Ora bem... eu crio S.Bernardos (vou ser trucidada!) mas gosto de todos os cães, penso que o importante é não comprar ou adoptar por impulso ou porque é "tão fofinho!", é preciso ficar com o animal levando em consideração as condições que cada um tem, o tempo disponível, a razão pela qual quer comprar/adoptar um animal.
Na minha modesta opinião isto tem que ser um factor importante: Bom senso para quem procura um cachorro, quem tem para adoptar e até para quem vende, eu não vendo cães para apartamento, é muito complicado ter um cachorrão dentro de um apartamento a fazer asneiras de acordo com o seu tamanho XXL

, não vendo cães para guarda, digo logo que eles só vão dar lambidelas ao ladrão, isto é só exemplos de uma longa lista LOL, o meu objectivo não é e acho que mesmo em adopções não deve ser IMPINGIR.
Quero que o animal seja amado e desejado ao longo de toda a vida e não só nos 1ºs dias para isso é importante dizer que vai ficar com o jardim destruido que a horta também não vai ficar em bom estado

etc..
Se a pessoa for pensar e não voltar, melhor, menos um que iria para a pessoa errada.
Resumindo: bom senso e responsabilidade é o mais importante, cão de raça ou rafeiro é só um pormenor de gosto.