Labradora a precisar de emagrecer

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Katra
Membro
Registado: quinta set 16, 2010 2:48 pm

quinta dez 09, 2010 12:09 am

Hummm, um pouco complicado o seu caso. Pode experimentar uma linha daily care da Eukanuba, a Sensible Joints, que é uma ração destinada a cães com potenciais problemas articulares, que tem a característica de controlar o peso do animal. Não é muito barata, na casa dos 68 euros cada saco de 12,5 kgs. Mas para a sua labradora dá para pouco mais de um mês. Dentro da mesma gama daily care, existe a Overweight/Sterelised, que também serve para controlar o peso do cão a um nível ideal, mas optaria antes pela anterior, dado que vai favorecer-lhe as articulações. Os preços são idênticos.
Outra marca que também tem ração light muito boa é a Nutro Choice, mas aí o preço sobe para a casa dos 72 euros cada saco de 13,5 kgs.
Falei nestas 2 marcas pois são as que melhor conheço.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta dez 09, 2010 12:10 am

Já foi ao veterinário para descartar problemas de saúde e juntos elaborarem um programa de emagrecimento?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta dez 09, 2010 12:46 am

Patela Escreveu:Para aí ha cerca de 1 ano e o problema é que mesmo com a Purina light ela engordou e eu nao sei como, dou-lhe 300g de ração por dia 2x ao dia faço passeios de meia hora com ela todos os dias, quando posso faço de 1 hora e ela engordou
Desculpe, mas isto está a fazer me confusão...

A cadela faz normalmente 1 hora de passeio por dia ao todo?
E o passeio é a andar? A correr?

Para mim o problema não é a ração... é mesmo falta de exercício! O labrador é um cão de caça, 1 hora de passeio diário, mesmo a correr, não é nada...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

quinta dez 09, 2010 1:18 am

ana_link Escreveu:
Patela Escreveu:Para aí ha cerca de 1 ano e o problema é que mesmo com a Purina light ela engordou e eu nao sei como, dou-lhe 300g de ração por dia 2x ao dia faço passeios de meia hora com ela todos os dias, quando posso faço de 1 hora e ela engordou

Para mim o problema não é a ração... é mesmo falta de exercício! O labrador é um cão de caça, 1 hora de passeio diário, mesmo a correr, não é nada...
A verdade é que depende muito de cão para cão. Há cães que fazem muito menos que isso e não é por isso que estão gordos e precisam de emagrecer.
Caso se confirme a ausência de problemas e saúde eu acho que o problema está mesmo no que come, o que não quer dizer que também não se deva aumentar o exercício físico.

Já alguma vez viu um retrevier a caçar?
<u><strong><a href="http://www.portugalmushing.com">www.portugalmushing.com</a></strong></u>
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta dez 09, 2010 1:36 am

Bikejorer Escreveu:
ana_link Escreveu:

A verdade é que depende muito de cão para cão. Há cães que fazem muito menos que isso e não é por isso que estão gordos e precisam de emagrecer.
Caso se confirme a ausência de problemas e saúde eu acho que o problema está mesmo no que come, o que não quer dizer que também não se deva aumentar o exercício físico.

Claro que depende de cão para cão. Mas também depende do tipo de passeio, não? 1 hora diária em que se inclui a parte higiénica, continuo a achar que é pouco para quem quer emagrecer um cão. E se por exemplo o passeio for feito em passo lento e possivelmente a parar de 5 em 5 metros para cheirar o chão, acho que não vai ter grande contributo para emagrecer. Se calhar fui eu que não me expliquei bem no início...

Pelo que foi dito, a cadela não tem problemas de saúde, e está a comer ração que seria para 25 kg, tendo ela 32kg este momento. Claro que pode continuar a ser ração a mais, pode precisar de diminuir a quantidade.

E sim, já tive o "gozo" de ver uma labradora a "caçar", pois ainda estava a aprender. Não parou quieta mais de 3 min seguidos e não se afastava mais de uns 10 m do dono. Nadar para ir buscar a peça ainda foi, mas trazer é que nem pensar! Pegava e trazia tudo o que fosse pedido, desde que não tivesse penas!!!
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Moinhodoceu
Membro Veterano
Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am

quinta dez 09, 2010 1:46 am

os cães devem fazer exercício diário, mas penso que o mal está na quantidade de ração que está a dar.

Como já disse atrás tenho uma labrador que não pode fazer exercício e estava muito gorda. Comecei-lhe a fazer uma dieta e com ração normal e como disse atrás comecei a dar-lhe meio copo de manhã e meio copo à noite não sei o peso que tinha mas ela emagreceu e foi com a ração habitual e sem exercicio.
Neste momento está bem para a estrutura dela.
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quinta dez 09, 2010 10:33 am

Descartando problemas de saúde, a questão do sobrepeso é essencialmente matemática: se a cadela gastar mais calorias do que as que ingere, emagrece...

Como se consegue isso? de três formas:

- menor aporte de calorias - comer menos;
- maior consumo calórico -mais exercício;
- uma combinação dos anteriores.

Em relação ao exercício, como já aqui foi dito por um forista, a duração diz pouco se não se souber a qualidade do exercício... O ideal para "queimar" gorduras são os eercícios de longa duração (mais de 20 minutos) e intensidade moderada. É aconselhável passeios de 20 a 40 minutos a trote, a uma velocidade de 10/12 Km/h, que tem o contra de exigir do dono uma boa preparação física, problema que se resolve indo o dono de bicicleta ou com recurso a uma passadeira de treino.

Se além disso 2 ou 3 vezes por semana introduzir 5 minutos de exercícios de velocidade/cobro, e quando o tempo o permitir outros tantos de natação, conseguirá melhores resultados, para além de orientar a actividade da sua cadela para os objectivos específicos da raça, tornando o treino muito mais divertido.

As tabelas aconselhadas pelas marcas de ração são meramente indicativas. Cada cão reage individualmente, pelo que a observação acaba por ser, com o tempo, o melhor indicador. De uma forma empírica, pode dizer-se se, quando o cão corre (não com o cão parado...), se lhe vêem as costelas, o peso é correcto.
SunK
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 4:01 pm

quinta dez 09, 2010 11:52 am

Só uma correcçao o labrador nao é caçador, é cobrador, é excelente a ir buscar a caça intacta em terra e agua :D :D
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

quinta dez 09, 2010 12:53 pm

O meu labrador está a fazer dieta com a Satiety Support da RC. Em 3 meses, passou de um cão sedentário, com problemas de coluna, para um cão super activo. Já consegue correr, saltar para o nosso colo, coçar as próprias orelhas sem a minha ajuda :oops: . Pesava 43kg (foi castrado e ganhou imenso peso). Fui "ameaçada" pela vet: ou faz dieta, ou daqui a nada gasta fortunas a remediar os problemas de saúde que vão surgir com a obesidade, a começar pela coluna.

Experimentei rações light de várias marcas, mantinha o peso, mas não emagrecia. Acabei com as guloseimas e nada. Esta ração é cara, mas se cumprirmos o programa resulta. Depois sim, a manutenção é feita com ração light e guloseimas só mesmo quando o rei faz anos. O que é difícil, o meu adora fruta.

Mas cada caso é um caso e ninguém melhor que o vet para o aconselhar :wink:
"Procuro dono de ra&ccedil;a, porque dono vira-lata eu j&aacute; tive!"&nbsp; - Campanha de adop&ccedil;&atilde;o no Brasil
Patela
Membro Júnior
Registado: sábado nov 17, 2007 10:22 pm

quinta dez 09, 2010 1:20 pm

Lukilu Escreveu:O meu labrador está a fazer dieta com a Satiety Support da RC. Em 3 meses, passou de um cão sedentário, com problemas de coluna, para um cão super activo. Já consegue correr, saltar para o nosso colo, coçar as próprias orelhas sem a minha ajuda :oops: . Pesava 43kg (foi castrado e ganhou imenso peso). Fui "ameaçada" pela vet: ou faz dieta, ou daqui a nada gasta fortunas a remediar os problemas de saúde que vão surgir com a obesidade, a começar pela coluna.

Experimentei rações light de várias marcas, mantinha o peso, mas não emagrecia. Acabei com as guloseimas e nada. Esta ração é cara, mas se cumprirmos o programa resulta. Depois sim, a manutenção é feita com ração light e guloseimas só mesmo quando o rei faz anos. O que é difícil, o meu adora fruta.

Mas cada caso é um caso e ninguém melhor que o vet para o aconselhar :wink:
e resultou com o seu caozinho essa ração?
será que me pode dizer o preço?

vou falar com o veterinario e discutir com ele algumas raçoes que ja disseram aqui..
Patela
Membro Júnior

quinta dez 09, 2010 1:23 pm

ana_link Escreveu:

Quando passeamos é 1 hora num bom passo às vezes ate a a correr um bocadinho, mas eu tambem me canso um bcado e optei por um passo quase de corrida claro que ela pára de vez em quando mas sao so 2 ou 3 vezes porque ela está no patio de minha casa, logo o ir à rua nao é para as necessidades mas é para o exercicio.
Sou sincera nao tenho ido nestas ultimas duas semanas porque tenho estado doente e apanhar chuva nao é boa ideia e ando à procura de uma capinha impermeavel para ela :)
Patela
Membro Júnior

quinta dez 09, 2010 1:25 pm

Bikejorer Escreveu:
ana_link Escreveu:

nao e tambem nao tenciona muito nao sou a favor da caça
Bikejorer
Membro Veterano

quinta dez 09, 2010 3:45 pm

zeca2 Escreveu:Descartando problemas de saúde, a questão do sobrepeso é essencialmente matemática: se a cadela gastar mais calorias do que as que ingere, emagrece...

Como se consegue isso? de três formas:

- menor aporte de calorias - comer menos;
- maior consumo calórico -mais exercício;
- uma combinação dos anteriores.
Concordo em pleno... falando de animais saudáveis, também acho que não é preciso despender mais dinheiro em rações light, quando muitas das vezes basta dar um pouco menos de comida e aumentar ligeiramente o exercício física, com isto, e não de um dia para o outro, os resultados vão aparecendo.

zeca2 Escreveu: Em relação ao exercício, como já aqui foi dito por um forista, a duração diz pouco se não se souber a qualidade do exercício... O ideal para "queimar" gorduras são os eercícios de longa duração (mais de 20 minutos) e intensidade moderada. É aconselhável passeios de 20 a 40 minutos a trote, a uma velocidade de 10/12 Km/h, que tem o contra de exigir do dono uma boa preparação física, problema que se resolve indo o dono de bicicleta ou com recurso a uma passadeira de treino.

Se além disso 2 ou 3 vezes por semana introduzir 5 minutos de exercícios de velocidade/cobro, e quando o tempo o permitir outros tantos de natação, conseguirá melhores resultados, para além de orientar a actividade da sua cadela para os objectivos específicos da raça, tornando o treino muito mais divertido.
Apesar de não dizer a frequência com que irá fazer os 20 a 40 min. a 10/12Km/h, acho que este programa é mais do que suficiente para queimar as calorias acumuladas.

No entanto, gostaria de saber em que estudos se baseia para sugerir este programa de treino. Não estou de modo algum a dizer que o que disse está errado, até porque se tivesse cães com algum peso a mais faria algo parecido com isto.
Coloco esta questão porque é um tema que me interessa bastante e gosto de trocar experiências e conhecimentos sobre esta matéria.
Até há poucos anos muitas das teorias eram baseadas no metabolismo humano (os 20 a 40 min é muito semelhante ao que se aconselha aos humanos), contudo têm aparecido ultimamente, alguns estudos que mostram que não é bem assim e que essas teorias não se aplicam de um modo tão linear como acontece no Homem.
Última edição por Bikejorer em quinta dez 09, 2010 4:09 pm, editado 1 vez no total.
<u><strong><a href="http://www.portugalmushing.com">www.portugalmushing.com</a></strong></u>
Bikejorer
Membro Veterano

quinta dez 09, 2010 3:51 pm

SunK Escreveu:Só uma correcçao o labrador nao é caçador, é cobrador, é excelente a ir buscar a caça intacta em terra e agua :D :D
Um cão que faça cobro no acto de caça é considerado um cão de caça.
Bikejorer
Membro Veterano

quinta dez 09, 2010 4:06 pm

ana_link Escreveu:
Bikejorer Escreveu:
ana_link Escreveu:

Claro que depende de cão para cão. Mas também depende do tipo de passeio, não? 1 hora diária em que se inclui a parte higiénica, continuo a achar que é pouco para quem quer emagrecer um cão. E se por exemplo o passeio for feito em passo lento e possivelmente a parar de 5 em 5 metros para cheirar o chão, acho que não vai ter grande contributo para emagrecer. Se calhar fui eu que não me expliquei bem no início...

Pelo que foi dito, a cadela não tem problemas de saúde, e está a comer ração que seria para 25 kg, tendo ela 32kg este momento. Claro que pode continuar a ser ração a mais, pode precisar de diminuir a quantidade.

E sim, já tive o "gozo" de ver uma labradora a "caçar", pois ainda estava a aprender. Não parou quieta mais de 3 min seguidos e não se afastava mais de uns 10 m do dono. Nadar para ir buscar a peça ainda foi, mas trazer é que nem pensar! Pegava e trazia tudo o que fosse pedido, desde que não tivesse penas!!!
Continuo sem saber se viu ou não um labrador a caçar.

O labrador que não pare mais de 3 min. que seja usado como cobrador na caça de espera, não é uma ajuda é um problema .
Já viu o modo sereno e concentrado com que os cães de guia trabalham? (não é à toa que os labradores são os mais utilizados), é assim que deve um cão de cobro trabalhar numa caçada de espera, movendo-se só com ordem do dono. O que não é de modo algum o tipo de caça que requeira maior actividade física para o cão.
Responder

Voltar para “Cães”