Pela minha parte, nunca deixei de trazer os meus animais à rua, para assim poderem fazer uma boa sociabilização com pessoas e com outros animais. Apenas evitei zonas frequentadas por animais errantes (apenas pelo facto de muitos deles não estarem vacinados e serem portadores de doenças), como alguns jardins e passeios públicos de maior movimento. Com cães conhecidos, e que eu sabia estarem vacinados e sem doenças, sempre conviveram mesmo antes de terem o plano de vacinação completo. Perigo existe sempre, e até você nos sapatos que leva da rua pode levar parvovirose e outras doenças para casa. Há que minimizar o perigo, evitá-lo se conhecido, mas não há como meter os cachorros em redomas de vidro.
No seu quintal particular, obviamente que o cachorro pode andar á vontade.