Todo o cuidado é pouco !!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo dez 12, 2010 6:43 pm

Na minha casa sempre houve cães especificamente de guarda, e havia muita criança, da casa e de fora. Cães bem grandes, serras da estrela.
Nunca houve problema nenhum, se algum deles tivesse mordido alguém, não tenho duvidas que os meus pais e os meus avós o teriam mandado abater.
Não se brinca com a segurança com cães de porte grande.
Com os PA nunca houve problemas e alguns vieram já crescidos.
O mal não é serem de raça de guarda, é serem animais de proveniência duvidosa, mal educados e inadequados para os donos.
Há rafeiros a morder a torto e a direito mas um cão com tamanho, peso e maxilares como um rott pode matar. Não é para toda a gente e com as criações de garagem que aí se encontram, é um perigo.
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

domingo dez 12, 2010 7:42 pm

moslie Escreveu: Não se brinca com a segurança com cães de porte grande.
Com os PA nunca houve problemas e alguns vieram já crescidos.
O mal não é serem de raça de guarda, é serem animais de proveniência duvidosa, mal educados e inadequados para os donos.
Há rafeiros a morder a torto e a direito mas um cão com tamanho, peso e maxilares como um rott pode matar. Não é para toda a gente e com as criações de garagem que aí se encontram, é um perigo.
ora aí está o busílis da questão!! :roll:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo dez 12, 2010 8:09 pm

Em todas a história sempre houve casos destes.
Acontece que agora são empolados pela comunicação social, sedenta de escandalos e incidentes.

Ainda agora ouvi, na TV, anunciar o regresso da gripe A e que já matou 10 pessoas.
Depois, lá para a frente, lá disseram que o número de mortes é o usual nesta altura do ano, atribuído a outras gripes sazonais...

Ora bem, mortes resultantes de ataques caninos, sempre houve.
Talvez menos, porque na sociedade rural se tomavam precauções (por mero senso comum) e raro era o cão de guarda que, durante o dia, andava à solta.
Também se avisavam as crianças (não vás ali que há lá um cão mau - eu própria fui muitas vezes alertada).

Hoje parece ter-se perdido a noção de bom senso, junto com a ideia de comunidade.
Defende-se que o canito do sô Zé tem de andar de trela, quando toda a vida este trotou atrás do dono, e que um cão de guarda é exactamente o mesmo que um cão de companhia.

Os cães são, pois , vítimas de enormes injustiças - exige-se que sejam cães de guarda para A,B ou C e que sejam poços de doçura para D,E ou F, atribuindo-lhes capacidades de raciocínio que não têm.
Que diabo !
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
moslie
Membro Veterano

domingo dez 12, 2010 8:29 pm

Essa é outra! Um cão é apenas um cão, um bicho! Se ensinam um animal a atacar, ele quando o carteiro entra não sabe que é o carteiro!

mas para mim o principal problema é não haver penas pesadas para os donos. Homicidio por negligência, por ex. no caso de Sintra.

Tem havido gente sériamente ferida por cães (rott's, pit's) e os donos safam-se sempre! Como?
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo dez 12, 2010 8:47 pm

moslie Escreveu: Tem havido gente sériamente ferida por cães (rott's, pit's) e os donos safam-se sempre! Como?
Ó Moslie ....
" ( rott´s, pit´s ) " e não só...convenhamos !
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Anamar7
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:03 pm

domingo dez 12, 2010 8:50 pm

A sra de uma Imobilária, contou-me que a colega foi mostrar uma casa onde havia um Rotweiller solto. Ela desconhecia, claro e o cão atacou - foi um sarilho, 3 pessoas ficaram feridas e toda a gente apresentou queixa judicial...O dono do imóvel alegou alteração do horário da visita (embora não residisse lá e o vendedor tivesse a chave) e como fora tudo tratado por telef....nada se provou...os outros recorreram...ainda está pendente.
Por casualidades de trabalho/transportes há alguns anos passei umas horas na localidade alemã de Rotweiller. Uma pequena vila na zona da Floresta Negra, o volk alemão tipíco - curiosamente, não vi um único cão. Perguntei e disseram-me que ali não havia criadores e as pessoas não tinham cães da raça - e foi tudo.Os alemães não são mto faladores, mas no interior então :roll: .Sempre fiquei intrigada, achei que haveria Rots por todo o lado, mas até o cão do guarda da estação era um Collie... :o :D
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo dez 12, 2010 9:20 pm

nicasxi Escreveu:
moslie Escreveu: Tem havido gente sériamente ferida por cães (rott's, pit's) e os donos safam-se sempre! Como?
Ó Moslie ....
" ( rott´s, pit´s ) " e não só...convenhamos !
antes dos pitbull e quejandos, a raça favorita era o dobermann! E tinham muito má fama. Ainda noutro dia explicava a uma senhora, que tem um cruzamento de rott com dobbie já velhote (e preso numa corrente... :evil: ), que NÃO é verdade que o cérebro deles "incha" dentro do crânio e isso os torna loucos desvairados... mandei-a confirmar com o vet, pois não ficou lá muito convencida. Não sei se o mito se propagou aos PPs - também conheci a versão Pastor Alemão, quando ainda eram Lobos da Alsácia... (bolas, estou velha.)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Anamar7
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:03 pm

domingo dez 12, 2010 9:37 pm

Chamarrita Escreveu:...antes dos pitbull e quejandos, a raça favorita era o dobermann! quote]
Tenho má experiência com a raça Doberman - nunca tive nenhum, mas os diversos vizinhos sim (a m/ rua parece um zoo, toda a gente tem bicharada). Isso obrigou-me a por uma rede no muro (já tirei, o cão morreu) por causa das m/ crianças. A da frente então, era um susto, nem se podia sair à rua qdo ela lá estava...Foi abatida, depois de ter mandado o tipo da EDP p/ o hospital, não houve hipótese...Têm uma coisa que me assusta - atacam sem aviso, sem ladrar, muitas vezes sem rosnar...É aterrorizador, sente-se o bafo do cão e a seguir os dentes. Fui mordida no m/ jardim, estava de joelhos a arranjar as flores e de costas, numa postura nada ameaçadora - nunca vi tal coisa...Eu telefonava ao m/ vizinho, porque se tocasse à campainha o cão metia o focinho pelas grades e abocanhava - era c/ toda a gente. E eu gosto de cães e não tenho medo, mas foi realmente uma má experiência...não recomendo esta raça porque os animais foram sempre bem tratados, mas por qq razão passaram-se...
moslie
Membro Veterano

domingo dez 12, 2010 9:51 pm

Vamos ser realistas: todos mordem, os cães pequenos são danados para morder. E os danos provocados? São iguais?

Quantos ataques de serras já viu com as pessoas à morte? E é uma raça milenar. Rafeiros alentejanos? Um ataque, a dona, que morreu, o cão estava preso e passava fome. Um ataque grave.

Ainda cá não se sabia o que era um pit e já lá fora havia pessoas mortas ou desfiguradas com ataques de cães de luta, não digam que é o mesmo que outros cães e ainda bem que cá não há tosas porque então era bonito os chungas todos com um!

Só noticiam de certas raças? Então mas se os ataques graves são destas raças o que se há de noticiar?
Quando uma criança foi morta por uma pequena matilha de boxers também se noticiou mas quantos ataques graves de boxers houve?
Noutro dia também noticiaram um ataque de um husky.

Também tive PA, houve muitos casos sérios com PA e não é por isso que eu me picava quando ouvia falar nisso, reconheço perfeitamente que sim senhor, um PA pode ser muito perigoso.
E um cão com caracteristicas fisicas e comportamentais para lutar e morder ainda mais perigoso é.

Ou alguma vez hoviram falar de um ataque grave causado por uma raça ovelheira?
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

segunda dez 13, 2010 10:36 am

Não resisto a pôr aqui uma lista ordenada de cães perigosos, feita nos USA.

http://www.thedailybeast.com/galleries/2270/21

Pretendem indicar as 40 raças mais perigosas...

Note-se que se baseiam numa base de cães registados no AKC que, logo de início, deixa de parte todos os rafeiros ou "mixed breeds".
Pex, o pitbull tem 2683 registos, quando se calcula que entre pits e Xpits, haja cerca de 160.000 !!!
Além de que muitos pits, mesmo puros, não são registados.

Só por esta razão, esta lista é para ser lida com muito espirito critíco...

No entanto (e foi por esta razão que achei curioso pôr aqui) note-se que
o Pastor de Brie (Briard) está em 7º, à frente do dob, do Mastiff, do PA,
etc., assim como o Old English Sheepdog e outras raças (o são Bernardo está em 25 lugar !!!).
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda dez 13, 2010 11:13 am

aisd Escreveu:Não resisto a pôr aqui uma lista ordenada de cães perigosos, feita nos USA.

Isto são malamutes?? :o
E em 9º lugar nas raças mais perigosas??
Nem é preciso dizer mais nada relativamente à credibilidade dessa lista...

Imagem
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

segunda dez 13, 2010 11:23 am

aisd Escreveu:Não resisto a pôr aqui uma lista ordenada de cães perigosos, feita nos USA.

Note-se que se baseiam numa base de cães registados no AKC que, logo de início, deixa de parte todos os rafeiros ou "mixed breeds".
Pex, o pitbull tem 2683 registos, quando se calcula que entre pits e Xpits, haja cerca de 160.000 !!!
Além de que muitos pits, mesmo puros, não são registados.

Só por esta razão, esta lista é para ser lida com muito espirito critíco...

No entanto (e foi por esta razão que achei curioso pôr aqui) note-se que
o Pastor de Brie (Briard) está em 7º, à frente do dob, do Mastiff, do PA,
etc., assim como o Old English Sheepdog e outras raças (o são Bernardo está em 25 lugar !!!).
:lol: :lol: :lol: Há gente que só sabe olhar para os bonecos :lol: A lista não está ordenada por número de ataques e seria bom ler a legenda:

Pit Bull:
Maimings: 819
Deaths: 159

Briard:
Maimings: 0
Deaths: 1

Dobermann
Maimings: 7
Deaths: 6

S. Bernardo
Maimings: 1

Como curiosidade:
Chihuahua
Maimings: 1

Ainda não percebi porque é que querem tapar o sol com a peneira :roll:

Edit: já para não dizer que o numero de registos indicado é o número de registos anual e não o nº total de cães existentes :roll:
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

segunda dez 13, 2010 11:44 am

e pronto... somos todos grandes analistas de secretária!

vá lá agora desfiar o vosso rosário... o que acham que deveria ser feito para normalizar o status quo?

como e por onde começar? mais legislação? menos?

acções de sensibilização?

esta coisa de listar ( raças ou seja o que for ) faz-me confusão.
é como...
está aqui, é aqui que temos que nos centrar, tirando isto all is well in Wonderland...

mas não está. há muito galho podre para ser podado e só se fala nisto.... esquisito.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

segunda dez 13, 2010 1:05 pm

Eu ainda continuo a achar que o problema de ataques de cães NADA tem a ver com raças, mas sim com quem possui os cães em questão. E quanto mais 'má fama' tem determinada raça, maiores são as hipoteses desta ir parar cada vez mais a mãos erradas e cada vez menos às mãos certas, com as consequências que daí advêm.
Se até aqui há uns anos atrás o Rottweiler era das raças mais registadas no CPC, é natural que o crescente número de cães desta raça, muitos dos quais nas mãos de quem queria exactamente 'cães maus e possantes', fosse a receita mais propicia para o desastre.
Podem dizer que os Labradores eram registados em números muito próximos e a quantidade de ataques não chegavam nem perto, em quantidade e em consequências, aos dos Rottweilers....mas pensem lá um bocadinho nas mãos de quem estava grande número dos cães de uma e da outra raça, e vejam lá se se podem por em patamares semelhantes.
Estão a imaginar desses Rottweilers quantos teriam sido adquiridos para serem cães de familia, e com a normal sociabilização destes? Estão a imaginar quantos labradores foram adquiridos para serem deixados sozinhos a guardar uma propriedade, ou treinados para atacar, etc.?
Enfim....raças nada têm a ver com isto. É óbvio que uma dentada de um chihuahua não pode ser comparada à de um Rott, mas a partir de determinado peso, a raça é mesmo INDIFERENTE e o que importa é mesmo a componente humana da dualidade cão/homem.
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

segunda dez 13, 2010 3:21 pm

Completamente de acordo, Terugkeren.
E era aí que eu queria chegar...
Estas listas tem critérios que pretendem ser objectivos mas que analisam os cães independentemente da realidade socio-económica e das condições concretas dos ataques.

Como se um cão fosse um animal selvagem e não uma parte integrante da sociedade.
Não tenho dúvidas que a raça (com a sua funcionalidade) é extremamente importante na determinação do comportamento.
Um galgo será sempre um corredor nato e um podengo será sempre um caçador.

Mas, tal como nas pessoas, não se pode olhar apenas a genética, precisamos olhar a educação e ambiente.
Sabemos que os "tipo pit" é a raça de eleição de marginais.
Quanto destas mortes não se devem ao uso que lhe dão e quantas são genética ?

O labrador está em 30º lugar na lista com 3 mortes em 123.760 cães registados.
Como é possível que um cão universalmente considerado como sociável e meigo tenha mortes à sua responsabilidade ?

Talvez estes números fossem mais significativos se existissem por tipo de dono - pex.,dono marginal, dono maus-tratos, dono paizinho (os que humanizam em excesso), dono indiferente, etc.
Talvez aí fossemos à raiz de todas estas mortes...
Responder

Voltar para “Cães”