raças portuguesas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quinta dez 04, 2003 1:01 pm

bom dia !
já que neste forum há tantos amantes de raças portuguesas gostaria de saber quem conheçe o cão de fila da terceira e o cão de gado transmontano já que são raças que me questionam constantemente no estrangeiro se conheço criadores e em portugal nunca ninguem fala delas .
ou será que vão ser mais duas que qualquer dia estarão transformadas num qualquer grande cão de gado americano já que no seu próprio país ñ são divulgadas e protegidas (um que por um lado tenha as suas vantagens já que serão esploradas por um quantos comerciantes de carne )
Ana_Bela
Membro Veterano
Registado: quinta nov 13, 2003 3:29 pm

quinta dez 04, 2003 1:34 pm

O cão de fila da terceira conheço, tenho uma amiga minha que tem um. Por acaso adoro o cão. É super inteligente e lindooo ;) ... agora o cão de gado transmontano nunca ouvi falar... deve ser algum rafeiro com adptidões para o gado :o :lol:
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quinta dez 04, 2003 2:20 pm

Eu posso estar completamente errada, mas li algures, que o cão cão de gado transmontano não era mais do que o rafeiro alentejano, e por isso não tinha sido reconhecido como raça.

Cão de fila da terceira, de facto nunca tinha ouvido falar. Ou conheço o cão de fila (será que a sua origem é a terceira) ou o Barbado da Terceira. Sei que esta raça não é reconhecida oficialmente pelo CPC... mas pouco conheço sobre ela.

Peço desculpa, se estou totalmente errada, mas de facto eu ainda sou muito ignorante no que consta a raças portuguesas ( estrangeiras tb, ams enfim)
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta dez 04, 2003 3:00 pm

Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

quinta dez 04, 2003 3:17 pm

A Terceira não tem cão de fila, mas sim o Barbado da Terceira que não é uma raça reconhecida pelo CPC (eu sei porque sou de lá!...). Quanto ao cão de gado transmonteno, nunca ouvi falar...
nelsonk
Membro Veterano

quinta dez 04, 2003 3:18 pm

obrigado pelo conselho mas eu conheço perfeitamente o site ( que diga-se de passagem é excelente e é dos poucos que fala sobre as raças em questão )
mais uma vez obrigado e um abraço

Nelson
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

quinta dez 04, 2003 3:20 pm

Ups, desculpem, acabei de ver os sites da Elsa... mas sempre ouvi dizer que essa raça já não existia, que se tia extinto... aliás, é por causa dela que até as pessoas da Terceira (como eu) são chamados rabos-tortos, do mesmo modo que em S. Miguel são coriscos, em Santa Maria são Cagarros, e S. Jorge patacos-falsos...
Juro que julgava que essa raça já não existia, desculpem a gafe. :oops:
nelsonk
Membro Veterano

quinta dez 04, 2003 3:21 pm

pois mas olhe que está enganada . siga o conselho da elsa e pode comprová-lo fácilmente !
ás vezes os que estão lá fora veêm melhor cá para dentro do que nós que cá estamos .

abraço
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta dez 04, 2003 4:06 pm

Por onde andará a CindelP ? ;)
SeaLords
Membro Veterano

quinta dez 04, 2003 4:34 pm

...
Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 9:02 pm, editado 1 vez no total.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta dez 04, 2003 4:45 pm

As várias raças que vocês citam são consideradas extintas porque se entende que o número de exemplares sobreviventes não são suficientes para assegurar a continuidade da raça dentro de um padrão comum.

No entanto há pessoas que lutam para repôr as raças em condições de sobrevivência como tal (como raça), como o Eng. André Oliveira relativamente ao Barbado da Terceira.

Neste fórum o caotropheus está envolvido neste projecto e sei que procura pessoal que colabore.
Penso que serão benvindos se o contactarem.

Eu acho estes projectos muito meritórios pois trata-se, na minha opinião, de repôr uma herança comum.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta dez 04, 2003 7:35 pm

Paulo, ouvi dizer que a Cindel está em Lisboa na faculdade de veterinária (não sei se é assim que se chama). Mas eu não sou de intrigas e espero não estar a cometer uma inconfidência.

Em relação ao caotropheus, ele de facto está envolvido num projecto desses, mas tem tido dificuldade de colaboração. Anda à espera de umas fotografias há montes de tempo para colocar num site que vai criar sobre essa raça.
Ultimamente não tenho falado com ele, mas hoje vou contactá-lo para ele ler o tópico e dizer de sua justiça.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano

quinta dez 04, 2003 8:31 pm

A Cindel está em Coimbra [nhã nhã nhã, estou mais bem informada que o nel ...] ;)
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta dez 04, 2003 9:25 pm

Oh Sealords, mas que chata, não deixa brilhar uma pessoa de bem... :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

sexta dez 05, 2003 9:55 am

:lol: :lol: (vcs parecem os putos) ;) :lol: ;)
Responder

Voltar para “Cães”