2 DUVIDAS: ROER E NECESSIDADES

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bilibix
Membro Júnior
Registado: terça dez 14, 2010 2:46 pm

quinta dez 16, 2010 6:26 pm

A minha cadela ensinou-me que devo tirar-lhe tudo o k ela possa roer k me possa aborrecer a sério. Eu trabalho durante o dia e ela fica sozinha tendo acesso à sala e cozinha. Por isso tirei da sala tudo o k pudesse ser um bom alvo para ela e vedei certos acessos na cozinha. Como saberei quando é k posso repor a decoração? Vou ao vet para ser esterilizada quando tiver 6 meses, portanto daqui a 2 meses, será que ficará mais calma a partir daí? Ela agora só tem brincado com as coisas dela já desistiu dos móveis da cozinha :? ... Não quero arriscar repor tudo e dps ter uma surpresa... :o

Ela tem 4 meses e adoptei-a quando tinha 2. Estamos no início da aprendizagem de ir à rua fazer as necessidades mas ainda faz tb em casa.
Deixava-lhe resguardos mas depressa percebeu k era divertido espalhar o algodão do reguardo. Optei por não lhe deixar nada e ela fazia só na cozinha mas dps começou a fazer tb na sala, achou k não deixar nada a baralhou, e como estou a ensiná-la a ir à rua e para ela deixar de fazer o k quer k seja em casa 'tenho k tirar-lhe algo', seja o resguardo ou jornal senão ela não vai perceber a diferença e nunca + vai fazer somente na rua. Agora comecei a deixar jornal, vamos ver como está a casa qdo chegar. Mas entendem a minha dúvida? Será k se não lhe deixar nem resguardo nem jornal ela vai perceber mais cedo ou mais tarde k deverá fazer só na rua?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta dez 16, 2010 7:50 pm

Em primeiro lugar - roer é uma necessidade canina.
Deve lembrar-se de deixar ossos grandes (joelho ou úmero de vaca) que além de permitirem o fortalecimento de dentes e gengivas ao roer, também são fonte de cálcio.
Senão ossos de pele que se vendem nos hiper e super.

Quanto a ensinar a só fazer na rua será mais difícil pois a sua cadela passa muitas horas sózinha...
Premeie-a com biscoitos e festas quando fizer na rua, dê passeios grandes com tempo e quando fizer em casa não grite, não bata - mostre-se apenas desagradada.

Os cães querem agradar ao dono.
Lembre-se disto - com tantas horas, é possível que não aguente...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
PatCosta3
Membro
Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm

quinta dez 16, 2010 9:44 pm

o meu cão tem 3 meses e posso falar da minha experiência até agora com ele.

está connosco há 15 dias.

também tiramos toda a decoração que ele possa estragar. ele tem uns 4 ou 5 brinquedos e lá se entretém com eles.

embirrou que tinha que fazer do tapete da sala casa de banho logo nos primeiros dias. desistimos e tiramos o tapete.

como tiramos 10 dias de férias quando ele chegou para estar sempre com ele, foi com muiiiiiiiita paciência que o fomos ensinando a usar a sua "casinha de banho". muitas vezes, 2 da manhã, sentados no chão da cozinha à espera que o "acontecimento" se desse, e depois fazíamos um festãoooooooo :lol: :lol:

é preciso muita paciência, são pequeninos mas não são burros. :D

ele agora já vai à casa de banho dele quase sempre... mas lá está.. muita paciência, muitos rolos de papel absorvente e spray de limpar tecidos e tapetes :lol:

BOA SORTE para esta fase :) vai ter muitas saudades dela em bebé :wink:
<p>"Se o seu c&atilde;o n&atilde;o gosta de algu&eacute;m, fa&ccedil;a o mesmo!"</p>
bonekxita
Membro Veterano
Registado: quarta mar 03, 2010 6:07 pm

sexta dez 17, 2010 11:02 am

Relativamente ao roer... a minha já fez 1 ano e continua uma peste, não lhe consigo explicar que roer as minhas coisas não é porreiro. Ela até abre fechos das mochilas e estojos, sobe para cima da mesa para roubar malas, é um castigo. E quando eu penso que já pensei em tudo, ela descobre outra coisa para roer! Por isso tambem estou à espera que passe =)

Relativamente ao xixi, wu vivo sozinha, e tenho 2 wc, logo optei por deixar um para os meus animais, tenho lá a caixinha das gatas e no poliban tenho sempre uma toalheta e ela vai lá sempre que tem vontade, ao principio ainda tentei que ela aguentasse o dia todo (é que conheço cães que aguentam) mas o treinador disse para não apertar muito com ela, que são muitas horas sozinha, que os animais são todos diferentes, e que força-la à aguentar tanto, uma vez que não lhe é natural, podia provocar até incontinencia quando for mais velha. Por isso desisti, ela vai á rua na mesma, e faz sempre as suas coisinhas, mas depois em casa também tem sempre a sua toalheta disponivel, é só ir mudando, não custa nada, e eu posso estar descansada, mesmo quando tenho algum imprevisto, tal como ficar a trabalhar até mais tarde. Quando vou a casa de outras pessoas tenho 2 opções levo a poty portatil, e ela já sabe e só faz xixi ali ou vou com ela a rua mais 2 ou 3 vezes =)

Espero ter ajudado.
beijinhos
Anamar7
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 3:03 pm

sexta dez 17, 2010 11:58 am

Com o tempo e mtos elogios qdo fazem no local certo (fora de casa), todos eles deixam de fazer as necessidades em casa - mas cães novinhos não aguentam assim tanto tempo...
Roer coisas, como já disseram, é da natureza...Depende da raça, os Labradores fazem-no toda a vida, são amorososos, mas o índice destrutivo é dos mais altos... A generalidade acalma na idade adulta - mas um cão sózinho está aborrecido, logo, tem que se ocupar ou chamar a atenção do dono de alguma forma...O m/ têm presença humana 24h por dia (embora nem sempre a dar-lhe atenção) e mesmo assim o exterior da casa parece uma zona de catástrofe (buracos, plantas arrancadas, tapetes, mangueiras, cercas - tudo roído).
Bilibix
Membro Júnior
Registado: terça dez 14, 2010 2:46 pm

sexta dez 17, 2010 12:06 pm

Bilibix Escreveu:A minha cadela ensinou-me que devo tirar-lhe tudo o k ela possa roer k me possa aborrecer a sério. Eu trabalho durante o dia e ela fica sozinha tendo acesso à sala e cozinha. Por isso tirei da sala tudo o k pudesse ser um bom alvo para ela e vedei certos acessos na cozinha. Como saberei quando é k posso repor a decoração? Vou ao vet para ser esterilizada quando tiver 6 meses, portanto daqui a 2 meses, será que ficará mais calma a partir daí? Ela agora só tem brincado com as coisas dela já desistiu dos móveis da cozinha :? ... Não quero arriscar repor tudo e dps ter uma surpresa... :o

Ela tem 4 meses e adoptei-a quando tinha 2. Estamos no início da aprendizagem de ir à rua fazer as necessidades mas ainda faz tb em casa.
Deixava-lhe resguardos mas depressa percebeu k era divertido espalhar o algodão do reguardo. Optei por não lhe deixar nada e ela fazia só na cozinha mas dps começou a fazer tb na sala, achou k não deixar nada a baralhou, e como estou a ensiná-la a ir à rua e para ela deixar de fazer o k quer k seja em casa 'tenho k tirar-lhe algo', seja o resguardo ou jornal senão ela não vai perceber a diferença e nunca + vai fazer somente na rua. Agora comecei a deixar jornal, vamos ver como está a casa qdo chegar. Mas entendem a minha dúvida? Será k se não lhe deixar nem resguardo nem jornal ela vai perceber mais cedo ou mais tarde k deverá fazer só na rua?
Muito obrigada pelas V/ respostas. Pois ontem quando cheguei a casa lá tinha o jornal espalhado pela sala. Portanto, não lhe posso deixar nada de resguardos nem jornais vou ter mm k esperar k ela perceba e aprenda k as coisas são só p/ fazer na rua (é claro k não estava à espera k aprendesse numa semana e sei k ia ter surpresas em casa), a questão é que não vai haver aquela altura de lhe retirar o resguardo ou jornal p/ k aprenda é só se faz na rua, pois destrói-os, e assim sendo como é k ela vai perceber k tem de deixar de fazer em casa? Eu sei k não é para já, mas será k vai chegar esse dia?

Em relação 'à raivinha de dentes', vamos ver se acalma dps de esterilizada e tenho k arriscar e fazer o teste, mais p/ a frente vou deixar 'um isco' p/ ver o k acontece..

Obrigada a todos.
Responder

Voltar para “Cães”