LFBM Escreveu:Terugkeren Escreveu:Depois de ler o artigo indicado, cartas trocadas com o presidente do Clube do Pastor Alemão Local e comentários à mesma, apenas posso constatar que o ambiente na criação do PA nos EUA não difere muito do de cá. Tricas e mais tricas, intrigas, trocas de galhardetes e todos a acharem que são melhores uns que os outros e a quererem evidenciar-se como tal.
Argumentos são argumentos(cada um puxa a brasa á sua sardinha), factos são factos.
Os factos são:
Linhas de trabalho - criação com todos os individuos totalmente despistados de problemas genéticos e comprovados em trabalho(o que é um indicador de capacidades fisicas, temperamento, obediência, equilibrio, etc.)
Linhas de beleza - avaliados pêlo nº de troféus em casa, de acordo com o conceito de beleza de uma dúzia de pessoas.
Falha minha se calhar, mas não foi isso o que 'espremi do artigo. Não vou agora lê-los de novo,mas o que me lembro de ter retido na altura, em palavras breves, é que o autor do artigo defende que não existem PA de linhas americanas, e dito de forma mais lata, de criadores sob a supervisão do Clube PA local, que sirvam os verdadeiros propósitos da raça. Na opinião do autor só os PA de sua criação, e os demais de linha Alemã, é que têm essas qualidades.
Continua ele dizendo que os PA de “linha americana” que estão ao serviço das forças de segurança andam lá põe engano, porque não têm qualidades que o justifiquem. Aliás, o Shutchund não prepara minimamente esses cães para defesa, uma vez que eles limitam-se a entender o figurante como um companheiro de brincadeiras, e a própria actividade em si como uma brincadeira. Se for preciso reconhecer o perigo, esses cães não o sabem fazer e não têm ‘estofo’ sequer para defender o dono.
Em suma, os cães dele é que são bons e blá blá blá, e depois vem a troca de galhardetes com o Presidente do clube local e a publicação de dois ou 3 comentários de apoio à crítica ao dito presidente, que não são mais do que pessoas a dizer mal de cães da criação desse Presidente que compraram. Ou seja, o habitual lavar de roupa suja que se pode ver no fórum do PA aqui mesmo na arca e noutros sítios também. Coitada da raça parece que está condenada a este tipo de guerras de corte e costura.