Na realidade, eu também ja vi muito cães de água que não o são nem parecidos, basta ser 1 pouco maior que um caniche vulgar e ter o pêlo mais ondulado. Então se for preto... "É cão de água de certeza absoluta".
Por fim, e não menos importante, o ano passado registaram-se no LOp cerca de 60 e tal caes de agua portugueses (eu contribui com alguns) e cerca de uns 2O e muitos no RI. Ao todo nem chega a 100.
No caso do cão de agua, não me parece haver necessidade disso, mas o problema é que há muito boa gente que continua a ter ninhadas sem os registar. Não se paga, não há necessidade de declarar quem é o pai e a mãe, pode-se por a parir sem problemas cadelas com 10 anos, não estão sujeitos a possiveis inspeções, e outros pura e simplesmente estão-se borrifando para isso tudo. Outros não estão interessados em que se saiba quem é o pai ou a mãe, por razões que eu prefiro não discutir, nem sequer pensar nisso.
Depois, há o artista que tem um cão que cruza com a cadela da vizinha, não resgista, os filhos até se parecem com caes de agua, e ao ano de idade, faz-se o RI... e depois... vai-se cruzando, e cruzando e depois admiram-se, de volta e meia aparecer um ou outro que saiu mais parecido com o homem do leite

Muito provavelmente, essa senhora até comprou o cão, convencida que era um cão de agua, e, se calhar o cão até o é.... nos papéis.
Isabel