Qual é na vossa opinião o cão de porte médio mais esperto?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

quinta dez 23, 2010 9:18 pm

MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

quinta dez 23, 2010 9:53 pm

Tiabela mas para apartamento? Não será um cão activo demais para um espaço tão reduzido?
Gato escaldado bebe agua da sanita...Ou aprende a usar a torneira da agua fria!
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta dez 24, 2010 2:16 am

porte médio, mas quão médio? entre 10 e 25 quilos, vai uma grande diferença... :)

se pretende adoptar, um cão sem raça definida (rafeiro) jovem ou adulto é preferencial, pois os seu temperamento já está bem definido. O conceito de inteligência é relativo, há cães que aprendem e obedecem mas não são inteligentes, há outros inteligentes demais para obedecer e que aprendem fácil e rapidamente o que não devem... :lol: vá pesquisando, visite canis, conheça os cães. Assim, daqui a dez anos saberá exactamente o que pretende. ;)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
MaryAlice
Registado: sexta dez 24, 2010 12:06 pm

sexta dez 24, 2010 2:48 pm

O Border Collie é considerado um dos cães mais inteligentes .
Mas com 10 anos, podia ter sido você a fazer as pesquisas , não ?

Enfim , eu tenho um , e são adoráveis e extremamente inteligentes .
Leia mais coisas sobre eles: http://arcadenoe.sapo.pt/raca/border_collie/8
O meu é castanho e branco , mas também há em preto e branco.

São bastante activos, mas aguentam-se bem num apartamento, desde que , passeie com ele 4 vezes por dia e sempre que puder, leve-o para um passeio no campo ou na praia
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

sexta dez 24, 2010 3:07 pm

Qualquer cão de raça definida ou não pode ser muito esperto desde que o dono o estimule para tal.
Não se pode esperar esperteza de um animal que está num canto do jardim sem brincarem com ele, sem falarem para ele, sem o ensinarem...
É um ser vivo e como acontece connosco temos de ser ensinados.
Que eu saiba ninguém nasce ensinado.
MaryAlice

sexta dez 24, 2010 3:47 pm

ana-carla Escreveu:Qualquer cão de raça definida ou não pode ser muito esperto desde que o dono o estimule para tal.
Não se pode esperar esperteza de um animal que está num canto do jardim sem brincarem com ele, sem falarem para ele, sem o ensinarem...

Claro , mas há cães que são mais espertos ou mais inteligentes do que outros - por natureza .
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

sexta dez 24, 2010 4:18 pm

MaryAlice Escreveu:
ana-carla Escreveu:Qualquer cão de raça definida ou não pode ser muito esperto desde que o dono o estimule para tal.

Claro , mas há cães que são mais espertos ou mais inteligentes do que outros - por natureza .
São todos espertos desde que ensinados.
mississipi88
Membro Júnior
Registado: quarta dez 08, 2010 10:12 pm

sexta dez 24, 2010 6:08 pm

ana-carla Escreveu: São todos espertos desde que ensinados.

Nem todos... Se conseguires ganhar a taça num concurso canino qualquer, mesmo que seja em segundo lugar com um Shar-pei, eu tiro-lhe o chapéu!
MaryAlice

sexta dez 24, 2010 6:56 pm

ana-carla Escreveu:São todos espertos desde que ensinados.

Na minha opinião não ; Para além de haver uma diferença entre esperteza e inteligência , nenhum dos dois se ensina . As duas capacidades desenvolvem-se ; alguns cães têm aptidões naturais e também têm traços da raça. A maneira de ser de um cão , é fortemente influência pelos antepassados da raça: O sítio onde a raça começou, com que princípio, etc

Porque é que um Border Collie é mais peludo que um Dogue Brasileiro ? Porque quando apareceram , um apareceu na Inglaterra ou Escócia, ou num desses países frios e o outro apareceu no Brasil , um sítio com clima mais quente, e o cão adaptou-se ao clima

O mesmo acontece com a inteligência. De acordo com a sua função , o cão é mais inteligente ou menos inteligente.

Pelo menos, foi isto que me explicaram . . .
[/size]
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

sexta dez 24, 2010 7:01 pm

mississipi88 Escreveu:Nem todos... Se conseguires ganhar a taça num concurso canino qualquer, mesmo que seja em segundo lugar com um Shar-pei, eu tiro-lhe o chapéu!
Não confundir o conjunto/grupo com o individual.
Existe mais outra coisa, é preciso haver ligação entre a pessoa e o cão.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

domingo dez 26, 2010 12:31 am

Mas quer um cão inteligente ou obediente? E quais são os concursos que interessam? Agility? Freestyle? Frisbie? Existem também as competições espicíficas para os cães de caça ( para galgos, para hounds, para terrier, etc). Convem antes decidir o que quer e depois fazer perguntas concretas.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

domingo dez 26, 2010 10:27 am

ana-carla Escreveu:
MaryAlice Escreveu:

São todos espertos desde que ensinados.
Não concordo, eu ensino o mesmo a todas as minhas cadelas e umas aprendem logo, outras nem por isso
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo dez 26, 2010 1:37 pm

Resta saber o que é um cão inteligente. A minha cadela mais velha é uma casmurra. Não lhe ensinem truques que ela vira a bunda e deita-se com enfado. É, no entanto, uma eximia caçadora, sabe como encontrar água, alimento e abrigo. Sabe atravessar uma rua. Uma verdadeira street dog, nascida e criada por cães iguais a ela.
Já a mais nova, palhaça por natureza, só lhe falta falar. De uma obediência irrepreensivel, fica entusiasmada por aprender truques e assimila tudo num ápice. Mas já não revela as capacidades de sobrevivência da mais velha.
Qual é a mais esperta?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

domingo dez 26, 2010 4:06 pm

Um bom cão, acima do porte médio é certo, mas só um pouco, para se ter em apartamento é um rottweiler, excelente raça!
Necessita de algum exercicio, mas é calmo(pachorrento) por natureza, sem stress, não ladra.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo dez 26, 2010 4:45 pm

mississipi88 Escreveu:
ana-carla Escreveu: São todos espertos desde que ensinados.

Nem todos... Se conseguires ganhar a taça num concurso canino qualquer, mesmo que seja em segundo lugar com um Shar-pei, eu tiro-lhe o chapéu!
Nem num de beleza...? 8)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”