralhar) juntamente com a quantidade de galinha habitual.
- Mais algumas semanas e começar a aumentar a quantidade de órgãos (nunca mais de 1 quarto da refeição)) e outras presas e reduzir a quantidade de galinha. Quando o animal poder fazer refeições completas de vários tipos de presa sem fezes moles e/ou pedaçinhos de osso é pq está completamente adaptado.
1º ponto - é um processo que dura, de algumas semanas a alguns meses, dependendo da idade e condição física do cão (ainda há algumas semanas "instrui" um vizinho para um boxer (raça bastante sensivel de sistema digestivo) de 6 meses e passado 3 semanas já come galinha inteira sem problemas). A questão é que quanto mais tempo o cão tiver sido alimentado a ração, mais tempo será necessário para fazer a transição (tem a haver com produção adequada de sucos gástricos e enzimas). Como é óbvio se o cão começar a comer RMB desde o inicio do desmame (como é natural nos carnivoros) não há grandes problemas de adaptação.
2ª ponto - os ossos são dados agarrados á carne e não separados (se não são simplesmente engolidos) quanto menos dividida a comida melhor pq obriga-os a partir e triturar, ao invés de engolir os pedaços partidinhos previamente.
3º ponto - os vegetais só baralham a digestão. A matéria vegetal sofre um processo digestivo muito diferente e muito mais moroso do que a carne e ossos, originado bloqueios e e outros problemas digestivos.
4ª ponto - Nada de suplememtos durante a fase de adaptação (tb ajudam a baralhar o sistema)
Foi assim que fez?
As minha duas cadelas, a gata e os 3 cães de conhecidos que fizeram a transição não tiveram qualquer tipo de problema. É preciso é ter método e paciência.
Quanto á opinião da vet lembre-se que eles , infelizmente, não têm formação nutricional no curso (á excepção de palestras dos fabricantes de raçaõ) e, sobretudo, têm outros interesses financeiros.
Vegetais e suplementos não dava.
Os ossos que comiam eram só do peito de frango e pescoços, nunca pernas nem asas.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
[quote="TheOne A única coisa que fiz mais "rápido" foi efectivamente a quantidade de osso que dava na comida.[/quote]
Exacto, não referiu que foram encontrados ossos por digerir no estômago? E que esses ossos é que provocaram o bloqueio? E sim, os ossos são digeridos, é preciso é produzir os sucos gástricos em quantidade e qualidade necessários - e isso leva o seu tempo.
Como eu disse é preciso dar tempo para o organismo se adaptar. Ponham-se na posição dos cães - imaginem que andavam ate aos 30-40 anos a comer só papa e depois começavam a comer tudo o resto no espaço de alguns dias. Como que acham que iam reagir?
Exacto, não referiu que foram encontrados ossos por digerir no estômago? E que esses ossos é que provocaram o bloqueio? E sim, os ossos são digeridos, é preciso é produzir os sucos gástricos em quantidade e qualidade necessários - e isso leva o seu tempo.
Como eu disse é preciso dar tempo para o organismo se adaptar. Ponham-se na posição dos cães - imaginem que andavam ate aos 30-40 anos a comer só papa e depois começavam a comer tudo o resto no espaço de alguns dias. Como que acham que iam reagir?
LFBM,
Aceito que errei na transição da alimentação por inserir muito osso "de repente", mas também é certo que do muito que li, não faziam a distinção entre a quantidade de osso e carne nos chamados "meaty bones", talvez isso me tenha induzido em erro...
De qualquer modo ele também tinha um pedaço de uma pele qualquer de animal, creio que de frango, a obstruir o estômago. Ontem vi os restos que lhe tiraram do estômago e estive a ver um vídeo da cirurgia, e fiquei admirada com o que ele não digeriu...
Ainda assim ele está ainda numa fase muito crítica, apesar das cirurgias terem todas corrido bem, ele ontem teve uma crise de hipotensão durante a tarde, e essa crise afectou os rins, tendo uma espécie de início de falência renal, o que o levou à prostração completa, quando lá fui fiquei mesmo desanimada ao vê-lo sem reacção...
Aceito que errei na transição da alimentação por inserir muito osso "de repente", mas também é certo que do muito que li, não faziam a distinção entre a quantidade de osso e carne nos chamados "meaty bones", talvez isso me tenha induzido em erro...
De qualquer modo ele também tinha um pedaço de uma pele qualquer de animal, creio que de frango, a obstruir o estômago. Ontem vi os restos que lhe tiraram do estômago e estive a ver um vídeo da cirurgia, e fiquei admirada com o que ele não digeriu...
Ainda assim ele está ainda numa fase muito crítica, apesar das cirurgias terem todas corrido bem, ele ontem teve uma crise de hipotensão durante a tarde, e essa crise afectou os rins, tendo uma espécie de início de falência renal, o que o levou à prostração completa, quando lá fui fiquei mesmo desanimada ao vê-lo sem reacção...

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
O Onix faleceu esta madrugada.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Tenho seguido este tópico nos últimos dias, e este era o desfecho que não se queria que acontecesse.
Sinto muito, TheOne.
Sinto muito, TheOne.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Não estava nada à espera disto...
Lamento muito, Texuga.

<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm
Sinto muito.
RIP Onix.
RIP Onix.
<p>"Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
Obrigado. Na verdade nem os vets estavam à espera deste desfecho... 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
Mas que chatice!
Lamento muito, TheOne.
R.I.P Onix!
Lamento muito, TheOne.
R.I.P Onix!
<p> Sou responsável pelo que digo, não pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>

Fica em paz Onix.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>

Olha....
Fiquei sem palavras... Não estava mesmo nada á espera deste desfecho!
Sinto muito , Xuga !
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)